quinta-feira, 31 de maio de 2012

INOCÊNCIA


Como é bom observar as crianças pequenas brincando! 
Trabalho com crianças durante mais da metade da minha vida e posso garantir que isso é bastante tempo!
Cada uma delas apresenta um jeito de ser, gostos, vocabulário, vivência; são únicas. São ágeis espertas, engraçadas. Algumas mais tímidas outras mais falantes, mas todas são encantadoras. 
A psicologia educacional classifica  suas características gerais pela faixa etária e afirma que a criança não traz hereditariamente formas prontas de conhecimento e sim que ela constrói esses conhecimento devido a sua interação com o mundo. Essa interação faz com que a criança redescubra e construa suas estruturas mentais, sendo capazes de compreender  informações cada vez mais complexas. 
Nós educadores sabemos que toda criança traz consigo quando chega  pela primeira vez a escola,  sua bagagem pessoal; do que ela já construiu, desde o dia em que nasceu.
Na nossa observação diária, 
aprendemos muito com elas.  Percebemos como interagem umas com as outras e muitos de nós professores ficamos pasmos com as atitudes e suas reações em determinados momentos.  É evidente que o instinto de defesa que é natural, faz com que a maioria deles reaja quando levam uma mordida ou empurrão do coleguinha. Mas há situações  intrigantes, quando você vê uma criança chutar a torre de blocos que o outro estava empilhando, simplesmente para  aborrecê-lo. Quando ele pega o desenho do coleguinha e rasga simplesmente pelo prazer de experimentar o outro ou a professora.  Já vi crianças se escondendo atrás de uma cortina, só para quebrar o brinquedo da outra e saiba que a mesma tinha um brinquedo igual. Já vi uma criança  furar a mão da outra com a ponta do lápis sem nenhum motivo aparente.
Talvez você esteja indignado comigo por  apontar crianças tão inocentes de atos tão significativos. Talvez você esteja me questionando sobre os motivos que os levaram a tais atitudes: problemas em casa? Algum distúrbio neurológico? Algum problema psiquiátrico? O irmãozinho que nasceu e a criança reage de forma agressiva? ? ? Tantas seriam  as causas de uma criança ter um comportamento agressivo.  Mas não! Estou falando de casos que acompanhei durante meus 34 anos trabalhando e observando crianças! Estas as quais me refiro, eram crianças de lares equilibrados,  lindas, bem cuidadas, com pais presentes e educação esmerada.  Você não acreditaria se eu contasse do que elas eram capazes.  Aliás, na maioria das vezes, os pais não gostam que o professor lhes conte o mau comportamento de seus filhos.  Eles também não acreditam.  Seus filhos são sempre INOCENTES!
O dicionário “Priberan” diz sobre a palavra inocente:
1. Qualidade ou estado de inocente.
2. Ignorância do mal; pureza; simplicidade, ingenuidade.
3. Isenção de culpa.
Vamos   falar à luz da Palavra de Deus sobre  “inocência”.

A natureza humana  tem sua descendência no primeiro casal que Deus colocou na face da terra: Adão e Eva.
É sabido pela grande maioria das pessoas, que  Deus os criou para povoarem a terra, preparou-lhes o Jardim do Éden  com todos os suprimentos necessários para sua sobrevivência e se relacionava com o casal.. Deus os criou para terem “vida  eterna”!  Nunca fomos criados inicialmente com a idéia de morte depois de alguns tantos anos de vida.
Mas lá no livro de Gênesis, capítulo 3, encontramos a história desse casal, que por transgredir pela desobediência, fadou a humanidade a ser descendente dessa semente do pecado e a se separar, se “desligar” do Criador.
Quando Adão e Eva comeram o “fruto proibido”, tiveram o conhecimento do bem e do mal, e aí a humanidade passou a fazer escolhas entre fazer o que é certo ou cometer erros. Por isso encontramos na Bíblia:
“pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” Romanos 3.23
Nós trazemos conosco a escolha de fazer o que é mal ou não; a ter condutas desaprovadas pela sociedade, ética e moralmente falando.  O “pecado” está inserido no ser humano!  A Teologia chama de “Natureza Adâmica”.
O que quero mostrar aos queridos, é que as experimentações do ser humano ainda na tenra idade de praticar algo que é desaprovado pelo outro (esconder-se atrás da cortina para quebrar  o brinquedo, esperar a professora virar e derrubar a torre de blocos do coleguinha) faz parte dessa natureza da qual o ser humano é dotado. Sim, ele é dotado da natureza que conhece o certo e o errado e faz sua escolha muitas vezes de errar.
Mesmo a criança melhor do mundo, que obedece a todas as regras, no seu íntimo silencioso, pode odiar, desejar mal, mal dizer o outro que a desagrada e isso é da natureza do homem; por causa do “pecado original”. Pecado esse, que originou o conhecimento do bem e do mal bem como “desligou o homem de Deus”, quando foram expulsos do “Paraíso”.
O homem busca incessantemente se religar a Deus através das religiões. Existe dentro de cada um de nós essa necessidade da nossa alma, de encher-se com o Espírito Santo de Deus; assim como sentimos a necessidade de alimentar  e hidratar a nossa carne.

Cristo veio Buscar e salvar o que se havia perdido(Lc 19.10)
Nós estamos perdidos de Deus!
Nos perdemos desde o  Éden!
Mas quando o Espírito Santo de Deus nos alcança e reconhecemos Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, o Espírito Santo realiza uma transformação chamada regeneração, que  é uma mudança interior, onde é implantando em nós uma nova natureza, a de Cristo! João 3:1 a 8 e assim, somente assim nos religamos a Deus!
A Palavra de Deus nos ensina:
“Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 6.23
A humanidade já nasce destinada à morte eterna, por causa da  natureza pecaminosa; mas graciosamente, Deus nos dá uma nova oportunidade de nos achegarmos a Ele e recebermos graciosamente a vida eterna mas apenas por uma via:
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” Jo 14:6

Queridos, queridas, permitam a si mesmos a consciência dessas verdades que estão na Palavra de Deus.  Mude sua vida de forma radical, convertendo seu caminho  a única via que leva ao nosso Criador! Ele é glorificado quando um homem é salvo por Sua maravilhosa graça.
Escrito  com muito carinho para você!
Soraya Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário