domingo, 12 de agosto de 2012

OS "140" .


Estamos vivendo no mundo dos “140 caracteres”. O mundo das lindas gravuras com frases tocantes, que emocionam e fazem muitas pessoas definirem algumas delas, como as “expressões da sua vida”...
Não! Não é isso não! Eu amo as redes sociais! Estou no twitter, Google, Orkut e Face Book. Adoro interagir e fiz muitos amigos de verdade!  Só que nossa vida não se resume em passar muitas horas  no mundo virtual!  Tem  muito mais que isso!

Percepção das nossas escolhas.
Quando passamos muitas horas no mundo virtual, precisamos refletir no que estamos deixando de lado!  E olha que são muitas coisas.  Muitas delas, essenciais a nossa vida como:  Um relacionamento mais próximo e intenso com nossos filhos ou familiares.  Estamos criando um hábito que não é  nada saudável e por isso ele pode tornar-se em um vício.

Há famílias, em que todos os membros ou senão a maioria estão ligados, cada um com seu equipamento na internet!  Isso não pode ser ignorado.  Precisamos avaliar nossa postura como pais ou responsáveis pelo crescimento dos nossos filhos, netos ou sobrinhos.
O tempo em que estamos com eles, pode ser pouco, devido a rotina de trabalho, mas precisa ter qualidade. Quando decidimos ser pais e mães, temos que abrir mão sim, dos nossos interesses para priorizar o bem estar e preencher as necessidades dos nossos filhos.

O mal que fazemos aos nossos filhos
Ao longo dos anos, essa busca pelo mundo virtual, necessária e fundamental como uma das ferramentas da aprendizagem; tem sido usada como pretexto para passar horas navegando. 
Quero dizer, que é válida a ferramenta para busca de conhecimento; mas que isso tem provocado em adultos e crianças, um efeito colateral com causas muito sérias no desenvolvimento da linguagem.
A linguagem, nada mais é que a expressão do nosso pensamento através da palavra falada, escrita  ou por meio de sinais.

Falando pedagogicamente.
Sabemos que o computador é uma janela para o mundo e isso é muito bom. Sabemos também, que é preciso muito mais para o desenvolvimento cognitivo de uma criança, no que se refere à forma de se expressar com o uso das linguagens escrita e falada.
Posso garantir a você, que não há melhor forma de obter conhecimento, do que ler bons livros. 
A criança que ouve seus pais contando histórias, que recebe livros de presente, aprende a amar os livros e a leitura, adquire conhecimentos: Desenvolve a criatividade e imaginação, enriquece o vocabulário, dinamiza o raciocínio, escreve bem e tem facilidade em comunicar-se. É a leitura que proporciona a capacidade de interpretação.
A nossa mente precisa ser disciplinada à leitura.  Ler precisa ser um processo contínuo e o resultado da criança que lê, é perceptível na medida que ela se expressa e nos surpreende.
O adulto que estimula  a criança a ter hábito de ler, está contribuindo para que essa criança se torne num adulto culto e perspicaz.

Os 140 caracteres
Estamos vivendo um problema cultural. 
O ser humano está se afastando dos livros e se acostumando à leitura de mensagens curtas, com pequenas expressões ou até mesmo dar um clique no “curtir”. Os "140" para quem não conhece, é o número máximo de caracteres (letras, símbolos, pontuação) que se pode escrever nas mensagens do twitter.

Nossa mente precisa de exercício e ler e escrever é uma excelente maneira de fazê-lo. Não podemos limitar nossa capacidade criativa, nos expressando de forma tão reduzida!
Mude seus hábitos!  Ajude seus filhos a apreciarem a leitura! Adquira bons  livros para ter em casa. Leia mais!

 "Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles." Pv 22:6


Com carinho,
Soraya Barros
(veja  "Editora ano Domini" leituras  recomendadas" neste blog)





2 comentários:

  1. isso é uma triste realidade, ficamos presos as redes sociais, e perdemos a vida propria
    bjs
    karinafotolog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      É isso mesmo. Todos nós precisamos ficar atentos
      e não permitirmos que nossas vidas fiquem resumidas
      à internet.
      bjks
      (vou visitar seu blog)

      Excluir