Há momentos em que todos nós vivenciamos momentos difíceis de suportar. São difíceis até de contar para uma pessoa amiga, tamanha sensação de desconforto, a voz que embarga quando somente pensamos na situação.
Às noites se torna pior.
É preciso voltar para casa e enfrentar a família, às vezes os filhos; que na sua inocência desconhecem nossas dores e tentamos poupá-los. Muitas vezes as coisas chegam a tal ponto, que o controle da situação é perdido, e as discussões familiares causam dores e marcas profundas em todos. E quando colocamos a cabeça no travesseiro, o sono não chega, a mente não para, a paz não vem e as lágrimas encharcam a fronha, em meio a soluços reprimidos e comprimidos para ninguém ouvir.
Sei que as reações são diferentes em cada pessoa, variando também no gênero, pois as mulheres são mais emotivas e os homens guardam mais a explosão de sentimentos; mas no geral há dor e perdemos as forças até para orar. O máximo que conseguimos são gemidos de súplica e lágrimas pedindo misericórdia.
Existem muitos motivos que nos levam ao sofrimento. Muitas vezes criamos nós mesmos situações, das quais sofremos conseqüências e queremos lamentar com Deus, como se Ele tivesse parte nisso.
Deus tem nos ensinado diversas maneiras na Sua Palavra, de vivermos bem em paz, e quando tivermos alguma situação inesperada, sabermos que Ele está conosco, Ele nos sustenta e que o Espírito Santo que habita em nós nos consola e fortalece, para passarmos pela situação. Precisamos entender que existe uma necessidade vital de nos achegarmos a Jesus, e Ele mesmo com Suas palavras nos ensina:
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.” Jo 15:1 e 2
Jesus se compara a uma videira e a Deus como o lavrador. A vara, o galho da videira que não dá fruto, é retirada. Mas aquela que dá fruto é limpa para que produza mais frutos.
Observe que a que não produz fruto é tirada, mas em relação a que produz, existe a preocupação de limpá-la para que dê mais frutos.
E continua Jesus:
“Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” Jo 15:4 e 5
Quando mudamos a direção de nossas vidas ou convertemos nossos caminhos ao chamado de Jesus, fazemos parte da “videira” com a qual Jesus se com para e dessa videira somos os galhos.
Nos versículos acima, compreendemos que precisamos estar ligados à videira (a Jesus) pois a vara fora da videira seca e morre! (a vara somos nós)
Nos versículos 1 e 2, lemos que Deus é o lavrador e é Ele que tira do pé o galho, a vara que não dá fruto.
Veja só:
“Se alguém não estiver em mim,(em Jesus) será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.”
Jo 15:6
Jo 15:6
É forte ler estas palavras, mas elas são reais! Porém, observem o que acontece com os que fazem a vontade de Deus:
“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.”Jo 15:7 à 10
E agora finalmente, vamos entender que esse processo muitas vezes causa dor e sofrimento. As varas que dão frutos, são as que permanecem ligadas à videira que é Jesus. As que não dão frutos, só lembrando, são retiradas e lançadas no fogo.
As que permanecem ligadas à videira, passam pela poda, estão sempre sendo arrancadas suas folhas amareladas para dar lugar a outras novas, no período da colheita, seus frutos são arrancados; mas tudo isso é necessário para que esse galho, ou vara, continue dando mais frutos. Esse é o desejo do Lavrador (que na comparação é o nosso Deus).
A poda é um tratamento de Deus! Quando passamos por situações que Deus permite em nossas vidas,(no caso dos que estão ligados na videira que é Jesus) Ele quer que sejamos melhores como seus filhos, quer que busquemos mais a Sua face, que tenhamos uma vida digna de testemunho, de entrega à Sua obra, que sejamos verdadeiros adoradores e que busquemos o caráter de Cristo para nossas vidas.
É preciso que haja mudança em nossas vidas! Não podemos ser crentes mentirosos, adúlteros, idólatras, promíscuos, maledicentes, corruptos... isso é a característica do ímpio que não conhece nem respeita a Deus. Precisamos mudar nossa postura começando dentro de nossas casas, filhos honrando e respeitando pais e os casados se respeitando e se amando “até que a morte os separe”; como afirmaram diante do reverendo na hora do casamento.
E para finalizar, eu queria dizer que nós precisamos saber o quanto é sério assumir um compromisso com Deus. É preciso observar o que Ele ensina e obedecer as suas Palavras.
Deus quer o melhor para nós. Precisamos ser aperfeiçoados pois aqui é o tempo de preparação para quando formos para glória. Lembremo-nos: O Reino de Deus começa aqui!
“Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.”
Jo 15:10
Nossa! Lindo demais. Foi escrito pensando em mim? rs
ResponderExcluir