quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cuide de Sua Vida! Rápido!


 Tenho visto muitas situações no meio cristão, que me deixam deveras envergonhada.  Elas sempre existiram, mas atualmente, com a facilidade dos meios de comunicação, praticamente em tempo real; tem se difundido muito mais. Não vou usar espaço precioso para mencionar ou exemplificar nenhuma dessas situações escandalosas e abomináveis.  Quero usar o nosso tempo de dedicação à reflexão, para avaliarmos a nós mesmos, para repensarmos a nossa vida com Deus.
É evidente que não  há melhor maneira de fazer essa reflexão, do que com as Palavras que nosso Pai deixou, justamente para que aprendêssemos o que Ele quer nos ensinar. Devemos  nos preocupar com nosso crescimento no conhecimento e na aplicação dos preceitos de Deus para nossas vidas. E pelos homens e mulheres que achincalham o evangelho, devemos apenas orar.
Veio à minha mente, como inspiração de Deus para esse texto, uma passagem da vida de Davi:

Numa primavera, época em que os reis costumam ir às batalhas, Davi permaneceu em Jerusalém, mandando Joabe com seu exército em seu lugar.
Numa tarde, Davi levantou-se da cama e passeando pelo terraço avistou uma mulher muito bonita tomando banho.  Procurou saber quem era a mulher: Era Bate-Seba, casada com Urias, que encontrava-se na guerra com Joabe e o exército.
Davi então mandou que a trouxessem e deitou-se com ela. 
Bate-Seba engravidou e mandou dizer isso ao rei Davi.  Este, mandou chamar  através de Joabe a Urias, marido de Bate-Seba. Mandou-o para casa e enviou-lhe presente, mas Urias não foi para casa por achar-se comprometido com os outros homens que estavam na batalha.  Não quis Urias o privilégio de dormir e comer em sua casa, estar com sua mulher, preferindo ficar com os outros na porta do palácio, como era de costume.
Aí penso eu:  Caso Urias fosse para casa e dormisse com sua mulher, poderia-se justificar a gravidez de Bate-Seba.  Mas a fidelidade de Urias com seus companheiros, fez com que Davi estendesse ainda mais sua teia de pecado. E então, premeditadamente, enviou Urias para frente de  batalha, escrevendo uma carta para Joabe;

"Ponha Urias na linha de frente e deixe-o onde o combate estiver mais violento, para que seja ferido e morra".2 Samuel 11:15

E assim aconteceu e quando Bate-Seba soube da morte de Urias, chorou.

“Passado o luto, Davi mandou que a trouxessem para o palácio; ela se tornou sua mulher e teve um filho dele. Mas o que Davi fez desagradou ao Senhor.”
2 Samuel 11:27
É  evidente que Deus não ia se agradar de semelhante atitude. O pecado é abominado por Deus.  Davi cobiçou o que não era seu (a mulher do próximo), consumou o adultério, gerou uma vida nesse ato,  Tentou remediar a situação trazendo-o de volta e não conseguindo seu intento, assassinou  Urias, o marido de Bate- Seba; enviando o com recomendação para frente de batalha.

“Abismo chama abismo ao rugir das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagalhões se abateram sobre mim.” Sl 42:7


Tentando resumir o final dessa história, Deus envia à Davi o profeta Natã, que através de uma parábola, faz com que Davi julgue  e condene a si mesmo.

Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele. Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher'. "Assim diz o Senhor: 'De sua própria família trarei desgraça sobre você. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia. Você fez isso às escondidas, mas eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia' ".Então Davi disse a Natã: "Pequei contra o Senhor!" E Natã respondeu: "O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá. Entretanto, uma vez que você insultou o Senhor o menino morrerá".Depois que Natã foi para casa, o Senhor fez adoecer o filho que a mulher de Urias dera a Davi.” 2 Samuel 12: 9 a 15

 “E Davi implorou a Deus em favor da criança. Ele jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitado no chão. Os oficiais do palácio tentaram fazê-lo levantar-se do chão, mas ele não quis, e recusou comer. Sete dias depois a criança morreu. Os conselheiros de Davi ficaram com medo de dizer-lhe que a criança estava morta...” 2 Samuel 12: 16 a 18 (a)

“Quem procede com integridade viverá seguro, mas quem procede com perversidade de repente cairá.” PV 28;18

Davi, porém, percebeu que seus servos cochichavam entre si, e entendeu que a criança havia morrido; pelo que perguntou a seus servos: Morreu a criança? E eles responderam: Morreu. Então Davi se levantou da terra, lavou-se, ungiu-se, e mudou de vestes; e, entrando na casa do Senhor, adorou. Depois veio a sua casa, e pediu o que comer; e lho deram, e ele comeu.”
 2 Samuel 12: 19 e 20

Somos apenas o vaso
Desci, pois, à casa do oleiro, e eis que ele estava ocupado com a sua obra sobre as rodas. Como o vaso, que ele fazia de barro, se estragou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem aos seus olhos fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.” Jeremias 18 : 2 a 6

Queridos, Davi reconheceu seus erros quando o profeta Natã falou-lhe em nome de Deus.  Foi quebrantado quando sentiu  que seus erros teriam grandes conseqüências para sua vida e dos que ao seu redor estavam. Mas para isso acontecer, Deus precisou fazer como oleiro e quebrar aquele vaso (Davi) em caquinhos muito pequenos, a fim de refazê-lo.
Tenho visto além da minha vergonha, a indignação que é provocada no meio do povo de Deus através de pessoas que se dizem cristãos, que se dizem com a verdade, que se dizem possuidores dos maiores títulos e que não se lembram que nosso Deus é um Deus de amor mas também de Justiça e Poder
Devemos nos preocupar com nosso crescimento no conhecimento e na aplicação dos preceitos de Deus para nossas vidas. E pelos homens e mulheres que achincalham o evangelho, devemos apenas orar.


...Mas o que Davi fez desagradou ao Senhor.” 2 Samuel 11:27

Mas o  que esses irmãos fazem, desagrada o Senhor.  
Mas o que fazemos de errado, também desagrada o Senhor.




Deixemos o oleiro cuidar dos vasos! Davi com todos os seus erros, foi quebrado e refeito e essas pessoas também podem ser refeitas pelo oleiro.  Da mesma forma  cada um de nós, com nossos erros e pecados que não aparecem nos  jornais, nem nas revistas nem na internet.

Com muito carinho,
Soraya Barros




Nenhum comentário:

Postar um comentário