terça-feira, 6 de novembro de 2012

EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: O QUE FAZER PARA MELHORAR??



Resolvi escrever esse artigo, por ter sido interpelada por um jovem estudante de  uma área da Educação.
Na minha resposta, não me apeguei  especificamente nas questões dos salários baixos e da jornada de trabalho injusta; com aqueles que são os pioneiros na formação do cidadão desse país.

“Pós e contras” encontramos em todas as profissões e não somente na rede pública de ensino; mas na rede privada também.  Conheci as duas nos meus longos anos como educadora e vou deixar a minha opinião particular, baseada na realidade em que vivi no Município do Rio de Janeiro especificamente.

Conheci crianças muito carentes.  Crianças cujos pais foram crianças muito carentes  de tudo, também como eles.  Não tiveram uma boa educação, alimentação, princípios éticos e morais, conscientização de cidadania etc.

Conheci  crianças cujas famílias vinham direto do interior do nordeste  para uma “posse” de  “espaço” num terreno supostamente abandonado.  Ali, sua cerca de “barbante” delimitava seu espaço e a casa de compensado e papelão, era apenas um cubículo para dormir.  Banheiro? Só na escola, onde ouvi diversas vezes as mães pedindo para usá-lo confessando que não havia outro lugar para ir.

Conheci crianças que pareciam seres de outro planeta tal deslumbramento com as coisas simples que a escola possuía: livros, lápis de cores tão lindas, cadernos com linhas onde ela podia escrever “do seu jeitinho”, ainda sem conhecer os códigos que convencionamos para a escrita.  Também vi crianças que não sabiam se expressar oralmente por não conhecer as palavra no seu vocabulário quase nulo.


Conheci crianças cujas famílias só tinham uma finalidade para o jornal diário: colocar no chão para  forrar seus  cobertores e dormir e crianças que escondiam carne, biscoito, fruta da merenda dentro da mochila, em meio às pontas de lápis para levar para a mãe e o irmão mais novo.



Algumas tinham muitos piolhos, e cheguei a ver uma cabecinha que parecia cheiinha de farelo, mas eram lêndias.  Não era raro encontrá-las com sarna, impetigo,  hanseníase e até mesmo Aids.

Outras viviam marcadas pelo espancamento e o pior de tudo, crianças ainda pequenas abusadas pelos irmãos, padrasto... pai. Meninas cujas mães deixavam ir à vendinha do “Seu fulano” a fim de trocar favores libidinosos por cigarro, café, um pão ou um leite...cachaça.

Alguns dos meus alunos não chegaram a idade adulta, mortos pelo tráfico.  E lembro-me bem de seus rostos e de quanto eram carinhosos comigo.  Eram só crianças precisando de cuidado, amor.  Eu ganhava flores dos jardins da localidade, cajá, acerola, banana, cartinhas de amor, beijos suados, babados, melados de narizes escorrendo.  Eram só crianças.

Queridos, a melhor apostila que fosse criada  pelos  maiores especialistas em Educação não vão dar conta de aumentar as estatísticas do fracasso escolar.
As escolas Municipais tem os melhores profissionais do ensino.  Todos estudamos muito para passar num concurso que não é nada fácil.  Noventa  por cento de nós cursou pelo menos uma faculdade.  A maioria de nós não escolheu a profissão pelo salário,            (isso é obvio), mas por acreditar que podemos contribuir para o crescimento  de uma  cidadania consciente no nosso país.  Muitos não gostam nem confessam, mas vocação é uma palavra relevante nesse assunto.

O que fazer então? Como contribuir para que todos esse quadro possa ser mudado.
É evidente que não me atrevo a ter todas as respostas mas com tantos profissionais  disponíveis que temos no nosso país, poderíamos investir mais num atendimento multidisciplinar para atender nossas crianças, nossos adolescentes, nossos jovens.

Com toda essa realidade na qual convivi, fica evidente que as crianças de baixa renda, (e que são as crianças das escolas públicas em sua maioria), precisariam antes de ingressar na escola, de atendimento médico: Pediátrico e  Psicopedagógico,  que poderia ou não encaminhá-las ao oftalmologista ou  otorrinolaringologista ou ao fonoaudiólogo ou até mesmo ao psicólogo.

Cada escola (e não cada grupo de tantas escolas) deveria ter um núcleo com uma equipe de: Psicopedagogo, Assistente Social, Psicólogo e Fonoaudiólogo, para dar conta  de tantos casos que necessitam de atendimento.
Não resolveria enviar ao  “Posto de Saúde”, pois a demanda é muito grande e as consultas, (quando tem profissional) ficam com longo espaço entre uma e a outra.  Sendo na própria escola, também eliminaríamos o problema de gastos com condução, que os pais não possuem.  Estes profissionais também poderiam atender os professores, visto que sofremos um desgaste emocional e da voz muito grande, com as turma volumosas).

Ao meu modo de ver, vidas são muito mais importantes que qualquer outro investimento no nosso Município, estado ou país.  Bonitas são as Clínicas da família, os “UPAS”, mas o atendimento é precário, deficiente ou nenhum.
Ontem, dia  5 de novembro uma amiga minha levou sua avó em dois  “UPAS” aqui na área de Campo Grande e os dois não tiveram médico para atender  idosa.  O Hospital Rocha Faria também em face a isso, estava superlotado  com atendimento precário. Não fica atrás o Hospital Pedro Segundo também aqui na zona oeste.

Todos nós sabemos que a área de  saúde no nosso país é uma vergonha!  Mas meu assunto é  Educação e para finalizar é necessário fazer esse link, entre as duas áreas pois precisamos desse atendimento multidisciplinar para melhorar a educação  no nosso país.

Um abraço caloroso aos meus colegas professores das redes pública e privada.
Soraya Barros

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