segunda-feira, 4 de junho de 2012

LIÇÕES QUE MARIA ENSINOU.

Havia uma família em Betânia, cidade próxima a Jerusalém, que tinha um relacionamento verdadeiro com Jesus.  Eram Lázaro e suas irmãs Marta e Maria.
Ao encontrar-se Lázaro enfermo, suas irmãs mandaram chamar Jesus.
Demorou Jesus dois dias para sair e a distância entre Betânia e Jerusalém era de quase três quilômetros.
Lá chegando, foi recebido  ainda no caminho por Marta, que apressou-se em ir ao seu encontro, para indignar-se com Ele, por ter chegado tarde demais;pois Lázaro já estava morto.
Este texto encontra-se na íntegra nas Escrituras Sagradas no Livro de João Capitulo11  versículos  de 1 a 46.
Vamos fazer algumas considerações sobre este texto tão precioso:
Maria adorava Jesus em todo sentido da palavra:

Ela  adorava, buscando estar sempre aos seus pés.
38Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.
39Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!"
41spondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;
42todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".
Enquanto sua irmã Marta  se preocupava com as tribulações da vida, e reivindicava ao próprio Jesus que Maria a ajudasse, ela  se prostrava diante Dele, sabedora que as outras coisas lhe seria acrescentada quando mais buscasse Jesus.
Meu amado, minha amada, podemos e devemos ser o melhor nessa terra. O melhor funcionário, estudar para ter o melhor emprego, trabalhar para dar o melhor para nossa família, mas não podemos esquecer que tudo isso vai ficar para trás.

Ela dava a Jesus o seu melhor:
 “E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com unguento e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos...” Jo 11:2
Toda dedicação, todo seu amor! Maria estava aos pés de Cristo, pois sabia que ali estava o seu maior tesouro. 
Ela deu a Ele o seu melhor quando derramou um óleo perfumado e muito caro sobre Jesus e enxugou seus pés com seus cabelos.  Ela demonstrou a Ele que se humilhava diante dele e se    totalmente na sua dependência.
Muitos de nós somos de Cristo, declaramos isso em alto e bom som, vamos a igreja vez por outra, damos até mesmo o dízimo (para não sofrer cobrança de Deus e sermos abençoados). Mas não estamos aos pés do Senhor.  Não damos testemunho onde quer que estejamos, a começar pela nossa família; trocamos os cultos por qualquer chuvinha, futebol, friozinho, visita em casa de parentes (por que não vai no sábado?) e até mesmo pela preguiça!  Festinha no sábado não deixa de ir.  Compra roupa nova, presente para o aniversariante, fica na festa até acabar.  Mas no domingo pela manhã... não tem forças para cultuar a Deus.
Que aprendamos com Maria, que o mais importante na nossa vida é adorar o Senhor e priorizar estar com Ele.  Que de todas as conquistas a maior da nossa vida é a nossa salvação em Cristo Jesus.

Ela tinha uma fé inabalável em Jesus:
ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa.” Jo  11:20
Maria sabia que o socorro bem presente na hora da tribulação viria na hora certa e não se afobava.  Ela cria e aguardava o tempo de Deus.  Muitas vezes pedimos a Deus em nossas orações livramentos, curas, milagres financeiros, conversão dos amigos e familiares, reconciliação com entes queridos, clamamos pelos filhos que estão “desligados” dos caminhos do Senhor...
Mas precisamos esperar o “Tempo de Deus” e “Sua Soberania” sobre o que pedimos.
Achamos que Ele está demorando ou é injusto.  Quem somos nós para questionar  a Deus? Precisamos saber que Deus diz “sim”, “espera” e “não”.  Quando ouvimos o “não”, temos que entender que Ele sabe o que está fazendo.  Ele é o Criador, Soberano, escreveu todos os nossos dias quando ainda éramos uma substância informe no ventre de nossa mãe.
“Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.” Sl 139:16

Queridos,  Jesus nos ama muito e tem sentimentos a nosso respeito sim! Ele está vivo e não pode ser cultuado numa cruz.  Precisamos buscar esse Jesus que podemos ter um relacionamento verdadeiro com Ele.
 “Jesus chorou. Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava.” Jo 11:35,36
O sentimento de amor por aquela família foi demonstrado por Jesus com  sua emoção por causa da situação de dor em que se encontravam.

Ela nos mostra nesse episódio da sua história como é valioso ter Cristo como único Senhor e que não precisamos de mediadores para intervirem por nó.


 “39Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.40 Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?41 Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.42 Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.43 E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. 44 E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir”Jo 11:39 a 44

E Lázaro ressuscitou.
A  vitória sobre a morte, demonstrada pelo único que é digno de receber toda honra e a glória pelos milagres que acontecem nas nossas vidas.
E neste momento, quantos de nós estamos atravessando situações, dramas tremendos que nos desequilibram, que nos deixam infelizes,desencorajados, perdidos e sem fé. Pois eu declaro com você minha amada, meu amado:
Vem para fora!
Para fora dessa amargura,
Vem para fora das acusações que satanás faz aos seus ouvidos, vem para fora da solidão que cerca sua vida, dos seus medos.
Vem para fora do seu problema de saúde, do seu problema familiar, da sua indisposição na vida conjugal, dos filhos que estão perdidos no mundo, na prostituição ou nas drogas.
Clame a esse Jesus e somente a Ele.
Ele é tudo que precisamos para estar cuidados, cercados de amor, mesmo em meio às tribulações.  Ele, e só ele pode transformar nossa tristeza em alegria, nossa vida de escravidão das mãos do maligno e dizer-nos o que disse a Lázaro:

“Desligai-o, e deixai-o ir”Jo 11:44c (desligai-o no sentido de tirar as ataduras que estavam enroladas em seu corpo)
Ele quer nos libertar da morte e das ataduras que nos prendem de toda tribulação. Quer   que entendamos que Ele  é o nosso Pastor e que nunca nos desamparará e que sejamos livres do peso do nosso fardo, pois Ele está disposto a carregá-lo para nós!
Creia nisso!
Com muito carinho,
Soraya Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário