terça-feira, 8 de janeiro de 2013

ESGOTAMENTO ESPIRITUAL


Revendo fotos antigas que guardo com carinho numa caixa, lembrei-me de um episódio marcante, acontecido com uma pessoa do nosso relacionamento. 
Não vou citar nomes nem datas nem mesmo se essa pessoa era um homem ou mulher por motivos óbvios; mas esse fato pode estar acontecendo com você ou com alguém que faça parte do seu relacionamento e com certeza Deus quer usar este espaço para falar com todos nós.

Há pessoas que hoje estão se sentindo assim:
 
Um cansaço, um desânimo, falta-lhe o desejo de estar na casa do nosso Pai.  Quando à noite, se fecha em seu quarto e não tem forças para  dobrar seus joelhos e orar.  Já deitado, não encontra palavras para falar com Deus.  Não enxerga motivos para ser grato e nem acredita que suas orações, caso as fizesse, pudessem passar do teto do seu quarto.
Alguns, já não tem mais  a fé ardente, que fortalece e mantém o cristão de pé.

O que nos leva ao “esgotamento espiritual”, certamente é causado por nós mesmos, quando deixamos nossa vida com Cristo ser uma mesmice, de ir e vir dos cultos mecanicamente, sem a busca  diária do Espírito Santo, sem a comunhão com o corpo de Cristo de verdade!   O inimigo de nossas almas, percebe rapidamente este espaço e o fortalece fazendo parecer que realmente você está caminhando em círculos.
O convívio, o envolvimento com as ovelhas do Pai , confere aquecimento espiritual, pois onde há o corpo unido, há oração, há trabalho, há preocupação e exercício do amor ao próximo.  A leitura diária da Palavra de Deus e as orações contpinuasnos deixam íntimos do Espírito Santo.

Pastores e Líderes em geral da Obra de Deus, também sofrem de esgotamento espiritual.

“...uma dor no peito, um vazio. Parece que estou tão distante, que de longe vejo pessoas louvando e na verdade estou ao lado delas. Um cansaço, a mente se recusa a pensar e a orar.  Meus problemas sem solução parecem maiores que os das ovelhas que nem quero mais ouvir!  As  mensagens? O pouco da "máquina" que ainda funciona pega velhas mensagens e "mecanicamente" as repete.” (....)

Na Palavra de Deus há cura.

Estaremos refletindo sobre o texto que está no livro de Marcos, capítulo 6:30 Veja: Jesus e seus discípulos trabalhavam muito, pregavam e caminhavam longas trajetórias.  O povo os seguia e não lhes dava tempo nem para comer, descansar, orar.  Também ficavam cansados.

 “E os apóstolos ajuntaram-se a Jesus, e contaram-lhe tudo, tanto o que tinham feito como o que tinham ensinado.
E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer.” 30 e 31


O povo os cercava, buscavam ouvir e receber de Jesus uma cura, um favor ou apenas o adorar:


“E foram sós num barco para um lugar deserto.
E a multidão viu-os partir, e muitos o conheceram; e correram para lá, a pé, de todas as cidades, e ali chegaram primeiro do que eles, e aproximavam-se dele.” 32 e 33

Mesmo cansado e com fome, tinha-lhes compaixão.

“E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.” 34

Mas os discípulos como nós, eram limitados e de pouca fé.  Ao dizerem a Jesus que os despedisse para que fossem buscar alimento para si,  este respondeu-lhes: 


“...  Dai-lhes vós de comer.” 37

O  que significa Jesus espera de nós, mesmo quando estamos cansados e famintos.  Ele está ao nosso lado nesses momentos e a Sua Graça nos basta!
E para nos mostrar esse fato, Ele pergunta aos discípulos o que eles têm de alimento.  A resposta todos sabemos: havia

“Cinco pães e dois peixes” (38)

E Jesus ainda assim ensinava onde buscar forças para alimentar o povo, onde buscar forças para alicerçar sua fé novamente, onde buscar o renovo, a restauração desse cansaço.  
Talvez depois de tantos anos, você tenha esquecido quem é realmente aquele de quem você fala nas suas mensagens pregadas.  O ato mecanizado da sua rotina tornou-se apenas num “entra e sai” sem a busca do Deus todo poderoso através do Espírito Santo que habita em você, em nome de Jesus.

“E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos.” 41

Meu amado, minha amada, olhem para o céu!
Levantem seus olhos para o céu e lembre-se de quem é o Deus todo poderoso a quem servimos!  Este Deus de amor que nos chama de “filhos” e nos ama tanto que veio aqui pessoalmente derramar seu sangue naquela cruz para nos resgatar do lamaçal de pecado, da perdição do privilégio de estar com ELE eternamente! 

Jesus nos ensina com esta passagem o quanto nosso Deus é poderoso para fazer infinitamente mais! Seja na multiplicação de pães e peixes e na multiplicação da sua fé, das suas forças, da inspiração que generosamente ELE te dá, através do Espírito Santo para falar Sua palavra para as ovelhas.
Não deixe seus "seminários e doutorados e phd’s" abafar a inspiração divina!
Deixe sim o seu conhecimento nas mão do Espírito Santo para usá-lo da forma que LHE aprouver!

Sei dos seus momentos de solidão e ELE muito mais que eu.  Ele quer que você volte a sentir  a paz, o Seu amor correndo em suas veias, aquele desejo pungente de fazer a Sua obra, de sair às ruas evangelizando como antigamente, levando a igreja às praças, seu coral para um shopping no final do ano, para que os louvores a Deus venham impactar as pessoas nas ruas.  Que o mundo possa olhar para a igreja e ver o Espírito Santo de Deus convidando-os para fazer parte da família de Cristo. 


“E logo obrigou os seus discípulos a subir para o barco, e passar adiante, para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão.” 45


Ele se preocupa com  seu cansaço físico, mental e espiritual.  Ele tem zelo por você!  Mas essa força, esse vigor esquecido, só vai acontecer se você quiser!  Saia de dentro desse espaço em que você se acomodou (onde tem seus livros e computador), recomece este ano lendo sua bíblia novamente, jogue para o lado suas mensagens antigas ou de outros buscadas na internet e peça inspiração genuína, vinda direto do trono!  Diga “Eu nada sei e preciso de ti Espírito  Santo para falar com teu povo.  Eu quero ser realmente só o vaso”.

Com muito carinho, orando por todos os irmãos e irmãs,
Soraya Barros




Nenhum comentário:

Postar um comentário