quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

AFINAL, O QUE É PECADO?


“Hamartia”  é a palavra grega mais usada para indicar falha,  erro por ignorância ou pecado. No português, hamatia é “incorreção trágica, erro de julgamento (na tragédia grega)”.
O Dicionário Priberam, encontrei as seguistes definições:
Pecado:
 1Transgressão de preceito religioso.
2. Vício.
3. Culpa, falta.
4. [Informal]  Demonio.
[Religião]  pecado atual: o que é feito pelo indivíduo (em oposição a original).
[Religião]  pecado de carne: pecado sensual.
[Religião]  pecado habitual: o que macula a consciência até ser perdoado.
[Religião]  pecado mortal: o que leva ao Inferno se não é confessado.
[Religião]  pecado original: o herdado de Adão.
pecados velhos: pecados cometidos há muito tempo. (ETC)

Nossa! São tantas definições, que nem coloquei todas elas.  A verdade é que seja qual for a definição da palavra, pecado é uma situação absolutamente pessoal.  Cometer um erro, que prejudique a você mesmo ou a outra pessoa, é pecado. Veja um exemplo:  Quando você bebe e causa um acidente com vítimas, você cometeu um erro contra pessoas e contra você mesmo!  Vitimou outro ser humano, e vai responder por isso.  Há tipicidade o CTB (Código Nacional de Trânsito)  e as leis serão aplicadas a você, afetando sua vida radicalmente.  Caso as leis não sejam tão rígidas, com certeza haverá danos emocionais.
Mas na conta dos nossos “erros”, tem  ações que não são tão dramáticas (ou são) como acidente de trânsito; mas causam muitos males que refletem no bem estar dos que estão ao nosso redor e de nós mesmos que são: as intrigas, maledicências, inveja, traições , rivalidades e outras tantas. 
Eu sei que a essa altura, você pode estar pensando, que não é fácil  largar o vício, não é fácil  livrar-se de uma falha do seu caráter  ou de uma pessoa.  Mas volto a dizer, que o erro que cometemos ou o pecado que cometemos, é uma questão pessoal.
É preciso acertar o alvo!
Como tratar uma situação de pecado em minha vida ou ajudar alguém a livrar-se dele?
Em primeiro lugar, precisamos ter consciência do que fazemos de errado.  Na maioria das vezes, nós sabemos exatamente o que precisamos  melhorar em nós mesmos.  É preciso encarar nossos erros, declarar para nós mesmos em voz alta e para Deus, que temos essa ou aquela dificuldade; que nos impede de ser feliz.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 Jo 1:9

 Ninguém se sente feliz cometendo erros.  O pecado  não produz alegria, mesmo que a pessoa que o comete lhe pareça feliz, pode ter certeza que ela está se enganando e tentando enganar os outros.

“pois vejo que você está cheio de amargura e preso pelo pecado"Atos 8:23

"Como são felizes aqueles que têm suas transgressões perdoadas, cujos pecados são apagados!Romanos 4:7


Depois de confessar a Deus seus erros, sozinho será mais difícil ou impossível conseguir libertar-se deles.  Você precisa  viver uma vida com o Espírito Santo de Deus, pois Ele habitando em nós, nos ajuda a vencer barreiras.

... "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.” Atos 2:38

Não se engane, não é fácil.  Muitas vezes você vai precisar de ajuda terapêutica, de internação no caso de vícios ilegais, e sendo assim, não hesite!  Pode ser que você precise apenas de amigos que poderão estar contigo conversando e orando; mas o imprescindível  é que tenha Jesus em sua vida como único Senhor e Salvador.
Não despreze tão grande amor que foi o ato de Jesus morrer aquela cruz por nós!

“Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.”Rm4:25

Esse versículo da Palavra de Deus, diz tudo!  Jesus morreu pelos nossos pecados, para nos justificar diante de Deus.  Antes da morte de Jesus, nossas transgressões, erros, pecados, nos separavam de Deus, mas Jesus nos resgatou com sua vida e passou a justificar nos diante de Deus.  Quando Deus os olha, os vê cobertos pelo precioso sangue de Jesus, que encobre nosso pecado.
E para terminar, peço-lhe que leia a mensagem anterior a esta, “O Rei Davi”, que ilustra bem a questão do pecado, do arrependimento, e das  conseqüências do pecado cometido por Davi.
Esta foi a oração que Davi fez pedindo perdão e uma nova chance com Deus.  Caso creia, faça-a também!

Salmo 51
“1Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. 2Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. 3Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado
sempre me persegue 4Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. 5Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe. 6Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria. 7Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. 8Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria, e os ossos que esmagaste exultarão. 9Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades. 10Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. 11Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. 12Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. 13Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti...”
Que esta seja também a minha oração todos os dias, pedindo perdão e misericórdia da minha vida ao Todo Poderoso!
                          Com muito carinho pela sua vida,
                                         Soraya Barros
                                                         


Adore ao nosso Deus com esse lindo louvor "Eu me rendo" com Emílio Guimarães



Nenhum comentário:

Postar um comentário