terça-feira, 30 de agosto de 2011

FOI VOCÊ!

Procurei por toda casa!  Eu sei que  deixei sobre a mesinha do canto!  É por isso que não gosto que mexam nas minhas coisas! Aposto que foi... Opa!...está aqui no meu bolso!

É, acho que todos nós já passamos ou assistimos uma cena parecida com essa.  É uma característica do ser humano, sempre colocar a culpa no outro. Quando perdemos alguma coisa foi alguém que tirou do lugar. Quando acontece um acidente com o carro, sempre foi o outro que conduziu mal, se o relacionamento não vai bem, culpamos o nosso cônjuge.   Aconteceu alguma coisa, logo procuramos um culpado.   Nunca somos nós.  Acusar é mais fácil!  Isenta-nos imediatamente da responsabilidade ou da parcela na nossa responsabilidade.
Toda situação que envolve duas pessoas, é preciso perceber que existem dois lados, duas cabeças, dois pensamentos, dois tipos de ótica para o acontecido e pode ter certeza que cada um teve sua parcela de culpa. 
Colocar a culpa no outro, é a certeza do próximo passo; que é a discussão. O sangue ferve, as narinas se alargam, o ódio sobe e a “boca abre”. Daí vem a troca de insultos, as agressões verbais e às vezes física, que é a degradação do ser humano, racional, dialogal, com todas as condições de perceber que uma pequena situação muitas vezes se transforma num caldeirão do inferno!
Ai... mas é muito difícil! Quando eu vejo, já falei, a resposta do outro é imediata e eu tento me defender e explicar e aí fica pior. Depois, bate um arrependimento, um sentimento de culpa e uma acusação na minha mente, o tempo todo!  O que fazer?  Sou apenas um ser humano cheio de fraquezas e imperfeições!

O que fazer? Eu não tenho forças!

E não tem mesmo.  Mas vou dizer-lhe uma coisa:  Quando você se arrepende e sente-se culpado, significa que já deu o primeiro passo para a mudança. 
Para mudar esse quadro, é necessário um tratamento que leva algum tempo.  Quanto tempo? Vai depender de cada um de nós.
Minha avó dizia: “Quanto mais rápido você aprende, mais cedo sai da escola”. E eu, digo por experiência, que Deus vai oportunizar a você, situações como “testes” da “escola”, para ver se você já está aprovado. 
Durante o processo de mudança e autocontrole, você vai se deparar com alguma provocação, seja pessoal, no trabalho ou na família, seja no trânsito, até que você mesmo vai se ver dizendo assim: É...um dia, numa situação como essa eu já estaria irritado, gritando, mas simplesmente eu me calei. Calei por que percebi que essa situação só iria desgastar meu relacionamento, me calei pois essa situação só iria me deixar mal no trabalho, me calei pois essa situação só levaria a uma briga no trânsito.
Mas para chegar a esse ponto, é preciso consciência, fé e exercício.  A consciência, você tem quando reconhece que precisa mudar. Fé é ter certeza que esse temperamento explosivo, esse sangue quente, pode ser dominado e exercício, pois  como já disse, você vai precisar perceber quando a situação está prestes a acontecer e impedir seu temperamento de aflorar.
Vamos buscar no “Manual do Fabricante”, o que fazer  com esse temperamento.  Sim, pois quem melhor do que o nosso Criador, para nos orientar?

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.” Gálatas 5:22

Você dirá para mim que falar é muito fácil, e eu já respondo logo que é um processo.  Precisa de fé e exercício, lembra? Pois vamos começar pela fé.

Quando nos olhamos no espelho, achamos que somos ótimos à primeira vista.  Mas refletindo bem, somos seres humanos com defeitos, que vão de inveja, maledicência, julgamos o outro, somos egoístas na maioria das vezes e só nos preocupamos com nossos problemas.  Para piorar, achamos que sempre estamos com razão, que nosso problema é sempre maior do que do outro.
Quando passamos por alguém e perguntamos “oi, como vai?” na verdade damos graças a Deus quando a pessoa não conta o que a aflige.  Não temos tempo para ninguém!  Só para nós mesmos e para a família.  Isso, quando dedicamos tempo aos familiares pois tem muitas pessoas que  entram e saem de casa, sem querer saber se alguém está precisando de algo.
Tudo isso que descrevi está na natureza do ser humano. A Teologia chama de “Natureza Adâmica”, ou seja, somos descendentes de Adão e Eva, que ao transgredirem desobedecendo a Deus, trouxeram a raiz do pecado que já nasce com cada um de nós e a regeneração dessa situação, só através de Cristo Jesus.
Então, precisamos ter fé, crendo que Jesus derramou seu sangue que nos purifica de todo pecado, nos liberta do maligno.  Essa fé tem que ser alicerçada com sua declaração verbal e pública de que somente Jesus Cristo é o Senhor!  Quando você declara essas palavras o inferno estremece!  Eles já não podem mais tocar em você!  Você declarou que foi comprado com aquele sangue puro que correu das veias de Jesus sobre a cruz!  E então você recebe o “batismo do arrependimento”, que é descer às águas consciente dos seus delitos e pecados; num sinal de sepultamento da velha natureza. Ao subir da imersão das águas, você “nasce” uma nova criatura!  Que tremendo o Reino de Deus!

Mas, ainda não basta!!!    
Você precisa encher seu espírito (já falamos sobre isso no texto “Um Novo Desafio”) com o Espírito Santo de Deus, não dando espaço para a “carne”.  Estar cheio do Espírito Santo de Deus é ter uma vida com Ele, de busca e oração, afastando-se do pecado e permitindo que Ele dirija sua vida.
É importante que leiamos a continuação  do versículo que escrevi acima:

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejo.
Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros. “Gálatas 5:22-26

O nosso Criador nos diz que é possível ter domínio próprio.  Precisamos assumir quem somos no Reino de Deus aqui na terra e crucificarmos a nossa carne.  Para isso é necessário a busca constante do fruto do Espírito com súplicas e oração, para que haja uma mudança em nós.   Dessa forma, vamos entender as questões pelas quais não conseguíamos nos conter, como: meninices, coisa pequena que não leva à nada, irrelevante para nos tirar do sério, ter misericórdia de outro  e não discutir, não querer se defender de tudo pois quem te defende é Jesus,  dar razão ao outro, mesmo que ele não tenha.
Agora é sua vez! Exercite!
Com carinho,
Soraya Barros


“Rendei graças ao SENHOR, porque Ele é bom, porque a Sua misericórdia dura para sempre.” (Salmos 136:1)


 
 
                                  Colaboração/vídeo    @Hinos de Louvor


sábado, 27 de agosto de 2011

POR QUE DEUS ME DEIXA SOFRER?


 Há momentos em que todos nós vivenciamos momentos difíceis de suportar.  São difíceis até de contar para uma pessoa amiga, tamanha sensação de desconforto, a voz que embarga quando somente pensamos na situação.
Às noites se torna pior. 
É preciso voltar para casa e enfrentar a família, às vezes os filhos; que na sua inocência desconhecem nossas dores e tentamos poupá-los.  Muitas vezes as coisas chegam a tal ponto, que o controle da situação é perdido, e as discussões familiares causam dores e marcas profundas em todos.  E quando colocamos a cabeça no travesseiro,  o sono não chega,  a mente não para, a paz não vem e as lágrimas encharcam a fronha, em meio a soluços reprimidos e comprimidos para ninguém ouvir.
Sei que as reações são diferentes em cada pessoa, variando também no gênero, pois as mulheres são mais emotivas e os homens guardam mais a explosão de sentimentos;  mas no geral há dor e perdemos as forças até para orar.  O máximo que conseguimos são gemidos de súplica e lágrimas pedindo misericórdia.

Existem muitos motivos que nos levam ao sofrimento.  Muitas vezes criamos nós mesmos situações, das quais sofremos conseqüências e queremos lamentar com Deus, como se Ele tivesse parte nisso.
Deus tem nos ensinado diversas maneiras na Sua Palavra, de vivermos bem em paz, e quando tivermos alguma situação inesperada,  sabermos que Ele está conosco, Ele nos sustenta e que o Espírito Santo que habita em nós nos consola e fortalece, para passarmos pela situação. Precisamos entender que existe uma necessidade vital de nos achegarmos a Jesus, e Ele mesmo com Suas palavras nos ensina:

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.” Jo 15:1 e 2

Jesus se compara a uma videira e a Deus como o lavrador.  A vara, o galho da videira que não dá fruto, é retirada.  Mas aquela que dá fruto é limpa para que produza mais frutos.

Observe que a que não produz fruto é tirada, mas em relação a que produz, existe a preocupação de limpá-la para que dê mais frutos.

E continua Jesus:
“Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” Jo 15:4 e 5

Quando mudamos a direção de nossas vidas ou convertemos nossos caminhos ao chamado de Jesus, fazemos parte da “videira” com a qual Jesus se com para e dessa videira somos os galhos.
Nos versículos acima, compreendemos que precisamos estar ligados à videira (a Jesus) pois  a vara fora da videira seca e morre! (a vara somos nós)
Nos versículos 1 e 2, lemos que Deus é o lavrador e é Ele que tira do pé o galho, a vara que não dá fruto.

Veja só:
“Se alguém não estiver em mim,(em Jesus) será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.”
Jo 15:6

É forte ler estas palavras, mas elas são reais! Porém, observem o que acontece com os que fazem a vontade de Deus:

“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.”Jo 15:7 à 10

E agora finalmente, vamos entender que esse processo muitas vezes causa dor e sofrimento.  As varas que dão frutos, são as que permanecem ligadas à videira que  é Jesus. As que não dão frutos, só lembrando, são retiradas e lançadas no fogo.
As que permanecem ligadas à videira, passam pela poda, estão sempre sendo arrancadas suas folhas amareladas para dar lugar a outras novas, no período da colheita, seus frutos são arrancados; mas tudo isso é necessário para que esse galho, ou vara, continue dando mais frutos.  Esse é o desejo do Lavrador (que na comparação é o nosso Deus).
A  poda é um tratamento de Deus! Quando passamos por situações que Deus permite em nossas vidas,(no caso dos que estão ligados na videira que é Jesus)  Ele quer que sejamos melhores como seus filhos, quer que busquemos mais a Sua face, que tenhamos uma vida digna de testemunho, de entrega à Sua obra, que sejamos verdadeiros adoradores e que busquemos o caráter de Cristo para nossas vidas.
É preciso que haja mudança em nossas vidas!  Não podemos  ser crentes mentirosos, adúlteros, idólatras, promíscuos, maledicentes, corruptos... isso é a característica do ímpio que não conhece nem respeita a Deus.  Precisamos mudar nossa postura começando dentro de nossas casas, filhos honrando e respeitando pais e os casados se respeitando e se amando “até que a morte os separe”; como afirmaram diante do reverendo na hora do casamento.
E para finalizar, eu queria dizer que nós precisamos saber o quanto é sério assumir um compromisso com Deus.  É preciso observar o que Ele ensina e obedecer as suas Palavras.
Deus  quer o melhor para nós.  Precisamos ser aperfeiçoados pois aqui é o tempo de preparação para quando formos para glória. Lembremo-nos: O Reino de Deus começa aqui!
 “Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.”
Jo 15:10
Com todo amor que Deus colocou no meu coração por você, a quem Ele criou, me despeço carinhosamente. 
Soraya Barros

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Diz que estou mentindo!

Na véspera da Parada do Orgulho Gay de Ribeirão Preto, a Justiça mandou retirar da rua um outdoor considerado homofóbico.
Temos visto tanta injustiça, tanta maldade, tanta corrupção e desigualdade social absurda. Os políticos que deveriam nos respaldar; melhorando as condições de vida do cidadão, cuidam do seu próprio bolso e o povo fica cada vez mais desamparado sob todos os aspectos.
A inversão de valores morais e éticos, onde a Palavra de Deus é aviltada por homens em favor de uma classe (homossexuais) não existente por ordem e permissão de Deus; mas existente por escolha e desobediência de quem a faz.
Por outro lado, a violência desenfreada, a vida humana sem o menor valor, onde cidadãos de bem morrem por trocados; onde crianças estão sendo seviciadas e viciadas com drogas pesadas como o craque, tirando delas o direito de crescer e ser um adulto que possa fazer escolhas.
O tráfico tem tragado jovens de todas as idades e classe social. O sexo desenfreado tem  propiciado as  doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.  Isso tem gerado abortos nas piores condições de higiene colocando em risco a vida de quem gera ou bebês encontrados nos lixos da cidade.  Muitas vezes ainda com vida e outras...
As mães que ficam com seus bebês, normalmente sem pais, acabam na prostituição, nos sinais a mercê da sorteou da morte.  Quando esses bebês, filhos de crianças e  adolescentes crescem e vão para as escolas,  chegam sem o mínimo de educação, respeito, higiene e até saúde.  São gerações de uma infância sem norte, sem nada. 
O desrespeito está presente dentro das escolas, com relação ao ,aluno que não vê mais no professor seu amigo, um exemplo a seguir.  Não por causa do professor, mas pela ausência de educação que eles tem, pois os pais os deixam ficar nas ruas, não acompanham seu desenvolvimento na escola e não educam seus filhos a respeitarem  as   pessoas mais velhas e as autoridades constituídas.
Também a sexualidade a que são expostas precocemente nossas crianças, tem feito de meninas ainda muito jovens sentir que são adultas, sensuais  e muitas fazem uso disso para sustento da própria casa.  E o pior que muitas, com consentimento da própria família! Não posso deixar de mencionar, os abusos sexuais e violência que muitas crianças na mais tenra idade tem sofrido e na maioria das vezes, dentro do núcleo familiar.
O número de mulheres que sofrem violência doméstica tem sido cada vez maior. Era de se esperar que a evolução da modernidade, tanta tecnologia, informação em tempo real, fizesse com que o ser humano avançasse nos seus conceitos sobre o direito do cônjuge, e não a idéia de posse sobre o outro.  As mulheres que tomam atitude de deixar seus parceiros, por que não os querem mais; muitas vezes por não agüentar mais apanhar, perdem suas vidas ou são mutiladas ou queimadas.
Já não saímos às ruas sabendo que vamos retornar à casa.  Quando beijamos nossos filhos e nos despedimos deles, não sabemos se vamos vê-los novamente.
Estou aqui colocando situações de uma realidade bem próxima a nossa, mas pelo mundo,  horrores tem acontecido.
A Etiópia, Quênia, Somália, Eritréia e outros, tem sofrido  forte seca agravando a fome e as dificuldades.  Cenas de crianças esqueléticas com moscas sobrevoando seus corpos ainda com vida, aqueles olhos fixos no nada, e urubus à espreita no entorno, apenas esperando seu momento; estão estampadas das revistas, nos slides que recebemos dos amigos e o mundo todo sabe bem disso. 
Temos  acompanhado mais de perto através do site “Portas Abertas”, os cristãos da Igreja Perseguida, nossos irmãos que precisam esconder sua fé para não serem mortos.

O mundo jaz no maligno!

“Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” I João 5:19 e 20

    
Eu não posso mentir, enganar, disfarçar, camuflar, maquiar! Verdade é verdade!  Você crê  em Deus? É Cristão?  Então a Palavra de Deus é a verdade!
Desde que o homem pecou no Jardim do Éden, e de lá foi expulso, ficamos com a herança de um num mundo onde o pecado habita!  O pecado leva à morte do espírito, a decadência do homem, que fica cego é capaz de cometer as maiores atrocidades, como matar sua própria mãe, estuprar sua própria filha de quatro anos. O pecado que está nesse mundo em que vivemos é do maligno como diz a Bíblia mas a salvação, a separação dessa malignidade está ao nosso alcance e é Jesus, o Filho de Deus que veio nos resgatar.  Podemos estar nesse mundo que jaz no maligno, masjá aqui, depois de termos Cristo como nosso Senhor, fazemos parte do Reino de Deus e isso também não são palavras minhas. Veja as palavras que Jesus antes de ser crucificado falou para o Pai a nosso respeito:
Texto Bíblico: João 17.11b-19
“Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um. Quando estava com eles no mundo,(os  cristãos que o reconheceram e o seguiram como Salvador) eu os guardava pelo poder do teu nome, o mesmo nome que me deste. Tomei conta deles; e nenhum se perdeu, a não ser aquele que já ia se perder(Judas que o traiu) para que se cumprisse o que as Escrituras Sagradas dizem. E agora estou indo para perto de ti.(Jesus sabia que iria ser morto na cruz) Mas digo isso enquanto estou no mundo para que o coração deles fique cheio da minha alegria. Eu lhes dei a tua mensagem,(a todas as pessoas) mas o mundo ficou com ódio deles porque eles não são do mundo,(nos que temos Jesus não somos do mundo) como eu também não sou. Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Assim como eu não sou do mundo, eles também não são. Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei. Em favor deles eu me entrego completamente a ti. Faço isso para que, de fato, eles também sejam completamente teus.”(Jesus se sacrificou para que fossemos completamente de Deus)
Não é maravilhoso saber que com todas as situações que vemos ao nosso redor, a degeneração da humanidade na sua moral ,na sua ética, no respeito ao próximo, no amor do mesmo, somos separados por Deus, através de Jesus para viver no Seu Reino desde agora até a  eternidade? Sim, devemos deixar de lado o preconceito, o pensamento sobre “o que vão dizer de mim agora que decidi ser crente”, e nos dobrar diante da verdade tão explícita para os que examinam as Escrituras sagradas. E só para encerrar, vejam:
“E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.
Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.
E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.” I João 4:14-16

Com carinho,                                                                                

Soraya Barros
                   

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SAINDO DA PRISÃO

No último texto, falamos  sobre fé, mas esse é um assunto que não se esgota numa só colocação.  E, obedecendo ao nosso Deus, venho abordar sobre a “fé” outra vez.
A maior parte das pessoas já ouviu falar do profeta Isaías, que viveu na época do Antigo testamento; mais ou menos  a setecentos anos antes do nascimento de Cristo. 
Ele exerceu seu ministério, por quarenta anos, em Jerusalém.  Seu serviço na obra de Deus deu-se num período agitado com guerras contra outros povos como a Assíria cujo rei era Senaqueribe.
Durante o tempo dessa tribulação, Isaías esteve  repreendendo o povo de Israel, para que confiassem somente em Jeová, o Deus todo poderoso.  E Deus falava com o povo:

“Faço chegar a minha justiça, e não estará ao longe, e a minha salvação não tardará; mas estabelecerei em Sião a salvação, e em Israel a minha glória.” Isaías 46:13

Deus estava dizendo que os salvaria, bastando que soubessem esperar e somente na justiça Dele!

Mas a nação de Israel não ouvia e unia-se a povos idólatras, imorais, cometendo  pecado e afronta a Deus pela desobediência e idolatria, que são intoleráveis para Ele.
Quantas vezes Deus avisou e retardou sua ira!
“Por amor do meu nome retardarei a minha ira, e por amor do meu louvor me refrearei para contigo, para que te não venha a cortar.” Isaías 48:9

Mas o povo não deu ouvidos e fez o que lhe aprouve.  As conseqüências, evidentemente foram as piores.   O povo de Israel foi levado ao cativeiro na Babilônia com exceção de uma pequena parte do povo.

Parece muito com o que vivemos nos dias de hoje!  Povos que idolatram e desobedecem a vontade de Deus, tendo Ele já deixado Sua Palavra com ensinamentos que devem ser observados!  Muitos continuam insistindo em ter suas vidas para si mesmos, achando que são capazes e viver sem Deus.  São verdadeiros prisioneiros de satanás, que os mantém no engano, no erro, cegando-os da verdade. Nós dependemos de Deus até para respirar!  Imagine você se Ele nos tira o ar...
A Palavra de Deus tem sido pregada mundialmente, até em lugares onde cristãos são perseguidos e mortos por causa de Cristo. Muitos ainda estão despreocupados com essa abordagem.
Isaías, como eu disse , setecentos anos antes do nascimento de Jesus, já profetizava para o povo sua vinda. Confira:

“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel”. Isaías 7:14

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. Isaías 9:6

E veja a verdade da Palavra de Deus, quando é descrito por Isaías a morte de Jesus pelos nossos pecados sem mesmo ter visto ele nascer:

“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele(Jesus) foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados(desligados de Deus) como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele(Jesus) a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca”.(Jesus o cordeiro de Deus  que tira o pecado do mundo)
Isaías 53:4-7

A Palavra de Deus é verdade, é perfeita e Ele a deixou para seguirmos como manual de vida!
Com essa pequena explanação das profecias de Isaías, entendemos que a vinda de Jesus, o “Redentor” foi tão anunciada, naquela época e poucos deram crédito.  A volta de Jesus e a salvação da morte eterna, tem sido anunciada e poucos estão dando crédito!
Isaías deixou um conselho profético para os daquela época e para nós da atualidade:

“O Senhor DEUS me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde; não me retraí.”Isaías 50: 5

Que hoje você abra seus ouvidos para ouvir o que Deus tem ensinado através da sua Palavra para nós. Que você saia dessa prisão em que se encontra arrependendo-se do tempo do desconhecimento. Que dê crédito ao nosso Deus que criou o mundo e a nós mesmos e sabe como Pai, o que é melhor.
Com carinho,
Soraya Barros

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

QUE FÉ É ESSA?

Coisa de criança. Quando eu tinha uns sete anos, tive um questionamento que foi marcante em minha vida: sou mesmo filha dos meus pais de verdade ou sou filha adotiva?  Sofri, chorei, pois achava que a falta de semelhança física com eles, era suficiente para não ter nascido “da barriga da mamãe”.
Criança é assim.  Tem questionamentos e às vezes sofre por inocência, medo de magoar, apanhar ou ser censurada e nem sempre expõe o que pensa, o que sente.  Mas eu tinha liberdade dada pelos meus pais, e resolvi acabar com meu sofrimento quando fui interpelada por eles ao me encontrarem chorando escondida debaixo dos lençóis.  Foi então que me enchi de coragem e perguntei-lhes se era filha adotiva.  Eles me abraçaram com carinho e disseram que não, que eu era filha natural deles, que havia saído da “barriga” e que eu não me preocupasse com isso.  Só, que eu sempre fui questionadora, tudo eu queria saber detalhes e perguntei como eu poderia ter certeza disso, já que não havia fotos (na época em que nasci, há 51 anos, não tínhamos acesso a fotos como hoje).  Foi quando meu pai me abraçou e disse que eu precisava acreditar neles, pois nem sempre precisamos ver para crer e nesse caso, bastava saber que eles me amavam tanto, que jamais teriam mentido para mim.  E eu cri.  Eu cri sem ter visto, e fé segundo a Palavra de Deus é:

“Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Hebreus 11:1

Pessoas mesmo com suas diversas tentativas de religar-se a Deus, acreditam e tem fé Nele.  Existe até uma fala muito comum entre elas que diz:”Toda religião nos leva a Deus”.  Eu discordo e já coloquei esse assunto em outros textos.  Não é uma opinião ou entendimento  pessoal, mas a Palavra desse mesmo Deus que as pessoas afirmam crer. Não tem como refutar ou dizer que as diferenças de entendimento são as  interpretações.  É uma frase afirmativa:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6

Jesus é o caminho; não há outro paralelo, bifurcação, nada. Ele é a verdade e a vida, ou seja, só há salvação através Dele.  E continua o versículo dizendo, que ninguém vem ao Pai se não for através Dele mesmo! Gente, foi Jesus quem declarou isso!
O apóstolo Paulo disse:

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” I Timóteo 2:5

Nós precisamos desenvolver a nossa fé nesse Deus que todos os cristãos de todas as religiões dizem crer!  Afinal, todos nós recorremos a Ele para pedir soluções para nossos problemas: que Ele nos guarde, nos dê saúde, muita paz e prosperidade.  Não é assim que todos recorrem a Deus?  E se você crê que Ele é capaz de te guardar, proteger seus filhos e sua vida, dar-lhe saúde e tudo mais, é sinal que você confia, acredita, tem fé Nele.
E Jesus ainda nos diz mais, noutro texto no livro de Lucas. Veja

“E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” Lucas 6:46

Também uma situação que não gera dúvidas de interpretação.  Você pode ler todo o capítulo, que o que Jesus está nos dizendo é muito claro, muito simples.  Nós chamamos por Deus, por Jesus nas horas difíceis, nos momentos de angústia, e até em momentos de comemorações, mas não fazemos o que Ele nos ensina. A maioria de nós, cristãos de todas as religiões, não lê a Bíblia, não conhece os ensinamentos diretamente de Deus e muitos se deixam enganar por falácias humanas que pretensiosamente acham que podem criar doutrinas, costumes que Deus não ensinou e pior que isso, muitos distorcem a Palavra de Deus, culminando em verdadeiras heresias. Mas se tão somente obedecermos aquele que declaramos crer, aí sim seremos acolhidos Por Ele.

Precisamos Exercitar a nossa Fé

Mesmo crendo em Deus, e tendo reconhecido a necessidade sincera de seguir a Cristo, precisamos exercitar a nossa fé.
A Bíblia nos ensina que:

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir a palavra de Deus.” Romanos 10:17

Precisamos ouvir a Palavra de Deus, ler a Palavra de Deus, pois assim vamos conhecê-Lo, seus milagres, seu amor, provisão e bondade. Também sentiremos seus braços sobre nós, nos guardando, pois Ele é refúgio e fortaleza para os que o tem como Senhor. Sentiremos sua preocupação e cuidados conosco, o sacrifício de Jesus por nós e a revelação de Deus para nossas vidas.
Conforme ouvimos sua Palavra, nos tornamos próximos, íntimos Dele e aí sim, quando clamarmos por Ele, saberemos que está presente verdadeiramente.  Nossa fé será real.
A fé verdadeira, nos dá segurança, tranqüilidade e paz de Deus.  Isso independente das circunstâncias.  Caso tudo vá bem, temos Jesus conosco e quando as tribulações acontecem,  sabemos que Ele está nos coloca nos braços e no final dessa luta, você estará firme sobre a rocha.
Caso você perceba que sua fé é pequena, superficial ou você nem creia que Deus pode fazer milagres em sua vida, reflita sobre isso e se quiser, ore comigo:

Senhor Deus,
Quero agradecer pela oportunidade,
Que me concedes hoje,
de conhecer-te um pouco mais.
Sei do sacrifício de Jesus na cruz,
Para salvar minha vida e declaro,
Que Ele é meu único Senhor e Salvador.
Que Jesus é o único mediador entre nós e o Pai.
Recebe minha vida integralmente,pois quero viver 
para ti.                                                  
Quero conhecê-Lo cada dia mais,
Lendo e ouvindo Sua Palavra,
Louvando Seu nome santo e o adorando, por toda eternidade.
Guarda minha vida e da minha família Senhor.
Cria em mim um coração puro e renova em mim
Uma fé verdadeira, viva!
Quero sentir Sua presença em mim,
Quero ser um(a) filho(a) obediente.
Desde já agradeço pelo Seu amor
Em nome do Teu Filho amado
Jesus.

Com carinho,
Soraya Barros

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

VOCÊ É “ IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS “?


Sempre ouvimos pessoas dizendo que fomos criados a imagem e semelhança de Deus.  Essa afirmativa tem deixado muitas pessoas curiosas e confusas.  Deus disse mesmo isso?  Somos parecidos com Ele? Hoje vamos refletir um pouco sobre esse assunto e desvendar algumas questões.
A primeira afirmativa que preciso fazer é que Deus disse sim em sua Palavra que fomos feitos à sua imagem e semelhança e a segunda, é que Deus é Espírito ou seja, Ele é imaterial.
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” João 4:24
Imagem segundo dicionário, pode ser uma representação, uma impressão, e quando Deus diz “façamos o homem à nossa imagem” foi uma  forma especial de criar um ser superior ao restante da Sua criação.  As criar, os seres viventes sendo aves, gado, peixes, répteis, não houve essa afirmativa.  Deus queria que houvesse alguém com raciocínio e inteligência, para dominar, administrar todo o restante da criação. Deus criou o homem e imprimiu nele a Sua semelhança não física, mas espiritual.
A verdade e que lá no Jardim do Éden, Deus criou o homem e este, sem o conhecimento dom bem e do mal,  era justo e vivia em santidade. Ele não tinha traços físicos de Deus pois como já disse Deus é imaterial; mas era semelhante no caráter de Deus e imortal.  Quando o homem pecou e foi expulso e condenado à morte eterna, ele maculou sua pureza no que diz respeito a semelhança com Deus pois é óbvio, Deus não é comparado a um pecador.
Quero lembrar no entanto, que houve uma redenção para esse homem que foi expulso, pecador, que se desligou de Deus: através de Cristo Jesus e seu sacrifício na cruz.  E essa nova criatura renascida através de Cristo, precisa buscar enquanto aqui na terra, ser um filho de Deus melhor como pessoa, buscando ter o “caráter de Cristo”. 
A Palavra nos diz  que o homem só pode entender as coisas do homem e que as coisas de Deus só quem pode entender é o Espírito de Deus.  Quando abrimos nosso coração para Jesus, o Espírito Santo de Deus habita em nós e nos revela as coisas de Deus, que para o homem natural, parece loucura.
“Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.” I Coríntios 2:12
“E vos revestistes do novo homem, que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.” Cl 3:10
É preciso revevestir-se do novo homem, e procurar aprimorar-se no que diz respeito a sua nova condição de filho de Deus.   
“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.” Colossenses 3:1
Quando você se decide por uma vida com Cristo, confessa seus pecados, pede perdão por eles a Deus e confirma publicamente sua nova condição com o  batismo nas águas, você é uma “nova criatura”!
Vou explicar melhor, com o próprio texto da Palavra de Deus. Leia com atenção:

Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.  E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.  E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.  A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais,cantando ao SENHOR com graça em vosso coração. Colossenses 3:5-16 
Eu amo essa Palavra pois ela é clara, verdadeira e é dita por Deus.  Não há como ficar em dúvida nem refutar o que está escrito nas Escrituras Sagradas.  A nós cabe entender que precisamos aprender o que Deus tem ensinado para nós e apenas obedecer
Com todo carinho,
Soraya Barros

barrossory@

domingo, 7 de agosto de 2011

IRMÃOS MORREM CRUELMENTE!

Que maravilha! Daqui a pouco irei à igreja!  Eu amo ir à igreja e poucas coisas me dão tanta alegria como estar na casa do nosso Pai. 
Sempre preparo a roupa que vou usar na noite anterior, pois não gosto de me atrasar. Nos tempos antigos da igreja de Cristo, eles andavam de cidade em cidade a pé muitas vezes para pregar o evangelho e hoje, temos a facilidade de condução na porta ou de locomoção própria por esse motivo, primo pelo horário.  Não havia microfones e Jesus pregava para multidões.  Não havia loja de instrumentos musicais e  precisava-se fazer o instrumento artesanalmente. Hoje em dia, com todas as facilidades que temos, muitos de nós fazem escolhas entre o culto da manhã ou da noite, no domingo.  É o dia que separamos para o Senhor!  Estar em Sua casa, em comunhão com os irmãos, adorando, louvando, e ouvindo sua Palavra, não tem barganha. Qual a Palavra será para minha vida? A da manhã ou a do culto da noite? AS DUAS É CLARO!
Muitos trocam estar na casa do nosso Amado, para dormir, ir à praia, ver futebol ou ir ao shopping!
É verdade!  Deus nos dá a semana toda para fazermos tudo que precisamos e no domingo muitos fazem outra escolha.  E Deus deve ficar esperando e dizendo o quanto queria falar com você, mas você preferiu estar noutro lugar.

Na verdade a maioria de nós não tem noção de como muitos cristãos gostariam de estar no nosso lugar e poder “ir” à igreja, louvar a Deus com todo seu coração, com todo fôlego.  Muitos gostariam de levantar suas mãos num templo, junto com outros irmãos e glorificar o nome do Senhor e expressar glórias e aleluia ao nosso Deus em voz alta.  Muitos gostariam de poder andar com uma Bíblia dentro da bolsa ou debaixo do braço, o que temos toda liberdade para fazer; mas nem todos tem essa oportunidade.  Nem de ter uma Bíblia.  Isso tem acontecido com maior intensidade na Coréia do norte, que persegue e mata com crueldade um cristão.
Os nossos irmãos em Cristo que são presos vão para um local onde há um campo de trabalho muito afastado na província do sul de Hamkyung, e a fuga de lá é quase impossível pois é cercado  com cercas muito altas de arame farpado. Ali naquele campo  eles vivem e morrem.

Cerca de 400.000 cristãos na Coréia do Norte, são perseguidos, pelo regime norte-coreano. A posse de uma bíblia é suficiente para ser morto ou ter presa toda família em prisão perpétua.  São feitas visitas sem aviso nas residências dos coreanos para saber o que as pessoas tem em casa, se as fotos dos líderes a quem devem endeusar estão limpas, se o que estão ouvindo as rádio permitidas, se há algum livro não recomendado etc,
Nesse país não há liberdade como no Brasil.  O Estado decide onde as pessoas moram, o que e quanto você come, que profissão vai ter.
 Na Coréia do norte, o Líder do Estado Kim Il-sung, já morto é oficialmente o Presidente Eterno da Coréia do Norte e as pessoas devem adorá-lo como deus. O líder atual é Kim Jong-il, filho do “presidente eterno”.
Imaginem o quanto nossos  amados irmãos em Cristo sofrem, o quanto são maltratados, perseguidos e mortos por amor a Jesus, por reconhecerem que Jesus é o único caminho para chegar a Deus.  Imaginem o quanto eles gostariam de ter a liberdade que temos de ler a Palavra, contar histórias bíblicas aos seus filhos  e alunos, ouvir um louvor em casa, e cantar junto...Imagine o sofrimento que eles passam...
Temos acompanhado a “Igreja  Perseguida”através do site   http://www.portasabertas.org.br/ visite-o e saiba mais.  Não é só na Coréia do norte que nossos irmãos estão sendo perseguidos. clique no mapa e veja:




 

ENQUANTO AQUI NO BRASIL TEMOS TODA LIBERDADE DE SERVIR A DEUS TANTAS PESSOAS ESTÃO SOFRENDO PERSEGUIÇÕES E MORRENDO POR SUA FÉ. VAMOS NOS SANTIFICAR MAIS, ORAR MAIS, SERVIR MAIS AO SENHOR DE TODO O NOSSO CORAÇÃO. E LEMBREMOS SEMPRE DE ORAR PELOS SANTOS DA IGREJA PERSEGUIDA.

Com súplica de orações pelos irmãos,
Soraya Barros



quinta-feira, 4 de agosto de 2011

UM NOVO DESAFIO



Quero falar com você hoje que tem se sentido desanimado, perdeu a vontade de lutar e não encontra sentido em sua vida.  Quero falar com você, que não consegue sair da sua cama pela manhã, tamanha é a depressão que o assola.  Quero falar com você, que se sente só, que faz da sua vida, o seu trabalho e acha que não existe mais nada além disso; e se encontra numa tristeza, num vazio que não consegue preencher.  Nem as melhores festas nem as noitadas  com supostos amigos ou a bebida que te faz sentir importante e divertido por algumas horas, resolvem esse incômodo. Isso porque quando passa o efeito do álcool, a depressão o  corroi e você volta a realidade do que é.
Nada nem ninguém vai conseguir arrancar de você toda a opressão que te faz sentir triste, mal, deprimido, só ou desorientado.  O ser humano não é capaz disso.  Os médicos lhe dão medicamentos, que são paliativos, para controlar sua ansiedade, para controlar sua depressão, para que você durma melhor, mas ao ficar sem eles, você volta a sentir o vazio de sua alma.
Sim! Sua essência está vazia!  Ela tem sede do Criador.  Nada poderá substituir o alimento que Deus tem para nosso espírito, que é Ele mesmo habitando em nós através do Espírito Santo.
Mas de que forma isso é possível?
Todos já ouvimos falar que Deus criou o homem e a mulher, e que estes pecaram desobedecendo a Deus e comendo o fruto proibido.  Isso custou-lhes a  expulsão do Jardim do Éden que fora preparado para eles e onde tinham comunhão com Deus.
Ao saírem do Paraíso, houve a separação do homem e Deus e como eles não teriam mais acesso a comer do fruto da árvore da vida, foram condenados a morte eterna. 
Os fatos contados na Bíblia são fascinantes. Tem muitas aventuras, momentos emocionantes, romance, poesia.  Eles são maravilhosos e precisamos conhecê-los para também conhecer o nosso Deus e Sua vontade para nossas vidas.  Mas não vamos poder falar de toda ela é óbvio, mas eu quero ir direto ao ponto que nos faz entender o que finalmente pode nos religar a Deus.
Lembrando: Expulsos do paraíso, separados de Deus.  Sem comer o fruto da árvore da vida, fadados a morte eterna.   Então Deus para permitir o acesso do homem e perdoar-lhe os pecados, mandou que construíssem um local chamado Tabernáculo.  Somente ali, homens escolhidos por Deus, os sacerdotes, tinham contato com Ele. Não vamos fazer um estudo aprofundado do Tabernáculo e seus significados pois a minha intenção não é essa. Caso alguém se interesse pode deixar nos comentários, com seu e-mail que envio um estudo mais aprofundado. Mas para entendimento do  meu objetivo, vou descrever o Tabernáculo em poucas palavras:
Havia a área externa, o pátio, onde se encontravam a Porta de entrada, o Altar de sacrifícios e a Pia. Já dentro da tenda (área interna) encontramos o Lugar Santo, composto pela Mesa de Pães, o Altar de Incenso e a Menorá.  Ainda dentro da tenda, separado pelo Véu (cortina), o Santo dos Santos que contém em seu interior  a Arca da Alinça.  Era sobre a Arca, que vinha a presença de Deus. A Arca continha em seu interior as Tábuas da Torah o Maná e a Vara de Arão. Vejam a ilustrações para entender melhor.
Percebam que a parte do interior do Tabernáculo, é separada pelo Véu. Atrás do Véu, sobre a Arca, Deus se manifestava e somente o Sumo-Sacerdote poderia estar ali, para interceder pelo povo. 
Os pecados que o povo cometia,  eram perdoados por Deus, num ritual que começava no pátio, onde o sacerdote recebia de cada pecador, um animal segundo o pecado cometido e no altar o oferecia a Deus.  O homem não tinha contato direto com Deus.  Não podia falar com Ele, pois o pecado de Adão e Eva nos desligou Dele.  Mas Deus tinha um “Plano de Salvação” para sua criatura. Ainda no Velho testamento lemos a profecia sobre a vinda do Salvador, a mais de setecentos anos antes do seu nascimento.

 “O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.” Isaías 9:2

“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.” Isaías 7:14

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Isaías 9:6       (como a Palavra de Deus é linda!)

E foi assim, que como lemos no livro de João...
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:14 
Plano de salvação
Deus veio a nós , Espírito que se fez carne, nascido de Maria, como qualquer bebê habitando ente nós.   Viveu entre nós, fez milagres, reuniu seus discípulos a fim de dar continuidade a pregação da Palavra de Salvação. (lembre-se que estávamos perdidos, desligados, separados de Deus por causa do pecado).  Mas o Plano de Salvação era o sacrifício do único Filho de Deus, o Unigênito do Pai, que derramaria seu sangue como cordeiro imolado pelos nossos pecados.  “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, tende piedade de nós!”
A partir desse único sacrifício, quando seu sangue foi derramado por nossos pecados, não foi mais necessário sacrificar animais pelos pecados de cada pessoa.  Jesus se fez sacrifício por todos nós, para sempre. A expressão “o véu foi rasgado” quer dizer  que aquele véu do Tabernáculo que separava Deus das pessoas, foi rasgado!  Passamos a ter acesso a Deus novamente, em nome de Jesus.
Depois do Sangue do Cordeiro, Deus tem compromisso com todos os que receberem Jesus como único Senhor e Salvador.  Não precisamos colocar animais como sacrifício nos rituais pelas nossas causas, nem precisamos morrer e nascer outra vez para pagar nossos pecados pois
CRISTO JÁ PAGOU POR TODOS OS NOSSOS PECADOS COM SEU SANGUE!  Ele foi imolado como sacrifício vivo por nós.  O que precisamos fazer é reconhecer que somos pecadores e queremos ser religados a Deus através de Jesus sendo nosso único Senhor e Salvador e prosseguir numa vida renovada, vivendo e obedecendo aos preceitos de Deus.
Eo Espírito santo?
Mas retomando lá o início da nossa conversa, eu disse que nossa essência está vazia sem o Espírito Santo de Deus.  Que o nosso espírito precisa do ESPÍRITO DE DEUS.
Quando Jesus  morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia, esteve mais um pouco conosco e foi assunto ao céus, para sentar-se a direita do Deus Pai. (aliás a Bíblia só testifica que Jesus foi assunto aos céus e mais ninguém)

“...Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” Atos 1:11

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” João 14:16-17

Quem habita em nós, é o Espírito Santo de Deus.  (habita nos que seguem os preceitos de Deus como Ele ensina em Sua Palavra)
Nosso espírito precisa ser cheio do Espírito de Deus!  Caso contrário, somos como recipientes vazios, ou com espaço suficiente para sermos cheios de sentimentos ruins, de sermos sugestionados pelo inimigo de nossas almas à nossa própria destruição, nos sentindo sós, deprimidos, oprimidos, perseguidos, reprimidos...e a auto destruição nos leva aos vícios e a degradação do ser humano.
Aí está um novo desafio, para você que não conhece esse Deus poderoso, para você que já conheceu mas deixou os enganos do mundo te tragar e para você, cristão que ainda não sentiu a plenitude do Espírito Santo transbordando em sua vida!
Como eu disse no texto anterior, estamos falando de amor; o amor de Jesus que veio a esse mundo para morrer por nós!
Permita que o Espírito Santo de Deus  transborde em sua vida!
Carinhosamente,
Soraya Barros.