quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A CULTURA DO SLOW DOWN


Voltando da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro para minha casa, peguei um trecho em obras e fiquei muito tempo num engarrafamento.   Era um trecho em que uma pista ficava fechada enquanto a outra era liberada no sentido contrário.  A pista era para dois carros, mas a saída dela se afunilava e só passava um de cada vez.  O tempo de espera para abrir e fechar as pistas de ida ou de volta alternadamente, era controlado (pasme) por um funcionário da própria obra que nem possuía relógio.  

Ficamos mais de 10 minutos parados esperando a sinalização do operário para que pudéssemos prosseguir. Para quem está no trânsito, dez  minutos parecem uma eternidade. 

Quando a pista foi liberada, pude ver sem crer,  que na hora que a pista afunilava e só saía um de cada vez, havia os “espertos” que furavam pela minha direita e passavam na frente de quem já estava na fila esperando a mais tempo.  Já imaginou você numa situação igual?
Pois é.  Normalmente, a maioria das pessoas irão se sentir ultrajadas e alguns vão ficar muito irados.
O trânsito das grandes cidades realmente tem deixado muitas pessoas iradas e algumas muito agressivas e ainda outras, criminosas.  É comum nos dias de hoje sabermos de casos de agressões verbais e até mesmo físicas; entre motoristas.

Na verdade, a situação desgastante a qual passei tendo que esperar a sinalização e ainda ver os “espertos furando a fila” me fez refletir: Como o ser humano é desrespeitoso com o outro, fica claro seu egoísmo, por ele achar que só ele tem urgências, só ele tem pressa, só ele tem necessidades.

Está mais do que na hora de reavaliar o nosso ritmo.  O trânsito é só um exemplo que desencadeou minha reflexão, mas o ser humano tem andado com “pressa” em todas as situações de sua vida.  O homem tem buscado para sua vida a “quantidade” e não a “qualidade”.    E foi pensando em tudo isso que me lembrei de um slide antigo que recebi por e-mail, sobre a “Cultura do Slow Down”.  Veja abaixo:




Precisamos urgentemente aderir a idéia de sermos  “Slow Life”.  Isso não quer dizer  que vamos demorar para realizar algum empreendimento e sim que  podemos avaliar  sobre o excesso de tarefas auto impostas  e a necessidade questionável delas.
Diz um ditado mexicano: “Não precisa chegar primeiro e sim saber chegar”.

A empresa Sueca Volvo está atenta a isso e qualquer projeto demora 2 anos para se concretizar, e isso não faz deles uma empresa sem lucros! (eles são os produtores de motores de propulsão dos foguetes da NASA).

Então, para encerrar, digo-lhes que é possível diminuir o nível de estresse e a agitação  em que muitos de nós vivemos.  Isto, porém exige um treinamento.  Nós precisamos exercitar nosso auto controle, a fim de saber esperar, a fim de conseguir respeitar o ritmo do outro e isso nos fará mais felizes, teremos menos pessoas enfartando, tomando remédios para dormir, tendo ímpetos de fúria a ponto de agredir outra pessoa.   

O exercício é muito simples:
Busque uma vida com Deus.  Busque estar cheio do Espírito Santo.  A palavra nos ensina o segredo  para ter uma  “Slow Life”.  Veja não a minha, mas a Palavra de Deus:
 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22
Procure separar  uns momentos para que fique um tempo sozinho(a).  mesmo que seja depois que todos estiverem dormindo.  Aproveite estes momentos para falar com Deus.  Coloque seus joelhos no chão aos pés de sua cama e  diga a Ele o quanto você está cansado(a), nervoso(a), desapontado(a) ou seja o que for que esteja sentindo.  Chore. Clame a Deus por misericórdia.  Diga a Ele que você quer mudar, que quer ser  mais manso(a), mais paciente, tolerante com as pessoas da sua família, do seu trabalho, no trânsito, na escola, no seu círculo de amigos.  Ele vai ouvir!
Procure mais momentos para estar com Deus, priorizando a leitura das Escrituras Sagradas.  Procure desligar por mais tempo sua TV, e também as redes sociais.
Convide sua família para orarem e lerem a Palavra de Deus juntos,
Eu sei que você vai conseguir fazer isso e sei que o resultado será maravilhoso.
Quero muito o seu bem e de toda sua família.
Com muito carinho,
Soraya Barros

 “O que se indigna à toa fará doidices, e o homem de maus intentos será odiado.” Pv 14:17





Nenhum comentário:

Postar um comentário