segunda-feira, 28 de maio de 2012

RESTA PEDIR PERDÃO


“Eu não consegui parar!  Foi como um acidente de trânsito, um grande engavetamento. Um atrás do outro. A voz foi aumentando o sangue fervendo e cheguei a sentir meu rosto quente.  Quando dei por mim, num acesso de fúria, por motivo irrelevante, meu marido voltou as costas para mim e saiu batendo a porta.  Mas ele estava com razão por sair assim.  As palavras que eu disse para ele, foram piores que uma agressão física.  Acho que...destruí meu casamento”.
Essas foram as palavras que ouvi de uma jovem Senhora, que pedindo oração veio até mim.  Seu pranto convulsivo não poderia apagar as palavras que já tinham sido ditas; são como a marca do prego que fica na parede, mesmo que você o remova, são como folha de papel embolada, mesmo que você a desamasse.  Elas ficam e sua marca é gravada para sempre. 

. 
A nossa expressão oral é tão poderosa, que Deus usa as Escrituras Sagradas para nos alertar quanto a ela



 “Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.”Tiago 3:9

A nossa língua é comparada a um navio, pasmem!

4“Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto. 5Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas... Tg 3:4 e 5a

Sua ação maligna é comparada com uma fagulha capaz de incendiar um grande bosque:
5...”Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. 6Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.” ... Tg 3:5a, 6

Realmente nós precisamos refletir um pouco mais sobre como nos comunicamos com as outras pessoas, não só em momentos tensos ou de desacordo, mas no nosso convívio diário.  Será que somos ásperos no falar?  Será que usamos palavras duras sem perceber, com outras pessoas?  Será que certas “brincadeiras” ou gracejos devem ser feitos para todos?
Cada ser humano  é único!  A recepção da mensagem por cada pessoa pode soar de forma diferente!  Muitas vezes quando falamos, não sabemos como a outra pessoa vai entender ou interpretar.  Vou contar a experiência de uma professora minha conhecida:  Ela subia a rua em direção à casa, quando ouviu um grupo de homens que estavam na porta de um bar  dizer: “Lá vem o avião”.  Sendo uma senhora com certa idade, pensou imediatamente que o “avião” não seria ela.  Uma vez que não havia nenhuma outra mulher na rua, olhou para o céu e também não viu nenhum avião.  Quando chegou próximo ao seu portão, olhou para o bar e viu um garoto passando droga para um dos homens.
A nossa mente evoca imagens  que nos conduzem a compreensão do que está sendo dito segundo a nossa realidade, ao nosso entendimento, a nossa bagagem intelectual e também ao nosso estado de espírito momentâneo. Mas também há pessoas que tem uma maneira de falar em tom jocoso e outras em tom maldoso.  Isso, é condenado na Palavra de Deus:
“10 Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! 11 Acaso podem sair água doce e água amarga da mesma fonte? 12Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce.” Tg 3:10 a 12

É sabido que nenhum de nós é perfeito, mas os que buscam o caráter de Cristo, precisam  melhorar cada vez mais a forma de interagir com o outro.  Da nossa boca não pode proceder maldição!

E terminando  o capítulo 3 do livro de Tiago, não posso deixar de citar...

13Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. 14 Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. 15Esse tipo de "sabedoria" não vem dos céus, mas é terrena; não é espiritual, mas é demoníaca. 16 Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. 17 Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. 18 O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.

Com certeza Deus sabe o porquê de ter concluído esse texto com essas palavras; e vindo Dele, só devemos refletir e se nos couber melhorar em algum aspecto citado, assim o fazermos.
Você ainda não havia parado para refletir sobre isso?  Pois a hora é essa, para todos nós!
Carinhosamente,
Soraya Barros

4 comentários:

  1. Paz, cara Soraya!
    Na verdade, é isso. Quem não perdoa prejudica-se a si mesmo.
    Quanto à língua, é uma fera a ser domada, como já abordado por você nesse texto bem elaborado.

    Em Cristo,

    M. B. Matos!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada meu amado irmão!
    Peça a Deus que me dê unção
    para estar sempre contribuindo
    no Reino do Pai!
    Abraços
    Suraya Barros

    ResponderExcluir
  3. Deus continue abençoando grandemente a sua vida.

    ResponderExcluir
  4. Olá meu amado irmão!
    Obrigada por estar sempre nos abençoando
    com sua presença!
    Um braço nos queridos!
    Soraya Barros

    ResponderExcluir