terça-feira, 2 de outubro de 2012

OBEDECER ≠ INTERPRETAR A ORDEM


OBEDECER INTERPRETAR A ORDEM

A obediência é uma das maiores senão a maior dificuldade que o ser humano pode encontrar em sua vida.  Todos os que crêem nas Escrituras Sagradas, sabem que foi através do pecado da desobediência que Adão e Eva  foram expulsos do jardim do Éden e nos fadaram a separação de Deus e a uma em pecado.

A desobediência, é desastrosa para a vida secular e espiritual de quem a pratica.  Quem a pratica vai desde o bebê mais inocente ao adulto mais letrado. 
As conseqüências da desobediência  variam conforme o ato cometido, variando de um tombo a um acidente leve,; da perda de uma vaga de emprego ou promoção; de uma vida spiritual minguada sem crescimento até a morte da carne ou mesmo morte espiritual.

Saul, primeiro Rei de Israel é um ótimo exemplo de que as ordens devem ser cumpridas e não questionadas ou interpretadas.
O primeiro pecado de Saul foi a desobediência por não esperar o profeta Samuel para ofertar sacrifício à Deus.  Saul, “achou” que estava demorando e que o povo iria se dispersar e por isso  desobedeceu. Veja o texto: I Samuel 13:8-14"Esperou, pois, sete dias, até o tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo, deixando a Saul, se dispersava. Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. Mal tinha ele acabado de oferecer e holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. Então perguntou Samuel: Que fizeste? Respondeu Saul: Porquanto via que o povo, deixando-me, se dispersava, e que tu não vinhas no tempo determinado, e que os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda não aplaquei o Senhor. Assim me constrangi e ofereci o holocausto. Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente; não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou. O Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; agora, porém, não subsistirá o teu reino; já tem o Senhor buscado para si um homem segundo o seu coração, e já o tem destinado para ser príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou".
O Segundo pecado de Saul aconteceu quando Israel guerreou contra os amalequitas. Saul desobedeceu a Deus, salvando o rei e o melhor do seu despojo, quando tinha a ordem de Deus era para a destruição total de um povo que Deus abominava. Então Samuel o avisou,  que Deus o tinha rejeitado novamente. Veja:
 I Samuel 15:10 "Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo: Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e clamou ao Senhor a noite toda.
O terceiro e último pecado de Saul, foi consultar uma feiticeira (necromante, advinha), porque estava desesperado. Consultava a Deus, mas Deus não o respondia. Estava cercado pelos filisteus. Samuel estava morto. Neste desespero perdeu o equilibrio se é que ainda o tinha e cometeu a coisa mais horrenda pela qual Deus abominava veementemente, vejamos o texto a seguir nos diz:
I Samuel 28:11-20
 Saul tentando consultar um morto (Samuel).
Verso 11 - A mulher então lhe perguntou: Quem te farei subir? Respondeu ele: Faze-me subir Samuel.
Saul não vê ao tal de "Samuel". A vidente é que diz que está vendo a Samuel e teme a Saul, porque sabia que tanto Samuel como Sacerdote e Profeta do Deus vivo que abominava o ocultismo, feitiçarias etc, quanto o Rei Saul que notório rei do povo de Deus, na verdade a queria era matar. Veja que ela fala - "tu mesmo é Saul?. Em outras palavras seria como você que é Saul quer que eu faça isto? Verso 12 - Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou em alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me enganaste? pois tu mesmo és Saul.
 Saul enganosamente em seu coração tranqüiliza a mulher como que a dizer: eu não sou mais aquele Saul que obedecia a Samuel e a Deus, estou confuso e desorientado. A mulher sente confiança e dize-lhe que está vendo um deus que sobe da terra. Veja:Verso 13 - Ao que o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher respondeu a Saul: Vejo um deus que vem subindo de dentro da terra
Queridos, quando receberem uma ordem de seus  pais, patrões, líderes de suas igrejas  ou dos seus departamentos,  caso não seja ilícito ou mortal, apenas obedeça.  Caso não concorde, não é proibido, num momento a sós com seu líder, perguntar, interpelar ou questionar.  Mas não é bom para sua vida, questionar seu líder em grupo, pois isso incitará dúvidas nos outros e contendas, desunião a ponto de causar danos maiores para os outros; quando a dúvida era só sua.

Caminhos de morte:
“Recebi uma ordem.  Mas será que assim, desse jeito não seria melhor?”
“Não concordei nem vou questionar, mas vou adaptar essa ordem  conforme eu entendo que seja o ideal.”
“Quem é essa pessoa (o líder) para achar que sabe tudo? Não. Vou fazer do meu jeito e tentar mostrar a ele que eu estou com a razão”.
“Deveria ser assim (...) mas meu líder não toma providências então vou fazendo do meu jeitinho.....”
“Eu penso que não está certo.  Vou juntar umas pessoas que concordem comigo e levaremos juntos a minha maneira de pensar, que é a melhor.”

Amados, caso esteja passando por problemas com sua liderança, converse com ela primeiramente antes de “achar e desobedecer”.  Não mude os princípios de hierarquia espiritual ou secular, pois os dois casos são bíblicos. Mesmo sendo você uma pessoa pró-ativa, o que é muito bom; desde que sua pró-atividade esteja de acordo com sua liderança.

 "...obedecer é melhor do que sacrificar..." I Samuel 15:22b
Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar;
1 Samuel 15:22
Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
1 Samuel 15:22
Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
1 Samuel 15:22
“O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável”Pv. 28:9




Uma semana de paz para todos.
Com carinho,
Soraya Barros

                           [rodapé.jpg]




Nenhum comentário:

Postar um comentário