terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A Primeira Impressão Não é a que Fica

Sei que muitos de nós já tivemos essa experiência, de conhecer uma pessoa e “achar” que ela era muito simpática e depois de certo tempo de convívio, perceber que era fútil e egoísta.  Da mesma forma, a situação contrária: olhamos para alguém e fazemos um julgamento negativo da pessoa, e depois de estar com ela mais vezes, percebemos que é uma preciosidade de ser humano.
No relacionamento amoroso, acontecem muitos enganos, pois hoje em dia a primeira impressão fica valendo muito e isso não é saudável.
Existe uma tendência do ser humano em se comportar formalmente quando seu relacionamento é superficial.  Somente quando convivemos, podemos descobrir quem é o outro de forma mais íntima; e assim, saber quem ele é realmente.
Quando se trata de amor, tenha certeza que a primeira impressão  pode ser uma fantasia.
O amor não é um sentimento passageiro.  “Amar para sempre” existe sim e digo mais, o amor “não é eterno só enquanto dura”.  Isso é uma mentira que ecoa em nossos ouvidos e faz justificar quando um casal passa por uma crise e um justifica para o outro que “foi bom enquanto durou, mas não dá mais para continuar”. “Acabou! Não restou nenhum sentimento”.  Ai eu digo que não era amor.  Era uma “impressão”!
“Aparência que enchia os olhos, parecia que o outro fora feito para você!” Parecia a pessoa certa para dividir sua vida com ela, parecia a mãe ou pai certo para seus filhos...mas só parecia.  Os dias se passaram e quando um foi descobrindo no convívio quem era o outro, descobriram também que havia  muitas barreiras que seriam intransponíveis para ficarem juntos.
O amor jamais acaba!  Essa é a verdade da Palavra do criador! Quem sou eu, quem somos nós, para discutir isso?
Então você me dirá: “Mas meu casamento está no fim!  Não agüento mais as situações pelas quais eu tenho passado!  Você não tem idéia do que estou vivendo”!
Meu amado, minha amada.  Sei sim!  Que casal nunca teve um problema, uma situação em que a discordância imperava?  Quem nunca pensou sequer em ir embora e deixar tudo para trás?
Por sermos pessoas únicas, diferentes umas das outras, é que pensamos diferente às vezes; discordamos da posição do outro ou não aceitamos o modo de vida que o outro impõe como única forma de viver.  Muitas vezes não conseguimos concordar com a forma de criar nossos filhos, não aceitamos a forma de administração das finanças da casa, não gostamos como o outro se relaciona com nossos familiares...são muitos os motivos pelos quais a primeira impressão, não é a que fica. “Aquela pessoa educada, carinhosa, charmosa que vi pela primeira vez não é o que se esperava dela e aí...”
Olha, já disse isso em outros textos que escrevi neste blog, mas não vou cansar de repetir.  É preciso pedir a Deus o homem ou a mulher  com quem irá passar toda sua vida.  Não é um olhar na aparência de alguém, que vai ser o indicador da escolha acertada.  Casamento é muito sério.  Não resolve achar um parceiro bonito, que fale bem e tenha um bom emprego.  Há muito mais para se decidir casar com alguém.  Além de orar, deve-se conviver sem se relacionar  como namorados.  Conhecer o outro no seu meio familiar, sua postura diante dos colegas de trabalho, como ele ou ela reage numa situação de estresse, seu relacionamento com seus pais e seus projetos para o futuro.
Há mulheres que se casam e depois reclamam que seus maridos trabalham demais.  Da mesma forma existem maridos cujas  esposas trabalham fora e quando os dois chegam do trabalho à noite, ele quer descansar e deixá-la com os afazeres domésticos sozinha.  Nunca dará certo.
Casamento é união  de duas pessoas que se amam e devem ter como objetivo fazer o outro feliz! 
O ideal seria que pudéssemos seguir o que Deus estipulou: O homem como o cabeça de sua casa e a mulher como sua  ajudadora.  Sei que muitos leitores e leitoras vão a principio me recriminar pelo que estou revelando, mas Deus não criou a mulher para disputar seu “espaço” no mundo profissional.  Sabemos das necessidades atuais da mulher trabalhar para “ajudar” no orçamento familiar; mas tem muitas mulheres que invertem essa situação e passam a ser as provedoras e administradoras do lar enquanto o marido se acomoda e já que ela supre...ele relaxa. E, acrescento que é por isso que temos crianças crescendo sem orientação adequada, cuidadas por uma babá ou pela televisão.
A primeira impressão, não deve ser a que fica. Orar a Deus para confirmar se é esse o seu escolhido ou sua escolhida é primordial.  Planejarem juntos seu futuro, o homem, o “cabeça” ser o provedor e a esposa, ser “submissa” ou “sob a missão” do seu marido.  Ser submissa significa estar sob a missão do seu marido, sabia?  Caso a missão dele seja trabalhar muito, estudar ou viajar a trabalho;  deve  entender isso e ser  a  companheira amorosa que o recebe facilitando sua chegada em casa faminto e cansado.  Enquanto o marido:
“Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão...”(Gn 3:19 a) a esposa, será : “...ajudadora idônea para ele.(Gn 2:18c)
A  primeira “impressão” é paixão da carne. É imediata, é física e pode passar.  É preciso muito mais que um olhar.
Você que está com seu casamento  em crise, lembre-se:
Convívio é fundamental bem como colocar no pacote as diferenças, os defeitos, as manias etc.
Amor é laço e leva tempo para amadurecer.  Dê tempo para sua relação amadurecer e durante esse tempo, não pense que o  “amor acabou”   pois “O amor jamais acaba...”I Co 13:8ª.
Conduza seu casamento feliz ou em crise, com a participação ativa e principal de Deus através do Espírito Santo.  Ore pelo seu cônjuge todos os dias; orem juntos pedindo as bênçãos de Deus sobre seu relacionamento.  Procurem seguir os ensinamentos do nosso Pai, que estão nas escrituras Sagradas no livro de “Coríntios” capítulo 13:4 a8

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca acaba;...”

Aos solteiros, digo que a “primeira impressão”
deve ser apenas  o motivo da sua oração para 
ver a vontade de Deus para um futuro 
relacionamento.
Desejo que reflita nessa palavras e que
eu possa estar abençoando sua vida de
alguma forma.
Carinhosamente,
Soraya Barros




Ouça essa canção com o texto de I Co 13






Nenhum comentário:

Postar um comentário