segunda-feira, 25 de julho de 2011

VEM PARA FORA!





 Esse relato que vou fazer é um drama muito emocionante e que aconteceu há muitos anos atrás.
Talvez ao começar a leitura você diga: eu já ouvi essa história!    Mas eu vou  garantir que ao final, você se sentirá diferente, gratificado, pois Deus quer falar com você através dela.
Na cidade de Betânia, aldeia da antiga Israel, localizada bem próximo de Jerusalém; vivia uma família muito amiga de Jesus: Lázaro, Marta e Maria. Este relato está na bíblia, no livro de João capítulo 11.
Aconteceu que Lázaro ficou muito doente e suas irmãs foram chamar Jesus para vê-lo.  Jesus, porém não demonstrou apreensão, dizendo a elas que aquela enfermidade não era para morte, mas para glória de Deus, para que seu filho fosse glorificado.
Imaginem vocês, como se sentiram as duas irmãs, que sabiam da situação delicada de Lázaro! É um verdadeiro drama, principalmente porque Jesus só se dirige à casa de seus amigos, dois dias depois mais dois dias de viagem, chegou com quatro dias até Lázaro, que morto já cheirava mal.
Ouvindo que Jesus vinha no caminho até sua casa, Marta foi encontrar-se com Ele.  Ao se aproximar de Jesus, Marta lhe disse que se Ele estivesse ali, Lázaro não teria morrido, e Jesus lhe diz que ele haveria de ressuscitar, não na ressurreição dos últimos dias, pois:
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; 
quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 
e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá
Crês tu isto?”
João 11:25-26

Quando Jesus ouviu  que seu amigo tão amado estava morto, chorou. 
E então, pediu que tirassem a pedra que fechava o sepulcro e disse: “Lázaro vem para fora”. Em Lázaro levantou e andou, saindo do túmulo ainda enrolado em faixas.

É uma história muito emocionante como eu havia dito.  Imaginem a perplexidade de quem estava ali naquele momento e pode contemplar a “glória de Deus”, através do Filho.
E hoje, com essa história, na qual estão inseridas tantas lições, nós vamos focalizar alguns aspectos que farão toda diferença em nossas vidas:
Observe que Jesus tinha amizade e intimidade com aquela família, onde ele gostava de ficar hospedado:
Numa outra ocasião, que está na passagem do livro de Lucas 10:38 a42, onde Jesus é
recebido por Marta, (a mesma do relato acima), esta se envolve com os serviços domésticos.  Já Maria, sua irmã, senta-se aos pés de Jesus e ouve suas palavras.
Marta interpela Jesus, queixando-se que ela estava só nos serviços domésticos e que era justo que Maria a ajudasse então...

“E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” Lucas 10:42-41



Há outra passagem importante que mostra o relacionamento de Jesus com essa família: Estando reunidos, Marta servia Lázaro que era um dos que estavam presentes e Maria então tem uma atitude inusitada:
“Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.” João 12:3

Vejam, em três episódios do relacionamento dessa família com Jesus, podemos tirar lições importantes para  nossa vida prática:

Quando Marta e Maria foram chamar Jesus para ver Lázaro que estava muito doente, Ele não largou tudo imediatamente e foi com elas até seu amigo querido.  Jesus só chegou após quatro dias, encontrando uma situação, que aos olhos humanos seria irreversível!  Precisamos aprender com esse fato, que Jesus não nos abandona mesmo na situação mais difícil, naquela onde aos olhos humanos não tem mais solução. Precisamos confiar mais, colocar nossa fé em prática, acreditando que Ele tem o controle das vidas que se colocam inteiramente aos seus pés.
E falando em estar aos seus pés, literalmente “aos seus pés” ficava Maria, que deixava tudo para ouvir a voz de Jesus, contemplava-o, adorava-o pois sabia que Ele era o messias enviado por Deus, Seu Filho que veio para nos salvar.  Marta até retrucou a atitude de Maria com o próprio Jesus e o que Ele respondeu, é a resposta para nós hoje:

 “...Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” Lucas 10:42

A  “boa parte” é receber Jesus como único Senhor e salvador de nossas vidas, pois foi Deus quem nos preparou esse “plano de salvação”!  Jesus é o único caminho para chegarmos a Deus! (não fui eu quem disse isso, mas Jesus)

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6

Maria era uma adoradora!  Ela demonstra todo seu amor e devoção, também quando unge os pés de Jesus com um óleo caríssimo (dando seu melhor a Ele) e seca-lhe os pés com seus cabelos, numa demonstração de amor e submissão, deixando uma mensagem subliminar de que sem Ele não somos nada, que precisamos estar aos pés de Cristo.
Temos que deixar as tradições de lado, tirar a venda e nossos olhos, pois os que crêem em Deus, seja de qualquer religião, devem querer aprender e obedecer ao que Deus deixou escrito para nós nas Escrituras Sagradas.  Não podemos seguir o que homens criam de seu próprio idealismo, sejam eles pastores, padres, pais de santo, papas, gurus; não importa.  A verdade não está com homens, a verdade está com Deus. E se você crê em Deus, precisa crer no que Ele deixou para nós.
Vem para fora Lázaro! Venhamos todos nós para fora do sepulcro, mortos pelo desconhecimento da vontade e do plano de Deus para nossas vidas. Vem para fora da morte espiritual e receba a vida eterna que Deus garante a quem segue e obedece aos seus ensinamentos!
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

Que bom ter você aqui! Siga-me!
Com carinho,
Soraya Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário