sexta-feira, 9 de março de 2012

Semana/Mulher NÃO DESISTA!

Uma palavra de esperança é sempre bem recebida por todos.
Sabemos que nessa semana, todos falamos sobre o  "Dia Internacional da Mulher". Eu mesma, estou  pela  quinta vez, no meu blog e em espaços diferentes, falando sobre o tema. Mas o dia onde todas as homenagens foram feitas já passou e...nós mulheres continuamos nossas vidas.
Ontem após o culto em minha igreja, saímos para lanchar e comemorar esse "dia especial".  Na verdade saímos sempre e tudo é motivo para nossa comunhão.  Ao chegar em casa,  fiquei refletindo sobre a necessidade de comemorar um dia do ano especialmente para nós.,  Não que não mereçamos, mas sem pensar no lado da "fantasia", das homenagens, das lembrancinhas; mas de forma crítica e racional, alguém quer nos "compensar".  Eu sei que somos especiais, que geramos a vida dentro de nós, que Deus teve todo cuidado de ensinar que somos mais frágeis
 (como no texto "SemanaMulher/Galhos Secos de 5/3/2012)
Mas Ele nos ama de forma igual: com muito amor e para demonstrar isso, proporcionou para todos nós, homens e mulheres, a salvação através de Jesus.
A sociedade estigmatizou a mulher durante muito tempo como ser inferior e domínio absoluto do “gênero masculino”.  Conheço hoje no meu meio social, homens que tratam suas mulheres como um ser alienado e sem escolhas. 
Hoje temos visto o machismo que impera, a violência absurda contra a mulher; que não tem o direito de escolher se quer ou não continuar comaquele companheiro noivo, marido ou namorado, sob o risco de ser morta das formas mais violentas e irracionais que o mundo todo tem assistido diariamente.
Vejam as estatísticas:

 Tabela - Vítimas de Estupro e Atentado Violento Ao Pudor, Ameaça, Lesão Corporal Dolosa, Homicídio Doloso e Tentativa de Homicídio no Estado do Rio de Janeiro - 2009 (total de vítimas de ambos os sexos e percentual de mulheres vítimas) 
 
Delito
Total de Vítimas
% de Mulheres Vítimas
Estupro + Atentado Violento ao Pudor
4.120
72,9
Ameaça
71.242
66,0
Ameaça - Lei 11.340
25.918
93,8
Lesão Corporal Dolosa
79.244
63,6
Lesão Corporal Dolosa - Lei 11.340
34.372
87,6
Homicídio Doloso
5.793
6,4
Tentativa de Homicídio
4.471
11,9
 Fonte: DGTIT - PCERJ 

Leia trecho da reportagem na "Isto É  ":
Escrito por Isto É   
Ter, 22 de Fevereiro de 2011

 "Pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o Sesc projeta uma chocante estatística: a cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas violentamente no Brasil. E já foi pior: há 10 anos, eram oito as mulheres espancadas no mesmo intervalo.
Realizada em 25 Estados, a pesquisa Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado ouviu em agosto do ano passado 2.365 mulheres e 1.181 homens com mais de 15 anos. Aborda diversos temas e complementa estudo similar de 2001. Mas a parte que salta aos olhos é, novamente, a da violência doméstica. "Os dados mostram que a violência contra a mulher não é um problema privado, de casal. É social e exige políticas públicas", diz Gustavo Venturi, professor da Universidade de São Paulo (USP) e supervisor da pesquisa.
Para chegar à estimativa de mais de duas mulheres agredidas por minuto, os pesquisadores partiram da amostra para fazer uma projeção nacional. Concluíram que 7,2 milhões de mulheres com mais de 15 anos já sofreram agressões - 1,3 milhão nos 12 meses que antecederam a pesquisa.
A pequena diminuição do número de mulheres agredidas entre 2001 e 2010 pode ser atribuída, em parte, à Lei Maria da Penha. "A lei é uma expressão da crescente consciência do problema da violência contra as mulheres", afirma Venturi. Entre os pesquisados, 85% conhecem a lei e 80% aprovam a nova legislação. Mesmo entre os 11% que a criticam, a principal ressalva é ao fato de que a lei é insuficiente." 

Temos sofrido senão na carne, mas na alma.  Hoje falo sobre mulheres que apanham, que sofrem estupros, as que são marcadas como gado com ferro e fogo, as que já morreram...  Vasos frágeis, que não encontram saída muitas vezes, que preferem apanhar e calar do que denunciar um crápula que diz ser o "seu dono".   Falo das mulheres que tem medo de denunciar e serem mortas ou terem seus filhos mortos ou arrancados de seus braços logo após voltar para casa. Falo sobre mulheres que não sofrem agressões físicas, mas verdadeiras torturas psicológicas, num estupro mental.  Mulheres maltratadas ignoradas, isoladas cujo marido ou companheiro é verdadeira figura do "entra e sai" e "bota minha comida".Falo sobre elas e para todas elas.  Falo da minha experiência como mulher, que um dia descobriu que nossa luta não tem fim.  Jesus diz que neste mundo teremos tribulações! 
"Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."Jo 16:33
Pois éPrecisamos buscar a paz em Cristo Jesus!  Nos humilhar não para o agressor, mas para Cristo.  Ele pode restaurar nossa alma e nos dar refrigério.  Ele cura nosso interior e nos leva emSeus braços. Nessa semana onde tanto se homenageou a mulher,quero dizer para você minha amiga, minha irmã, que se seu coração está doído, sofrido, busque este DEUS vivo, que pode sim ouvir nosso clamor e nos mostrar uma saída, uma mudança de vida, algo novo que você ainda não sentiu.  Não desista de ser feliz,não desista dos seus sonhos
Ouça essa canção que vai fortalecer a sua alma e revigorar sua vida!  Receba a unção de ousadia e de conquista da parte de Deus
Um beijo bem carinhoso no seu coração minha amada!  Estarei orando por todas as mulheres que sofrem violência seja de que tipo for.
Soraya Barros

O serviço de denúncia Ligue 180, específico para receber queixas de violência doméstica contra a mulher.  Qualquer pessoa, sendo amigos familiares, vizinhos, podem fazer a denúncia!




Nenhum comentário:

Postar um comentário