terça-feira, 25 de junho de 2013

ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO




A maioria dos cristãos tem conhecimento do que disse Jesus aos seus discípulos, quando próximo dos momentos finais da sua vida antes da crucificação e ressurreição: “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.” João 14:16-17

Como é isso de “Deus habitar em nós através do Espírito Santo”?

Os dois textos anteriores a este, deveriam ser lidos para sua maior compreensão.  Neles eu explico que temos no interior da nossa alma, um “espírito”, que é como uma semente e que começa a crescer conforme somos chamados por Deus.  E do momento que buscamos a Deus de forma intensa, Ele que habita em nós vai tomando espaço, nos ensinando nos ajudando na nossa mudança de transgressor para alguém que teme a Deus e abomina o pecado.  Então a intimidade entre nós e Deus vai aumentando, passamos a ouvir a voz de Deus através do conhecimento da Sua Palavra e a entendê-la com maior clareza. “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito”. Jo 14.26
 

Quem é o Espírito Santo?

As Escrituras Sagradas quando se referem ao Espírito Santo, fazem-no como se refere a uma “pessoa”, usando pronome pessoal “Tu”.
Ele  não é uma “energia, vento ou força”,  Ele é o Espírito Santo de Deus, ou o próprio Deus que habita em nós para  que não estejamos órfãos,ou sozinhos até que Jesus venha arrebatar a Sua igreja.

Muitas pessoas confundem ou interpretam mal essa questão, por que em vários momentos a Bíblia usa expressões para descrever as “manifestações” do Espírito Santo:
“Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai” (Jo 3.8). Mas isto não significa que o Espírito Santo é o vento!

Em Atos 2, lemos do Espírito Santo se manifestando como fogo, “línguas como de fogo”...
João Batista também se referiu ao batismo do Espírito Santo como batismo com fogo, podemos ler em Mt 3.11: “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo”. O que não quer dizer que o Espírito Santo é “fogo”.  São apenas expressões usadas.
Quando se diz: “Meu irmão entrou igual um furacão procurando sua chuteira”. “Meu pai ficou furioso e agiu como uma tempestade!” Não estamos dizendo que o irmão é um furacão nem que o pai é uma tempestade.

Deus nos apresenta uma série de símbolos que representam o Espírito Santo: fogo –Hb 12:29; vento – Sl 33:6; pomba – Lc 3:22; óleo Sl 89:20; água – Jô 7:37-39.

O Espírito Santo é uma pessoa,  que faz parte da TRINDADE: “Pai, Filho e Espírito Santo” e a bíblia nos mostra isso:
·         
       Ele fica triste: “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Ef 4.30

·          



Ele tem ciúmes: “Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. 5 Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes?” Tg 4.4-5

·        Ele fala:       “Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo:     “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. At 13.2

“E o Espírito disse a Filipe: “Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a”.At8:29                                                                                   “Enquanto Pedro ainda estava pensando na visão, o Espírito lhe disse: “Simão, três homens estão procurando por você. 20 Portanto, levante-se e desça. Não hesite em ir com eles, pois eu os enviei””. At 10.19-20
      No livro de Apocalipse  é  repetido várias vezes sobre  o Espírito Santo:     
       “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.


·         Ele pode gemer e interceder por nós: “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus”. Rm 8.26-27

·        Ele tem vontade: “Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; 9 a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; 10 a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. 11 Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer”. 1Co 12.8-11


·        Ele tem mente: “E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus”. Rm 8.27

·        Ele ensina: “11 Pois, quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus. 13 Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.
          1 Co 2: 11,13


Concluindo:
Fogo, água, vento...não sentem ciúmes, não falam nem ensinam.  Creia na verdade da Palavra não por versículos isolados nem interpretações humanas, mas sim num todo, num contexto de quem é e como age o Espírito Santo de Deus.
Busque-o mais e mais, crescendo e se fortalecendo com esse relacionamento  do Espírito Santo de Deus que habita dentro de nós.
Com  carinho,
Soraya Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário