quinta-feira, 26 de abril de 2012

COMO LIVRAR-SE DAS TENTAÇÕES?


Recebi alguns pedidos sobre esse tema.  Confesso que ainda não sei até esse momento o que irei escrever.  Peço ao Espírito Santo de Deus que derrame sua unção sobre mim e me inspire de forma que eu possa ajudar nessa orientação.
O pedido veio de alguns jovens, que tem passado por situações constrangedoras diante da sociedade, por serem virgens. Estão esperando o momento certo de se relacionar sexualmente com seu amado(a); que é o casamento.  Outros colocaram que tem sofrido com as tentações e não sabem até quando irão resistir.
Ser virgem na sociedade atual, é quase uma “anomalia”.  Os supostos amigos ou amigas não sossegam enquanto você não “for normal”, “descolada” como eles que estão “adquirindo várias experiências”.
Conheço casos de moças que resistiram até o dia de seu casamento e quando lhe perguntei a uma delas como foi, (quando eles retornaram da “lua de mel”) sua resposta foi: “Uma experiência incrível, inesquecível, foi simplesmente maravilhoso!”
Pense comigo:  Quando você mantém relacionamento sexual antes do casamento, nada tem mais graça. Será sexo prazeroso sim, mas sem aquela adrenalina, o clima do desconhecido, na hora de iniciar o que você nunca fez.
A descoberta de seus corpos, um pelo outro, quando nunca se relacionaram sexualmente, é inédita e faz parte de todo ato inédito que foi seu casamento com os sonhos, preparativos, a escolha de cada detalhe... do bolo, vestido escolhido e guardado para o noivo ver só quando entrar no tempo, no dia do casamento.
Lembrei-me de uma situação que aconteceu quando eu era muito jovem:  Um casal de amigos nossos casaram e antes da viagem de lua de mel iriam passar no apartamento deles para pegar alguns pertences.  O irmão do noivo estava com a cópia da chave do apartamento e enquanto eles se despediam de um grupo de amigos, um outro grupo de amigos muito íntimos se dirigiu ao apartamento a fim de surpreendê-los.
Quando os noivos entraram, estavam todos escondidos e registraram as primeiras palavras do casal: Ela disse “cadê o dinheiro e os cheques que ganhamos, pois preciso pagar muitas coisas”? Ele não respondeu e suas primeiras palavras foram: "Tira logo essa roupa"!  E os amigos que lá se encontravam então se apresentaram rapidamente e todos riram muito!
Onde estava o encanto, o momento ímpar daquele casal, que já mantinha relações sexuais antes do casamento? 
O casamento dessa forma se torna apenas uma formalidade concluída.  A lua de mel se  torna mais um passeio com muitas fotos para postar nas redes sociais.
A descoberta do casal entre si é muito valorosa para o casamento.  Existe a certeza de que ela guardou-se para ele e ele para ela.  Não existem fantasmas de relacionamentos anteriores, ciúmes de pessoas que fizeram parte da vida do seu amado, da sua amada de forma íntima.
A Palavra de Deus ensina alguns motivos pelos quais não devemos nos relacionar antes do casamento:

Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.” Hb 13:4

A Palavra de Deus também nos ensina que é pecado a “fornicação”. Fornicar segundo o dicionário “Priberam” vem do latim fornico, -are, e quer dizer: ter coito, prostituir-se; entregar-se à idolatria, ter relações sexuais. = COPULAR

“Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.” Judas

 “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” Apocalipse 21:8

Depois de ler a Palavra e saber ou relembrar o que o nosso Deus ensina, acho que nenhum casal de namorados deveria passar dos limites de um namoro puro.
O casal de namorados deve ser íntimo somente no conhecimento entre si da personalidade e caráter de cada um.  Conhecer bem como seu futuro cônjuge é na sua rotina diária, como se comporta diante de sua própria família e que planos tem para seu futuro profissional.

Como podemos nos controlar para não pecar?

É preciso primeiro amar a Deus  sob todas as coisas. Quando assim o fazemos, não  pecamos, pois não queremos entristecer o coração de Deus.

 “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento tem todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.” Salmo 110:10
 A palavra temor nessse caso não é "ter medo" mas ter respeito !Eu respeito e temo desagradar ao meu Deus! Respeitar e obedecer a Deus é sábio da nossa parte!

É preciso buscar santidade

“Que ele fortaleça o coração de vocês para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.”
 1 Tessalonicenses 3

“... sem santidade ninguém verá o Senhor”. Hebreus 12:14b

Para  ter santidade, precisamos viver uma vida com Deus.  Não é só ir à  igreja todos os domingos, rever os irmãos queridos e sair depois para uma pizza.

Para buscar santidade, é preciso que sua vida seja um culto: sua mente cheia de louvores e gratidão, ler a Palavra e escondê-la verdadeiramente em seu coração. 
Fazer jejum  para aprender a dominar os desejos da carne também é ótimo.  Quando você priva a carne do alimento, está treinando-a a se sujeitar a aceitar o seu não.  O desejo da carne é sempre contra o espírito, quer ver?  A carne domingo pela manhã quer ficar dormindo e não ir ao culto; à noite quer descansar pois o final de semana foi bem agitado. Quando começa a ler a Bíblia, mal consegue ler um versículo e já sente sono.  Quando vai orar, mal consegue se concentrar pois enquanto ora sua mente está pensando em que roupa vai ao trabalho amanhã.  Quando resolve fazer um jejum de alimentos, dá uma fome terrível! É isso.

“Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.” Gálatas 5:17

Quando fazemos jejum, estamos ensinando a carne que nós a dominamos através da força do Espírito Santo que há em nós!  Só vai comer quando nós quisermos! Jejum também pode ser de televisão, de game, internete...
Domina a carne naquilo que ela mais se agrada.  Comece com jejum de 2 horas e aumente gradativamente. Quando for jejum de alimentos, não extrapole o que você aguenta ficar sem comer; vai devagar e aumentando aos poucos para não desmaiar ou deixar que outros percebam sua luta.

16"Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa.
17Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto,
18para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.”  Mateus 6:16,17 e 18

 Já aconteceu.  O que devemos fazer?

Todos nós  estamos sujeitos a pecar.  Mas como somos uma nova criatura, lutamos contra o pecado seja ele qual for.  Deus está pronto a perdoar, desde que você tenha consciência do seu erro, se arrependa e não peque mais.

22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
23 E vos renoveis no espírito da vossa mente;
24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.”Efésios 4:22,23,24e30

Todos conhecemos o texto que está em João 8, sobre a mulher adúltera.  Ela foi pega em adultério e seria  apedrejada. Jesus então disse que aquele que não tivesse pecado poderia atirar a primeira pedra. Então foram todos saindo e Jesus pergunta a ela se álguem ali ainda a condenava.

“E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.” João 8:11

Ele está  pronto a te perdoar!
Hoje você pode junto ao seu amado ou amada, tomar essa atitude de fé e obediência a Deus e começar um novo namoro na presença de Deus, sem acusações de satanás e sem dedos apontados para vocês.
Façam juntos um propósito com Deus, orem juntos e principalmente, não facilitem  qualquer  situação que os deixe vulneráveis: Não fiquem sozinhos em casa, não comecem carícias que os levem ao desejo sexual,as meninas usem roupas adequadas por amor ao seu namorado ou noivo, para poupá-lo de pecar.
É impossível? Não é não. Conheço alguns casais que quiseram agradar o coração de Deus obedecendo aos seus ensinamentos. Pararam de transgredir sustentados por uma vida genuína com Deus e estão juntos e felizes pois não trouxeram para seu casamento o peso do pecado.

Espero ter ajudado de alguma forma mas se ficou alguma dúvida, escreva e tentarei  ajudar.
Com muito carinho,
Soraya Barros

4 comentários:

  1. Oi Tia Soraya..
    que bom ler o que a sr. escreveu..
    fiquei feliz , aliviada de certa forma..
    em saber que depois de 'sacrificios a Deus'
    o resultado la na frente será maravilhoso
    e uma experiencia incrivel!!
    Muito obrigada pelas palavras.. me ajudou bastante
    hááá sempre repasso essas mensagens ao e-mail do meu amor.. hehe

    beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Ana!
      Sempre estarei aqui para te auxiiar em tudo
      que precisar e estiver ao meu alcance!
      Um beijo bem carinhoso da sua tia,
      que te ama em Cristo Jesus!
      Soraya Baarros

      Excluir
  2. Amada Soraya, muito bom seu texto. Li todo! Mensagem edificante.
    É isso mesmo que os jovens precisam ouvir e ler.
    Como sempre, caprichou nesse inspirado artigo. Parabéns!!!

    Em Cristo,

    M. B. Matos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu irmão pelas palavras de incentivo.
      Quero ser sempre o vaso de barro bem maleável,
      para que Deus me use do jeitinho que Ele quiser.
      Uma semana abençoada para o irmão.
      Abraços,
      Soraya Barros
      PS. Não esqueça de avisar a cada texto postado em
      seu blog http://marcosbritomatos.blogspot.com.br
      para que eu possa ler!

      Excluir