segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Conquistando Paz em 2012!

Diz o dicionário “Priberam” que o significado da palavra paz pode ser: Quietação de ânimo, sossego, tranqüilidade, ausência de guerra, de dissensões, boa harmonia, concórdia, reconciliação, paciência, pachorra (lerdice).” 

Sendo esses o significado de “paz”, seria impossível tê-la!

Nesse texto, não vamos nos ater aos pensamentos e evolução dos mesmos filosoficamente, sobre a paz. Não vamos entrar no mérito das disciplinas como Filosofia, Ciência Política ou nas Relações Internacionais nem vamos estudar as teorias sobre paz de “Kant” até os dias de hoje.  Vamos refletir sobre nossos sentimentos pessoais  e uma forma prática de sentir paz em nossas vidas em meio a tantas turbulências.
Muitas vezes nossos ânimos não se aquietam nem mesmo quando dormimos, pois a ansiedade e sonhos podem impedir a quietude.  Ausência de guerra é uma piada, pois existem “guerras” de toda sorte: guerras políticas, do tráfico, empresariais... Harmonia? Como? Com as dificuldades financeiras, os lares desequilibrados pelas “faltas”? Há famílias  construídas sem bases afetivas e morais, que geram filhos sem pais que os eduquem e que se tornam pais de famílias sem base; criando-se hoje um círculo vicioso de famílias desajustadas e sofridas.  Concórdia e reconciliação de que maneira?  As pessoas estão cada vez mais egoístas, agressivas, pessimistas, buscando nos vícios um refúgio. A violência  animalesca instaurada dentro dos “seres humanos” a ponto de tirarem uma vida por causa de um relógio ou celular e até mesmo por causa de um desentendimento no trânsito, é cada vez mais crescente.  A criança de hoje, onde deveria sentir-se acolhida e resguardada, está sendo violentada pelos seus familiares dentro do que deveria ser o seu “lar”.
Quem poderia ter “paz”, quando saímos de casa sem saber se voltaremos devido a insegurança que sentimos; com o assaltos nos semáforos e saidinhas de banco?
Mas  Jesus nos fala de uma paz que humanamente não podemos compreender nem acreditar que seja possível:
 “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” Filipenses 4:7

Realmente a primeira vista parece coisa de louco, incoerência ou chocarrice.  Entendo que queira parar de ler e pode  pensar: “Lá vem bobagem, coisas fora da realidade de gente que não vive nesse mundo”.  Não pare de ler por favor.  Tenho demonstrado a cada texto que escrevo, que tenho uma vida com Deus e que o que Ele me ensina através de Sua Palavra Coloco em prática pois acho  proveitoso e extremamente inteligente seguir Seus preceitos. 

Jesus declara que nos deixa algo do qual precisamos tomar posse!  Ele já nos deu! Veja:
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. João 14:27

O Apóstolo Paulo nos explica:
“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;” Romanos 5:1

 Quando temos  Cristo, não somos simplesmente perdoados dos nossos pecados mas justificados, ou seja,considerados justos aos olhos de Deus, que passa a ver-nos através do que Cristo representa para Ele.  Sermos justificados, não muda o fato de sermos pecadores, mas o sangue derramado na cruz por cada um de nós, cobre-nos diante de Deus e nos justifica.
Ter paz, a paz que está além da nossa compreensão, necessita da nossa fé. Para ter paz, é preciso descansar verdadeiramente no Senhor.  E o que isso quer dizer? Quer dizer que precisamos entregar a Ele o nosso fardo e confiar que Ele cuidará das nossas causas.

1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem. Sl 127:1 e 2

Precisamos confiar nesse Deus.  Saber que Ele cuida de nós de verdade!  Quando você tem fé Nele, consegue ter paz, pois as circunstâncias ao seu redor farão parte da vida pela qual todos precisamos passar, mas teremos a certeza que enquanto nessa vida, temos alguém por nós, que é não menos que o Todo Poderoso, criador de tudo o que há.
Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.” Sl 4:8

Nossa compreensão sobre a “Paz que excede todo entendimento” não pode se basear num entendimento natural. Estamos falando da paz que Deus nos dá!  Esse é um assunto espiritual, que só poderá entender e conquistar aquele que se colocar nas mãos Dele.
Quem deseja essa paz, precisa buscar a Deus através de Jesus, pois só Jesus pode nos justificar diante do Pai.
Meu amado, minha amada  exercite  sua fé.  Coloque em prática esse ensinamento da Palavra de Deus.  Conquiste essa paz.  Você que é um chefe de família, você que é uma esposa sábia, você que é um filho ou filha que quer bem a sua família, sentem-se junto aos seus queridos e peçam a Jesus que faça parte das suas vidas e comecem um ano novo, cheio de atitudes para a conquista dessa paz que é real.
Carinhosamente,
Soraya  Barros
Ouça esse lindo louvor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário