terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

RESPEITO


Na atualidade conseguimos detectar entre alguns jovens uma formação de caráter em que o respeito pelo ser humano que vive ao seu redor é muito questionável.  Trabalhei numa escola particular de classe alta na zona sul do Rio de Janeiro, (não citarei nomes por motivos óbvios) e numa delas conheci crianças que tratavam seus professores com total irreverência.  Alguns até declaravam que “seus pais estavam pagando nossos salários” e que por esse motivo éramos empregados deles!
Já em outra realidade, trabalhando num CIEP do mesmo município, me deparei com crianças que não tinham a menor educação e respeito pelas autoridades constituídas na sociedade.  Presenciei alunos que ao serem retirados por indisciplina de sua sala de aula para conversar com a direção,  tentavam nos agredir fisicamente e já sem argumentos, precisávamos  chamar a autoridade policial (olha a que nível chegávamos). Eles não  nos respeitavam, xingavam e o nome “Conselho Tutelar” não surtia efeito algum como tentativa de conscientizá-los das conseqüências ao acioná-lo.
Eu sei o que você pode estar pensando:  As crianças da escola de classe alta, são filhos de pessoas muito ocupadas com trabalho, com viagens e não dedicam tempo, carinho e atenção aos filhos, sendo estes criados por babás. Eles são vítimas.  As crianças da classe menos  favorecida, são largadas em casa com irmãos mais velhos ou soltas pelas ruas, e seus pais não  lhes dedicam tempo, carinho e atenção. Eles são vítimas.
Bem, uma coisa é certa: as crianças de hoje não tem mais aquela educação diária, aquele acompanhamento intensivo dos pais. Isso tem contribuído para que em todas as classes sociais, adolescentes e jovens tenham dificuldade de relacionamento social, de posicionamento de si mesmos no âmbito da sua própria existência e o que dizer desse posicionamento diante de outras pessoas?
Vemos hoje tantas situações que nosso jovem tem demonstrado, envolvidos com drogas, desvalorizando a vida de seu semelhante, como a de pessoas que moram nas ruas ou de seus próprios familiares... Sei que esse assunto sobre irreverência, desrespeito  é muito extenso e envolve muitas vertentes.
Uma delas, é que jovens, se tornam adultos e hoje encontramos muitas pessoas que não conseguem respeitar o patrão em seu emprego, os funcionários da sua empresa, seus pais, seus filhos, seus líderes em diversos fragmentos da sociedade, como por exemplo nas igrejas.
Tenho visto muitas pessoas que falam mal de homens de Deus ou não os respeitam como as Escrituras Sagradas nos ensinam.  Eu sei que os líderes da nossas igrejas  são pessoas comuns, homens e muheres mortais e pecadores como todos, mas a  Palavra de Deus nos ensina a honrá-los e explicam o porquê.
“Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;” 1Ti 5:17  
E quando nos referimos a autoridade na igreja, estamos falando de algo que Jesus nos ensinou pois em Mateus 28:18-20 lemos: 18Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. 19Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".
Jesus aparece depois da ressurreição a onze discípulos e faz uma chamada ao serviço vem a quem está no caminho da obediência. A ordem é direta “Vão e façam”, “batize-os”, “ensinando-os a obedecer a tudo que ordenei”. Jesus afirma que toda autoridade nos céus e na terra lhe foi dada (v.18). No v.19 somos comissionados para a pregação do Evangelho, somos revestidos dessa autoridade, isso significa que Jesus delegou essa autoridade a todos.

Devemos respeitar as  autoridades constituídas por Deus,o que significa considerar,  tratar bem, ter estima, enfim, é valorizar. No Dicionário Aurélio encontramos: “Tratar com reverencia ou acatamento; honrar. Ter em conta; considerar. Cumprir e acatar”. Dessa forma, gostaria de definir respeito à orientação que encontramos em Hebreus 13:17 Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.
Em Romanos 13:1 e 2  lemos:“1Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. 2Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.”
O Apóstolo Paulo em sua carta aos tessalonicenses, tem o cuidado de recomendar que tenham consideração pelos que Lideram no Senhor.  E quem seriam esses líderes? Os bispos, pastores, missionários, líderes ministeriais, presbíteros e diáconos.                        
“9Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 10Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele. 11Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo. 12Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. 13Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros.” 1 TS 5:9 a 13

Quando recordamos a peregrinação do povo de Deus no Antigo Testamento, liderados  por Moisés, em vários momentos desde a saída do Egito até a chegada na terra prometida por Deus, vimos que muitas pessoas se levantaram contra a liderança de Moisés causando tumultos, discussões e murmurações que, entre outras coisas, levaram Israel a peregrinar por quarenta anos no deserto, impedindo que aquela geração tomasse posse da promessa (Êxodo 14:11-12; Êxodo 16:3; Êxodo 17:6-7; Números 16:41; )  A Bíblia está repleta de outros exemplos de ações que contrariaram a vontade do Todo Poderoso e seus resultados, mas não podemos nos estender tanto.
Só queria deixar essa reflexão para que nos amemos mais uns aos outros e consideremos os ensinamentos de Deus, pois Ele sabe com toda certeza  o que é melhor para nossas vidas.
Quando você tiver algum questionamento sobre seu pastor, vá até ele e converse, tire suas dúvidas, esvazie seu coração, ore com ele, ore por ele.  Lembre-se sempre que DEUS usa seu pastor, para cuidar do SEU rebanho.
Com carinho,
Soraya Barros

Um comentário:

  1. Tia Soraya como sempre com seu dom na escrita!
    Um texto belo que merece parabéns...
    tia soraya.. eu vou colocar o link do seu blog na lateral do meu na lista dos '' sempre visito'' ok?
    É sempre bom compartilhar textos e redes sociais como esta.
    Beijos grande

    @ana_raquelvr
    http://blogdaminicutxi.blogspot.com/

    ResponderExcluir