segunda-feira, 5 de setembro de 2011

(P. II) Até Que a Morte Nos Separe

No último texto, falamos sobre escolha do nosso grande amor: que deve ser feita através da nossa fé em Deus, que nos teceu no ventre de nossa mãe e escreveu todos os  dias de nossas vidas  (Salmo 139: 16).  É simplesmente inteligente crer que Ele sabe o que faz.
Falamos também, sobre o nosso egocentrismo, ou seja, acharmos que o mundo gira entorno de nós mesmos e que todo mundo tem que ser e fazer o que nós achamos que é o correto.  Ousei até a usar o termo “moldar”.  Vocês perceberam?  Quem somos nós para querer moldar, modelar, mudar o outro?  Deus fez cada um de nós de forma tremenda! Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção.” Sl 139:14

Escolher um companheiro para a vida toda, não depende do seu padrão e sim do padrão que Deus já determinou para você.  Quando estamos ligados e somos íntimos de Deus, saberemos que esse ou essa, são os que Ele separou para nós.  E aí tudo será “perfeito”.  “Perfeito”? Não existe perfeição, mas será possível com a ajuda do Espírito Santo, ter um casamento feliz.

Quando  terminei o texto anterior, disse que hoje trataríamos da questão “Eu já casei e não está dando certo”.  Vamos separar esse assunto em:
a)  Eu não conhecia a Palavra de Deus, casei-me e não sei se ele ou ela foi o que Deus separou para mim.  Além disso, não está dando certo. (ou) o mesmo porém vivem juntos sem oficializar legalmente sua união.
b)  Orei, Deus confirmou nossa união, nos casamos e não está  dando certo.

Então vejamos:
a)Quero dizer que Deus é tão misericordioso, tão bondoso, que para Ele, uma vez que o casal entregou-lhe suas vidas, não importa mais o que foi seu casamento ou união anteriormente.  É uma nova etapa onde Deus vai abençoar seu relacionamento.  Uma etapa onde os dois declaram que não podem viver sem o direcionamento do Pai.
 Com Seu infinito amor Ele os acolhe imediatamente.  "Dos seus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais" Hb 10:17          Aqueles que conhecem Jesus, e recebem-No como único e suficiente Senhor  e Salvador; batizaram-se nas águas, acertam suas vidas legalmente, casando-se segundo a lei dos homens e então tem a bênção de Deus.

b)Nesse caso o casal tinha uma vida íntegra e intimidade com o Pai, e ao se conhecerem sentiram que deveriam orar para confirmar essa premissa.  Conviveram, conheceram suas famílias, se conheceram e casaram-se.  Um casamento feito segundo as exigências da Lei e receberam as benção de Deus sobre suas vidas. 

E nos dois casos, o casamento está indo mal... 

É um assunto muito complexo para tratar em tão poucas linhas.  Até por que cada caso é muito particular.  Uniões abençoadas por Deus, seja no caso “a” como no caso “b”, tem sido levados a verdadeira destruição por satanás  por  que nós mesmos que lhe damos essa oportunidade.

Vou colocar alguns pontos que no geral contribuem para o fracasso de uma união que foi abençoada por Deus.  Você então vai refletir sobre eles e tentar sinceramente rever sua postura:
Primeiramente, viver a dois exige renúncia. Quando você diz para si mesmo que vai dividir sua vida (que é só sua) com outra pessoa, você tem que dar espaço para ela chegar e sentir-se bem!  Para que essa pessoa se sinta bem, precisa deixar que  seja ela mesma e entender que além das coisas materiais, ela (seja o marido ou esposa) trouxe sua bagagem de vida!  Seus interesses, suas hábitos, seus gostos...
Já presenciei uma discussão de um jovem casal de noivos, que tiveram uma briga violenta, que culminou na saída do rapaz, batendo porta diante das visitas, pois  discordaram da cor que pintariam seu quarto na nova casa!
Quando analisamos de fora as situações, percebemos que somos nós com nosso descontrole, nossa falta de vigilância, de humildade, com nossa presunção de achar que sabemos mais que ou parceiro ou que precisa prevalecer nossa opinião.  E é nessa crise do nosso “Eu”, que não admite dividir o espaço, não aceita que o seu par interfira no que você acredita ser a verdade absoluta, que damos um espaço para satanás interferir no nosso diálogo e ocasionar discussões.  Tendo dado espaço  o sagaz inimigo das nossas almas, ele se aproveita de toda situação e as discussões vão se acumulando, as palavras ríspidas vão sendo lançadas de um para o outro, há choro e ressentimento se acumulando, até minar a relação por completo.

Sozinhos não vamos conseguir!

Deus nos ensina na sua Palavra, que

“Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” Ec 4:12

É certo que Salomão não fala nesse  texto  somente com relação a casamento, mas sobre relacionamento.  E um relacionamento a três, no casamento. Com o “cordão de três dobras,  casamento será fortificado pelo Espírito Santo de Deus.  Este, quando é convidado a fazer parte desse relacionamento, vai ajudá-lo (la), nas questões de dificuldades, de divergências, no controle do seu temperamento, nas decisões que precisam ser tomadas a dois etc.

 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” (Salmo 127.1)

Nós precisamos Dele, para nossa vida conjugal, precisamos buscar juntos em oração com nosso par, pedindo a Ele, que tenhamos um amor pelo nosso cônjuge especial.  Só podemos nos sentir felizes e realizados, quando fazemos o outro feliz e realizado.

Nunca é tarde para recomeçar!

Caso você esteja  num ponto em que ache que nada mais vai mudar seu cônjuge   e seu casamento não tem mais jeito, acredite, isso não é verdade.  Deus transforma seu relacionamento.  Ele é capaz de renovar o amor, restaurar todas as rachaduras que estão prestes a ruir.
Não espere mudança do seu cônjuge, mas mude você.  Reconquiste (veja que desafio maravilhoso).  Ao invés de sucumbir e desistir, você tem a tarefa de reconstruir esse relacionamento.  E aí, vai ter que abrir mão daquele “Eu”, daquela teimosia, pois nessa altura não existe mais quem tem razão, e sim a racionalidade, a inteligência, a sanidade que você tem, para recuperar o tempo perdido.
Comece agradando, silenciando enquanto o outro blasfema, surpreenda o outro com flores, um jantar especial à luz de velas, um presente.  Chame seu cônjuge para orar com você e depois tente ouvir o que ele tem a dizer, sem refutar, sem interromper.  Só ouça.  Você vai surpreendê-lo.  Seu cônjuge vai ficar abismado com sua nova postura e vai refletir também sobre a postura dele mesmo.  E com isso, o milagre da renovação vai acontecer. Só para lembrar:

“Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.” IPe 3:7

“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.” Ef 5:22,23
 Tenha fé e viva os ensinamentos de Deus!
Com carinho,                              
Soraya Barros

 
Vídeo /sugestão de:
@HinosdeLouvor  (Ana)
siga-me

Nenhum comentário:

Postar um comentário