Estamos passando por um caos religioso, onde cristãos evangélicos se envergonham e ficam confusos com tantas informações e difamação de líderes de algumas igrejas. Além das chocarrices feitas pelas pessoas que não confessam a mesma crença, enfrentam a dúvida em si mesmos, se estão realmente bem amparados, se seus líderes são homens de Deus ou lobos vestidos de cordeiros.
É uma questão muito difícil, pois não existe manual para sabermos se devemos ou não seguir o ministério desse ou daquele homem que chamamos de “nosso pastor”. Confesso que já vi muitos textos, eu mesma já escrevi um deles, sobre como saber que a sua igreja ou sua liderança são sérias e absolutamente confiáveis.
Mas hoje quero falar com a voz da ovelha. Ovelha bem cuidada, de uma igreja séria cuja liderança vive e dá testemunho de seriedade e idoneidade. E é exatamente por esse motivo que me atrevo a falar.
A ovelha bem cuidada, cujo pastor realmente a “pastoreia” e seu objetivo é tirar as almas do inferno e trazer para o “Reino do Filho do amor de Deus”; tem forças para falar. Essa ovelha está alimentada com pasto verdejante, é forte em Deus e não teme diabo. Não se prende a “correntes” pois já está livre desde o seu despertar da morte, quando o Espírito Santo a tocou e ela teve seu nome escrito no livro da vida. Ovelha cujo pastor “pastoreia”, conhece as Escrituras Sagradas, pois há Escola Bíblica em sua igreja que ensina a verdade da Palavra. Ali ela estuda, pode tirar dúvidas e assim não ser enganada por “ventos de doutrina”. “...para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro;” Ef 4:14
Nas mensagens desse pastor que “pastoreia”, você entende o contexto do que ele esta falando e não versículos soltos que podem ser usados com qualquer interpretação errônea ou para benefício de si mesmo.
A Palavra de Deus não pode ser enfatizada somente nas bênçãos, nos milagre de cura, na prosperidade financeira, pois se assim o fosse, bastaria estar dentro de uma igreja que ficaríamos ricos e nunca mais teríamos doenças, pois seríamos curados de todas elas e ...e ninguém mais ficaria doente ou... morreria!? Ia ser muito bom mas a Palavra não diz que será assim.
Ela nos garante a libertação das mãos de satanás pois fomos resgatados pelo sangue que Jesus derramou na Cruz! Ela nos garante a vida eterna, pois esse resgate de nossas almas compradas com sangue do Cordeiro, nos separam para Deus. Ela nos garante que mesmo em meio às tribulações, podemos ter paz. “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:3.
Sabe quando você vai construir uma casa ou reformar um cômodo dela? Você planeja, rabisca, risca e acaba desenhando o jeito como você quer aquela reforma. A partir daí, você leva para o arquiteto, engenheiro e pede para executar a obra como você idealizou. É claro que nesse caso, o arquiteto ou engenheiro vai dar algumas sugestões pois eles estudaram para isso. Mas no caso de Deus, não. Ele é o arquiteto! Os planos dele para nossa salvação não podem ser corrigidos ou alterados por ninguém! E embora Ele possa fazer milagres e os faz, não é esse seu principal objetivo.
Você pode ficar rico e ser curado de mil doenças mas se não estiver salvo das mãos do diabo, sinto muito mas você vai para o inferno. Você pode estar dentro da igreja pedindo , pedindo e pedindo e caso receba dar até o testemunho, mas se não souber o que e por que está ali, vai para o inferno do mesmo jeito.
Jesus não morreu para dar boa vida, riqueza nem curas, nem distribuir bolsas de compras nem brinquedos no natal. Você e eu por causa do pecado estávamos separados de Deus; sem acesso direto com Ele. Precisávamos fazer expiação dos nossos pecados através de um sacerdote que sacrificava um animal, um cordeiro por nossos pecados. Mas depois que o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, foi cravado numa cruz e derramou Seu sangue; este sacrifício foi único e para todos nós que somos tocados pelo Espírito Santo abrindo, nosso coração e reconhecendo que somos DELE.
Somos de Deus! Religamos-nos a Deus através desse sacrifício vicário. E é isso que o “bom pastor”, aquele que “pastoreia” suas ovelhas ensina como sendo a primeira mensagem que os que são de Cristo precisam aprender. É essa a mensagem que nos dá a paz pois sabedores de quem somos, de quem é por nós, de onde viemos (do lamaçal de pecados, da perdição pelo fato de estarmos perdidos de Deus) e onde estamos,(para o Reino de Deus, desde já aqui nesse mundo) e o que alcançamos de mais precioso, que é a vida eterna com Cristo! Aleluia; teremos paz em meio as tribulações.!
Sinto muito por decepcioná-lo, mas se na sua igreja o líder só enfatiza ou prioriza outro assunto cujo foco não seja o arrependimento dos nossos pecados e uma vida reta segundo os preceitos da Palavra, você deve refletir sobre isso.
Jo 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
E nós, as ovelhas, precisamos ficar atentas sim, ao que dizem nossos líderes. Precisamos conhecer a Palavra de Deus, para analisar o que está sendo dito. “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; Jo 5:39
Nós ovelhas precisamos ter discernimento para fugir dos lobos vestidos de cordeiros, usurpadores em nome de Deus.
“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.” Mat 7:15
“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.” Mat 10:16
“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.” Mat 10:16
Deixo aqui o meu balido, para minha outras imãs e irmãos ovelhinhas, que precisamos acordar e buscar o tesouro incomensurável que Jesus tem para nós, ao invés de corrermos feito crianças atrás de guloseimas. Vamos ficar atentas, ovelhinhas de Jesus e dizer “não” para lobos vestidos de cordeiro que usam o nome de Jesus para beneficio próprio.
Com carinho,
Soraya Barros