segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O Que Tem em Sua Casa?


Esse é um assunto delicado.  Invadir a nossa casa é coisa muito séria.  Mas como estou no propósito de escrever mensagens para nossa reflexão e mudanças para  2012, posso garantir que será proveitoso para todos nós.
Certa vez ouvi uma história de uma irmã que recebera o pastor da sua igreja em casa.  Caprichosa, apresentou-se arrumada, filhos de banho tomado, casa limpinha. 
Sentados à mesa tomando um café, a mãe pediu que sua filha de quatro anos pegasse o “livro que a mamãe mais gosta de ler”, para mostrar ao pastor.  Seria a Bíblia, que ela colocara sobre sua mesa de cabeceira; mas a pequena correu no quarto da mãe e trouxe um livro de “histórias para adultos”, que ficava sobre o travesseiro da mãe.  Nem precisa comentar...
É isso.  Muitas vezes temos coisas em casa que não agradam a Deus.  Muitas vezes, são coisas do passado, de quando ainda não conhecíamos a verdade que liberta; mas o tempo vai passando e elas vão ficando em casa.  Outras vezes é apego mesmo a objetos que alguém muito querido já falecido deu de presente, que já caiu, quebrou e você cola e mantém o mesmo na estante da sala.  E com isso, temos imagens esculpidas, budas em pratinho com arroz e moedas para “chamar fortuna”. Elefante virado de costas para a porta de casa; para “atrair felicidade” e outras coisinhas desse tipo.
Outra situação que muitos permitem, é a entrada de produtos ilegais em casa, como DVD  e CD pirata ou até mesmo objetos comprados sem nota fiscal, de procedência duvidosa.  Tem lares que ainda tem lá no fundinho da gaveta, DVDs com material pornográfico e que buscam na internet esse mesmo tipo de  conteúdo.
É, estão pensando que as coisas ficam só por aí?  Há casas de cristãos, cujas geladeiras  ou “bares” estão repletos de bebidas alcoólicas e os únicos que não bebem naquela família, não são cristãos.
 
A Palavra de Deus nos ensina que: Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada me domine.”ICo 2:6
E também ...Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!” Mt 18:7

Precisamos dar uma “faxina” em casa.  Coisas velhas, precisam dar espaço a coisas novas.  Somos “novas criaturas”! Após ouvirmos o Espírito Santo e  confessarmos Jesus como único e suficiente Senhor, buscamos o batismo nas águas, exatamente para ressurgirmos delas sendo uma nova mulher, um novo homem, e “tudo se faz novo”!

E faxina em nós também!
Conhecemos muitas pessoas nas igrejas, que dentro delas, tem um comportamento impecável, mas quando encontramos essa mesma pessoas em outro ambiente, nem a reconhecemos!  Falam palavrões, maltratam suas esposas ou filhos, esposas que não cuidam bem dos filhos nem do marido mas não perde um ensaio do coral...  Pessoas que confessaram Cristo como Senhor e ainda fazem simpatias, ainda clamam por “São Lunguinha” quando perdem algum objeto, ainda  exclamam “São Braz, São Braz” quando uma criança engasga; dando uns tapinhas nas costas e sopro no rosto.
É interessante que muitas pessoas que se apresentam como cristãos (todos que acreditam em Cristo), não querem entender que precisam conhecer e obedecer aos ensinamentos do mesmo! Veja que sabedoria,  com que simplicidade Ele nos diz:

“Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.” Mt 9:17

Na antiguidade após fazer o suco de uva, este era colocado   num odre novo; que era um recipiente feito  de couro. Conforme o suco fermentava, liberava gazes, que estufavam  o  odre e aquele couro ia esticando.  Esse odre não poderia ser usado novamente para o mesmo fim, pois ficava com o couro fino e não suportaria esticar mais.  Para colocar-se suco de uva para fermentar novamente, somente seria possível em  um novo odre.

Não adianta declarar que somos “cristãos” e querermos que Deus derrame o “vinho novo” no nosso recipiente “desgastado” das coisas do mundo!   Precisamos assumir a nossa nova vida e sermos realmente uma nova criatura.
O Espírito Santo quer derramar sobre nossas vidas um “vinho novo”! Esteja pronto a jogar fora seu odre velho e ser um odre novo aberto para o Espírito Santo cheio de unção do céu, cheio do poder de Deus!
Prepare-se para transformar sua vida em 2012.  Remova os ranços as mágoas, libere perdão, limpe sua casa, jogue  fora objetos que são alvo de sua idolatria; esvazie seus armários com roupas que não cabem ou que podem ser doadas para quem precisa.  Seja exemplo no seu falar, na excelência do que fizer; seja na limpeza do seu lar ou na criação de filhos ou como esposa e marido, ou profissional.
Aplique os preceitos de Deus que estão na Sua Palavra em sua vida e Feliz Ano Novo!
Com carinho,

Soraya Barros

            Ouça esta linda canção e renove-se com Deus!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Infinitamente Mais


Estamos prontos?  Esse Deus maravilhosos está pronto a nos perdoar, nos ama infinitamente e quer o melhor para cada um de nós!  Ele já escolheu te amar, abençoar, cuidar de você e muitos de nós ainda estamos pesando o que é mais interessante: as coisas desse mundo, as baladas, as noitadas, as bebidas, o sexo fácil e perigoso ou uma vida com Cristo? 
Tem razão...Meu argumento é fraco para você.  Na verdade se você é um escolhido de Deus eu não preciso de muito pois quem o convence não sou eu nem meus argumentos, e sim o Espírito Santo de Deus.  O meu trabalho e anunciar a toda criatura, incluindo VOCÊ, que esse Deus salva, cura liberta e está disposto a abrir Seus braços de amor para aqueles que abrem seus corações.  
Estamos no final de novembro, logo estaremos numa contagem regressiva para um novo ano.  Mude!  Abre o seu coração para ter uma "novidade de vida"!  Experimente algo novo e definitivo que é viver com Cristo Jesus!  Ele irá secar suas lágrimas e preencher esse vazio que você tem.  Você que acha que a bebida e as noitadas vão  satisfazê-lo.  Isso é passageiro e depois na hora da ressaca, o vazio continua lá.

Coloque-se totalmente nas mãos de Deus, através de seu único Filho Jesus, que morreu para nos dar a vida eterna.  Sem Jesus, é impossível chegar a Deus!  Não fui eu quem disse isso, mas a Palavra de Deus que é a Bíblia! Veja:

"Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim."Jo 14:6
Não precisa acreditar em mim! Creia em Deus!
 Ouça esse louvor   e peça a Jesus para fazer parte da sua vida. Procure uma igreja, leia a Bíblia todos os dias e descubra que foi chamado por Deus!

Com carinho,

Soraya Barros





quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Uma Fábula é dica para 2012!

Recebi de minha amiga Alzira e repasso para os que não conhecem:
A Fábula do Porco-espinho.

Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.
Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.
Por isso decidiram se afastar uns dos outros e começaram de novo a morrer congelados.
Então precisaram fazer uma escolha: ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.

Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos.
Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.
E assim sobreviveram.

Moral da História  

O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e admirar suas qualidades.

 Com carinho,
Soraya Barros

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Conquistando Paz em 2012!

Diz o dicionário “Priberam” que o significado da palavra paz pode ser: Quietação de ânimo, sossego, tranqüilidade, ausência de guerra, de dissensões, boa harmonia, concórdia, reconciliação, paciência, pachorra (lerdice).” 

Sendo esses o significado de “paz”, seria impossível tê-la!

Nesse texto, não vamos nos ater aos pensamentos e evolução dos mesmos filosoficamente, sobre a paz. Não vamos entrar no mérito das disciplinas como Filosofia, Ciência Política ou nas Relações Internacionais nem vamos estudar as teorias sobre paz de “Kant” até os dias de hoje.  Vamos refletir sobre nossos sentimentos pessoais  e uma forma prática de sentir paz em nossas vidas em meio a tantas turbulências.
Muitas vezes nossos ânimos não se aquietam nem mesmo quando dormimos, pois a ansiedade e sonhos podem impedir a quietude.  Ausência de guerra é uma piada, pois existem “guerras” de toda sorte: guerras políticas, do tráfico, empresariais... Harmonia? Como? Com as dificuldades financeiras, os lares desequilibrados pelas “faltas”? Há famílias  construídas sem bases afetivas e morais, que geram filhos sem pais que os eduquem e que se tornam pais de famílias sem base; criando-se hoje um círculo vicioso de famílias desajustadas e sofridas.  Concórdia e reconciliação de que maneira?  As pessoas estão cada vez mais egoístas, agressivas, pessimistas, buscando nos vícios um refúgio. A violência  animalesca instaurada dentro dos “seres humanos” a ponto de tirarem uma vida por causa de um relógio ou celular e até mesmo por causa de um desentendimento no trânsito, é cada vez mais crescente.  A criança de hoje, onde deveria sentir-se acolhida e resguardada, está sendo violentada pelos seus familiares dentro do que deveria ser o seu “lar”.
Quem poderia ter “paz”, quando saímos de casa sem saber se voltaremos devido a insegurança que sentimos; com o assaltos nos semáforos e saidinhas de banco?
Mas  Jesus nos fala de uma paz que humanamente não podemos compreender nem acreditar que seja possível:
 “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” Filipenses 4:7

Realmente a primeira vista parece coisa de louco, incoerência ou chocarrice.  Entendo que queira parar de ler e pode  pensar: “Lá vem bobagem, coisas fora da realidade de gente que não vive nesse mundo”.  Não pare de ler por favor.  Tenho demonstrado a cada texto que escrevo, que tenho uma vida com Deus e que o que Ele me ensina através de Sua Palavra Coloco em prática pois acho  proveitoso e extremamente inteligente seguir Seus preceitos. 

Jesus declara que nos deixa algo do qual precisamos tomar posse!  Ele já nos deu! Veja:
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. João 14:27

O Apóstolo Paulo nos explica:
“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;” Romanos 5:1

 Quando temos  Cristo, não somos simplesmente perdoados dos nossos pecados mas justificados, ou seja,considerados justos aos olhos de Deus, que passa a ver-nos através do que Cristo representa para Ele.  Sermos justificados, não muda o fato de sermos pecadores, mas o sangue derramado na cruz por cada um de nós, cobre-nos diante de Deus e nos justifica.
Ter paz, a paz que está além da nossa compreensão, necessita da nossa fé. Para ter paz, é preciso descansar verdadeiramente no Senhor.  E o que isso quer dizer? Quer dizer que precisamos entregar a Ele o nosso fardo e confiar que Ele cuidará das nossas causas.

1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem. Sl 127:1 e 2

Precisamos confiar nesse Deus.  Saber que Ele cuida de nós de verdade!  Quando você tem fé Nele, consegue ter paz, pois as circunstâncias ao seu redor farão parte da vida pela qual todos precisamos passar, mas teremos a certeza que enquanto nessa vida, temos alguém por nós, que é não menos que o Todo Poderoso, criador de tudo o que há.
Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.” Sl 4:8

Nossa compreensão sobre a “Paz que excede todo entendimento” não pode se basear num entendimento natural. Estamos falando da paz que Deus nos dá!  Esse é um assunto espiritual, que só poderá entender e conquistar aquele que se colocar nas mãos Dele.
Quem deseja essa paz, precisa buscar a Deus através de Jesus, pois só Jesus pode nos justificar diante do Pai.
Meu amado, minha amada  exercite  sua fé.  Coloque em prática esse ensinamento da Palavra de Deus.  Conquiste essa paz.  Você que é um chefe de família, você que é uma esposa sábia, você que é um filho ou filha que quer bem a sua família, sentem-se junto aos seus queridos e peçam a Jesus que faça parte das suas vidas e comecem um ano novo, cheio de atitudes para a conquista dessa paz que é real.
Carinhosamente,
Soraya  Barros
Ouça esse lindo louvor!



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Prosperidade Para 2012!



Sempre que falamos a palavra "prosperidade", nos lembramos de dinheiro.  Mas isso não é motivo de  constrangimento, pois é assim que temos visto  esse assunto ser tratado por algumas seitas e religiões.  Hoje quero abordar ese tema, para mostrar como podemos ser prósperos e do que se trata realmente a prosperidade.  Para isso, eu recorro a quem sabe de todas as coisas, pois foi o Criador de todas elas: Deus, através de Sua Palavra. Veja:

1E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.

2E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
6E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. Gn 4:1 a 7

Vamos falar sobre ofertar:
Abel ofertou; primogenito das ovelhas, o melhor que ele tinha, as primícias de seu rebanho
Caim trouxe do fruto da terra (o texto não nos diz que foi a melhor oferta que ele podia dar ao Senhor) Mas Deus nos fala sobre isso no v.5
5  Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
Podemos perceber a diferença do que nós podemos fazer para Deus e como Ele recebe o que fazemos.
Deus conhece o nosso coração e sabe de que forma ofertamos a Ele nossas vidas.
No versiculo 7Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar
Em Pv 3:2, lemos: “Deus corrige aquele a quem ama”

Aqui ele nos ensina, que há perdão de sua parte para conosco, se mudarmos nossas atitudes com relação ao que desagrada a Deus EM TODOS OS SENTIDOS, NÃO APENAS O QUE SE REFERE A OFERTA..

Mas Caim, irado e invejoso, mata seu irmão, cometendo o primeiro homicídio na face da terra (leia em sua Bíblia gn 4: 8 a 26) e pela sua atitude, recebe a
sanção  negativa de Deus :  “fugitivo, vagabundo, não teria mais a prosperidade nos seus plantios
(sua prosperidade e tudo que fizesse, seria limitada)...

O que Deus quer de nós no que se refere a ofertar?
v     Um coração aberto para reconhecer que Jesus é o único caminho, a verdade e a vida e que ninguém chega a Deus se não for através Dele.
v     Desejo genuíno de ofertar
v     Alegria ao ofertar
v     Oferta do que você tem de melhor: as primícias e não o que sobra ou o que você não quer mais.
v     A oferta da sua obediência aos  preceitos de DEUS,
v     A oferta de uma vida com Deus literalmente sem oscilação entre o Reino e o mundo
v     Oferta da sua mente cheia das coisas de Deus, dando graças por tudo, louvando-o em adoração por todo tempo.
v     A oferta da lembrança e reconhecimento do seu ato de amor maior, quando se fez carne e se deu por nós numa cruz (fazemos isso na ceia, mas não somente nela)
v     A oferta do seu tempo: precisa ser as primícias do seu tempo e não o que sobra do seu tempo (Abel x Caim) 

    E a prosperidade para 2012?

Em fim, você pode mudar sua história, meu amado! Deus está pronto para te perdoar e vê-lo recomeçar com uma nova postura diante Dele.
"há perdão de Sua parte para conosco, se mudarmos nossas atitudes".
Lembre-se sempre disso, seja qual for a sua situação:
·         Volte para Cristo se você por qualquer motivo o deixou.
·         Passe a praticar mais os ensinamentos de DEUS para que sua vida seja próspera em todos os sentidos.
·         Abra seu coração financeiramente para a obra de Deus, pois em Malaquias 3:10 , Ele nos diz para fazer prova Dele, trazendo os dízimos para a manutenção da "casa do Tesouro" (no caso, a igeja onde congrega).  Ele nos garante  abrir as janelas dos céus e derramar bênçãos sem medida e mais ainda; repreender o devorador para que ele não consuma seus bens; para o que você conquistou com suor do seu trabalho, não seja aniquilado por satanás. 
 
“10Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.
11Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos.” Ml 3:10 e 11

  E por último, se você não conhece esse Deus maravilhoso que tão amorosamente tem cuidado de nós, procure uma igreja evangélica mais próxima de sua casa. Dê  preferência a uma igreja fundada com bases sólidas.

Soraya Barros

Queridos, que em 2012 possamos ser mais prósperos verdadeiramente!
                                               Soraya Barros

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Galhos Secos


Ahhhh! 2012 chegando!

Estamos no final do ano, e procuro fazer algumas reflexões, em busca de um crescimento pessoal.  Algumas delas tenho compartilhado com os amados; como os textos anteriores que postei: “O Ano Está Acabando...É hora de Planejar” e “Minhas Palavras São um Soco?”
Hoje, manhã de segunda-feira, surgiu em meus pensamentos, essa avaliação, sobre o quanto tenho  dedicado minha vida e de que forma, a Deus.  A minha reflexão pessoal, guardo-a para mim mesma, mas gostaria de desafiá-lo a pensar sobre esse assunto com relação a sua vida.
Quando fomos alcançados pelo Espírito Santo, nosso caminho tomou uma direção diferente:  Entendemos que Cristo foi o Cordeiro de Deus, que morreu derramando seu sangue para que tivéssemos uma “religação” com o Pai.  Aquele sangue derramado na cruz, era por amor de cada um de nós, para que tivéssemos vida eterna.

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16

Esse amor tão grande, tão precioso, tão sofrido (pois Jesus sofreu como homem os açoites, a humilhação as dores e a morte na cruz), foi por nossa causa!
Na verdade,  Jesus pagou um alto preço por cada um de nós, e em contrapartida, não conseguimos chegar à altura desse amor.  É verdade que nada que façamos será suficiente para alcançar  tão grande sacrifício por nós mesmos, mas muitos de nós não queremos ter nenhum esforço para cultuar esse Deus que tanto nos ama.
Como exemplo, podemos pontuar que qualquer  situação é motivo para não irmos à igreja no domingo:

Está chovendo,não vou ao culto.  Está frio, fico debaixo do edredom quentinho...
Está muito quente,não vou à igreja; não suporto o desconforto então fico no ar condicionado da minha casa.
Estou com uma “dorzinha” de cabeça, já sacrifico logo a possibilidade de estar na casa do Pai louvando e  bendizendo Seu nome.
Tem festa na casa de familiares no  domingo.
Ao invés de ir ao culto e depois passar na casa deles; e ficar com eles o restante da noite festejando, sacrifico logo o culto à Deus.
Está um sol de verão maravilhoso, vou à praia no domingo ao invés de estar com aquele que morreu pela minha vida. 
Estou de férias, a igreja também faz parte dos compromissos dos quais preciso descansar então nem apareço nos cultos.
Cultos de oração... prá quê?  Eu já oro em casa todo dia, dois minutos antes de dormir. 
Domingos à noite...não vou pois já fui domingo pela manhã.
Domingo à noite, só saio depois que termina o jogo. 
Estou cansado para ir à igreja, para ler a Bíblia, mas fico nas redes sociais o dia inteiro.
Eu amo a todo mundo mas aquele irmãozinho que cospe quando fala...não dá!
Ah! Eu sou “salvo para sempre”! Não preciso mais fazer nada, nem orar, jejuar ou ceiar...

Sei que  muitos não agem assim, mas isso é para uma reflexão.  Estamos negligenciando cultuar a Deus? Estamos deixando de fazer a obra de Deus?  Estamos buscando as coisas efêmeras desse mundo e colocando de lado o que realmente vai fazer diferença em nossas vidas?
Como foi nossa vida de adoração de oração de obediência, de amor ao próximo esse ano? Será que eu posso fazer um pouco melhor?  Posso me dedicar mais, adorar mais?  Ouvir mais o que o Pai quer de mim, através da leitura da Sua Palavra e do meu relacionamento com Ele?

“7Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. 8Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.” Gl 6:7e8

Eu quero ser uma filha melhor para Esse Pai que tanto me ama.  Eu estou nesse mundo (tenho que trabalhar, dar atenção aos familiares, cuidar bem do maridão, da minha casa ou dos bens que Deus me deu. Educar com qualidade e amor os meus fillhos etc.) mas já não sou desse mundo! Disse Jesus para Deus:

13"Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria. 14Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou. 15Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno. 16Eles não são do mundo, como eu também não sou.Jo 17:13 a 16

Pense sobre isso, espero amadurecer em 2012 o bastante para entender melhor o que Deus quer de mim e desejo isso para você também, meu irmão, minha irmã.
Um abraço muito carinhoso,
Soraya Barros 


 Ouça essa linda canção!


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Minhas palavras são um soco?

“Eu não consegui parar!  Foi como um acidente de trânsito, um grande engavetamento. Uma atrás do outro. A voz foi aumentando o sangue fervendo e cheguei a sentir meu rosto quente.  Quando dei por mim, estava num acesso de fúria, por motivo irrelevante. Minha esposa voltou as costas para mim e saiu batendo a porta do nosso quarto.  Mas ela estava com razão por sair assim.  As palavras que eu disse para ela, foram piores que uma agressão física.  Acho que... estou destruíndo  meu casamento com esse descontrole.”
Essas foram as palavras ditas por um jovem, sobre uma briga entre ele e sua esposa.  Seu pranto convulsivo não poderia apagar as palavras que já tinham sido ditas.  Elas são como a marca do prego que fica na parede, mesmo que você o remova. São como folha de papel embolada, mesmo que você a desamasse.  Elas ficam e sua marca é gravada para sempre. 

A nossa expressão oral é tão poderosa, que Deus usa as Escrituras Sagradas para nos alertar quanto a ela.

 “Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.”Tiago 3:9

A nossa língua é comparada a um navio, pasmem!

4“Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto. 5Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas... Tg 3:4 e 5a

Sua ação maligna é comparada com uma fagulha capaz de incendiar um grande bosque:
5...”Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. 6Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.” ... Tg 3:5a, 6

Realmente nós precisamos refletir um pouco mais sobre como nos comunicamos com as outras pessoas, não só em momentos tensos ou de desacordo, mas no nosso convívio diário.  Será que somos ásperos no falar?  Será que usamos palavras duras sem perceber, com outras pessoas?  Será que certas “brincadeiras” ou gracejos devem ser feitos para todos?
Cada ser humano  é único!  A recepção da mensagem por cada pessoa pode soar de forma diferente!  Muitas vezes quando falamos, não sabemos como a outra pessoa vai entender ou interpretar.  Vou contar a experiência de uma professora minha conhecida:  Ela subia a rua em direção à casa, quando ouviu um grupo de homens que estavam na porta de um bar  dizer: “Lá vem o avião”.  Sendo uma senhora com certa idade, pensou imediatamente que o “avião” não seria ela.  Uma vez que não havia nenhuma outra mulher na rua, olhou para o céu e também não viu nenhum avião.  Quando chegou próximo ao seu portão, olhou para o bar e viu um garoto passando droga para um dos homens.
A nossa mente evoca imagens  que nos conduzem a compreensão do que está sendo dito segundo a nossa realidade, ao nosso entendimento, a nossa bagagem intelectual e também ao nosso estado de espírito momentâneo. Mas também há pessoas que tem uma maneira de falar em tom jocoso e outras em tom maldoso.  Isso, é condenado na Palavra de Deus:
“10 Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! 11 Acaso podem sair água doce e água amarga da mesma fonte? 12Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce.” Tg 3:10 a 12

É sabido que nenhum de nós é perfeito, mas os que buscam o caráter de Cristo, precisam  melhorar cada vez mais a forma de interagir com o outro.  Da nossa boca não pode proceder maldição!

E terminando  o capítulo 3 do livro de Tiago, não posso deixar de citar...

13Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. 14 Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. 15Esse tipo de "sabedoria" não vem dos céus, mas é terrena; não é espiritual, mas é demoníaca. 16 Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. 17 Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. 18 O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.

Com certeza Deus sabe o porquê de ter concluído esse texto com essas palavras; e vindo Dele, só devemos refletir e se nos couber melhorar em algum aspecto citado, assim o fazermos.
Você ainda não havia parado para refletir sobre isso?  Pois a hora é essa, para todos nós!
Carinhosamente,
Soraya Barros

terça-feira, 8 de novembro de 2011

A Bíblia é a Palavra de Deus?Mergulhe e descubra!



Dia 7 desse mês, estava passando pelo tweetter e  assisti  esse pequeno vídeo recomendado por Eliana, uma princesa de Jesus. Gostei muito e resolvi compartilhar.  Assista pois eu estremeci diante do poder da Palavra de Deus!





1. A Bíblia desperta a fé, a origem de toda a obediência.
Portanto, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo. (Romanos 10:17)
2. A Bíblia liberta-nos do pecado.
Saberás a verdade, e a verdade fará com que sejas livre. (João 8:32)
3. A Bíblia liberta-nos de Satanás.
E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser manso para com todos, apto a ensinar, paciente quando enganado, instruindo com mansidão os que resistem, se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, e tornarem a despertar e desprendendo-se dos laços do diabo, em que a vontade dele, estão presos. (2 Timóteo 2:24-26)
4. A Bíblia santifica.
Santifica-os naverdade; a Tua palavra é a verdade. (João 17:17)
5. A Bíblia liberta-nos da corrupção e dá poder à divindade.
O Seu poder divino concedeu-nos tudo relacionado com a vida e a divindade, através da verdadeira sabedoria Dele que nos chamou pela sua própria glória e excelência. Pelas quais Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção que há no mundo pelo desejo. (2 Pedro 1:3-4)
6. A Bíblia oferece amor.
E peço isto, que o vosso amor abunde mais e mais em ciência e todo o conhecimento. (Filipenses 1:9)
Ora o fim do mandamento é o amor de um coração puro e de uma boa consciência e de uma fé não fingida. (1 Timóteo 1:5)
7. A Bíblia salva.
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas, porque fazendo isto te salvarás tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. (1 Timóteo 4:16)
Portanto, no dia de hoje vos protesto que estou limpo do sangue de todos. Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus. (Actos 20:26-27)
[Eles] perecerão, porque eles não recerberam o amor da verdadede maneira a serem salvos. (2 Tessalonicenses 2:10)
8. A Bíblia dá alegria.
Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. (João 15:11)
9. A Bíblia revela o Senhor.
E continuou o Senhor a aparecer em Silo, porquanto o Senhor se manifestava a Samuel em Silo pela palavra do Senhor. (1 Samuel 3:21)
10. Portanto, a Bíblia é a fundação para a minha casa e vida alegre e o ministério e esperança da eternidade com Deus.

Por John Piper. © Desiring God. Website: desiringGod.org
Original: 10 Reasons Why I Am Thankful for the God-Breathed Bible
Tradução: Olivia Monteiro. Website: pt.gospeltranslations.org
Com carinho,
Soraya Barros

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O Ano está acabando... é hora de planejar!

O Ano está acabando...é  hora de planejar!

Domingo depois que eu e meu marido almoçamos, entramos numa loja atacadista para comprar papel ofício, e fiquei espantada com todos os adereços de natal que encontrei logo na entrada.  Foi então que me dei conta que o ano está no fim.
Nesse período sempre ouvimos alguém dizer que é bom fazer uma reflexão sobre suas realizações pessoais e novas metas para o ano vindouro.  Então pensei em trazer o assunto com um pouco mais de antecedência, para que nós todos tenhamos tempo para essa reflexão realmente.

Refletir o quê?

Primeiro precisamos lembrar se tivemos objetivos traçados para esse ano, pois caso contrário, só vamos recordar as coisas que aconteceram no curso do período, sem nenhuma interferência ou atuação nossa.  Caso tenha sido assim o seu ano, vale a reflexão sobre o próximo ano; de estabelecer metas, objetivos para serem alcançados, com seu esforço e ajuda de Deus.  Sim, pergunte a Deus se o “seu” projeto está o coração de Dele. (leia neste blog: “Por que não fui atendido em minhas orações” parte I e as seguintes, parte II e III)
Para os que traçaram metas, é preciso ponderar se elas foram alcançadas, se aconteceram dentro do prazo que você imaginou e caso contrário, analisar o porquê do insucesso e o que poderá fazer para obtê-lo no ano 2012.
Um exemplo fictício:
Uma jovem dona de casa resolveu dedicar maior parte do seu tempo do estudando para conseguir uma vaga em faculdade pública.   Ela dedicou-se ao muito, estudou em cursos particulares, em casa e tentou vários caminhos para alcançar seu objetivo.  Após fazer as provas, obteve boa colocação em todas, mas sempre ficou numa classificação fora do número de vagas oferecidas.  Ela ficou no “quase”.   Que reflexão poderia fazer sobre esse caso?  Essa mulher é capaz, esse tempo dedicado foi proveitoso e a experiência adquirida valiosa.  Será preciso dar continuidade a esse projeto com bastante entusiasmo com mais dedicação e crendo que dessa vez vai acontecer!


Devemos traçar metas para nossas vidas sim, depois só acreditar e agir!
É importante estar motivado a crescer, a alcançar mais um patamar, a conquistar mais um objetivo, a sair do marasmo que não te ajuda a evoluir.  Isso seja no trabalho, na sua vida financeira, no seu relacionamento familiar ou amoroso ou em qualquer área da sua vida.
Um novo ano vem aí.  Você e eu podemos esperar coisas maravilhosas dele, se nos movermos para tal.  Tem que haver determinação, perseverança e muita fé.
Pegue um caderno, organize sua vida ainda desse ano. Anote coisas pendentes que você precisa resolver numa parte e separe outra para listar novos empreendimentos em sua vida no ano 2012. A cada meta estipulada, escreva do lado o que é preciso fazer para alcançá-la.
Veja um exemplo:


Objetivos
Atitudes para alcançá-lo
Conquistas   (x)
1)Promoção no trabalho
Iniciar curso inglês



Fazer um curso de informática


2)Reconciliação com meu irmão
Participar dos festejos de natal com as famílias reunidas



Não esqueça que colocou as pendências de 2011 numa outra parte do caderno.  Liste as pendências da mesma forma e refaça estratégias para resolvê-las.  Encare os problemas de frente, não adie nem fuja deles.  Eles só vão acabar se você acabar com eles.
Problemas com finanças costumam minar as forças do ser humano e precisam ser vistos com cuidado.


Dívidas com cartão de crédito e cheque especial costumam enfraquecer quem as tem.  A pessoa perde o sono, fica irritada, ansiosa, e aí não se relaciona bem com os demais e não produz no trabalho ou escola.  É preciso negociar essas dívidas imediatamente. Ligue para o banco, parcele sua dívida e cancele o uso do cartão de créditos e cheque especial.
Coloque como meta para 2012, não comprar nada que não seja absolutamente importante, até que você consiga saldar suas dívidas.
Mesmo que você não tenha dívidas, a boa administração dos seus recursos, faz com que seu dinheiro renda mais e você possa estabelecer o objetivo de poupar alguma coisa.  Para isso, acho ótimo usar um “Livro Caixa”.(faça no caderno, listando quanto você recebe e todas as suas contas. Somando suas contas você diminui do seu salário e vai ver realmente quanto você gasta e quanto sobra. Do que sobra o ideal é separar uma parte e colocar numa poupança ou outro investimento

Pode usar o mesmo caderno, listando as contas e os meses do ano.  A cada parcela quitada, vai marcando com “x” e você ficará motivado quando começar a perceber que o ano passa rápido e você estará eliminando suas dívidas. Veja:

Conta
Nºde x
valor
mês
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
Lojas “X”
3x
 Total: R$.........  (3 x R$..... )
1/3
2/3
3/3









cartão
5x
Total: R$.........  (5 x R$..... )
1/5
2/5
3/5
4/5
5/5























E então? Gostou das sugestões?  Espero que sejam úteis, pois até a criação de Deus obedeceu a metas objetivadas por Ele.  Já imaginou se Ele criasse o homem sem ter dito antes...

“..."Haja luz", e houve luz.” Gn 1:3

Com muito carinho,
Soraya Barros