sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Jesus é Deus?

Esse é um assunto bem polêmico.   Jesus e Deus são um só? Jesus é somente Filho e Deus é outra pessoa?  Deus é pessoa? Não pare de ler. Tenho certeza que vai esclarecer esse assunto tão relevante para um cristão.

Dúvidas:
“Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras.” Jo 14:11

Este versículo nos mostra no contexto, que os discípulos que estavam com Jesus, que  comiam com Ele, viam seus milagres pessoalmente, tinham dúvida sobre a divindade de Jesus.
Muitos cristãos acreditam que Jesus é Deus, mas não sabem explicar ou ensinar biblicamente. Outros quando interpelados não conseguem explicar e acabam em dúvida

Falta base na Palavra:
As vezes são interpelados por familiares, conhecidos, na escola ou  no trabalho sobre essa questão que define tudo na Palavra de Deus e simplesmente não sabem.  Em outros momentos são pegos conversando com pessoas de outras religiões ou seitas, que defendem a idéia que Jesus foi só um profeta,ou um enviado por Deus ou mesmo só um filho, mas não é o próprio Deus.  Há pessoas que provam na bíblia que Jesus não é Deus, pois pegam versículos isolados e montam com seu raciocínio humano a verdade que lhes interessa.
Mas a Bíblia precisa ser lida inteira, para que seu contexto não fique pela metade ou seja deturpado.

Vendo na Palavra: (as observações em azul são feitas por mim)

 “1No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (o Verbo e Deus eram uma mesma pessoa.)
2Ele estava no princípio com Deus.( A afirmação nos mostra que  havia duas pessoas no princípio: Ele e Deus. Na criação, no princípio, em Gênesis 1,  Jesus já estava presente)
3Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; (Jesus  é a Luz dos homens e a vida está em Jesus por que Ele derramou seu sangue na cruz  para nos libertar da morte e nos dar a vida eterna e o versículo afirma que todas as coisas foram feitas por ELE.)
5A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. (quando Jesus ressuscitou após o terceiro dia,Ele venceu a morte, Ele sendo Luz prevaleceu sobre as trevas.)
6Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
7Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele.(João Batista pregava a vinda do Messias, de Jesus que é a luz do mundo.)
8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. (João não era o Messias mas veio dar testemunho da vinda dEle, da Luz.)
9Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo.(Jesus, o Verbo que era Deus, que sem ele nada se fez.)
10Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele,(o mundo foi feito por intermédio dEle, de Jesus, que é Deus o Criador!) e o mundo não o conheceu.
11Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.(aqui a palavra diz que Jesus veio para seu povo Judeu, que não o reconhece como Messias)  
12Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;(todos nós de todos os povos, que cremos em Jesus, temos o privilégio de de nos tornar filhos de  DEUS.)
13os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.(Não somos judeus, mas somos justificados, remidos lavados e comprados com o sangue do Cordeiro; somos filhos amados de Deus.)
 14E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.” (O verbo era Deus! Leia no versículo 1. E SE FEZ CARNE. Deus é espírito e para relacionar-se conosco humanamente,se fez carne, gerado no ventre de Maria.)

Nós não poderíamos ver Deus!

“E acrescentou: "Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo". Êx 33:20

Então, para que Deus pudesse nos libertar e nos dar vida eterna (assim como a tinham Adão e Eva antes do pecado), Ele se fez carne. Isso quer dizer, Ele veio até nós humanamente como homem e aqui nos mostrou que é possível viver de forma incorruptível, sem pecado, tendo uma vida reta diante de Deus.
Ele teve frio, fome, cansaço, sede, chorou, foi tentado e não sucumbiu e sentiu dor ao ser chicoteado e pendurado numa cruz, onde derramou seu sangue como qualquer um de nós sentiria.
Jesus destituiu-se de sua Glória como Deus mas não perdeu a divindade.

Espero ter ajudado a esclarecer  um pouco mais esse assunto, afirmando-lhe que ele não se esgota aqui.
Postei outro artigo com o mesmo assunto, focalizando outros aspectos, camado “Não existe Trindade na Bíblia”
Espero que busque esse conhecimento pois ele fortalece nossa fé.
Com carinho, 
Soraya Barros
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário