quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

CASAMENTO É MATEMÁTICA!


Há anos eu e meu marido temos trabalhado com casais.  Minha igreja tem um perfil interessante: Ela é formada em sua maioria por jovens casais, casados há poucos anos, alguns ainda não tem filhos, outros tem filhos pequeninos.
É interessante perceber que os que chegam para congregar conosco, são sempre casais; alguns com questões a serem ajustadas, e sempre nos colocamos (eu e meu marido) a disposição deles para conversar, orar, aconselhar e acompanhar cada um. 
E por que inicio meu texto com essa explicação?  É que meu coração anda ardendo com uma questão que ao longo dos anos tenho observado e sinto uma força que me impele a falar, e sei que Deus vai fazer chegar às mão de quem precisa ler estas palavras.

Meu objetivo não é dar uma aula de sociologia, embora minha formação também me permitisse fazê-lo, mas sintetizando  o assunto, da relação do homem com a mulher, vou  colocar algumas situações sociais desse relacionamento a título de relembrarmos como tem sido.
Foi Friedrich Engels, quem primeiro relacionou o surgimento da sociedade de classes, como a conhecemos hoje, à dominação masculina sobre as mulheres.  Mas sabemos que desde os primórdios dos tempos o homem sempre desvalorizou e subjugou a mulher.  A mulher era tratada como escrava, sendo tolhida de opinar, se manifestar e escolher.
Este sistema de organização social, é baseado no poder do pai onde as mulheres são consideradas fracas, inferiores e subordinadas a dominação dos homens.

Essa bagagem vem sendo trazida ao longo dos anos e percebemos claramente um caráter desigual no que diz respeito ao trabalho de homens e mulheres em relação à oferta e salários no contexto profissional.

Mas essa introdução quer mesmo me deixar mais à vontade para colocar um comportamento que tenho observado ao longo dos anos e, que sei tem raízes profundas e grandes reflexos no desenvolvimento da sociedade ainda hoje.  Basta lembrar rapidamente quantos casos bárbaros e covardes temos visto nos noticiários diariamente contra a vida de mulheres. A banalização da vida humana, com estatísticas alarmantes com relação a mulheres mortas por maridos, ex-maridos, namorados e ex-namorados é assustadora. “Não vai ficar comigo, não fica com mais ninguém”.

O homem de boa índole, que casa ou começa um relacionamento sério para fins de casamento, muitas vezes não tem consciência de quão machista ele é.  Ele cresceu recebendo roupa lavada e passada, alimento, água nas mãos pela mãe que também foi criada com uma educação de servir ao homem como sendo o “Senhor” que por sua vez recebeu essa educação de sua mãe e assim por diante.  Tenho visto durante  27 anos, conhecendo muitas famílias diferentes por causa do papel no Reino de Deus que sempre exercemos; mães com casal de filhos que colocava  a filha para fazer o serviço de casa e o menino a jogar futebol ou vídeo game.

Hoje, quero falar com esses rapazes, maridos ou noivos.  Quero falar com você, marido de boa índole, que faz tudo pela sua família, que exerce seu papel de provedor de maneira favorável:
Sua amada nunca será feliz se você não considerar que ela é a sua outra parte e que sem ela você é somente a metade. “... e serão ambos uma só carne.” Gn 2:24
 Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;” Ef 5: 28e29
Essa ajudadora idônea que Deus colocou em sua vida tem sentimentos, desejos, escolhas, projetos, voz. Ela tem o direito de discordar e alertar a você quando achar que está errado.  Afinal você não é o “dono de toda verdade”, não é mesmo?  Você não é o “dono” da sua família.  É preciso que seja reavaliado o que Deus propôs para o homem como sendo  “o cabeça”:
Não é tarefa fácil.  E sempre afirmo para as mulheres com quem converso que é mais fácil ser “submissa” do que ser “o cabeça”.
A responsabilidade que  Deus imputa ao homem por ser o cabeça, não é fácil. Veja comigo:
“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.” Ef. 5:25 a 30

O marido tem uma responsabilidade pois precisa “amar sua esposa como Cristo amou a igreja”  Cristo deu sua vida por amor a nós.  Você daria sua vida por amor a sua esposa, marido?

Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.” 1 Pd 3:7

Você tem honrado sua esposa, sabendo que ela é tão herdeira  de Deus quanto você e que para Deus mesmo cada um tendo seu papel os dois tem a mesma importância?
Você sabia marido que suas orações ou seja sua ligação  com Deus pode ser  “impedida”, por que você não tem honrado sua esposa?

Conheci maridos que não deixam suas esposas escolherem sequer a cor das cortinas!  Que entram e saem de casa como se fossem solteiros e não dão nenhuma satisfação a sua esposa!  Que não dirigem uma palavra a esposa que não seja para  pedir-lhe algo (e sem estar brigado). 
Há maridos que chegam em casa do trabalho e já entram pelo portão murmurando ou achando defeito em algo para colocar os pés em seu “lar” e gritando com a mulher e seus filhos, extravasar sua ira com o chefe ou com o trânsito Que covarde!
Muitas famílias, muitas queixas, muitas histórias eu teria para contar, mas não estaria eu escrevendo apenas um texto e sim um livro.
A leitura que uma mulher faz desse comportamento egocêntrico e machista, é que ela não passa de um lixo!  Que mulher pode se sentir amada, honrada, feliz?
Ela é sua parceira querido!  Tem direito a escolher com você o carro, a casa, os móveis...Tudo num casamento precisa da participação dos dois!  E quando escolherem juntos a época de terem um filho, assim que ele nascer o pai também precisa ajudar a cuidar do bebê!  A mãe merece descansar e o filho merece ter pai desde que nasce e não só depois que crescer!
Querido, só quero alertar a você que ainda não casou, e aquele que já está casado; que nunca é tarde para reavaliar sua postura.  Mesmo que vocês estejam numa sociedade machista, e que seja inconsciente sua forma de agir, ore ao Senhor e peça a Ele para ajudá-lo a ser um marido melhor.  Deus confere a você marido a santidade da sua casa. Você é o “cabeça” Espiritualmente falando, para transformar seu lar num pedacinho do céu, com hábito da família de orar juntos, de ler juntos a Palavra. Esteja em obediência a Deus pelo que Ele propõe que seja o seu papel e veja sua vida matrimonial mudar!

Casamento é matemática: tem que somar o marido, a esposa e o Espírito Santo de Deus em primeiro lugar.  Também é necessário multiplicar em muitas vezes e a cada dia o respeito, a união, a parceria.  Num casamento a divisão é primordial. Tem que dividir o espaço, o tempo, a opinião,as idéias, os gostos ou seja, a individualidade de cada um. E contrapartida, é preciso diminuir o egoísmo, o silêncio de um para com o outro, é necessário diminuir o individualismo e o egocentrismo.  Com todas esses cálculos em um só casamento, pode ter certeza que você vai elaborar uma expressão matemática cujo resultado é o amor num casamento duradouro e feliz.
E lembre-se:
“Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor.”
PV 18:22
Eu tenho carinho por você e não duvide disso!
Soraya Barros

PS. Vou escrever um texto para esposas também. Não se preocupem!

4 comentários:

  1. Sô,
    Verdade fomos para congregação do Campinho em 2007, tínhamos dois anos de casados!!!Eu já havia reparado isso também!!!muitos casais jovens chegaram depois da gente!!!!
    Estamos casados a 6 anos, aprendemos neste tempo, que um dos segredos, para um casamento feliz é fechar as brechas.
    Brechas do orgulho, brechas do machismo, brechas falta de respeito, brechas da falta de diálogo...entre outras brechas!!!

    ResponderExcluir
  2. Palavras edificantes!!! QUE DEUS CONTINUE TE USANDO !!!

    ResponderExcluir
  3. Minhas amadas Paula e Virgínia, Deus
    abençoe suas vidas e seus casamentos
    todos os dias!
    bj grande
    Soraya barros

    ResponderExcluir