segunda-feira, 14 de maio de 2012

LEVANTEM E OREM!


A Palavra de Deus é exemplo, é ensinamento para nossos dias.  As situações enfrentadas diariamente por cada ser humano requer um revestimento, uma “superdose” de fé, de coragem, de intrepidez, de ousadia.  Precisamos buscar forças em Deus.
A cada manhã, a dona de casa se levanta, prepara o desjejum, coloca seus filhos na escola e o marido já saiu para o trabalho bem cedo por causa dos “engarrafamentos”.  Os filhos atravessam ruas num trânsito caótico onde a pressa de cada um que está em seu automóvel, faz com que alguns esqueçam de respeitar os pedestres. Além disso, as crianças correm risco de se depararem com um confronto armado, uma bala perdida ou numa hipótese não descartada, serem perseguidos por um pedófilo ou estuprador. Hoje em dia, nem nas escolas podemos confiar 100% na segurança deles.
Você acha que estou exagerando? É só ligar a TV! (algo que evito ao máximo, pois tenho muitas atividades mais importantes e prazerosas a realizar).  
Sei que existem outras rotinas, como a das mulheres que saem de casa para o trabalho ainda pela madrugada, para deixar o filho menor na casa de um parente e seguir para seu trabalho.  O risco que correm, sozinhas pelas ruas escuras, assalto...chuva, friagem...  E os filhos maiores que ficaram em casa sozinhos?  Risco de acidentes domésticos, risco de não irem para escola e serem desviados para as drogas, afinal, quem vai cuidar deles, educá-los e orientá-los diariamente se a mãe quando sai do trabalho tem que passar na casa do parente que é longe de sua casa para pegar o bebê, e quando ela entra realmente em casa só pensa em comer e dormir....mas comer o quê mesmo? Ah! Ela ainda vai cozinhar e lavar roupas e..e.e... quem disse que acaba essa rotina?
São muitas as histórias das rotinas dos seres humanos.  O marido que saiu cedo por causa do engarrafamento,  corre todos os riscos no trânsito, desde enguiçar ou furar um pneu do carro, roubo do veículo, acidentes, balas perdidas, atropelamento. Isso sem falar no trem abarrotado de pessoas e quando não quebra no caminho e atrapalha a vida dos trabalhadores.
No trabalho tem aquele colega que quer pegar seu cargo ou faz intrigas de você com o chefe.  Pode sentir-se perseguido pelo gerente, que cobra de você muito mais do que dos outros funcionários e na hora do almoço, percebe que alguém pegou o bife de sua marmita que fica com as outras na geladeira.
São rotinas da maioria da população.  Não tem como viver isolados, nem com medo de sair de casa ou noutro planeta.  Estamos debaixo do sol ou da chuva junto a todos os seres humanos, mas nem tudo está perdido! Algo faz a diferença em nossas vidas. 
Lendo essa passagem bíblica hoje, percebi nas atitudes de Jesus que existe uma forma de mudarmos a visão tenebrosa dos exemplos que descrevi da rotina do ser humano.  Veja só:

Evangelho de Lucas, 22:
39Como de costume, Jesus foi para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram.
40Chegando ao lugar, ele lhes disse: "Orem para que vocês não caiam em tentação".
41Ele se afastou deles a uma pequena distância ajoelhou-se e começou a orar:
42"Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua".43Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia.
44Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão.
45Quando se levantou da oração e voltou aos discípulos, encontrou-os dormindo, dominados pela tristeza.
46"Por que estão dormindo?", perguntou-lhes. "Levantem-se e orem para que vocês não caiam em tentação!

A situação do trecho descrito acima é a seguinte:  Jesus vai para o Monte das Oliveiras orar, acompanhado de Pedro, Tiago e João.  Ele se afasta e fala com Deus, o que nos dá uma aula que deve ser inesquecível todos os dias de nossas vidas: 42"Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua"
Podemos e devemos orar com esse entendimento.  Jesus estava nos mostrando como o Verbo encarnado (Deus em natureza humana), que sabia o que iria passar, as dores, o sofrimento e até a morte, mas Ele deixa claro que a vontade de Deus é soberana mesmo em meio as dificuldades.  Temos que confiar em Deus mesmo nos momentos mais difíceis.  Deus sabe o que não sabemos!  Jesus iria morrer e ressuscitar ao terceiro dia, o que seria o alto preço do resgate das nossas almas para a vida eterna.  Aquele sofrimento de morte na cruz era doloroso, mas necessário.
A oração e de importância vital para cada um de nós.  É falar com Deus, é estar perto de Deus, é ligação direta e enquanto você estiver falando com Ele, é ininterrupta.
Nos momentos mais difíceis, é quando nos apegamos mais a Deus, é quando buscamos mais, choramos “lágrimas de sangue”, nas súplicas em nossos clamores. 44Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão.
Normalmente, o que a maioria faz, é satisfazer as “necessidades humanas” somente, e na ora de buscar a Deus para satisfazer as necessidades espirituais, veja o que acontece: 45“Quando se levantou da oração e voltou aos discípulos, encontrou-os dormindo, dominados pela tristeza.”
Meu querido, minha querida, ser dominado pela tristeza é ficar deprimido, sem forças, desesperançado; derrotado por antecipação.  Não façam como Pedro, Tiago e João! Não “fiquem dormindo” e se sentindo abatidos, vencidos.  Lutem! Lutem contra vocês mesmos e contra o inimigo de nossas almas, para serem fortes e mais que vencedores, em Cristo Jesus. Lutem com oração diária, constante pois assim estará mais pertinho do Pai mais tempo do seu dia.  Estando pertinho Dele, nos sentimos protegidos, amparados debaixo de suas asas que são escudo e amparo.
Lembre-se que nas horas mais difíceis, Ele está ao seu lado.
Carinhosamente,
Soraya Barros


5 comentários:

  1. Orar é preciso! Excelente postagem.
    Deus a abençoe mais e mais, prezada Soraya.

    Em Cristo,

    M. B. Matos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade meu irmão e amigo.
      Quando as pessoas e até mesmo
      alguns evangélicos descobrirem o poder
      da oração em nome de Jesus, vão viver
      suas vidas como
      num culto a Deus diário!
      abraços,
      Em Cristo Jesus,
      Soraya Barros

      Excluir
  2. Respostas
    1. Juntas querida, sempre unidas
      somos mais fortes em Cristo Jesus!
      Soraya barros

      Excluir
  3. Sim querida, somos mais fortes em cristo jesus! Sempre unidas em oração!

    ResponderExcluir