terça-feira, 31 de janeiro de 2012

REI DAVI

Numa primavera, época em que os reis costumam ir às batalhas, Davi permaneceu em Jerusalém, mandando Joabe com seu exército em seu lugar.
Numa tarde, Davi levantou-se da cama e passeando pelo terraço avistou uma mulher muito bonita tomando banho.  Procurou saber quem era ela: Era Bate-Seba, casada com Urias, que encontrava-se na guerra com Joabe e o exército.
Davi então mandou que a trouxessem e deitou-se com ela. 
Bate-Seba engravidou e mandou dizer isso ao rei Davi.  Este, mandou chamar  através de Joabe a Urias, marido de Bate-Seba. Mandou-o para casa e enviou-lhe presente, mas Urias não foi para casa por achar-se comprometido com os outros homens que estavam na batalha.  Não quis Urias o privilégio de dormir e comer em sua casa, estar com sua mulher, preferindo ficar com os outros na porta do palácio, como era de costume.
Aí penso eu:  Caso Urias fosse para casa e dormisse com sua mulher, poderia-se justificar a gravidez de Bate-Seba.  Mas a fidelidade de Urias com seus companheiros, fez com que Davi estendesse ainda mais sua teia de pecado. E então, premeditadamente, enviou Urias para frente de  batalha, escrevendo uma carta para Joabe;

"Ponha Urias na linha de frente e deixe-o onde o combate estiver mais violento, para que seja ferido e morra".2 Samuel 11:15

E assim aconteceu e quando Bate-Seba soube da morte de Urias, chorou.

“Passado o luto, Davi mandou que a trouxessem para o palácio; ela se tornou sua mulher e teve um filho dele. Mas o que Davi fez desagradou ao Senhor.”
2 Samuel 11:27
É  evidente que Deus não ia se agradar de semelhante atitude. O pecado é abominado por Deus.  Davi cobiçou o que não era seu (a mulher do próximo), consumou o adultério, gerou uma vida nesse ato.  Tentou remediar a situação trazendo Urias de volta e não conseguindo seu intento, facilitou sua morte, enviando o com recomendação para frente de batalha.

“Abismo chama abismo ao rugir das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagalhões se abateram sobre mim.” Sl 42:7


Tentando resumir o final dessa história, Deus envia à Davi o profeta Natã, que através de uma parábola, faz com que Davi julgue  e condene a si mesmo.

Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele. Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher'. "Assim diz o Senhor: 'De sua própria família trarei desgraça sobre você. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia. Você fez isso às escondidas, mas eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia' ".Então Davi disse a Natã: "Pequei contra o Senhor!" E Natã respondeu: "O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá. Entretanto, uma vez que você insultou o Senhor o menino morrerá".Depois que Natã foi para casa, o Senhor fez adoecer o filho que a mulher de Urias dera a Davi.” 2 Samuel 12: 9 a 15

 “E Davi implorou a Deus em favor da criança. Ele jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitado no chão. Os oficiais do palácio tentaram fazê-lo levantar-se do chão, mas ele não quis, e recusou comer. Sete dias depois a criança morreu. Os conselheiros de Davi ficaram com medo de dizer-lhe que a criança estava morta...” 2 Samuel 12: 16 a 18 (a)

“Quem procede com integridade viverá seguro, mas quem procede com perversidade de repente cairá.” PV 28;18

Davi, porém, percebeu que seus servos cochichavam entre si, e entendeu que a criança havia morrido; pelo que perguntou a seus servos: Morreu a criança? E eles responderam: Morreu. Então Davi se levantou da terra, lavou-se, ungiu-se, e mudou de vestes; e, entrando na casa do Senhor, adorou. Depois veio a sua casa, e pediu o que comer; e lho deram, e ele comeu.”
 2 Samuel 12: 19 e 20
 Veja o Salmo escrito por Davi depois desse episódio:
 Salmo 51
1Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. 2Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. 3Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue 4Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. 5Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe. 6Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria. 7Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. 8Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria, e os ossos que esmagaste exultarão. 9Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades. 10Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. 11Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. 12Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. 13Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti. 14Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação! E a minha língua aclamará a tua justiça. 15Ó Senhor, dá palavras aos meus lábios, e a minha boca anunciará o teu louvor. 16Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria. 17Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. 18Por tua boa vontade faze Sião prosperar; ergue os muros de Jerusalém. 19Então te agradarás dos sacrifícios sinceros, das ofertas queimadas e dos holocaustos; e novilhos serão oferecidos sobre o teu altar.
Somos apenas o vaso
Desci, pois, à casa do oleiro, e eis que ele estava ocupado com a sua obra sobre as rodas. Como o vaso, que ele fazia de barro, se estragou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem aos seus olhos fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.” Jeremias 18 : 2 a 6

Queridos, Davi reconheceu seus erros quando o profeta Natã falou-lhe em nome de Deus.  Foi quebrantado quando sentiu  que seus erros teriam grandes conseqüências para sua vida e dos que ao seu redor estavam. Mas para isso acontecer, Deus precisou fazer como oleiro e quebrar aquele vaso (Davi) em caquinhos muito pequenos, a fim de refazê-lo.
 
Devemos lembrar que nosso Deus é um Deus de amor mas também de Justiça e Poder.
Devemos nos preocupar com nosso crescimento no conhecimento e na aplicação dos preceitos de Deus para nossas vidas. 


...Mas o que Davi fez desagradou ao Senhor.” 2 Samuel 11:27







Deixemos o oleiro cuidar dos vasos! Davi com todos os seus erros, foi quebrado e refeito e todos nós também podemos  ser refeitos pelo oleiro.   Que possamos permitir a  Deus  refazer-nos como a um vaso novo!
Com muito carinho,
Soraya Barros

Ouça com Viviane Carvalho :"REI DAVI"

2 comentários: