quinta-feira, 9 de maio de 2013

ORAÇÃO SEM RESPOSTA




Angústia.  Eu resumiria a sensação nesta única palavra.  Aquele monstro assustador que persegue sua alma, que consome o ser e tira sua vida dia após dia.
No trabalho você tenta  disfarçar para que as pessoas não percebam o quanto está sofrendo, o quanto sua mente está distante, focada na situação sem saída em que você se encontra.
O problema? Não importa se é financeiro, doença, existencial, amor... Ele é seu e o maior de todos os problemas é sempre o nosso.
E Deus?  Parece não ter ouvidos, parece não se compadecer de você.  Já nem ora mais pois entendeu que suas orações não tem efeito, não chegam ao trono do Pai.
Desamparo é tudo que te resta.  Em casa lágrimas amargas sufocadas no travesseiro pois não quer que seus filhos ou parentes vejam o quanto você está fraco e sem saída.
E a solução?  E a resposta? Qual é a saída?  O que fazer quando todas as portas se fecham e quando todas as respostas são um “não”?

Não é simples obter respostas.
Nem sempre Deus responde imediatamente às nossas orações e nem sempre Ele responde “sim”ou sua resposta é aquilo que queríamos ouvir.  Os planos de Deus são diferentes dos nossos na maioria das vezes porque Ele nos criou e já escreveu todos os dias de nossas vidas.  Isso faz com que encontremos barreiras pelo
caminho, simplesmente por que aquele não era o caminho que ele escreveu para nós! “...no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. Salmos 139:16” Mas Deus é misericordioso e nos livra da escuridão, porém precisamos viver em sintonia com Ele.  Isso evitará que peguemos a trilha que nos leva a escuridão a ao medo.

Sintonizando com Deus:
Entender que Jesus é o único caminho para chegar ao Pai, confessar seus pecados, se batizar, participar da ceia, ir à igreja todos os domingos não lhe garante uma vida plena em sintonia com Deus.  Você pode fazer tudo isso e ser um mero espectador. Você pode estar presente mas sua mente estar longe daquele lugar. Você pode ouvir a Palavra de Deus e não  viver seus preceitos.

Mas como assim?
É verdade.  Tem pessoas que estão na igreja por causa dos amigos, por causa da boa música, para pedir benção, para arrumar namorado(a)... Durante o período do culto são amáveis, verdadeiros irmãos em Cristo.  Só que na segunda feira em casa ou no trabalho são como as pessoas que não conhecem a Palavra de Deus.

Eu quero viver em sintonia com Deus.
Nas Escrituras sagradas encontramos muitos exemplos a seguir de homens e mulheres que viviam em sintonia com Deus.  Escolhi no entanto, falar um pouco de Daniel, que nos ensina em alguns episódios de sua vida, como viver  com Deus e ter livramentos na hora da tribulação.

Daniel não se corrompia
O rei Nabucodonosor sitiou Jerusalém e de lá trouxe com ele jovens de linhagem nobre para servir em seu reino.  Dentre eles, os filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.
O rei lhes determinou a porção diária, das suas iguarias , e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei. Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar: “Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos deem legumes a comer, e água a beber.”Dn 1:12
 “Ele consentiu isto, e os experimentou dez dias. E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.” Dn 1:14,15
A situação deles não era confortável,  pois estes rapazes foram sequestrados e estavam sendo preparados para serem serviçais do rei num reino que não era o seu de um rei que não servia ao mesmo Deus.  Eles poderiam tirar proveito da situação e enveredar pelo caminho da facilidade oferecido e aí se perderem do alvo, que era suas vidas dedicadas ao único Deus, a saber, Jeová.
Foram firmes, não se contaminaram e ainda provaram que estar à parte das “facilidades que o mundo oferece” é vantagem mesmo que possa parecer o contrário.
Identidade
Mesmo estando longe de sua casa, sequestrado para servir a um rei que não adorava ao nosso Deus, Daniel manteve-se firme e foi exemplo para os outros três que estavam com ele.
Mesmo tendo seus nomes trocados, isso não os afetou na mudança de suas posturas diante daquelas pessoas das quais eles poderiam temer e obedecer cegamente evitando perseguição e represalias. “E o chefe dos eunucos lhes pós outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego.! Dn 1:7
A prova disso, é que Daniel seguiu servindo ainda por muitos anos naquele reino.  Ele serviu ao rei Ciro, ao rei Belsazar e também ao rei Dario. Em todo o restante da história de Daniel, não se vê mais ninguém trocando ou chamando seu nome  por “Beltessazar”.
Ser você mesmo e não ser influenciado por outros tem que ser a sua marca e a sua marca é  CRISTO!! 

Ter uma vida em sintonia com Deus é viver todos os dias os preceitos que Ele nos ensina em Sua Palavra, é não se deixar corromper pelas facilidades do mundo, é não se deixar influenciar pelas vozes que servem a outros Deuses que não o nosso.  Somente assim, quando estivermos nos dias da escuridão, do medo, da angústia que dilacera nossa alma, não temeremos.  Assim foi com Daniel, que por não se curvar a outros deuses e continuar se prostrando diante de Jeová, foi lançado numa cova cheia de leões.
Imaginem o pavor que ficaríamos numa situação como essa!  Pois a fé, a certeza que Daniel tinha na sua ligação com Deus o mantiveram vivo, mesmo naquela situação desesperadora.
Veja como o rei Dario chamando o pelo seu nome “Daniel” fica impactado com o livramento que : “E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões? Então o rei muito se alegrou em si mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus. Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim. ” Dn 6:20, 23 e 26

 O Deus de Daniel a quem continuamente serve, foi o motivo do seu livramento.  Ele não impediu que Daniel fosse colocado na escuridão daquela cova, mas o livrou ileso dela.  Daniel mesmo em meio as tribulações (sequestrado, fora de seu lar, perseguido, lançado na cova dos leões) manteve-se tão sintonizado com Deus, tão firme com o Todo Poderoso, que o rei da terra se curvou diante de tanto poder fazendo um decreto para que todo o povo servisse a esse Deus vivo!



Tenha fé querido! Tenha fé querida! Fiquem firmes com Deus que isso vai passar.
Com carinho,
Soraya Barros

(Escreva para barrossory@hotmail.com e vamos orar por você))

2 comentários:

  1. Paz minha querida irmã,

    Muito bom e edificante o seu texto;vivamos sempre em sintonia com o SENHOR,a Ele toda glória eternamente,amém!

    Em Cristo,
    Mário

    ResponderExcluir
  2. Paz! Mais um texto edificante.

    http://gabriellyrosa.blogspot.com G.R ♥

    ResponderExcluir