quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Não existe "Trindade" na Bíblia

O  Dicionário Aurélio diz sobre Trindade: união e três pessoas distintas em um só Deus.
Eu conheço muitas pessoas, cristãos evangélicos, católicos e até  de outras religiões, que sempre tiveram  dúvida sobre esse assunto.  Muitos crêem na trindade pela fé, mas quando alguém os interpela, pedindo  ajuda ou esclarecimento, eles percebem que não conseguem responder.
Para falar  a verdade, é preciso pedir sabedoria a Deus, e a revelação de sua Palavra, além de ler continuamente, para chegar a um nível onde o Espírito santo a possa revelar.
Um dia, depois de ter lido por diversas vezes em ocasiões diferentes  esses versículos, eles se tornaram tão claros para mim, que eu chorava por compreender que Deus fala literalmente conosco quando nos aproximamos Dele.  E nos aproximamos muito dele quando lemos Sua palavra também.
Vou repassar o que aprendi com Deus. Espero ajudá-los a entender que a palavra  trindade não existe mesmo na bíblia mas o seu significado sim!

Em Apocalipse 1:8, lemos :

Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

As palavras  ALFA e ÔMEGA  são originárias do grego e querem dizer “princípio e fim”respectivamente.
Em Apocalipse 1:17e 18, lemos:

17 E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
18 E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

-Quem morreu e ressuscitou? JESUS


-Quem tomou as chaves da morte e do inferno?  JESUS. Quando Ele ressurgiu dos mortos, provou que nem a morte nem satanás poderiam derrotá-lo.

-Quem é o TODO PODEROSO  a que se refere  Apocalipse 1:8 , do início desse estudo? Deus Jeová

Vejamos Apocalipse 2:8 :

E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:

-A parte sublinhada acima está se referindo a quem? Quem foi morto e reviveu, foi JESUS e logo se conclui que JESUS e JEOVÁ são um só Deus, o Alfa e o Omega; o princípio e o fim.

Vejamos o trecho de Apocalipse 5: 12 a 14:

12  Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. (Jesus, o Cordeiro é digno de toda adoração)
13  E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.
14  E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre. (o que vive para todo sempre ; que deve ser adorado sim.)cujo texto se refere, é Jesus

Há seitas que afirmam serem os evangélicos “idólatras”, por nos prostrarmos diante de Jesus, por adorarmos Jesus, por darmos graças por Ele. (leia novamente os versículos acima).

Vamos ao capítulo 21 de Apocalipse, verso 6:

E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.

De quem é essa fala, “a quem tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida”?(João 4:10) De  JESUS.
Mas volte nos versículos do 1 ao 5 do capítulo 21, e leia com toda atenção os relatos de João:

E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu,(Deus Jeová) adereçada como uma esposa ataviada para o seu noivo.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.(Jeová=Jesus)
E Deus (Jeová=Jesus) limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E o que estava assentado sobre o trono(Jeová=Jesus) disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.

E REPETINDO O VERSO 6:



E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.(Jeová=Jesus)

E no verso 7 lemos:

Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu (Jeová=Jesus) serei seu Deus, e ele será meu filho.

-Jeová está dizendo que Jesus e Ele são uma são um só Deus.  Foi a voz de Jeová que segundo João, descia do céu e declarava essas revelações.

Vamos no livro de João, capítulo 1:1...:

O Evangelho Segundo JOÃO

CAPÍTULO 1

1  NO princípio era o Verbo(Jeová é o Verbo(?), a Palavra pela qual todas as coisas foram criadas), e o Verbo estava com Deus, (Deus estava com Deus?) e o Verbo era Deus. (Deus era Deus)
Ele estava no princípio com Deus. (o Verbo estava no princípio com Deus)
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. (Por “Ele” quem? Quem fez todas as coisas? Jeová, é claro! Então não foi Jeová quem usou a Palavra, o Verbo e disse “haja luz...em Gênesis 1:1?  Pois então veja só:

 GÊNESIS
 CAPÍTULO 1
NO princípio criou Deus os céus e a terra.(a palavra Deus no hebraico está no plural)
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz. (Isso quer mostrar que Deus é a Palavra, o Verbo.  Haja foi a Palavra, o Verbo proferido por Ele e que se fez realidade.  Aliás, aqui nesse versículo, podemos observar claramente as Três pessoas da Santíssima Trindade : Deus Jeová, o Espírito de Deus que se movia sobre a face do abismo e Jesus que é o verbo que estava no princípio com Deus).  Veja a seguir, o que diz o verso 4 do livro de JOÃO:


Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. (Quem é a luz dos homens? Quem não foi compreendido e renegado aqui na terra pelos seus?) Leia o restante dos versículos abaixo:

Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.
Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.(Jesus, é claro!)
10  Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.(Jesus estava no mundo na época da criação com Jeová e “fez o mundo”. Veja gn. 1)
11  Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.(os Judeus)
12  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
13  Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (somos nós)
14  E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.(o Verbo se fez carne? ) Sim! Deus Jeová se fez carne, nasceu de mulher como todos nós, esvaziou-se de sua glória, para derramar seu sangue posteriormente em favor de nós
Vamos ler em Filipenses 2: 5 a 11
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus,(Jeová, Jesus e o Espírito Santo têm a mesma essência) não teve por usurpação ser igual a Deus,(Por que nesse momento Ele era o Filho de Deus)
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
10  Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
11  E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. (Mais uma vez podemos observar que devemos adorar a Jesus e confessar que Ele é o Senhor, sem medo de estarmos idolatrando a Ele, em detrimento do Pai Jeová).

Ainda podemos ler em Colossenses 1:14 a 17

(Estamos falando de Jesus)
15  O qual (Jesus) é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
16  Porque nele (Jesus) foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.(Criado por Jesus e para Jesus)
17  E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.(Jesus é antes de todas as coisas pois na verdade Ele estava com Jeová e com o Espírito Santo na hora da criação, lembra?)
18  E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
19  Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,
20  E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
21  A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou
22  No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis,

Longe de mim ter a pretensão de esgotar esse assunto aqui,mas
espero ter colaborado para sua  melhor compreensão do mesmo.
Com carinho
Soraya Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário