quinta-feira, 4 de agosto de 2011

UM NOVO DESAFIO



Quero falar com você hoje que tem se sentido desanimado, perdeu a vontade de lutar e não encontra sentido em sua vida.  Quero falar com você, que não consegue sair da sua cama pela manhã, tamanha é a depressão que o assola.  Quero falar com você, que se sente só, que faz da sua vida, o seu trabalho e acha que não existe mais nada além disso; e se encontra numa tristeza, num vazio que não consegue preencher.  Nem as melhores festas nem as noitadas  com supostos amigos ou a bebida que te faz sentir importante e divertido por algumas horas, resolvem esse incômodo. Isso porque quando passa o efeito do álcool, a depressão o  corroi e você volta a realidade do que é.
Nada nem ninguém vai conseguir arrancar de você toda a opressão que te faz sentir triste, mal, deprimido, só ou desorientado.  O ser humano não é capaz disso.  Os médicos lhe dão medicamentos, que são paliativos, para controlar sua ansiedade, para controlar sua depressão, para que você durma melhor, mas ao ficar sem eles, você volta a sentir o vazio de sua alma.
Sim! Sua essência está vazia!  Ela tem sede do Criador.  Nada poderá substituir o alimento que Deus tem para nosso espírito, que é Ele mesmo habitando em nós através do Espírito Santo.
Mas de que forma isso é possível?
Todos já ouvimos falar que Deus criou o homem e a mulher, e que estes pecaram desobedecendo a Deus e comendo o fruto proibido.  Isso custou-lhes a  expulsão do Jardim do Éden que fora preparado para eles e onde tinham comunhão com Deus.
Ao saírem do Paraíso, houve a separação do homem e Deus e como eles não teriam mais acesso a comer do fruto da árvore da vida, foram condenados a morte eterna. 
Os fatos contados na Bíblia são fascinantes. Tem muitas aventuras, momentos emocionantes, romance, poesia.  Eles são maravilhosos e precisamos conhecê-los para também conhecer o nosso Deus e Sua vontade para nossas vidas.  Mas não vamos poder falar de toda ela é óbvio, mas eu quero ir direto ao ponto que nos faz entender o que finalmente pode nos religar a Deus.
Lembrando: Expulsos do paraíso, separados de Deus.  Sem comer o fruto da árvore da vida, fadados a morte eterna.   Então Deus para permitir o acesso do homem e perdoar-lhe os pecados, mandou que construíssem um local chamado Tabernáculo.  Somente ali, homens escolhidos por Deus, os sacerdotes, tinham contato com Ele. Não vamos fazer um estudo aprofundado do Tabernáculo e seus significados pois a minha intenção não é essa. Caso alguém se interesse pode deixar nos comentários, com seu e-mail que envio um estudo mais aprofundado. Mas para entendimento do  meu objetivo, vou descrever o Tabernáculo em poucas palavras:
Havia a área externa, o pátio, onde se encontravam a Porta de entrada, o Altar de sacrifícios e a Pia. Já dentro da tenda (área interna) encontramos o Lugar Santo, composto pela Mesa de Pães, o Altar de Incenso e a Menorá.  Ainda dentro da tenda, separado pelo Véu (cortina), o Santo dos Santos que contém em seu interior  a Arca da Alinça.  Era sobre a Arca, que vinha a presença de Deus. A Arca continha em seu interior as Tábuas da Torah o Maná e a Vara de Arão. Vejam a ilustrações para entender melhor.
Percebam que a parte do interior do Tabernáculo, é separada pelo Véu. Atrás do Véu, sobre a Arca, Deus se manifestava e somente o Sumo-Sacerdote poderia estar ali, para interceder pelo povo. 
Os pecados que o povo cometia,  eram perdoados por Deus, num ritual que começava no pátio, onde o sacerdote recebia de cada pecador, um animal segundo o pecado cometido e no altar o oferecia a Deus.  O homem não tinha contato direto com Deus.  Não podia falar com Ele, pois o pecado de Adão e Eva nos desligou Dele.  Mas Deus tinha um “Plano de Salvação” para sua criatura. Ainda no Velho testamento lemos a profecia sobre a vinda do Salvador, a mais de setecentos anos antes do seu nascimento.

 “O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.” Isaías 9:2

“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.” Isaías 7:14

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Isaías 9:6       (como a Palavra de Deus é linda!)

E foi assim, que como lemos no livro de João...
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:14 
Plano de salvação
Deus veio a nós , Espírito que se fez carne, nascido de Maria, como qualquer bebê habitando ente nós.   Viveu entre nós, fez milagres, reuniu seus discípulos a fim de dar continuidade a pregação da Palavra de Salvação. (lembre-se que estávamos perdidos, desligados, separados de Deus por causa do pecado).  Mas o Plano de Salvação era o sacrifício do único Filho de Deus, o Unigênito do Pai, que derramaria seu sangue como cordeiro imolado pelos nossos pecados.  “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, tende piedade de nós!”
A partir desse único sacrifício, quando seu sangue foi derramado por nossos pecados, não foi mais necessário sacrificar animais pelos pecados de cada pessoa.  Jesus se fez sacrifício por todos nós, para sempre. A expressão “o véu foi rasgado” quer dizer  que aquele véu do Tabernáculo que separava Deus das pessoas, foi rasgado!  Passamos a ter acesso a Deus novamente, em nome de Jesus.
Depois do Sangue do Cordeiro, Deus tem compromisso com todos os que receberem Jesus como único Senhor e Salvador.  Não precisamos colocar animais como sacrifício nos rituais pelas nossas causas, nem precisamos morrer e nascer outra vez para pagar nossos pecados pois
CRISTO JÁ PAGOU POR TODOS OS NOSSOS PECADOS COM SEU SANGUE!  Ele foi imolado como sacrifício vivo por nós.  O que precisamos fazer é reconhecer que somos pecadores e queremos ser religados a Deus através de Jesus sendo nosso único Senhor e Salvador e prosseguir numa vida renovada, vivendo e obedecendo aos preceitos de Deus.
Eo Espírito santo?
Mas retomando lá o início da nossa conversa, eu disse que nossa essência está vazia sem o Espírito Santo de Deus.  Que o nosso espírito precisa do ESPÍRITO DE DEUS.
Quando Jesus  morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia, esteve mais um pouco conosco e foi assunto ao céus, para sentar-se a direita do Deus Pai. (aliás a Bíblia só testifica que Jesus foi assunto aos céus e mais ninguém)

“...Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” Atos 1:11

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” João 14:16-17

Quem habita em nós, é o Espírito Santo de Deus.  (habita nos que seguem os preceitos de Deus como Ele ensina em Sua Palavra)
Nosso espírito precisa ser cheio do Espírito de Deus!  Caso contrário, somos como recipientes vazios, ou com espaço suficiente para sermos cheios de sentimentos ruins, de sermos sugestionados pelo inimigo de nossas almas à nossa própria destruição, nos sentindo sós, deprimidos, oprimidos, perseguidos, reprimidos...e a auto destruição nos leva aos vícios e a degradação do ser humano.
Aí está um novo desafio, para você que não conhece esse Deus poderoso, para você que já conheceu mas deixou os enganos do mundo te tragar e para você, cristão que ainda não sentiu a plenitude do Espírito Santo transbordando em sua vida!
Como eu disse no texto anterior, estamos falando de amor; o amor de Jesus que veio a esse mundo para morrer por nós!
Permita que o Espírito Santo de Deus  transborde em sua vida!
Carinhosamente,
Soraya Barros.

Um comentário:

  1. ALGUMAS SOMBRAS DO ANTIGO TESTAMENTO QUE SE CUMPRIRAM EM CRISTO.

    Porta do tabernáculo = Cristo (a única porta).

    Altar do sacrifício = Entregar a vida a Cristo, sacrificar os desejos egoístas, arrependimento.

    Lavabo = Lavar os pecados, santificação – Batismo - Novidade de vida .

    Pão sacerdotal = Evangelho de Cristo – o Pão que desceu do Céu - Mantenedor da vida espiritual.

    Candelabro = Revelação de Cristo, entendimento, esclarecimento espiritual no evangelho.

    Azeite = Espírito Santo, Espírito da Verdade, evangelho puro.

    Incenso = Oração dos santos (cristãos)

    Véu = Não há mais, o sacrifício de Cristo o rasgou - mérito da salvação é de Cristo.

    Santo dos Santos = Salvação, morada do Altíssimo.

    Dízimos e ofertas = Alimento espiritual, evangelho de Cristo, manter-se rico em mantimentos (Palavra) o templo do Espírito Santo que somos nós.

    Circuncisão = Hoje no coração (Ef 2:11-15)

    Sacrifício de animais = Apontava para Cristo como sacrifício perfeito e único para todo sempre (Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo)

    Arca de Noé = Os obedientes que se refugiam em Cristo e se livram da destruição eterna (muitos são chamados, mas poucos aprovados)

    Peregrinação no deserto = Vida do cristão apos o batismo em rumo a Jerusalém celestial (terra prometida)

    Batismo de João = Apontava para o batismo de Jesus para remissão dos pecados e recebendo o dom do Espirito Santo

    Lei de Moises = Evangelho de Cristo (aliança superior) Hebreus 7

    Sacerdotes da tribo de Levi = Sumo Sacerdote Jesus Cristo (não morre), e os cristãos feitos como pedras vivas, reis e sacerdotes que viverão para sempre com Cristo na eternidade.

    Musica instrumental no Templo = Sacrifício de louvor através dos cânticos vindos do coração na adoração da congregação dos santos.

    Etc…

    ResponderExcluir