quinta-feira, 3 de novembro de 2011

É Emprestado, Lembra? (parte II)

No texto anterior, afirmei que o segredo para criar filhos dos quais nos orgulhemos  não são tantos que não possamos por em prática.
Primeiro é  necessário nos esvaziar do que achamos que sabemos. É preciso ter essa humildade e com toda instrução que você tenha adquirido no decorrer de sua vida, se prostrar aos pés do Senhor e dizer a “Eu nada sei”. 
Todo conhecimento aprendido em livros, em graduações de nada servirão se não tivermos a sabedoria do alto.  O inimigo das nossas almas, que está nesse mundo veio para roubar, matar e destruir.  Ele coloca venda nos seus olhos para não observar a carência que seu filho tem de você.  Ele cobre seus ouvidos para que o lamento do seu filho não lhe chegue ao coração e mente para você todo tempo, soprando no seu ouvido que você já faz o melhor que pode, e que seu filho está feliz com aquele presente que você lhe deu e que isso supriu suas carências e inseguranças.

Salomão, filho do Rei Davi, pediu a Deus “sabedoria” e foi usado por Deus para escrever o livro de Provérbios.  Lá encontramos muitos ensinamentos os quais  precisamos para nossas vidas.  Veja:

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” Pv 1:7
 Então aqui já temos o início de tudo: a sabedoria de Deus!
Para encher-se com a sabedoria de Deus é preciso temor a Ele. O dicionário “Priberam,  diz que “temor” pode ser:  medo, receio; sentimento respeitoso. Com sabedoria vamos perceber o sentimento real que precisamos ter por Deus, é o “sentimento respeitoso”.  Respeito, por que sem Ele, nem estaríamos considerando juntos sobre o assunto.  Respeito por que além de nos criar com tanto amor, nos alcança com sua graça e cuida de nós de forma maravilhosa.  Seu amor infinito nos deu a única saída da morte eterna: Jesus o único caminho para chegar até Ele.  Quando Jesus nos alcança, somos livres das mãos do inimigo de nossas almas, aquele que se rebelou contra Deus e quer destruir-nos por causa de sua inveja e ira maligna: satanás.
Sei que muitos que estão lendo essa mensagem, encontram-se no limite de sua capacidade humana, em relação aos seus filhos.  Caso você não seja uma dessas pessoas, deve conhecer alguém que em meio a caminhada, se perdeu e não consegue retornar  e pegar o rumo novamente.  Pois eu insisto que se pedir a Deus que o capacite e o instrua, Ele vai ajudá-lo. 

O diálogo franco, é outro fator que devemos considerar. 
Uma vez colocadas nossas questões para que Deus nos capacite com sua sabedoria, precisamos investir num diálogo franco com nossos filhos. Mesmo que eles  não sejam tão pequenos; podem ser adolescentes, ou jovens.  Sempre é hora de parar e ter uma conversa franca com eles, confessando sua dificuldade, sua incapacidade e dizendo a eles que mesmo com todas as suas dificuldades de um ser humano, você  os ama e quer recomeçar.  Exponha para eles o que você acredita e chegue num consenso aberto, cedendo e limitando:  Ele quer sair com os amigos, você deixa, desde que tenha um responsável que você conheça para voltar ou desde que tenha um horário pré determinado para chegar etc. Numa conversa franca, se ele não vai bem na escola, você   mostra que isso não é bom para o futuro dele (não será proveitoso repetir e ficar atrasado na série). Por esse motivo, vão “combinar” que  regras precisam ser estabelecidas, como horário para estudar, talvez aulas particulares de reforço.  Nessa “combinação” também deve ficar estabelecido; não por castigo, mas por necessidade de melhorar as notas, a diminuição ou retirada de games e internet.  Não aprisione seu filho!  Ele precisa de lazer mental até para melhorar nas notas; mas com supervisão e limites.
Os filhos precisam aprender a ser responsáveis e para isso devem ter suas  obrigações: tarefas em casa (guardar suas coisas, manter seu quarto em ordem e também colaborar com algo comum a todos como molhar o jardim, lavar a louça em dias pré combinados etc). Uma vez que não trabalham, a escola e cursos que faça, devem ser entendidos como obrigação.  Mas tudo isso, precisa ser permeado com diálogo de conscientização e não como “ordem” pois adolescentes e jovens não recebem de forma positiva o autoritarismo.  Lembre-se que para ensinar e exigir, o adulto precisa ser exemplo ou caso contrário, ele nunca irá respeitá-lo como alguém que sabe conduzir a vida dele.
O mais sensato, é quando você cria uma criança  com “Temor a Deus”, pois para ela também acontecerá o “princípio da sabedoria”.  Uma criança que cresce com os preceitos que estão na Palavra de Deus, irá refletir e não aceitar droga de um “colega”,  vai refletir e não vai mentir para seus pais, nem se prostituir, nem fugir de casa em rebeldia etc.

“Dedique alta estima à sabedoria, e ela o exaltará; abrace-a, e ela o honrará.” Pv 4:8

O amor e  o limite andam juntos na criação de filhos.
É preciso impor limites sim, e seus filhos precisam saber que mesmo num lar democrático, quem toma as decisões são os pais ou responsáveis por eles (considerando que temos avós, tias como responsáveis e lares cuja mãe cria sozinha seus filhos). 
Nos lares em que os filhos são criados pelos pais, segundo a Palavra de Deus o homem é o cabeça do lar e a educação cabe aos dois.  Não posso deixar de observar que cabendo aos dois a educação dos filhos, não deve um desautorizar o outro na frente da criança sob pena de ficarem os dois desacreditados
A criança mesmo tendo um temperamento forte, se criada com amor e clareza de quem direciona sua vida até que ela tenha capacidade de escolher sozinha, é você.

Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.” Pv 22:6

A firmeza e doçura e não gritos e violência com que você a ensina, serão o diferencial na formação da criança. A retidão dos seus atos e seu exemplo também. Sim é sim e não é não! Olha a sabedoria de Deus:
“...Seja o sim de vocês, sim, e o não, não, para que não caiam em condenação.”Tg 5:12

Ouça, meu filho, e aceite o que digo, e você terá vida longa. Eu o conduzi pelo caminho da sabedoria e o encaminhei por veredas retas. Assim, quando você por elas seguir, não encontrará obstáculos; quando correr, não tropeçará. Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida. Não siga pela vereda dos ímpios nem ande no caminho dos maus. Evite-o, não passe por ele; afaste-se e não se detenha. Porque eles não conseguem dormir enquanto não fazem o mal; perdem o sono se não causarem a ruína de alguém.” Pv 4:10 a 16

Creia que com Deus é possível! Deus compara os filhos como flecha nas mãos do guerreiro Sl 127 :3 e4,citados na 1ª parte dessa mensagem.  As flechas são carregadas pelo guerreiro numa “aljava” que fica dependurada às suas costas, para que o guerreiro possa lançar mão dela, colocar no arco, lançá-la e acertar o alvo.  Pois nossos filhos são mesmo como a flecha, conforme a sabedoria de Deus compara:  Precisamos estar bem próximo deles, como a flecha na aljava está, e saber que cuidamos deles; como são limpas e afiadas as flechas.  Temos que preparar  nossos filhos, para que possam ser lançados no alvo, como são lançadas as flechas; e nos preparar para vê-los partir.
Quando estiverem adultos e constituírem suas próprias vidas, teremos certeza que eles foram bem preparados, firmes no conceito da vida e principalmente, com a sabedoria de Deus; que é garantia da vida eterna através de Cristo Jesus. Sendo assim, os filhos acertarão o alvo e saberemos que ele...eram só emprestados!

"Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.”Lc 14:26

O alvo é Jesus querido e querida!  Precisamos acertar nosso caminho, para podermos lançar as “flechas que nos foram emprestadas!
Carinhosamente,
Soraya  Barros








2 comentários:

  1. Muito, muito bom! Ainda não tenho filhos, mas como já trabalhei com crianças e tenho uma certa "experiência de família", vejo como esse texto traz conselhos preciosos para pais e responsáveis. Os filhos são herança do Senhor e é nossa responsabilidade cuidar do que Deus nos deu com todo o zelo. Li o "Fim de uma Era", do Bispo Walter McAlister, e um dos trechos que mais me chamou a atenção foi: "Outra coisa que é imprescindível é tratar a criança como uma pessoa. Quando você erra com um filho, por exemplo, precisa pedir perdão. Há muitos pais que precisam pedir perdão, o mais rápido possível, a seus filhos, sem esperar que cheguem ao leito de morte." (O Fim de uma Era, p. 284). Uau!!! Nem preciso escrever mais nada! Um grande abraço!
    Aninha
    Twitter @HinosdeLouvor

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida! Tenho sentido o desejo de ajudar às crianças a terem uma vida melhor com seus pais e peço a Deus sabedoria para escrever algo que seja edificante para suas vidas!
    grande beijo!
    Soraya

    ResponderExcluir