sábado, 12 de maio de 2012

REAVIVAMENTO JÁ!



Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.” Hc 3:2

Antecedeu ao reinado de Josias, em Judá, Reis como Manassés e Amon, perversos e que não observavam os preceitos de Deus.
O povo  tinha práticas  da prostituição, eram idólatras, corruptos e violentos.

Com dezoito anos o Rei Josias (que foi levantado rei com oito anos), se dirigiu ao seu escrivão, “Safã” e disse:
“Sobe a Hilquías, o sumo sacerdote, para que tome o dinheiro que se trouxe à casa do Senhor, o qual os guardas do umbral da porta ajuntaram do povo,”
II Reis 22:4

O rei Josias mandou dar o dinheiro aos trabalhadores: “dêem àqueles que fazem a obra que há na casa do Senhor, para repararem as fendas da casa; aos carpinteiros, aos edificadores e aos pedreiros; e para comprar madeira e pedras lavradas, para repararem a casa. II Reis 22:5 e6

Quando Safã chegou à casa do Senhor, o Sacerdote Hilquías disse a ele que encontrara o “Livro da Lei”.  Safã então, levou-o para o Rei Josias. Após tomar conhecimento que Deus “seria firme” com aquele povo idólatra, ele renova aliança com Deus.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               
“O rei subiu à casa do Senhor, e com ele todos os homens de Judá, e todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro da aliança, que se achou na casa do Senhor.
E o rei se pôs em pé junto à coluna, e fez a aliança perante o Senhor, para seguirem o Senhor, e guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo apoiou esta aliança.” II Reis 23:2-3

Ao renovar  aliança com Deus, o rei Josias derruba os ídolos que havia nos templos e destrói os sacerdotes corruptos que profanavam o templo do Senhor.  Também acaba com a prostituição que havia dentro dos templos.  Os médiuns e  feiticeiros foram abolidos por ordem de Deus.
Além disso, Josias eliminou os médiuns, os que consultavam espíritos, os ídolos da família, os outros ídolos e todas as outras coisas repugnantes que havia em Judá e em Jerusalém. Ele fez isto para cumprir as exigências da Lei escritas no livro que o sacerdote Hilquías havia descoberto no templo do Senhor.”2Rs23:24

O rei Josias retomou a tradição da comemoração da páscoa, pois desde os dias dos Juízes não era repetido esse ato.   Ele honrou a aliança com Deus, fazendo o que era correto, porém foi morto  pelos flecheiros de  Neco, rei do Egito.(2 Crônicas 35). 
Bastou a morte do rei Josias, para o povo voltar a transgredir.  Habacuque fica indignado com a iniquidade do povo de Judá e diz:
“Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: "Violência!" sem que tragas salvação?”Habacuque 1:2  E Deus responde:
 "Escreva claramente a visão em tábuas, para que se leia facilmente” HC 2:2
"Escreva: O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade”Hc 2:4

Após a resposta de Deus, Habacuque faz uma oração:
“Tendo ouvido Senhor as tuas declarações me sinto alarmado. Aviva a tua obra Senhor no decorrer dos anos e no decurso dos anos, faze-a conhecida; e na tua ira, lembra-te da misericórdia” Habacuque 3:2
Habacuque teve uma visão dos povos idólatras sendo destruídos. (mas o justo viverá pela fé)
 Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor, o Soberano, é a minha força; ele faz os meus pés como os da corça; faz-me andar em lugares altos. Habacuque 3:17 a 19

Habacuque mesmo vendo a iniquidade, a promiscuidade, a idolatria do povo que deveria estar cuidando da Casa de Deus, da própria santidade e tendo uma vida reta diante do Criador; estava cometendo toda sorte de impropérios.  Deus manda que Habacuque escreva em tábuas bem visíveis, que de longe se possa enxergar (eis aí a criação do out-door), que o ímpio vive segundo seus desejos e vaidades mas que o justo viverá pela fé.  E ele, sendo justo e reto, vivendo conforme a vontade de Deus, seria poupado pela sua fidelidade.  Habacuque, conhecendo o poder de Deus, pede que Ele avive Sua obra e no momento da ira lembre-se de ter misericórdia dos pecadores.

Então o que é ser reavivado?  Como uma igreja pode se reavivar?

Estar reavivado, é estar vivo na fé.  É perceber a necessidade do que não conhece a Deus verdadeiramente, aquele que não anda segundo seus preceitos e clamar por eles.  Ser reavivado é estar ligado com o Espírito Santo que habita em nós (e às vezes nem lembramos desse fato), intercedendo pela humanidade, preocupando-nos com as almas que vão para o inferno a cada dia e querer fazer alguma coisa para que esse quadro venha mudar.
Ser vivo na fé, ser reavivado, é colocar a Palavra de Deus em prática,na sua vida e desenvolver projetos e ações que possam trazer as almas sedentas e perdidas nesse mundo que jaz no maligno.

Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno1 Jo 5:19

Por isso devemos estar vivos, reavivados a todo instante, para termos discernimento e entender e desempenhar o nosso papel nesse mundo.  Somente  com a compreensão e maturidade espiritual de cada um de nós, como Habacuque, poderemos ver com olhos espirituais o que ocorre ao nosso redor, as coisas que acontecem nesse mundo e tirarando o espaço do maligno, avançar como guerreiros de Cristo, desembainhando nossas espadas e lutando contra as forças do mal.

O reavivamente acontece com você!  É você que deve buscá-lo com oração e vida com Deus.  É ter certeza que estamos nesse mundo mas não somos desse mundo. É ter intimidade com Deus para ouvi-Lo e fazer Sua vontade.  Lembre-se que o espírito Santo JÀ habita em você!!! Reavive-se! Dê espaço ao Espírito Santo para compartilhar sua vida com Ele!  É o Espírito Santo de Deus que quando você permite e busca incansavelmente te enche de modo maravilhoso.
Reavive sua fé, reavive sua vida com Deus, reavive dentro de você o propósito de Deus para nossas vidas.  Não nossa vida secular pois esta flui a cada dia como nasce o sol ou cai a chuva; mas aquilo para que fomos criados por Deus, para andar com Deus, adorá-lo e fazer Sua vontade.  Para sairmos de dentro de nós mesmos, do nosso mundinho particular e pregar o evangelho da Salvação, declarando que só Jesus Cristo Salva, que só Jesus é o Senhor!

Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.” Filipenses 2:9 a11

Alguns cristãos estão sempre buscando uma igreja reavivada, que faça milagres, maravilhas, com muito poder!  Uma igreja onde o Espírito Santo use várias pessoas ao mesmo tempo, com visões, profecias e revelações!  Querem ouvir a voz de Deus numa igreja reavivada.  Meu amado, minha amada, quero dizer para você que não existe no sentido denominação  igreja avivada, igreja avivada somos nós! 

“...como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com ele.”Atos 10:38

Jesus usava o poder do Espírito Santo, indo de uma parte a outra, serenamente, com mansidão.  Embora a multidão muitas vezes o acompanhasse, não havia exaltação nem descontrole.  Jesus não gritava nem esbravejava, não havia filas de pessoas “caindo pelo poder” e o “poder” estava pessoalmente ali!  Não havia danças em rodopios em transe, nem com revelações ou risos, para interromper quando Jesus ensinava.
Jesus como homem, recebeu o Espírito Santo como nós e sem alardes nem sensacionalismos, Ele curava, transformava água em vinho, ressuscitava mortos, acalmava tempestades, andava sobre as águas, multiplicava alimentos e muitos outros milagres.

Habacuque viu o povo idólatra que desagradava a Deus, e  clamou ao Senhor que lhe respondeu: “...O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade”Hc 2:4

Vamos buscar incessantemente essa intimidade, esse reavivamento, para que o Espírito Santo nos encha sobremaneira; e ao sentirmos a plenitude do Espírito Santo, de forma consciente, fiel e verdadeira, faremos a vontade do Pai.
Com carinho, na busca constante,
Soraya Barros    

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns querida irmã por esta postagem tão abençoada!
    Como precisamos de um reavivamento! "Lembrei-me de um texto bíblico, e quero fazer dele a minha oração: Converte-nos a ti, SENHOR, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes". Lamentações 5:21

    ResponderExcluir
  3. Amado irmão, a honra é mesmo do Pai.
    Só me coloco como vaso nas mão do oleiro
    e deixo o barro ficar bem mole para que
    Ele faça o que quiser.
    Obrigada pelo carinho e amizade,
    Em Cristo Jesus
    Soraya Barros

    ResponderExcluir