quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A Verdadeira Data do Nascimento de Jesus?

Muitos de nós comemoramos o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro mas não sabemos realmente em que data Jesus nasceu.  Uma vez que a Bíblia não relata a data exata do nascimento de Jesus, podemos sim, escolher um dia do ano e fazer uma festa especial para engrandecermos o Seu Santo Nome. 

É certo que os cristãos genuínos, adoram, louvam se prostam TODOS os dias a Este que é o único Senhor de nossas vidas. Isso é fato.  Jesus reina diariamente e para toda eternidade, para aqueles que entenderam o Plano de Salvação de Deus para a humanidade. Mas de onde veio essa idéia de comemorar o nascimento de Cristo nessa data?

Antes mesmo de Cristo nascer, já havia uma comemoração no dia 25 de dezembro, referente ao “deus sol”.  Era uma festa pagã com o nome de Natalis Solis Invicti (Natalício do Invencível Sol).

Esse “deus” era cultuado por vários povos do mundo, com nomes diferentes mas sempre honrando o “sol”: Osíris, Hórus, Hércules, Baco, Adónis, Júpiter, Tamuz e
outros.  Daí , para fazer essa transposição da festa pagã dos adoradores do “sol” para o cristianismo,  foi fácil.  Esse ato foi abominável aos olhos de Deus, pois  elencaram Jesus como se fosse um dos tais “deuses” pagãos.

Muitas outras práticas pagãs foram abomináveis para Deus, como a criação de imagens de “santos” adorados em vários lugares do império Romano e que foi trazido para o cristianismo.  Foi então que a igreja apostatou da verdade.

Um dado importante que devemos saber, é que Jesus não poderia ter nascido em dezembro.  Em Lucas 2:8 encontramos o cenário do nascimento de Jesus:

“Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam os seus rebanhos, durante as vigílias da noite.”

Em dezembro, o clima na Palestina é frio; é inverno com chuvas e neve.  Seria impossível estar pastoreando ovelhas naquele momento. Também seria muito difícil  caminhar com Maria grávida, prestes a dar à luz ao nosso Salvador, para se alistar no recenseamento em Belém. Veja:


1 Naqueles dias César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. 3   E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se.   4 Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. 6 Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, 7  e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. 8   Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. 9  E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. 10  Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: 11 Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo o Senhor. 12  Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura".13  De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: 14 "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor".15 Quando os anjos os deixaram e foram para os céus, os pastores disseram uns aos outros: "Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer".16 Então correram para lá e encontraram Maria e José, e o bebê deitado na manjedoura.

Mesmo sabendo que Jesus não nasceu em 25 de dezembro, não é pecado nem heresia que se reúna a família para festejar; desde que saibamos exatamente o que estamos realmente comemorando. 

Como ninguém sabe o dia do nascimento de Jesus, é como eu disse: todo cristão comemora o nascimento Dele, todos os dias! Pode ser 25 de dezembro ou 4 de agosto ou  13 de setembro, não importa!  O que devemos nos ater, é na oportunidade que temos de falar de Jesus para amigos, familiares, vizinhos e até postar na net a mensagens do evangelho. 

Devemos também evitar, de sermos envolvidos pelo consumismo capitalista, nos enchendo de contas para pagar o ano inteiro.  Pensando bem, Natal não é nascimento de Jesus?  Então os presentes deveriam ser para  Ele?  Deixo então algumas sugestões de presente para Jesus, que Ele irá  se agradar:

“...Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento.  39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.”

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”MT 5:33

 “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.”I Jo 5:21

Observação: Leia a Bíblia e encontrará muitos ensinamentos que Jesus deixou para praticarmos e com isso agradá-lo de maneira plena!

Não posso deixar de lembrar, que esse Jesus, foi o mesmo que morreu na cruz do calvário, por amor de nós.  Logo estaremos comemorando a Páscoa e essa festa sim, eu quero ser incentivadora para que todo cristão comemore esse fato no domingo da ressurreição, com festa e alegria, pois esta é a data da nossa oportunidade de salvação.  Foi para isso que Jesus morreu: para nos resgatar das trevas e nos religar a Deus; proporcionando-nos uma vida eterna.

Comemoramos em 25 de dezembro, a maior prova de amor que Deus poderia ter nos dado: O nascimento de Jesus, o único capaz de nos religar a Deus; aquele que deu sua vida para termos com Ele a vida eterna.

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito  para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” Jô 3:16

Que Jesus possa encontrar em cada um de nós hospedagem em nossos corações e que consintamos  que Ele possa nascer em nossas vidas!

Carinhosamente desejo-lhes,

Um Feliz Natal, consciente de que o aniversário de Jesus é todos os dias, quando você acorda e celebra por ter sido resgatado por Ele.

                       Soraya Barros
ENCAMINHE ESSA MENSAGEM 

                                                         PARA QUEM VOCÊ AMA!


 











4 comentários: