quarta-feira, 16 de maio de 2012

FOI VOCÊ!!!

Procurei por toda casa!  Eu sei que  deixei sobre a mesinha do canto!  É por isso que não gosto que mexam nas minhas coisas! Aposto que foi... Opa!...está aqui no meu bolso!

É, acho que todos nós já passamos ou assistimos uma cena parecida com essa.  É uma característica do ser humano, sempre colocar a culpa no outro. Quando perdemos alguma coisa foi alguém que tirou do lugar. Quando acontece um acidente com o carro, sempre foi o outro que conduziu mal, se o relacionamento não vai bem, culpamos o nosso cônjuge.   Aconteceu alguma coisa, logo procuramos um culpado.   Nunca somos nós.  Acusar é mais fácil!  Isenta-nos imediatamente da responsabilidade ou da parcela na nossa responsabilidade.
Toda situação que envolve duas pessoas, é preciso perceber que existem dois lados, duas cabeças, dois pensamentos, dois tipos de ótica para o acontecido e pode ter certeza que cada um teve sua parcela de culpa. 
Colocar a culpa no outro, é a certeza do próximo passo; que é a discussão. O sangue ferve, as narinas se alargam, o ódio sobe e a “boca abre”. Daí vem a troca de insultos, as agressões verbais e às vezes física, que é a degradação do ser humano, racional, dialogal, com todas as condições de perceber que uma pequena situação muitas vezes se transforma num caldeirão do inferno!
Ai... mas é muito difícil! Quando eu vejo, já falei, a resposta do outro é imediata e eu tento me defender e explicar e aí fica pior. Depois, bate um arrependimento, um sentimento de culpa e uma acusação na minha mente, o tempo todo!  O que fazer?  Sou apenas um ser humano cheio de fraquezas e imperfeições!

O que fazer? Eu não tenho forças!

E não tem mesmo.  Mas vou dizer-lhe uma coisa:  Quando você se arrepende e sente-se culpado, significa que já deu o primeiro passo para a mudança. 
Para mudar esse quadro, é necessário um tratamento que leva algum tempo.  Quanto tempo? Vai depender de cada um de nós.
Minha avó dizia: “Quanto mais rápido você aprende, mais cedo sai da escola”. E eu, digo por experiência, que Deus vai oportunizar a você, situações como “testes” da “escola”, para ver se você já está aprovado. 
Durante o processo de mudança e autocontrole, você vai se deparar com alguma provocação, seja pessoal, no trabalho ou na família, seja no trânsito, até que você mesmo vai se ver dizendo assim: É...um dia, numa situação como essa eu já estaria irritado, gritando, mas simplesmente eu me calei. Calei por que percebi que essa situação só iria desgastar meu relacionamento, me calei pois essa situação só iria me deixar mal no trabalho, me calei pois essa situação só levaria a uma briga no trânsito.
Mas para chegar a esse ponto, é preciso consciência, fé e exercício.  A consciência, você tem quando reconhece que precisa mudar. Fé é ter certeza que esse temperamento explosivo, esse sangue quente, pode ser dominado e exercício, pois  como já disse, você vai precisar perceber quando a situação está prestes a acontecer e impedir seu temperamento de aflorar.
Vamos buscar no “Manual do Fabricante”, o que fazer  com esse temperamento.  Sim, pois quem melhor do que o nosso Criador, para nos orientar?

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.” Gálatas 5:22

Você dirá para mim que falar é muito fácil, e eu já respondo logo que é um processo.  Precisa de fé e exercício, lembra? Pois vamos começar pela fé.

Quando nos olhamos no espelho, achamos que somos ótimos à primeira vista.  Mas refletindo bem, somos seres humanos com defeitos, que vão de inveja, maledicência, julgamos o outro, somos egoístas na maioria das vezes e só nos preocupamos com nossos problemas.  Para piorar, achamos que sempre estamos com razão, que nosso problema é sempre maior do que do outro.
Quando passamos por alguém e perguntamos “oi, como vai?” na verdade damos graças a Deus quando a pessoa não conta o que a aflige.  Não temos tempo para ninguém!  Só para nós mesmos e para a família.  Isso, quando dedicamos tempo aos familiares pois tem muitas pessoas que  entram e saem de casa, sem querer saber se alguém está precisando de algo.
Tudo isso que descrevi está na natureza do ser humano. A Teologia chama de “Natureza Adâmica”, ou seja, somos descendentes de Adão e Eva, que ao transgredirem desobedecendo a Deus, trouxeram a raiz do pecado que já nasce com cada um de nós e a regeneração dessa situação, só através de Cristo Jesus.
Então, precisamos ter fé, crendo que Jesus derramou seu sangue que nos purifica de todo pecado, nos liberta do maligno.  Essa fé tem que ser alicerçada com sua declaração verbal e pública de que somente Jesus Cristo é o Senhor!  Quando você declara essas palavras o inferno estremece!  Eles já não podem mais tocar em você!  Você declarou que foi comprado com aquele sangue puro que correu das veias de Jesus sobre a cruz!  E então você recebe o “batismo do arrependimento”, que é descer às águas consciente dos seus delitos e pecados; num sinal de sepultamento da velha natureza. Ao subir da imersão das águas, você “nasce” uma nova criatura!  Que tremendo o Reino de Deus!

Mas, ainda não basta!!!    
Você precisa encher seu espírito (já falamos sobre isso no texto “Um Novo Desafio”) com o Espírito Santo de Deus, não dando espaço para a “carne”.  Estar cheio do Espírito Santo de Deus é ter uma vida com Ele, de busca e oração, afastando-se do pecado e permitindo que Ele dirija sua vida.
É importante que leiamos a continuação  do versículo que escrevi acima:

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejo.
Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros. “Gálatas 5:22-26

O nosso Criador nos diz que é possível ter domínio próprio.  Precisamos assumir quem somos no Reino de Deus aqui na terra e crucificarmos a nossa carne.  Para isso é necessário a busca constante do fruto do Espírito com súplicas e oração, para que haja uma mudança em nós.   Dessa forma, vamos entender as questões pelas quais não conseguíamos nos conter, como: meninices, coisa pequena que não leva à nada, irrelevante para nos tirar do sério, ter misericórdia de outro  e não discutir, não querer se defender de tudo pois quem te defende é Jesus,  dar razão ao outro, mesmo que ele não tenha.
Agora é sua vez! Exercite!
Com carinho,
Soraya Barros


“Rendei graças ao SENHOR, porque Ele é bom, porque a Sua misericórdia dura para sempre.” (Salmos 136:1)

2 comentários: