segunda-feira, 27 de agosto de 2012

LIVROS APÓCRIFOS. APÓ O QUÊ?


Sempre que alguém me perguntava o porquê da diferença entre as “bíblias do evangélico e dos católicos”, eu tinha dificuldade em explicar.  Por esse motivo, vou tentar colocar de maneira simples para facilitar a compreensão de todos; que poderão  aprofundar no assunto, pesquisando posteriormente se assim o desejarem..

A primeira dúvida é se a Bíblia usada pelo evangélico e a usada pelo católico  são diferentes. A resposta é sim e a diferença está no acréscimo de alguns livros na Bíblia usada pelos católicos: os livros apócrifos. Todos os outros livros da Bíblia são iguais.
O significado de “apócrifo” é “falso ou duvidoso”
Estes livros, não foram aceitos pelos protestantes (evangélicos) e foram oficialmente incluídos em 1546 pela Igreja Católica Romana como sendo inspirados por Deus.
Esses livros são:
Tobias, Judite, 1 e 2;  Macabeus, Eclesiástico, Baruque e Sabedoria de Salomão.

A primeira edição da Bíblia Católico-Romana com os apócrifos deu-se em 1592, com a autorização do Papa Clemente VIII.  Nessa época os protestantes combatiam as doutrinas romanistas do purgatório, salvação pelas obras, oração pelos mortos, etc. Os romanistas viam nos apócrifos, a base para tais doutrinas, e apelaram para eles, aprovando-os como canônicos. (aprovaram tais livros como se eles fizessem parte do cânon, que são os livros escritos sob a direção de Deus).

Os judeus, aos quais Deus confiou no passado a guarda das Escrituras e Seus oráculos (Romanos 3:2), só aceitam como inspirados o canôn hebraico de 39 livros. Eles rejeitam os sete livros tidos como deuterocanônicos.

Alguns erros nos livros apócrifos:
Tobias 6:4-8
4. O anjo disse-lhe: Pega-o pelas guelras e puxa-o para ti. Tobias assim o fez. Arrastou o peixe para a terra, o qual se pôs a saltar aos seus pés.
5. O anjo então disse-lhe: Abre-o, e guarda o coração, o fel e o fígado, que servirão para remédios muito eficazes. Ele assim o fez.
6. A seguir ele assou uma parte da carne do peixe, que levaram consigo pelo caminho. Salgaram o resto, para que lhes bastasse até chegarem a Ragés, na Média.
7. Entretanto, Tobias interrogou o anjo: Azarias, meu irmão, peço-te que me digas qual é a virtude curativa dessas partes do peixe que me mandaste guardar.
8. O anjo respondeu-lhe: Se puseres um pedaço do coração sobre brasas, a sua fumaça expulsará toda espécie de mau espírito, tanto do homem como da mulher, e impedirá que ele volte de novo a eles.

Precisa dar alguma explicação?
O único meio de expulsarmos espíritos malignos é por meio do nome poderoso de Jesus! Veja em Marcos 16:17-18: “E estes sinais acompanharão aos que crerem: EM MEU NOME EXPULSARÃO DEMÔNIOS, falarão novas línguas, pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados”.

Outros ensinos absurdos do Livro de Tobias:

Tobias 4:11: “Porque a esmola livra do pecado e da morte, e preserva a alma de cair nas trevas.“


Tobias 12:9: “Porque a esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna“


Sabemos que quem pode dar a vida eterna ou “preservar a alma de cair nas trevas” é JESUS! Leia:
 “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida”. João 5:24

Não creio que alguém que estudou tantos anos a Palavra de Deus, como padres, pastores e até mesmo o leitor da Bíblia possa crer que esmola apague pecados!
A Bíblia diz que a única coisa capaz de nos purificar de nossos pecados é o sangue de Jesus, pois, em 1 João 1:7 está escrito: “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, E O SANGUE DE JESUS SEU FILHO NOS PURIFICA DE TODO PECADO”.

Em Eclesiástico (não confundir com Eclesiastes) diz que se deve negar pão aos ímpios, senão vejamos:
“Dá ao homem bom, não ampares o pecador, pois Deus dará ao mau e ao pecador o que merecem; ele os guarda para o dia em que os castigará. Dá àquele que é bom, e não auxilies o pecador. Faze o bem ao homem humilde, e nada dês ao ímpio; impede que se lhe dê pão, para não suceder que ele se torne mais poderoso do que tu”. Eclesiástico12:4-6 

Este conselho vem na contramão da Palavra de Deus que nos ensina:

“Dá a quem te pedir, e não voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes”. Mateus 5:42

Também em
Mateus 5:44 está escrito; “Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem”.
Bem, meus amados, não quero me prolongar para não tornar cansativa minha fala. Sei que os exemplos acima são poucos mas com eles é possível entender  por que na “Bíblia do evangélico” não contém tais livros. Aceitar estes livros como sendo inspirados por Deus, seria o mesmo que admitir que o Espírito Santo é autor de erros e palavras contraditórias.
Busque conhecer a Palavra de Deus para não ser enganado!
Com muito carinho, 
Soraya Barros

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

ESTÁ COM SAUDADE DE DEUS? FAÇA JEJUM!


ROTEIRO PARA OS “40 DIAS DE  JEJUM  E  ORAÇÃO”
Quero compartilhar com os queridos que nossa  igreja, (ICNV - Vila Nova/RJ), começou a fazer o "Jejum de 40 dias" no domingo 19 de agosto.
Coloco abaixo alguns trechos do livro que nos motivou a buscar a Deus com mais proximidade e levar a igreja ao mesmo propósito.
Para facilitar a caminhada, fizemos um "roteiro de motivos de oração", até que todos possam adquirir o livro. 
Queremos agradecer à nossa liderança, que nos presenteou com tal obra, e dizer que um gesto como este, moveu toda uma congregação a ter o desejo de se aproximar mais do nosso Pai. 
Espero você nessa caminhada, pois tenho um carinho verdadeiro por você!
Soraya Barros

  “Uma das maiores necessidades do povo de Deus é o avivamento espiritual. Estamos vivendo uma época onde o povo anda distante de Deus. É hora de a igreja tomar decisão e buscar a face do Senhor clamando por um poderoso avivamento que traga benção, paz e prosperidade” (sinopse do livro “40 dias de jejum e Oração” Pr. Edison Queiroz) 

Defina o tipo de jejum
Nem todos podem fazer jejum completo e ficar 40 dias sem comer.  Alguns  farão apenas uma refeição por  dia; outros vão se abster de uma refeição diária; alguns farão a dieta de Daniel; (legumes e verduras) outros se absterão de guloseimas etc.
Há pessoas que criticam o fato d algumas pessoas deixarem de comer certo tipo de alimento, dizendo que isto não é jejum bíblico.  Realmente, jejum bíblico é deixar de comer por um determinado tempo para concentrar o tempo e atenção nas coisas de Deus.  Porém, o fato de tirar algum tipo de alimento cria uma atmosfera de separação de um tempo para Deus, o que é importante, pois o que mais vale é a oração e o desejo de ver a nossa nação transformada pelo Senhor.
Eu tenho recomendado o jejum da televisão.  Que nestes 40 dias o povo não ligue a televisão e utilize esse tempo para orar e e ter comunhão com a família.

Defina sua ora de falar e ouvir a Deus
Estamos consagrando 40 dias para estar diante de Deus, portanto, é importante que você separe um tempo e um lugar especial onde estará buscando a Deus e ouvindo sua voz.  Pense num horário e um local livre de interrupções: Pode ser de madrugada ou tarde da noite, no seu carro, na sua sala, num parque, em qualquer lugar que você tenha liberdade de expressar sua oração e ler a meditação diária.

Passe o dia em comunhão com Deus
Procure manter a sua mente voltada para as coisas de Deus.  Se puder, ouça hinos e canções com mensagens bíblicas, memorize o versículo bíblico, e procure meditar nele durante suas atividades diárias. Compartilhe com algum amigo no trabalho ou na escola os princípios que você tem aprendido.  Talvez haja uma oportunidade de ganhar vidas para Cristo.

Se puder reúna-se com um grupo
Se tiver oportunidade, aproveite esses quarenta dias para reunir-se com sua família e fazerem a devocional do livro, orando e aprendendo juntos.
...
Sem dúvida, sua vida e sua igreja nunca mais serão as mesmas depois destes 40 dias.  Mas não fique apenas neste período.  Mantenha e aprofunde mais a sua comunhão com Deus.  Assim, juntos transformaremos nossa cidade, Estado, nação e o mundo.
Como fazer seu jejum pessoal: (1º , 2º § pg. 9  e 3º e 5º § do livro “40 dias de jejum e Oração” Pr. Edison Queiroz)

Nosso  Jejum e Oração por 40 dias:(ICNV- Vila Nova)
Desenvolvimento do processo de Jejum em 40 dias:

Vida espiritual
·         orar para que o Espírito Santo conduza nossas vidas.
·         Entendimento da leitura das Sagradas Escrituras.
·         Renovação da nossa fé.
·         Busque crescer na maturidade espiritual.
·         Busca dos dons; naturais, espirituais e ministeriais.
·      Peça a Deus que encha seu coração de amor pelo próximo.
·         Perguntar a Deus como quer usar sua vida e se colocar a disposição.
·         Agradeça a Deus por tudo que tem feito em sua vida.

Vida emocional
  • Motivação, ânimo para realizarmos o propósito de Deus em nossas vidas.
  • Um coração livre de sentimentos que nos afastam de Deus, a saber: ódio, mágoas, medo, ansiedade e falta de perdão.

Vida familiar
  • Busca incessante pela harmonia do lar.
  • Busca pela paz de Deus que excede todo entendimento.
  • Salvação dos familiares que não conhecem a Cristo.
  • Saúde física e mental para si  mesmo e os seus.


Vida profissional
  • Oportunidades de emprego e promoções.
  • Prosperidade financeira.
  • Oportunidade de evangelizar principalmente com nosso testemunho.


Vida  na igreja
  • Pelas autoridades constituídas da nossa denominação e espalhadas pelo mundo afora.
  • Pelos irmãos missionários e visão missionária das nossas igrejas.
  • Pelos irmãos da igreja perseguida.
  • Para que haja santidade no meio da igreja.
  • Para que haja um derramar do Espírito Santo distribuindo dons e mais amor pelo próximo.
  • Pela igreja local (ICNV – Vila Nova) pelo nosso desafio financeiro: compra do imóvel, crescimento da igreja.
  • Por todas as  Igrejas ICNV _ e  seu Ministério.

Vida secular
  • Ore pela nossa nação.
  • Pelas autoridades constituídas.
  • Peça um derramamento do Espírito em sua cidade, estado e país.
  • Ore para que cada brasileiro tenha oportunidade de ouvir a Palavra de Deus.
  • Ore para que cada  cristão Brasileiro tome a iniciativa de fazer discípulos.
  • Ore por todas as famílias brasileiras e do mundo, para que sejam alcançadas por Cristo e guardadas por Ele da fúria do maligno.
  • Ore pelo nosso próximo que ainda não teve a oportunidade de ouvir as boas novas de salvação através de Cristo Jesus
    Que Deus abençoe a todos os queridos!

ESTÁ COM SAUDADE DE DEUS? ENTÃO JEJUE!

 

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A CULTURA DO SLOW DOWN


Voltando da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro para minha casa, peguei um trecho em obras e fiquei muito tempo num engarrafamento.   Era um trecho em que uma pista ficava fechada enquanto a outra era liberada no sentido contrário.  A pista era para dois carros, mas a saída dela se afunilava e só passava um de cada vez.  O tempo de espera para abrir e fechar as pistas de ida ou de volta alternadamente, era controlado (pasme) por um funcionário da própria obra que nem possuía relógio.  

Ficamos mais de 10 minutos parados esperando a sinalização do operário para que pudéssemos prosseguir. Para quem está no trânsito, dez  minutos parecem uma eternidade. 

Quando a pista foi liberada, pude ver sem crer,  que na hora que a pista afunilava e só saía um de cada vez, havia os “espertos” que furavam pela minha direita e passavam na frente de quem já estava na fila esperando a mais tempo.  Já imaginou você numa situação igual?
Pois é.  Normalmente, a maioria das pessoas irão se sentir ultrajadas e alguns vão ficar muito irados.
O trânsito das grandes cidades realmente tem deixado muitas pessoas iradas e algumas muito agressivas e ainda outras, criminosas.  É comum nos dias de hoje sabermos de casos de agressões verbais e até mesmo físicas; entre motoristas.

Na verdade, a situação desgastante a qual passei tendo que esperar a sinalização e ainda ver os “espertos furando a fila” me fez refletir: Como o ser humano é desrespeitoso com o outro, fica claro seu egoísmo, por ele achar que só ele tem urgências, só ele tem pressa, só ele tem necessidades.

Está mais do que na hora de reavaliar o nosso ritmo.  O trânsito é só um exemplo que desencadeou minha reflexão, mas o ser humano tem andado com “pressa” em todas as situações de sua vida.  O homem tem buscado para sua vida a “quantidade” e não a “qualidade”.    E foi pensando em tudo isso que me lembrei de um slide antigo que recebi por e-mail, sobre a “Cultura do Slow Down”.  Veja abaixo:




Precisamos urgentemente aderir a idéia de sermos  “Slow Life”.  Isso não quer dizer  que vamos demorar para realizar algum empreendimento e sim que  podemos avaliar  sobre o excesso de tarefas auto impostas  e a necessidade questionável delas.
Diz um ditado mexicano: “Não precisa chegar primeiro e sim saber chegar”.

A empresa Sueca Volvo está atenta a isso e qualquer projeto demora 2 anos para se concretizar, e isso não faz deles uma empresa sem lucros! (eles são os produtores de motores de propulsão dos foguetes da NASA).

Então, para encerrar, digo-lhes que é possível diminuir o nível de estresse e a agitação  em que muitos de nós vivemos.  Isto, porém exige um treinamento.  Nós precisamos exercitar nosso auto controle, a fim de saber esperar, a fim de conseguir respeitar o ritmo do outro e isso nos fará mais felizes, teremos menos pessoas enfartando, tomando remédios para dormir, tendo ímpetos de fúria a ponto de agredir outra pessoa.   

O exercício é muito simples:
Busque uma vida com Deus.  Busque estar cheio do Espírito Santo.  A palavra nos ensina o segredo  para ter uma  “Slow Life”.  Veja não a minha, mas a Palavra de Deus:
 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22
Procure separar  uns momentos para que fique um tempo sozinho(a).  mesmo que seja depois que todos estiverem dormindo.  Aproveite estes momentos para falar com Deus.  Coloque seus joelhos no chão aos pés de sua cama e  diga a Ele o quanto você está cansado(a), nervoso(a), desapontado(a) ou seja o que for que esteja sentindo.  Chore. Clame a Deus por misericórdia.  Diga a Ele que você quer mudar, que quer ser  mais manso(a), mais paciente, tolerante com as pessoas da sua família, do seu trabalho, no trânsito, na escola, no seu círculo de amigos.  Ele vai ouvir!
Procure mais momentos para estar com Deus, priorizando a leitura das Escrituras Sagradas.  Procure desligar por mais tempo sua TV, e também as redes sociais.
Convide sua família para orarem e lerem a Palavra de Deus juntos,
Eu sei que você vai conseguir fazer isso e sei que o resultado será maravilhoso.
Quero muito o seu bem e de toda sua família.
Com muito carinho,
Soraya Barros

 “O que se indigna à toa fará doidices, e o homem de maus intentos será odiado.” Pv 14:17





domingo, 12 de agosto de 2012

OS "140" .


Estamos vivendo no mundo dos “140 caracteres”. O mundo das lindas gravuras com frases tocantes, que emocionam e fazem muitas pessoas definirem algumas delas, como as “expressões da sua vida”...
Não! Não é isso não! Eu amo as redes sociais! Estou no twitter, Google, Orkut e Face Book. Adoro interagir e fiz muitos amigos de verdade!  Só que nossa vida não se resume em passar muitas horas  no mundo virtual!  Tem  muito mais que isso!

Percepção das nossas escolhas.
Quando passamos muitas horas no mundo virtual, precisamos refletir no que estamos deixando de lado!  E olha que são muitas coisas.  Muitas delas, essenciais a nossa vida como:  Um relacionamento mais próximo e intenso com nossos filhos ou familiares.  Estamos criando um hábito que não é  nada saudável e por isso ele pode tornar-se em um vício.

Há famílias, em que todos os membros ou senão a maioria estão ligados, cada um com seu equipamento na internet!  Isso não pode ser ignorado.  Precisamos avaliar nossa postura como pais ou responsáveis pelo crescimento dos nossos filhos, netos ou sobrinhos.
O tempo em que estamos com eles, pode ser pouco, devido a rotina de trabalho, mas precisa ter qualidade. Quando decidimos ser pais e mães, temos que abrir mão sim, dos nossos interesses para priorizar o bem estar e preencher as necessidades dos nossos filhos.

O mal que fazemos aos nossos filhos
Ao longo dos anos, essa busca pelo mundo virtual, necessária e fundamental como uma das ferramentas da aprendizagem; tem sido usada como pretexto para passar horas navegando. 
Quero dizer, que é válida a ferramenta para busca de conhecimento; mas que isso tem provocado em adultos e crianças, um efeito colateral com causas muito sérias no desenvolvimento da linguagem.
A linguagem, nada mais é que a expressão do nosso pensamento através da palavra falada, escrita  ou por meio de sinais.

Falando pedagogicamente.
Sabemos que o computador é uma janela para o mundo e isso é muito bom. Sabemos também, que é preciso muito mais para o desenvolvimento cognitivo de uma criança, no que se refere à forma de se expressar com o uso das linguagens escrita e falada.
Posso garantir a você, que não há melhor forma de obter conhecimento, do que ler bons livros. 
A criança que ouve seus pais contando histórias, que recebe livros de presente, aprende a amar os livros e a leitura, adquire conhecimentos: Desenvolve a criatividade e imaginação, enriquece o vocabulário, dinamiza o raciocínio, escreve bem e tem facilidade em comunicar-se. É a leitura que proporciona a capacidade de interpretação.
A nossa mente precisa ser disciplinada à leitura.  Ler precisa ser um processo contínuo e o resultado da criança que lê, é perceptível na medida que ela se expressa e nos surpreende.
O adulto que estimula  a criança a ter hábito de ler, está contribuindo para que essa criança se torne num adulto culto e perspicaz.

Os 140 caracteres
Estamos vivendo um problema cultural. 
O ser humano está se afastando dos livros e se acostumando à leitura de mensagens curtas, com pequenas expressões ou até mesmo dar um clique no “curtir”. Os "140" para quem não conhece, é o número máximo de caracteres (letras, símbolos, pontuação) que se pode escrever nas mensagens do twitter.

Nossa mente precisa de exercício e ler e escrever é uma excelente maneira de fazê-lo. Não podemos limitar nossa capacidade criativa, nos expressando de forma tão reduzida!
Mude seus hábitos!  Ajude seus filhos a apreciarem a leitura! Adquira bons  livros para ter em casa. Leia mais!

 "Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles." Pv 22:6


Com carinho,
Soraya Barros
(veja  "Editora ano Domini" leituras  recomendadas" neste blog)





quarta-feira, 8 de agosto de 2012

PEIXE FORA D’ÁGUA



Tenho tido a    oportunidade de conviver com “peixes fora d’água”.
Eles estão cheios do primeiro amor e descobriram que existe um Reino que não é desse mundo: É o Reino de Deus!
Mas Reino de Deus não é só no céu? Não! Veja:
“Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós”. Lucas 17:20-21

Quando somos tocados pelo Espírito Santo, nos arrependemos dos nossos pecados e recebemos Jesus em nosso coração como  único e suficiente Salvador, já passamos a fazer parte e viver nesse reino maravilhoso!

Tudo é diferente para os peixinhos novos, que descobriram pela primeira vez o amor de Deus após serem tocados pelo Espírito Santo, ou mesmo os peixes sofridos que já conhecem esta experiência maravilhosa mas por algum motivo se perderam no caminho e agora estão de volta.
A vontade de louvar, de fazer a obra, de ficar com os irmãos em Cristo é imensa. 
Estes peixinhos tão amados do Senhor, tem sede de ouvir a Palavra de Deus, de ler a Bíblia e conversar e tirar dúvidas sobre ela.
Peixinhos novos sofrem a falta da comunhão durante os dias da semana em que suas igrejas não abrem e por isso torcem para chegar o domingo, para estarem novamente adorando a Deus com os irmãos.  Peixinhos novos querem muito estar nadando, mergulhando, flutuando na  “Água da Vida” junto a outros peixinhos, no aquário do Reino de Deus.
“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” 
  Sl 133:1

 
 Os peixes são vidas salvas, queridas do Senhor. Quando uma igreja  ou seja, o Corpo de Cristo os recebe, precisa cuidar bem deles, com atenção, carinho, discipulado.
E quando isso não ocorre, eles podem passar por  muitas  situações, até encontrarem um local seguro onde se sintam acolhidos; onde possam desenvolver na obra seus talentos dados por Deus, onde possam ser felizes!

Veja o perigo que correm os nossos peixinhos:

Pode ser  “pescado” para outro “aquário”  correndo o risco de aprender falsos ensinamentos que não condizem com os preceitos de Deus. 





Pode “pular” para um “falso aquário",  encontrando falsos profetas, falsas doutrinas, motivação errada para se buscar a Deus.




 
Pode sentir-se solitário sem acolhida dos irmãos, numa igreja cheia onde ele é apenas mais um  que entra e sai; sem ser notado e por isso, sair da igreja.




Agonizar e morrer espiritualmente, sofrendo nesse mundo, até ser reerguido pelo Espírito Santo de Deus novamente.
"...ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão." Sl 37:24

A todos os irmãos em Cristo:

 Queridos  Pastores, Pastoras, Líderes no meio cristão, escrevo-lhes em especial, mas também para os irmãos do Corpo de Cristo, que não tem cargo algum.  Abracem mais  seu próximo que entra pelas portas dos templos em que congregam. Eles precisam de nós.  Fiquem atentos à eles, coloquem pessoas, jovens e adultos, para recebê-los, acolhê-los, cuidar deles para que se sintam amados e tenham desejo de permanecer no Corpo onde foram chamados por Deus  tenham ali suas necessidades espirituais supridas; pela parte que nos cabe.

 Aos Líderes das grandes igrejas:
Caso sua igreja esteja com um número de membros que você não pode mais cuidar de perto, abra outro templo, coloque um outro pastor, para que esse pastoreio seja real.  Não adianta ter uma igreja cheia, ou inchada por que tem "boa Palavra" ou "boa música". 

Lembremo-nos que:
 "Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine."1 Co 13:
 "Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor." 1 Co 13:13
  "O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei." Jo 15: 12


Por amor aos amados "peixinhos" que descrevi, é que escrevo este texto.

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude a cuidar melhor  do nosso próximo.

Carinhosamente,


Soraya Barros 
    Leia também neste blog:    REFLEXÃO PARA PESCADORES (um dos textos mais visitados do blog)

    http://novavidanoreino.blogspot.com/2012/04/reflexao-para-pescadores.html?spref=tw


    domingo, 5 de agosto de 2012

    NINGUÉM DISSE QUE SERIA FÁCIL

    Vida à dois não é nada fácil.  Não vim aqui dar nenhuma fórmula do casamento feliz e nem conselhos pois eles não existem.  O casamento do homem com a mulher é um plano de Deus, a criação da família é um projeto de Deus, mas Ele não disse que seria simples.  Ele não disse que seria fácil...
    E foi assim que tudo começou:
    “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem...homem e mulher os criou.” Gn 1:27
    “Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea”Gn 2:18

    Leia os dois primeiros capítulos da Bíblia e você irá concordar comigo, que o Jardim do Éden, criado por Deus para a habitação de Adão e Eva, era um verdadeiro “Paraíso”!  Mas a insatisfação com tudo o que lhes foi oferecido (água fresca, alimento farto, nem precisava trabalhar para sobreviver fez com que cometessem o “pecado original”. O paraíso era realmente o que chamamos de “sombra e água fresca”!
    Não tinha engarrafamento, era tudo climatizado, nem tinha contas à pagar!  Mesmo assim, Eva foi enganada pela serpente (satanás) e foram levados a comer o fruto da única árvore da qual eram proibidos.  Isso resultou no que todos conhecem e que está no capítulo 3 do  primeiro livro da Bíblia (Gênesis); o pecado da desobediência à Deus.  Resultou no desentendimento com Deus sobre as recomendações que fez da não ingestão do fruto daquela árvore.
    Imaginem só!  Nos dias de hoje, continuamos fazendo as mesmas coisas!  Continuamos a desobedecer a Deus que quer nos dar o melhor dessa terra e ainda nos garante a eternidade através de Jesus.  Damos ouvidos à serpente ainda hoje, a cada mordida que damos no “fruto” que causou o desentendimento e a separação do homem e mulher, de Deus.   Querem ver?
    Há casais que pensam que seus casamentos terminaram na “lua de mel”. Cada um volta à sua vida normal...de solteiro.  Vão aos seus trabalhos, saem com seus amigos e amigas normalmente e tem uns que esquecem até que precisam voltar para suas casas!  Uns trabalham tanto para a busca desenfreada dos melhores carros e equipamentos eletrônicos, que esquecem do seu cônjuge que está em casa.  Às vezes, do cônjuge que chegou primeiro em casa, quando os dois trabalham; que acaba jantando só, sentindo-se só...dormindo só...  O resultado disso fatalmente será o pecado novamente.  Só que dessa vez será o pecado de desobediência a Deus e do adultério.
    Há mulheres, que não trabalham fora, que recebem o  marido com a casa desarrumada, a comida não está pronta e elas estão cheirando a suor e cebola! Nem vou comentar.
    Há maridos, que ao chegarem do trabalho, recebem a esposa cheirosa, arrumadas com a comidinha quentinha e uma mesa arrumada; e aí eles deitam no sofá e dormem, dormem e depois vão para a cama e...dormem.  Isso mina um relacionamento de tal forma, causando tristeza, frustração, desânimo e até separação.
    Há homens e mulheres  que recebem seus cônjuges com todas as questões do dia, despejando um no outro seus aborrecimentos com o trabalho, suas frustrações  e problemas, descarregando no outro suas tensões.  Isso não é justo e não é correto.  Nenhum casamento poderá resistir a maus tratos verbais ou físicos.
    Casamento é aliança.  É viver um para o outro, é  fazer o outro feliz e sentir-se feliz por isso.  O homem precisa proporcionar à sua esposa a felicidade pelo casamento.  A esposa precisa proporcionar  ao seu marido a felicidade pelo casamento.
    Um casamento abençoado por Deus, precisa durar “até que a morte os separe”.  Mas você pode me perguntar, se por caso não der certo, senão é melhor separar do que viver brigando. Que o motivo de não conseguirem viver juntos, é a famosa “incompatibilidade de gênios”.  E eu vou responder a você com toda segurança que só existe casamento feliz com percentagem significativa de “incompatibilidade” entre o casal!  Ninguém é igual ao outro, ninguém é 100% compatível com o outro.  Casamento é renúncia, e saber que o outro viveu a vida dele toda até chegar ao casamento, numa estrutura familiar diferente da sua,  que sua bagagem de vida é diferente da sua e com tudo isso precisa haver muita tolerância e querer  viver com o outro, com o jeito dele, com os hábitos dele, com a forma dele pensar e não a sua e que sempre haverá opiniões diferentes entre seres humanos diferentes.
    Casamento é diálogo, é acordo, é combinado, todos os dias.  Quando você percebe que algo trazido pelo seu cônjuge da sua bagagem familiar anterior ao casamento é muito forte nele, entenda que ele viveu toda sua vida com aquele hábito e mudar para o “seu  jeito” é difícil.
     Casamento é aceitação do outro como ele é.  É amar o jeito que o outro tem e um se adequar ao outro, não querendo que o outro seja você.
    Casamento é confiar e dar espaço ao seu cônjuge.  Fazer tudo juntos é legal, mas conheço pessoas que não deixam seus cônjuges jogarem um futebol ou sair com as amigas para compras. 
    Casamento é renúncia.  Por amor, deixamos de fazer algo que gostamos para estar com o outro ou acompanhamos o outro num lugar em que não gostamos.
    Casamento e encher-se de felicidade até à emoção se preciso for, vendo a alegria, a satisfação do outro.
    Deus instituiu a família, com o primeiro casal “homem e mulher”, para que um completasse o outro.
    "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda".Gn 2:18
    “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.”Gn 2:24
    Uma só carne quer dizer serem unidos e tornarem o casamento numa relação de amor, renúncia e respeito, para que suas escolhas não machuquem sua própria carne!
    Deus criu o homem e a mulher para se completarem não para tornarem suas vidas um desastre por causa do egoísmo, por causa do individualismo! Casamento é constituído com número par!

    “15Como você é linda, minha querida! Ah, como é linda! Seus olhos são pombas. 16Como você é belo, meu amado! Ah, como é encantador! Verdejante é o nosso leito.” Cantares 1:15 e 16

    “2Como um lírio entre os espinhos é a minha amada entre as jovens. 3Como uma macieira entre as árvores da floresta é o meu amado entre os jovens. Tenho prazer em sentar-me à sua sombra; o seu fruto é doce ao meu paladar.”Cantares 2:2e3
    O seu amor é o melhor! Cuide bem do seu amor!
    Carinhosamente,
    Soraya Barros