quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Ação de graças...Hoje??


Fiz uma pesquisa através do Google, assim rapidinho, nada profundo pois eu tinha algumas dúvidas:
Na Inglaterra, “Ação de Graças” eram festas agradecendo a Deus pelas boas colheitas, no outono; após a colheita ter sido recolhida e é comemorado na quarta quinta-feira de novembro.
O primeiro dia de “Ação de Graças”  foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1620. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita demilho no verão de 1621. O governador da vila, nessa época em homenagem  a boa colheita em comparação com outros anos, fez uma festividade marcada no início do outono de 1621. Os homens de Plymouth mataram patos e perus. Outras comidas que fizeram parte do cardápio foram peixes e milho. Cerca de noventa índios também participaram da festividade. Todos comeram ao ar livre em grandes mesas.
Em 1863 o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln.
 declarou que a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças.
Em 1939, no governo de Franklin Delano Roosevelt,
o Congresso americano instituiu então que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro e que seria um feriado nacional.
No Brasil, o presidente Gaspar Dutra  instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, através da lei 781, de 17 de agosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício, quando embaixador emWashington.(viu, gostou e trouxe para o Brasil). Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira de novembro. Esta data é comemorada por muitas famílias de origem americana, por algumas Igrejas.
Bem, eu acho curioso, como nós brasileiros temos por hábito adotar caracteristicas culturais de outros países, e muitos deles, o fazemos sem saber o porquê.   Sinceramente eu não tenho no meu meio social conhecimento de nenhuma família que comemora o “Dia de Ação de Graças”.  Que se reunem, sendo gratos a Deus pela... colheita? Não, pela família, pela união e etc.  E se abraçam e comem peru e mais uma mesa farta de quitutes.
Que eu saiba, a maioria de nós faz isso somente no natal, onde comemoramos o nascimento de Jesus, como data “simbólica”, pois hoje em dia todos sabemos que Jesus não nasceu em “25 de dezembro”.  Que eu tenha conhecimento, festa para agradecer a “colheita, era feita pelo povo judeu, na antiguidade.  No antigo calendário israelita encontramos três festas (Ex 23.14-17; 34.18-23): a primeira é a Páscoa, celebrada junto à dos Ázimos ou Asmos; a segunda é a Festa das Colheitas ou Semanas que, a partir do domínio Grego, recebeu o nome de Pentecostes; finalmente, a festa dos Tabernáculos. As duas primeiras celebrações foram adotadas pelo cristianismo, porém, a terceira ficou no esquecimento.
É claro que não vim aqui recriminar quem comemora hoje o dia de “Ação de Graças! Até porque sendo professora; todos os anos a Escola Municipal do Rio de Janeiro, normalmente se festejava essa data, reunindo os pais e agradecendo a Deus através de apresentações dos alunos e oração feita por algum cristão. (hoje aposentada não sei mais como acontece)
Para encerrar, quero revelar o verdadeiro motivo de estar  escrevendo essa mensagem: Primeiro eu queria dizer que precisamos ser gratos a Deus todos os dias por tudo que Ele nos proporciona desde de que abrimos nossos olhos pela manhã e percebemos que ganhamos mais um dia de vida.  Quando olhamos ao nosso redor e percebemos o quão privilegiados nós somos, por ter basicamente tudo ou mais do que precisamos. Agradeço a Deus todos os dias pela minha família unida, feliz, por  vivermos em paz uns com os outros, pela saúde que Ele os proporciona...  Não há um só dia, uma só vez que ao entrar no meu carro, por exemplo, eu esqueça de agradecer emocionada esse presente de Deus para mim.  E assim também pelo alimento de cada dia, pelo teto que chamamos de “Lar” ou seja são muitas coisas para agradecer.  Ação de gratidão precisa ser diária. Reencontrar a família precisa ser mais que uma vez por ano numa data estipulada por este ou aquele presidente.  Precisamos nos ver e conviver enquanto estamos vivos.  É muito triste família que só se encontra em dia de festa anual ou em funeral.  Gaste tempo com sua mãe e pai que não moram mais com você.  Um simples telefonema e uma “passadinha” fazem toda diferença. Reúnam-se  com primos e tios em suas casas ou que seja na pizzaria para se confraternizarem, escreva uma carta, ou passe um e-mail, mas não se isole pois um dia poderá se arrepender por não ter usufruído mais da companhia daquele ou daquela querida .  Quem me conhece sabe que estou falando de algo que pratico. Amo a comunhão!
O outro assunto que gostaria de abordar,  é algo que me incomoda já faz algum tempo: No natal, que não é a data correta do nascimento de Jesus e sim uma data estipulada por homens, (outra hora explico melhor), nos programamos e nos confraternizamos;  trocamos presentes e muitos de nós nem se lembra do “aniversariante”!  Gostaria  que todos os cristãos fizesse igualmente essa comemoração e confraternização, na páscoa. Afinal, essa para mim é a data mais importante que o cristão pode comemorar:  O dia em que Jesus ressuscitou para com Sua morte nos garantir a vida eterna!  É o dia  que nos dá o maior motivo para festejar, pois através do ato de sacrifício feito por Jesus por cada um de nós, poderemos chegar à Deus e nos religar a Ele.
Já é comum na igreja a comemoração da Páscoa, mas em casa não conheço quem faça uma linda mesa, que troque presentes ou não, mas que tenha todo aquele  festejo que fazemos no natal.  Não vejo nenhuma movimentação das famílias em se reunir para comer um prato especial com a família, comemorando a nossa libertação do pecado e da morte eterna através do “Cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo,” tendo piedade de nós.
Fica a sugestão, para 2012, passarmos comum mês de antecedência da páscoa, programando uma linda reunião na tarde de domingo após o culto religioso na igreja com nossos familiares!

Dai graças ao Senhor, invocai o seu nome, fazei notório os seus feitos entre os povos, contai quão excelso é o seu nome.Is 12:4

 Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.1 Ts 5:18


Que Deus abençoe a todos; com carinho,
Soraya Barros

Ouça esta linda canção!

 
 



3 comentários:

  1. Obrigada querida!
    Ter você por aqui é muito importante para mim!
    bjs
    Soraya Barros

    ResponderExcluir
  2. Oi, minha irmã! Muito legal o seu texto e essa pesquisa sobre o Dia de Ação de Graças. Eu também nunca vi nenhuma família comemorar esse dia aqui no Brasil. Na verdade só fiquei sabendo desta data especial quando estava fazendo um cursinho de inglês e a professora comentou que nos EUA se comemorava o Thanksgiving Day. Na minha Igreja (Assembleia de Deus) não se comemora oficialmente essa data, mas, principalmente entre as irmãs, é comum a realização de cultos de ação de graças nos últimos meses do ano, mesmo que seja só uma reunião simples nas suas casas sem muita festa. Mas é uma atitude voluntária, não é nada institucional. De qualquer forma eu creio que é fundamental nos lembrarmos de agradecer a Deus por tudo no final do ano e não só traçarmos as metas para o ano próximo. Termino com um trecho de um hino que eu amo: ♫ Ó meu Senhor, dá-me mais gratidão/ Por tudo que tu fizeste por mim♫ (370 da Harpa Cristã). Bendito seja o nome do Senhor! Um grande abraço!
    Aninha
    @HinosdeLouvor

    ResponderExcluir