sábado, 29 de junho de 2013

O ACUSADOR


É possível que muitos de nós sintamos um desconforto mental, uma angústia invasiva e  uma voz que nos acusa o tempo todo de tudo que fazemos: fizemos algo que poderíamos ter evitado, falamos algo que poderia ter sido calado, deixamos de dizer algo que deveria ser dito, deixamos de fazer algo que poderia ser feito... Uma pressão constante que não permite que você tenha paz

É bom que saibamos que temos um “inimigo de nossas almas” que é satanás e que ele não perdoa nem dá trégua para os menos avisados.

Antes de mencionar o que satanás pode fazer com a criatura e os filhos de Deus, vamos juntos nesta síntese, saber um pouco mais sobre ele:


Quem era lúcifer?
Ele era um ser celestial que refletia o esplendor de Deus, seu criador e
esteve no Éden, jardim de Deus.
“Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.”
Ezequiel 28:13-15

Ele era chamado de Lúcifer que é uma palavra de raiz hebraica que quer  dizer “brilhar”.
Lúcifer era  “querubim da guarda ungido” (Ez 28.14). Querubins representam a mais alta graduação da autoridade angélica, sendo seu papel guardar simbolicamente o trono de Deus.

Mas como diz a parte final dos versículos acima, “...até que se achou iniquidade em ti” o orgulho fez com que Lúcifer caísse numa terrível armadilha:

“E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
Isaías 14:13-14”

“Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor...”Ezequiel 28:17a

Ele quis tomar o lugar de Deus, ser semelhante a Deus!  

A consequência dessa traição foi:
 “...por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Ezequiel 28:17b

“E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.” Lucas 10:18

 “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” Apocalipse 12:9

O que pretende satanás aqui na terra juntamente com suas hostes?
Como satanás não pode contra Deus, ele se volta para as criaturas de Deus.  Ele quer nos destruir de todas as formas e ele é incansável nesse propósito.
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”

1Pe 5:8

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10:10


As acusações:
Faz parte das estratégias de satanás, manter uma perturbação mental no ser humano, acusando-o ou imputando a ele um peso que não existe.  Somos passíveis sim de erros e enganos, mas ele não pode nos acusar de nossos pecados pois Cristo morreu por nós, pelos nossos pecados; para nos libertar das mãos de satanás e nos dar uma nova vida e uma vida eterna.
Aqueles que estão em Cristo Jesus e foram comprados pelo alto preço do sangue derramado na cruz do calvário  não podem ser tocados por satanás.  Mas ele pode sugestionar em nossas mentes suas mentiras suas acusações, suas palavras de derrota para que não possamos crescer na graça e conhecimento da vontade de Deus; através da Palavra de Deus, dos nossos direitos e deveres como cidadãos do reino.

Precisamos lembrar que ele é mentiroso! Aliás ele é o pai da mentira!

Como os livrar dessa perseguição mental?
“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra do as ciladas Diabo.” Efésios 6:11
(leia e estude Efésios 6:10-18
“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tg 4:7 (Coloque-o para correr sujeitando-se a Deus e obedecendo aos seus preceitos que estão nas Escrituras Sagradas!)

Conclusão:

Não precisamos estar expostos  às investidas de satanás que procura massacrar as nossas mentes. Precisamos sim, confiar em Deus:
 “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.”
1 João 5:4

“Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.” Efésios 6:16

Devemos nos apegar à Palavra de Deus, conhecendo-a e praticando seus ensinamentos:
É primordial que façamos das Escrituras Sagradas nosso ponto de partida como manual de vida deixado pelo nosso Criador. Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.” 1João 2:1-4
E por último, tendo a consciência das intenções de satanás para nossas vidas e praticando com fé e testemunhos, a expulsão  do mesmo do nosso entorno.
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.”1 Pedro 5:8-9

“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” Tiago 4:7

E tenha paz!
Carinhosamente,
Soraya Barros

terça-feira, 25 de junho de 2013

ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO




A maioria dos cristãos tem conhecimento do que disse Jesus aos seus discípulos, quando próximo dos momentos finais da sua vida antes da crucificação e ressurreição: “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.” João 14:16-17

Como é isso de “Deus habitar em nós através do Espírito Santo”?

Os dois textos anteriores a este, deveriam ser lidos para sua maior compreensão.  Neles eu explico que temos no interior da nossa alma, um “espírito”, que é como uma semente e que começa a crescer conforme somos chamados por Deus.  E do momento que buscamos a Deus de forma intensa, Ele que habita em nós vai tomando espaço, nos ensinando nos ajudando na nossa mudança de transgressor para alguém que teme a Deus e abomina o pecado.  Então a intimidade entre nós e Deus vai aumentando, passamos a ouvir a voz de Deus através do conhecimento da Sua Palavra e a entendê-la com maior clareza. “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito”. Jo 14.26
 

Quem é o Espírito Santo?

As Escrituras Sagradas quando se referem ao Espírito Santo, fazem-no como se refere a uma “pessoa”, usando pronome pessoal “Tu”.
Ele  não é uma “energia, vento ou força”,  Ele é o Espírito Santo de Deus, ou o próprio Deus que habita em nós para  que não estejamos órfãos,ou sozinhos até que Jesus venha arrebatar a Sua igreja.

Muitas pessoas confundem ou interpretam mal essa questão, por que em vários momentos a Bíblia usa expressões para descrever as “manifestações” do Espírito Santo:
“Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai” (Jo 3.8). Mas isto não significa que o Espírito Santo é o vento!

Em Atos 2, lemos do Espírito Santo se manifestando como fogo, “línguas como de fogo”...
João Batista também se referiu ao batismo do Espírito Santo como batismo com fogo, podemos ler em Mt 3.11: “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo”. O que não quer dizer que o Espírito Santo é “fogo”.  São apenas expressões usadas.
Quando se diz: “Meu irmão entrou igual um furacão procurando sua chuteira”. “Meu pai ficou furioso e agiu como uma tempestade!” Não estamos dizendo que o irmão é um furacão nem que o pai é uma tempestade.

Deus nos apresenta uma série de símbolos que representam o Espírito Santo: fogo –Hb 12:29; vento – Sl 33:6; pomba – Lc 3:22; óleo Sl 89:20; água – Jô 7:37-39.

O Espírito Santo é uma pessoa,  que faz parte da TRINDADE: “Pai, Filho e Espírito Santo” e a bíblia nos mostra isso:
·         
       Ele fica triste: “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Ef 4.30

·          



Ele tem ciúmes: “Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. 5 Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes?” Tg 4.4-5

·        Ele fala:       “Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo:     “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. At 13.2

“E o Espírito disse a Filipe: “Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a”.At8:29                                                                                   “Enquanto Pedro ainda estava pensando na visão, o Espírito lhe disse: “Simão, três homens estão procurando por você. 20 Portanto, levante-se e desça. Não hesite em ir com eles, pois eu os enviei””. At 10.19-20
      No livro de Apocalipse  é  repetido várias vezes sobre  o Espírito Santo:     
       “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.


·         Ele pode gemer e interceder por nós: “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus”. Rm 8.26-27

·        Ele tem vontade: “Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; 9 a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; 10 a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. 11 Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer”. 1Co 12.8-11


·        Ele tem mente: “E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus”. Rm 8.27

·        Ele ensina: “11 Pois, quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus. 13 Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.
          1 Co 2: 11,13


Concluindo:
Fogo, água, vento...não sentem ciúmes, não falam nem ensinam.  Creia na verdade da Palavra não por versículos isolados nem interpretações humanas, mas sim num todo, num contexto de quem é e como age o Espírito Santo de Deus.
Busque-o mais e mais, crescendo e se fortalecendo com esse relacionamento  do Espírito Santo de Deus que habita dentro de nós.
Com  carinho,
Soraya Barros

quinta-feira, 13 de junho de 2013

O Espírito Santo no meu espírito.


Para compreender melhor este texto, seria importante que lesse o anterior:
NO ÍNTIMO DA ALMA http://novavidanoreino.blogspot.com/2013/06/no-intimo-da-alma.html?spref=tw

  

(recaptulando)
"O espírito é uma semente pequena, que fica a mercê da nossa formação como ser humano e só pode ser alcançado por Deus lá naquele pontinho que é a nossa fé.  Quando  abrimos nosso coração e atendemos ao chamado de Deus, então esse relacionamento fortalece nosso espírito que permite que controlemos as ações da nossa vontade. 

 “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.” Colossenses 3:5-7" 



Por que é tão difícil ter uma vida espiritual sadia?
Como nosso corpo precisa de alimento, nosso espírito também.
O ser humano passa muito tempo de seu dia envolvido com as coisas desse século: trabalho, estudo, cuidar da casa, dos filhos, ir às compras, lazer saudável etc.  Tudo isso é necessário pois precisamos viver nossa vida aqui neste mundo!  Só que não podemos esquecer que enquanto fazemos todas as atividades acima descritas, comemos e bebemos alimentando nosso corpo para não adoecer.  O que não fazemos de forma suficiente com nosso “espírito”.      
Alguns perdem horas vendo TV, acompanhando novelas, jogando vídeo game, ficam horas seguidas senão o dia todo no face book.   Muitos perdem tempo do seu dia com jogos que viciam oferecidos pelas redes sociais.
Aí, eu pergunto a você:   Quanto tempo se dedica a leitura da Bíblia e a oração; que é o momento em que você para exclusivamente para conversar com Deus?  Você busca boa literatura, ou vídeos de pregadores da Palavra, que edifiquem sua vida?  Quanto tempo passa estudando um texto ou um livro da Bíblia (fazer a leitura é
diferente de estudar).  Você se empenha em estar domingos na Escola Dominical?  Você se dedica pelo menos domingos a ir aos cultos matinal e noturno da sua igreja?
Como eu disse no texto anterior, quando recebemos o chamado do Espírito Santo e abrimos nosso coração entendendo esse chamado, precisamos alimentar nosso espírito.  Podemos comparar nosso interior com um recipiente que pode ser cheio das coisas de Deus, bem alimentado ou cheio das bobagens desse mundo que não nos levam a lugar algum.
É preciso ter sede de Deus! "...Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". João 7:37-38





Para “fluir” é preciso beber em abundância!
Nós que fomos chamados pelo Espírito Santo para andar na luz, precisamos nos esforçar para andar em  espírito:

“16Digo, porém: Andai no Espírito, e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 17Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que por­ventura seja do vosso querer. Gl 5:16,17
Adianto a você, meu irmão, minha irmã, que não é simples; não é fácil.  O segredo está exatamente no alimento espiritual que buscamos e o quanto o buscamos.
Quando estamos “cheios” das coisas que alimentam o espírito, estaremos “cheios do Espírito Santo de Deus”!  E dessa forma, não há espaço para as coisas da carne, que nos tentam o tempo todo e nos fazem pecar.

Carinhosamente,
Soraya Barros

terça-feira, 11 de junho de 2013

NO ÍNTIMO DA ALMA



Há muita curiosidade da parte de algumas pessoas, para entender a questão da formação do nosso caráter, se temos alma e espírito e qual a relevância de cada um.  Vou tentar colocar de forma simples para elucidar um pouco o assunto.


No interior de nossa alma estão inseridos nosso caráter e nosso espírito.  Nossa índole não é proveniente da educação que nos deu nossos pais somente, mas também  do meio em que vivemos fora do lar; o que resulta em nosso caráter.



É importante refletirmos sobre o resultado final da  formação do nosso caráter, pois dele depende a nossa vontade. A saber, é possível através da nossa escolha, mesmo tendo sido criado num ambiente imoral ou indigno ser uma pessoa de bem e vice-versa.



O espírito é uma semente pequena, que fica a mercê da nossa formação como ser humano e só pode ser alcançado por Deus lá naquele pontinho que é a nossa fé.  Quando  abrimos nosso coração e atendemos ao chamado de Deus, então esse relacionamento fortalece nosso espírito que permite que controlemos as ações da nossa vontade. “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.” Colossenses 3:5-7



Quando permitimos que o Espírito de Deus nos oriente, nos  direcione, nos ensine, aí sim teremos intimidade com Deus, num relacionamento que nos ajuda a viver os planos Dele para nossa vida.Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz.”  Efésios 5:8

Tendo essa relação com Deus, tudo na nossa vida fica mais fácil; mesmo os momentos de tribulação, pois  sabemos quem é por nós.  Sabemos por que nascemos o que devemos buscar no Reino de Deus ainda nessa terra e para onde vamos depois da morte desse nosso corpo.



Temos presenciado tanta violência nos dias de hoje, tanta
banalização da vida.  As pessoas precisam ser alcançadas por Deus através da fé: “Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo.”
Romanos 10:17




 ...e nós cristãos devemos fazer a nossa parte, pregando o evangelho a toda criatura, por que “e como ouvirão sem pregador? e como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!” Romanos 10:15



Evidente que este texto está longe de esgotar o assunto,mas espero ter esclarecido parte da dúvida de alguns e despertado o interesse de outros pelo estudo da Palavra de Deus.

Carinhosamente,

Soraya Barros

segunda-feira, 10 de junho de 2013

FOTOS DO "ENCONTRO ROMÂNTICO"

"ENCONTRO ROMÂNTICO" - IGREJA CRISTÃ NOVA VIDA 
Vila Nova em Campo Grande.
Estrada do Campinho nº 1312 - RJ/ RJ

 AMOR, DOCE AMOR!