sexta-feira, 13 de abril de 2012

Separação do Casal

Muitos são os casais que se achegam pedindo um aconselhamento, e outros não com tanta clareza, vão deixando mensagens com seus gestos, olhares e comportamento; que sinalizam um pedido de socorro.
Tenho pedido muito a Deus que venha usar meus textos também para falar com os casais.  Vejo-os tão jovens e inexperientes na questão “uma só carne”, que nessa tarde  tocada pelo Espírito Santo de Deus e inspirada por Ele, vou traçar as linhas abaixo.
Não é novidade para nenhum de nós, pois todos que casaram ou já foram a um casamento, já ouviram o padre ou o pastor repetir as palavras “uma só carne”.
Mas o que realmente quer dizer isso? Sabemos que casamento é a junção de duas pessoas que se olham e sentem profundo amor uma pela outra e que cada uma traz dentro de sua bagagem, todos os anos de vida até aquele momento, com todas as suas características e modos de vida totalmente personificada, individual!
Já escrevi um texto neste blog sobre esse assunto, da forma humana, vida na prática, (Veja  "A Primeira Impressão Não é a  Que Fica" neste blog).  Hoje vou abordar o lado puramente espiritual, aquele que você não vê e que se não tiver consciência dele, as diferenças humanas serão maiores e maiores e seu casamento não subsistirá.

A  união do casal
Deus criou o homem e a mulher para se completarem.  Adão, o primeiro ser criado, não poderia realizar o plano de Deus sem uma ajudadora que lhe fosse idônea.
" Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.". Gênesis 2.18

A palavra “ajudadora” no hebraico, dá a idéia de “circundar”, estar ao redor cercando que é o papel da mulher. Mas cercando, circundando para quê?
Preste bem atenção agora: A palavra de Deus nos instrui que a mulher seria submissa ao seu marido. “Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor.” Col 3:18
Então, a ajudadora, a que circunda, precisa ajudar o marido em sua missão! 
No outro texto eu já havia explicado que ser submissa ao seu marido,  é estar disposta a viver sob a missão dele.  Por esse motivo, o casamento, ser uma só carne requer um entendimento espititual. 
Quando você casa e quer viver sua vida de solteiro ou solteira e a única diferença é que ao final da noite vocês voltam para o mesmo endereço; não vai dar certo!
O que Deus planejou quando elaborou o conceito  “uma só carne”, é que um tem que viver para o outro! O marido precisa se empenhar em fazer sua esposa feliz e a esposa precisa se empenhar em fazer seu marido feliz.  A sua alegria precisa ser a alegria do outro.  Você precisa se emocionar de ver o outro feliz.  É necessário ter uma vida compartilhada em tudo! É preciso chegar a um acordo em todos os assuntos do casal, que satisfaça a ambos. Eu disse “em todos os assuntos”.
Aí você perguntaria: “Mas Soraya, e a minha individualidade? E as coisas que gosto de fazer que meu cônjuge não goste?” E eu vou responder com o que já falei acima:  Fazer o outro feliz, é fazer questão de preparar a sacola com uniforme de futebol para que ele jogue sua bolinha.  É fazer questão de levá-la ao shopping sem pressa e sem pressão!


Para abrir mão do que você quer para fazer o outro feliz, requer entendimento espiritual:

O homem e a mulher se tornam uma só carne
“Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.” Gn 2.23

Isso resulta numa aliança
“Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.”    Gn 2.24

Deus sendo  amor e tendo feito o homem e a mulher à Sua semelhança, a nossa natureza é de amor, é de amar.
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;” Gn 1.26
Por esse motivo, precisamos um do outro!  Não é possível ser feliz sozinho!  Não faz parte da nossa natureza!

Separação
É por isso que uma vez casado, precisamos lutar para nosso casamento dar certo! Precisamos um do outro! Quando somos unidos temos mais forças para lutar contra os ventos da vida! Quando estamos unidos, somos mais fortes para dar a mão ao que estiver mais frágil.
Pensar em separar-se não é coisa de Deus e sim do sopro de satanás em seus ouvidos e da sua covardia.  Caso esteja pensando que a separação é a melhor coisa a se fazer no “seu caso”, creia que esse é um ato de covardia além de não ser a vontade de Deus! É fácil se separar; difícil é lutar para ter um casamento abençoado e até que a morte os separe! Vocês já juntaram “a carne”, já são “um só”.  Separação é uma amputação, uma dor e um trauma para sempre pois não é plano de Deus.
“...eles se tornarão uma só carne.” Gn 2:24

O que fazer? 
Não espere que o outro mude as atitudes e sim comece você mudando as “suas” atitudes.  Se humilhem juntos na presença de Deus pedindo perdão a Deus, um ao outro pelos erros cometidos e pelos atos não cometidos. Atos que deveriam ser priorizados numa situação de crise, que é buscar a Deus, orarem juntos, não se afastarem da presença de Deus e nem do Corpo de Cristo que é a sua igreja.
Quando entendemos que a união de um casal é espiritual, precisamos ter uma visão também espiritual para perceber quando acontecem as situações que levam o casal a se desentender e brigar; “agindo” na medida certa:
Não é só satanás que destrói casamentos.  Você destrói seu próprio casamento! É preciso abrir mão de si mesmo em determinados momentos para viver a dois.  É preciso calar quando o outro está exaltado. É preciso o casal  orar todos os dias  pedindo a Deus sabedoria e buscar o “fruto do  Espírito”.   
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio...” Gl 3:22,23

Perceba que a Palavra diz “fruto”.  Um só fruto com várias  gomos, como numa tangerina.  Não adianta ser amável e não ter paciência com o  outro. Não resolve ser manso, calmo e não ser fiel. Não dará certo!
Para um casamento  caminhar bem, é preciso ser entendido como um fato espiritual. Para haver  total consciência de cada cônjuge quando acontecem as intempéries, é preciso “andar no Espírito”
“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.” Gal 5:16,17
A carne milita contra o  espírito e se o casamento precisa ser entendido como algo espiritual, precisamos ficar alertas e espiritualmente fortalecidos pois o Espírito luta contra a carne!


Como a carne milita contra o espírito?

“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem, idolatria (Culto prestado ao que não é Deus ou amor excessivo ao dinheiro, objetos, emprego etc ) e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões(desavença, divergência), facções (que maquina a ruína dos seus adversários), e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.” Gl 5:19 a 21    (em azul definições do dicionário para ajudar o entendimento)

Não herdarão o reino de Deus os que praticam essas coisas, que dirá ter um casamento feliz!

Você pode dizer-me que não é cristão e então essas informações não servem  ou estão muito distantes da sua realidade de vida.  Então eu lhe direi, que você precisa abrir seu coração para Deus e buscar Seus caminhos, para ter não só uma vida conjugal equilibrada, mas toda sua vida equilibrada, segura, guardada pelo Pai.
Caso queira, escreva para  novavidanoreino@hotmail.com  e poderemos orientá-los.
Espero em Deus  ter sido bênção em suas vidas.
Carinhosamente,
Soraya Barros

15 comentários:

  1. Bela análise sobre o "casamento até que a morte separe". Forte argumento embasado na Palavra. Esse assunto já foi extinto de muitas igrejas. Mas, a exemplo da autora desse artigo, há homens e mulheres que defendem o casamento do ponto de vista bíblico.
    Em Cristo,
    M. B. Matos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus abençoe o amado
      irmão e que toda honra seja
      dada ao nosso Pai, pois
      oro e peço muito a Ele
      para ajudar-me a escrever.
      Grande abraço!
      Soraya Barros

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. De você, não se podia esperar menos.
    Louvo a Deuspela sua vida e pela vida de seu esposo.
    Sua família é um exemplo e retrato de suas palavras abençoadoras.
    Que o Senhor continue usando as vossas vidas.
    A amizade de vocês é um grande privilégio.
    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho meu irmão
      e grande amigo!
      Abraço carinhoso em todos!
      Soraya Barros

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá meu querido!
      Penso muito nos casais jovens com
      quem trabalhamos e quero ser
      usada por Deus para ajudá-los
      em suas dificuldades. Muitas vezes
      por vergonha ou timidez, sofrem
      sozinhos e sempre haverá uma
      palavra para quem precisar!
      Divulgue para seus amigos!
      Abraço carinhoso e beijinhos
      na sua princesa!
      Soraya Barros

      Excluir
  5. Gostei muito do que foi dito,depois lerei mais 70x para entrar fundo no meu coração! O brigada Soraya beijos Helemara(Nora de Lidia Mello)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha amada!
      Espero estar ajudando vidas com a
      inspiração que é dada por Deus para
      que eu escreva para os amados do Senhor!
      Querendo conversar mais, escreva para sorybarros@hotmail.com
      Face sorybarros@r7.com
      Beujos carinhosos,
      Soraya Barros

      Excluir
  6. Que lindo!
    Linda semana pra vc! =)
    Bezo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha amiga querida!
      Obrigada pelo seu carinho e
      muitos beijinhos
      para você também!
      Soraya Barros

      Excluir
  7. O QUE DEUS UNIU O HOMEN NÃO PODE SEPARAR!!!
    DEUS TE ABENÇOE!!
    Virginia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo querida!
      Nos altos e baixos da vida,
      o amor jamais acaba quando selado
      com o Espírito Santo!
      beijos
      Soraya

      Excluir
  8. "Até que a morte os separe" não é tão simples, nem tão fácil, pois o diabo "TENTA TUDO" para destruir as FAMÍLIAS, por isso temos que GUERREAR E RESISTIR pelo nosso casamento, para não perdermos a Coroa da Vida "NOSSA SALVAÇÃO"
    Buscar a Deus todos os dias, orar juntos, jejuar são armas poderosas e fundamentais para essa "GUERRA".
    E o SENHOR disse a Josué: Não os temas, porque os tenho dado na tua mão; nenhum deles te poderá resistir. Josué 10:8

    ResponderExcluir
  9. É isso mesmo minha amada!
    Grande beijo para vpcê e
    sua linda família
    Soraya

    ResponderExcluir