quinta-feira, 18 de abril de 2013

EVANGÉLICO REZA O CREDO?



Eu estava no Salão da minha amiga Talita Moraes, embelezando minhas unhas; quando surgiu o assunto.  Ali encontrava-se algumas mulheres católicas e evangélicas e com muito respeito conversamos sobre o assunto.  Foi então, que me comprometi a escrever sobre o assunto, o que peço ao Espírito Santo que me ajude;que me capacite.



A bibliografia que usei além da Bíblia Sagrada, foi o livro
“Catecismo – um discipulado pré-batismal” do Pastor
John McAlister.

 Credo

 Os dicionários dizem que a palavra “credo” no que se refere ao assunto que estamos tratando, é:  Opinião arraigada, crença; Que se gravou, fixou na memória ou nos hábitos, sendo difícil de eliminar ou esquecer (ex.: tradições arraigadas). = CONSOLIDADO, ENRAIZADO, RADICADO


Credo é o que define aquilo no qual nós cristãos evangélicos acreditamos, baseado na nossa fé.  A nossa fé nos foi dada por Deus, revelada pela Palavra escrita por ELE.  Não incluímos nada além; dito por homens, criado e acrescentado por um ser humano como eu ou você.  Nossa fé é exclusiva nas Escrituras Sagradas, revelada a nós pelo Espírito Santo de Deus.  Lembrando que  a revelação do Espírito Santo de Deus não é privilégio dos evangélicos e sim daqueles que crêem e o buscam; vivendo os ensinamentos do Pai e obedecendo a Sua soberana vontade.



CREDO APOSTÓLICO


Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra;

E em Jesus Cristo, seu filho único,

Nosso Senhor, O qual foi concebido por obra do Espírito Santo;

Nasceu da virgem Maria;

Padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos;

Foi crucificado, morto e sepultado;

E ao terceiro dia ressurgiu dos mortos;

Subiu ao céu e está assentado à destra de Deus Pai, Todo-Poderoso,

De onde há de vir para julgar os vivos e os mortos;

Creio no Espírito Santo;

Na Santa igreja de Cristo;

Na comunhão dos Santos;

Na remissão dos pecados;

Na ressurreição do corpo e na vida eterna.

Amém.



O assunto é muito interessante mas nesse momento não vou me estender.  A princípio, só queria esclarecer que não rezamos o Credo!  O Credo é para nós a declaração da nossa fé.

Quando alguém me pergunta em que acreditamos, em que se baseia nossa fé. Eu respondo com o Credo.



Mas por que não rezar o credo?



Porque  Jesus nos ensina pessoalmente a não usar repetições!  Ele nos entende quando falamos com Ele sem precisar repetir e repetir nossa comunicação.



E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos Mateus 6:7


Qual a diferença entre rezar e orar?



Pesquisando nos dicionários online, percebi a diferença:

Rezar, é: Dizer (orações, preces ou súplicas religiosas).

Orar também é rezar porem tem outra característica que é “discursar”  e discursar quer dizer:

1. Fazer discurso.

2. Discorrer.

3. Raciocinar.

4. Expor, discorrendo.

5. Analisar.

6. Ponderar.

Concluindo, reza são as orações já escritas, decoradas e repetidas e "oração" são as conversas que você elabora na sua mente, usando seu raciocínio, ponderando, analisando suas palavras, para falar com Deus.



Espero ter sido esclarecedor o texto e que Deus abençoe a você que está lendo agora esta mensagem.

Com carinho,
Soraya Barros.

 Leia também neste blog, o texto sobre a oração  "Pai Nosso":

http://novavidanoreino.blogspot.com.br/2011/09/pai-quero-viver-sua-oracao.html






6 comentários:

  1. Será que não fazemos repetiçoes??? será que a liturgia nossa não estaria repetida e quase mecanizada??
    Repetir o credo, não se associa a repetir o Pai nosso, e por ventura recitando o Pai nosso sempre nao estariamos sendo repetitivos. cabe ressaltar que não uso o Credo, sendo mais claro so usei quando fui católico, porem penso que fomos ensinados a rejeitar tudo o que aprendemos quando catolicos a ponto de não termos a mesma atitude de Temor, Adoração, e muito menos disciplina nos cultos. observe os catolicos na igreja e volte-se para a igreja evangelica nos momentos que antecede o culto, enquanto dois ou tres oram, o restante fala sem parar.

    ResponderExcluir
  2. Eu fico na dúvida quando a rezar o credo porque primeiro que eu não rezo eu oro e segundo porque não eh uma oração deixada por Jesus ou que esteja na Bíblia. Jesus nos ensinou a orar o Pai Nosso.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O Credo não é uma oração, é uma confissão de Fé!
    Quando Jesus fala não fazer Vãs repetições na oração, Ele não está falando que vc não pode persisti nesse pedido. Mas sim que vc não pode ficar repetindo as mesmas palavras, como se vc ficasse repetindo a mesma coisa na oração Ele irá atender .. ex.: Na mesma oração.. Senhor eu preciso de uma casa, senhor eu preciso de uma casa.etc. Que não seja algo nada mecânico. Seja espontâneo de coração aberto.

    Jesus nos ensinou a orar como ele o "Pai nosso", não a repetir essa oração.

    ResponderExcluir
  5. Olá,eu fiquei nessa dúvida entre o Credo,Católico e o Pai Nosso,Evangélico
    É às diferenças entre Orrar e Rezar
    Orar parar os Evangélicos e Rezar para os Católicos e pelo visto a diferença entre um e o outro más não séria em prol do mesmo ideal. Quê é de Crêr

    ResponderExcluir
  6. Porque evangélicos no seu culto não menciona o credo? Pois ele é faz parte da doutrina de Deus.

    ResponderExcluir