quinta-feira, 26 de abril de 2012

COMO LIVRAR-SE DAS TENTAÇÕES?


Recebi alguns pedidos sobre esse tema.  Confesso que ainda não sei até esse momento o que irei escrever.  Peço ao Espírito Santo de Deus que derrame sua unção sobre mim e me inspire de forma que eu possa ajudar nessa orientação.
O pedido veio de alguns jovens, que tem passado por situações constrangedoras diante da sociedade, por serem virgens. Estão esperando o momento certo de se relacionar sexualmente com seu amado(a); que é o casamento.  Outros colocaram que tem sofrido com as tentações e não sabem até quando irão resistir.
Ser virgem na sociedade atual, é quase uma “anomalia”.  Os supostos amigos ou amigas não sossegam enquanto você não “for normal”, “descolada” como eles que estão “adquirindo várias experiências”.
Conheço casos de moças que resistiram até o dia de seu casamento e quando lhe perguntei a uma delas como foi, (quando eles retornaram da “lua de mel”) sua resposta foi: “Uma experiência incrível, inesquecível, foi simplesmente maravilhoso!”
Pense comigo:  Quando você mantém relacionamento sexual antes do casamento, nada tem mais graça. Será sexo prazeroso sim, mas sem aquela adrenalina, o clima do desconhecido, na hora de iniciar o que você nunca fez.
A descoberta de seus corpos, um pelo outro, quando nunca se relacionaram sexualmente, é inédita e faz parte de todo ato inédito que foi seu casamento com os sonhos, preparativos, a escolha de cada detalhe... do bolo, vestido escolhido e guardado para o noivo ver só quando entrar no tempo, no dia do casamento.
Lembrei-me de uma situação que aconteceu quando eu era muito jovem:  Um casal de amigos nossos casaram e antes da viagem de lua de mel iriam passar no apartamento deles para pegar alguns pertences.  O irmão do noivo estava com a cópia da chave do apartamento e enquanto eles se despediam de um grupo de amigos, um outro grupo de amigos muito íntimos se dirigiu ao apartamento a fim de surpreendê-los.
Quando os noivos entraram, estavam todos escondidos e registraram as primeiras palavras do casal: Ela disse “cadê o dinheiro e os cheques que ganhamos, pois preciso pagar muitas coisas”? Ele não respondeu e suas primeiras palavras foram: "Tira logo essa roupa"!  E os amigos que lá se encontravam então se apresentaram rapidamente e todos riram muito!
Onde estava o encanto, o momento ímpar daquele casal, que já mantinha relações sexuais antes do casamento? 
O casamento dessa forma se torna apenas uma formalidade concluída.  A lua de mel se  torna mais um passeio com muitas fotos para postar nas redes sociais.
A descoberta do casal entre si é muito valorosa para o casamento.  Existe a certeza de que ela guardou-se para ele e ele para ela.  Não existem fantasmas de relacionamentos anteriores, ciúmes de pessoas que fizeram parte da vida do seu amado, da sua amada de forma íntima.
A Palavra de Deus ensina alguns motivos pelos quais não devemos nos relacionar antes do casamento:

Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.” Hb 13:4

A Palavra de Deus também nos ensina que é pecado a “fornicação”. Fornicar segundo o dicionário “Priberam” vem do latim fornico, -are, e quer dizer: ter coito, prostituir-se; entregar-se à idolatria, ter relações sexuais. = COPULAR

“Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.” Judas

 “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” Apocalipse 21:8

Depois de ler a Palavra e saber ou relembrar o que o nosso Deus ensina, acho que nenhum casal de namorados deveria passar dos limites de um namoro puro.
O casal de namorados deve ser íntimo somente no conhecimento entre si da personalidade e caráter de cada um.  Conhecer bem como seu futuro cônjuge é na sua rotina diária, como se comporta diante de sua própria família e que planos tem para seu futuro profissional.

Como podemos nos controlar para não pecar?

É preciso primeiro amar a Deus  sob todas as coisas. Quando assim o fazemos, não  pecamos, pois não queremos entristecer o coração de Deus.

 “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento tem todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.” Salmo 110:10
 A palavra temor nessse caso não é "ter medo" mas ter respeito !Eu respeito e temo desagradar ao meu Deus! Respeitar e obedecer a Deus é sábio da nossa parte!

É preciso buscar santidade

“Que ele fortaleça o coração de vocês para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.”
 1 Tessalonicenses 3

“... sem santidade ninguém verá o Senhor”. Hebreus 12:14b

Para  ter santidade, precisamos viver uma vida com Deus.  Não é só ir à  igreja todos os domingos, rever os irmãos queridos e sair depois para uma pizza.

Para buscar santidade, é preciso que sua vida seja um culto: sua mente cheia de louvores e gratidão, ler a Palavra e escondê-la verdadeiramente em seu coração. 
Fazer jejum  para aprender a dominar os desejos da carne também é ótimo.  Quando você priva a carne do alimento, está treinando-a a se sujeitar a aceitar o seu não.  O desejo da carne é sempre contra o espírito, quer ver?  A carne domingo pela manhã quer ficar dormindo e não ir ao culto; à noite quer descansar pois o final de semana foi bem agitado. Quando começa a ler a Bíblia, mal consegue ler um versículo e já sente sono.  Quando vai orar, mal consegue se concentrar pois enquanto ora sua mente está pensando em que roupa vai ao trabalho amanhã.  Quando resolve fazer um jejum de alimentos, dá uma fome terrível! É isso.

“Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.” Gálatas 5:17

Quando fazemos jejum, estamos ensinando a carne que nós a dominamos através da força do Espírito Santo que há em nós!  Só vai comer quando nós quisermos! Jejum também pode ser de televisão, de game, internete...
Domina a carne naquilo que ela mais se agrada.  Comece com jejum de 2 horas e aumente gradativamente. Quando for jejum de alimentos, não extrapole o que você aguenta ficar sem comer; vai devagar e aumentando aos poucos para não desmaiar ou deixar que outros percebam sua luta.

16"Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa.
17Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto,
18para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.”  Mateus 6:16,17 e 18

 Já aconteceu.  O que devemos fazer?

Todos nós  estamos sujeitos a pecar.  Mas como somos uma nova criatura, lutamos contra o pecado seja ele qual for.  Deus está pronto a perdoar, desde que você tenha consciência do seu erro, se arrependa e não peque mais.

22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
23 E vos renoveis no espírito da vossa mente;
24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.”Efésios 4:22,23,24e30

Todos conhecemos o texto que está em João 8, sobre a mulher adúltera.  Ela foi pega em adultério e seria  apedrejada. Jesus então disse que aquele que não tivesse pecado poderia atirar a primeira pedra. Então foram todos saindo e Jesus pergunta a ela se álguem ali ainda a condenava.

“E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.” João 8:11

Ele está  pronto a te perdoar!
Hoje você pode junto ao seu amado ou amada, tomar essa atitude de fé e obediência a Deus e começar um novo namoro na presença de Deus, sem acusações de satanás e sem dedos apontados para vocês.
Façam juntos um propósito com Deus, orem juntos e principalmente, não facilitem  qualquer  situação que os deixe vulneráveis: Não fiquem sozinhos em casa, não comecem carícias que os levem ao desejo sexual,as meninas usem roupas adequadas por amor ao seu namorado ou noivo, para poupá-lo de pecar.
É impossível? Não é não. Conheço alguns casais que quiseram agradar o coração de Deus obedecendo aos seus ensinamentos. Pararam de transgredir sustentados por uma vida genuína com Deus e estão juntos e felizes pois não trouxeram para seu casamento o peso do pecado.

Espero ter ajudado de alguma forma mas se ficou alguma dúvida, escreva e tentarei  ajudar.
Com muito carinho,
Soraya Barros

segunda-feira, 23 de abril de 2012

REFLEXÃO PARA PESCADORES

Amamos peixes ornamentais!  Quando meus filhos eram pequenos, tivemos um aquário com  diversos peixinhos.  Japonês, Acará Disco, Acará Bandeira, Espada, Molinésia, Gupe, Paulistinha, Mato Grosso, Limpa Vidro, Neon etc. Compramos um livro (piscicultura para amadores) que nos ensinou a criar os peixinhos, cada um com sua cor, peculiaridade e comportamento.

Aprendemos que tem peixinhos que vivem no fundo do aquário, outros no meio e outros na superfície.

Alguns  são agressivos e não podem ser colocados juntos, outros são tremendamente bagunceiros, arrancando as plantinhas aquáticas do fundo.  Alguns precisam de cavernas para se esconderem pois não são muito sociáveis e tem os indecisos, que retiram todas as pedrinhas do fundo do aquário de um lado e colocam do outro, formando pilhas enormes.  Depois quando acabam, fazem a remoção toda para o lado contrário.

É muito divertido, é terapêutico e relaxante.  Nada como sentar diante do seu aquário numa poltrona reclinável e apreciar a natureza (dentro de casa).  É mais que envolvente, é lindo.

Agora, depois de tantos anos,  resolvemos reativar o aquário, guardado a tanto tempo.  Está sendo muito bom, pois sabemos o quanto ele fica lindo e nos dá alegria.

Durante os preparativos, não tive como  deixar de pensar, na nossa vida na obra de Deus.  Fomos chamados, todos nós, para fazer discípulos e pregar o evangelho a todas as pessoas! As “pessoas” que Deus coloca diante de nós, se parecem com os peixinhos ornamentais que conheço.(não é à toa que somos comparados a "pescadores de homens").Todos são diferentes, tem seus gostos, características, tem seu jeito.

Uns permitem que você se aproxime um pouco mais enquanto outros não dão abertura para você chegar perto.. Uns são indecisos: ora estão firme, ora vacilam na fé. Alguns se "aprofundam" no conhecimento da Palavra e outros ficam na “superfície”.  Temos que prestar muita atenção nos que se escondem nas cavernas, pois corremos o risco de  deixá-los sem nosso amor e cuidado.  Tem os  que se envolvem em todas as atividades da igreja e estes estão sempre no "meio" de tudo.  Tem aqueles que ainda não conseguiram se aprimorar nas  Virtudes do "Fruto do Espírito”,e são um pouco arredios, as vezes agressivos, mas mesmo assim temos que amá-los e aguardar seu crescimento espiritual.

Jesus nunca disse que seria fácil.  Só  disse  que deveríamos pregar o evangelho!

 "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.”Mc 16:15

Todos os peixinhos do aquário precisam de cuidados.  O aquário precisa ter a temperatura  adequada, plantas apropriadas para ajudar na oxigenação da água e também para os peixinhos se sentirem num ambiente agradável. É preciso ter um pequeno compressor, que filtra e oxigena a água.  Também tem um peixe que se chama “Limpa vidro” (deve ter um outro nome, com certeza mas o conheço por esse apelido), que fica com sua boca aberta, retirando todo limo dos vidros e dos objetos e pedras que tiverem  no aquário.  Eles precisam sentir-se felizes, bem alimentados,precisam de pedrinhas e túneis para brincar entorno  deles.

 Peixe bem cuidado, não tem desejo de pular para fora  do aquário! E ter um aquário não é tão difícil,  basta querer e ter amor!
Perguntaram a Jesus, de todos os mandamentos qual seria o mais importante, ao que Ele respondeu:

"O mais importante é este: 'Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças . O segundo é este: 'Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que estes".Marcos 12:29 a 31
 
Bem, ainda não terminamos nosso projeto, e vou lhes dizer que quando se tem um aquário, temos um projeto para toda vida!  Sempre vai haver um peixinho novo que chega. Existe fêmea como a Espada e a Molinésia que procriam facilmente no aquário caseiro (eu já vi e é demais!!!), tem aquele novo arranjo ou vegetação para ornamentar e sempre você vai interagir com eles. 

Os peixinhos ficam tão íntimos que com o tempo se aproximam quando você sacode o frasquinho de comida e quando você coloca as pontas dos dedos na água eles vem sem medo até você.

Espero ter despertado em você meu amado, minha amada um sentimento positivo com relação a criação de peixes em casa, mas o mais importante, será refletir sobre nossa vida no Reino de Deus, no nosso relacionamento com as "pessoas" as quais Jesus se referiu, para quem precisamos pregar o evangelho e isso é só a primeira parte desse projeto de Deus. A outra parte, é cuidar, aceitá-la como é, caminhar com ela, discipular. E agora...vou ajudar o meu amor a montar nosso aquário!

"E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens."Mar 1:17
Sou apenas um peixinho vamos semear a Palavra para outros?



  Veja nosso aquário...um projeto ainda em andamento!










terça-feira, 17 de abril de 2012

Sexo no Casamento Cristão


Recebi um e-mail com questionamentos sobre relacionamento do casal. Resolvi  então escrever esse texto para tentar ajudar a elucidar algumas dúvidas na área sexual dos casais; diante da verdade da Palavra de Deus.
Não sou "sexóloga", mas como professora e coordenadora aposentada do Município do Rio de Janeiro,  sinto-me à vontade  para falar do assunto do qual tratava com alunos da rede.  A Secretaria Municipal de Educação tem projetos que trabalham o assunto com pré-adolescentes, adolescentes e adultos sobre sexualidade, prevenção da DST e gravidez precoce. Materiais muito interessantes, com cartazes, jogos e até peças teatrais com  atores profissionais, que tive a oportunidade de assistir.

Nesse texto, dirijo-me aos cristãos que desejam ter uma vida em toda sua plenitude, na obediência da Palavra de Deus.
Quero deixar claro que nenhuma revista, blog, livro, site, psicólogo, amiga (o), colega de trabalho etc., que não tem conhecimento e entendimento da vontade de Deus, serve de parâmetro para nossas vidas nesse assunto.

O Que dizem as Escrituras Sagradas?
A palavra de Deus nos ensina no livro de Cantares que o sexo é prazeroso e sem limites na questão de carícias entre o casal casado.
Nosso corpo, da esposa e do marido é para ser tocado beijado, acariciado em qualquer parte,  e isso inclui o sexo oral.  Há uma exceção que é o  sexo anal, do qual falaremos adiante.
Coloquei alguns versículos do Livro de Cantares de Salomão, para  que vocês percebam a linguagem poética de manifestação explícita da sexualidade; que não é pecado pois sexo foi criado por Deus para dar prazer ao casal casado. Sexo não e pecado! Regozijem nas suas delícias!
 
“3 Seus lábios são como um fio vermelho; sua boca é belíssima. Suas faces, por trás do véu, são como as metades de uma romã.
Seu pescoço é como a torre de Davi, construída como arsenal. Nela estão pendurados mil escudos, todos eles escudos de heróicos guerreiros.
5Seus dois seios são como filhotes de cervo, como filhotes gêmeos de uma gazela que repousam entre os lírios.” Ct 4:3,5

“Quão deliciosas são as suas carícias, minha irmã, minha noiva! Suas carícias são mais agradáveis que o vinho, e a fragrância do seu perfume supera o de qualquer especiaria! Os seus lábios gotejam a doçura dos favos de mel, minha noiva; leite e mel estão debaixo da sua língua. A fragrância das suas vestes é como a fragrância do Líbano.” Ct 4:10,11

“11 Sua cabeça é como ouro, o ouro mais puro; seus cabelos ondulam ao vento como ramos de palmeira; são negros como o corvo.12 Seus olhos são como pombas junto aos regatos de água, lavados em leite, incrustados como jóias.13 Suas faces são como um jardim de especiarias que exalam perfume. Seus lábios são como lírios que destilam mirra.  14 Seus braços são cilindros de ouro com berilo neles engastado. Seu tronco é como marfim polido adornado de safiras.
15Suas pernas são colunas de mármore firmadas em bases de ouro puro. Sua aparência é como o Líbano; ele é elegante como os cedros.      
16 Sua boca é a própria doçura; ele é mui desejável. Esse é o meu amado, esse é o meu querido, ó mulheres de Jerusalém.” Ct 5: 11 a 16

“2 Seu umbigo é uma taça redonda onde nunca falta o vinho de boa mistura. Sua cintura é um monte de trigo cercado de lírios.
3 Seus seios são como dois filhotes de corça, gêmeos de uma gazela.      
4 Seu pescoço é como uma torre de marfim. Seus olhos são como os açudes de Hesbom, junto à porta de Bate-Rabim. Seu nariz é como a torre do Líbano voltada para Damasco.       
5 Sua cabeça eleva-se como o monte Carmelo. Seus cabelos soltos têm reflexos de púrpura; o rei caiu prisioneiro das suas ondas.         
6 Como você é linda! Como você me agrada! Oh, o amor e suas delícias!         
7 Seu porte é como o da palmeira, e os seus seios como cachos de frutos.          
8 Eu disse: Subirei a palmeira e me apossarei dos seus frutos. Sejam os seus seios como os cachos da videira, o aroma da sua respiração como maçãs        
9 e a sua boca como o melhor vinho ...      
10 Eu pertenço ao meu amado, e ele me deseja.”Ct 7:2 a 10

Uau!!! Precisa dizer mais alguma coisa?

A Bíblia nos ensina com clareza o que Deus abomina: 

“26 ...Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza.
27  Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. 
32 Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam.” Romanos 1

“8 Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente,

9 reconhecendo que a lei não é feita para o justo, mas para os transgressores e insubordinados, os irreverentes e pecadores, os ímpios e profanos, para os parricidas, matricidas e homicidas,
10 para os devassos, os sodomitas, os roubadores de homens, os mentirosos, os perjuros, e para tudo que for contrário à sã doutrina,” 1 Tm 1:8a10

Sodomia:
(latim medieval sodomia, do latim Sodoma, -orum, topónimo [cidade palestiniana])
Prática sexual em que há penetração do ânus com o pênis. = SODOMITISMO

Deus abomina relações sexuais contrárias a natureza. Ora, Deus criou o corpo humano com sistema reprodutor da mulher e do homem para se completarem, dando-lhes prazer e reproduzirem quando assim o desejarem. 
Deus criou o Intestino grosso, dividido em apêndice, cólon e reto, absorve água e sais minerais e direciona a parte que não foi digerida do quilo para o reto, a fim de que seja eliminada pelas fezes. A última parte do intestino e que desemboca no ânus, é cheio de bactérias, cuja presença é normal no local.  Por causa das fezes, o ânus é infestado de grande quantidade de bactérias.
“Gonorréia retal, Herpes anal, Sífilis anal, HPV (verrugas anais); Hepatite A, Giardíase, Amebíase, Siguelose, Salmonelose, Enterobíase e AIDS são algumas das doenças e infecções que o sexo anal pode ocasionar. Biologicamente, o ânus é um orifício de saída, não de entrada.
Eis aí a função do ânus! Somente excretar as fezes!
Precisamos considerar, que o pênis ao penetrar no ânus e depois na vagina, fará o transporte de tais bactérias  para a mulher.
Estudos e depoimentos comprovam que é uma relação dolorosa e isso é facilmente entendido pela ciência, pois o ânus não tem a elasticidade da vagina e nem produz uma lubrificação “natural”.
A Palavra de Deus é a minha vida.  Vivo os preceitos de Deus e tenho convicção de que tudo que Ele faz é o melhor para aqueles que Ele criou.  Por esse motivo, não há dúvidas em meu coração dos ensinamentos que Ele nos tem dado diariamente, seja no nosso coração diretamente, seja através das mensagens que ouvimos na nossa igreja, ou quando lemos a Palavra.
Precisamos ter cuidado com as informações que nos cercam de todos os lados e que querem nos fazer acreditar em idéias ou conceitos formados por homens; por causa da concupiscência da carne em que eles vivem.  Eles querem viver fazendo as suas vontades e criando seus sistemas de vida independente do que o Criador ensina para todos os que querem viver na dependência e obediência a Ele.
Escrevi com carinho para você!
Um abraço no seu coração,
Soraya Barros


segunda-feira, 16 de abril de 2012

TESTEMUNHO DE AMOR


             TESTEMUNHO DE AMOR

Conheça a história de Jeremy Camp e ouça os louvores com tradução! 
Aprenda uma história de amor que encherá seu coração de adoração à Deus. As canções são lindas!!!
Postei com muito carinho para você!
Soraya Barros
        
              


 





















sexta-feira, 13 de abril de 2012

Separação do Casal

Muitos são os casais que se achegam pedindo um aconselhamento, e outros não com tanta clareza, vão deixando mensagens com seus gestos, olhares e comportamento; que sinalizam um pedido de socorro.
Tenho pedido muito a Deus que venha usar meus textos também para falar com os casais.  Vejo-os tão jovens e inexperientes na questão “uma só carne”, que nessa tarde  tocada pelo Espírito Santo de Deus e inspirada por Ele, vou traçar as linhas abaixo.
Não é novidade para nenhum de nós, pois todos que casaram ou já foram a um casamento, já ouviram o padre ou o pastor repetir as palavras “uma só carne”.
Mas o que realmente quer dizer isso? Sabemos que casamento é a junção de duas pessoas que se olham e sentem profundo amor uma pela outra e que cada uma traz dentro de sua bagagem, todos os anos de vida até aquele momento, com todas as suas características e modos de vida totalmente personificada, individual!
Já escrevi um texto neste blog sobre esse assunto, da forma humana, vida na prática, (Veja  "A Primeira Impressão Não é a  Que Fica" neste blog).  Hoje vou abordar o lado puramente espiritual, aquele que você não vê e que se não tiver consciência dele, as diferenças humanas serão maiores e maiores e seu casamento não subsistirá.

A  união do casal
Deus criou o homem e a mulher para se completarem.  Adão, o primeiro ser criado, não poderia realizar o plano de Deus sem uma ajudadora que lhe fosse idônea.
" Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.". Gênesis 2.18

A palavra “ajudadora” no hebraico, dá a idéia de “circundar”, estar ao redor cercando que é o papel da mulher. Mas cercando, circundando para quê?
Preste bem atenção agora: A palavra de Deus nos instrui que a mulher seria submissa ao seu marido. “Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor.” Col 3:18
Então, a ajudadora, a que circunda, precisa ajudar o marido em sua missão! 
No outro texto eu já havia explicado que ser submissa ao seu marido,  é estar disposta a viver sob a missão dele.  Por esse motivo, o casamento, ser uma só carne requer um entendimento espititual. 
Quando você casa e quer viver sua vida de solteiro ou solteira e a única diferença é que ao final da noite vocês voltam para o mesmo endereço; não vai dar certo!
O que Deus planejou quando elaborou o conceito  “uma só carne”, é que um tem que viver para o outro! O marido precisa se empenhar em fazer sua esposa feliz e a esposa precisa se empenhar em fazer seu marido feliz.  A sua alegria precisa ser a alegria do outro.  Você precisa se emocionar de ver o outro feliz.  É necessário ter uma vida compartilhada em tudo! É preciso chegar a um acordo em todos os assuntos do casal, que satisfaça a ambos. Eu disse “em todos os assuntos”.
Aí você perguntaria: “Mas Soraya, e a minha individualidade? E as coisas que gosto de fazer que meu cônjuge não goste?” E eu vou responder com o que já falei acima:  Fazer o outro feliz, é fazer questão de preparar a sacola com uniforme de futebol para que ele jogue sua bolinha.  É fazer questão de levá-la ao shopping sem pressa e sem pressão!


Para abrir mão do que você quer para fazer o outro feliz, requer entendimento espiritual:

O homem e a mulher se tornam uma só carne
“Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.” Gn 2.23

Isso resulta numa aliança
“Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.”    Gn 2.24

Deus sendo  amor e tendo feito o homem e a mulher à Sua semelhança, a nossa natureza é de amor, é de amar.
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;” Gn 1.26
Por esse motivo, precisamos um do outro!  Não é possível ser feliz sozinho!  Não faz parte da nossa natureza!

Separação
É por isso que uma vez casado, precisamos lutar para nosso casamento dar certo! Precisamos um do outro! Quando somos unidos temos mais forças para lutar contra os ventos da vida! Quando estamos unidos, somos mais fortes para dar a mão ao que estiver mais frágil.
Pensar em separar-se não é coisa de Deus e sim do sopro de satanás em seus ouvidos e da sua covardia.  Caso esteja pensando que a separação é a melhor coisa a se fazer no “seu caso”, creia que esse é um ato de covardia além de não ser a vontade de Deus! É fácil se separar; difícil é lutar para ter um casamento abençoado e até que a morte os separe! Vocês já juntaram “a carne”, já são “um só”.  Separação é uma amputação, uma dor e um trauma para sempre pois não é plano de Deus.
“...eles se tornarão uma só carne.” Gn 2:24

O que fazer? 
Não espere que o outro mude as atitudes e sim comece você mudando as “suas” atitudes.  Se humilhem juntos na presença de Deus pedindo perdão a Deus, um ao outro pelos erros cometidos e pelos atos não cometidos. Atos que deveriam ser priorizados numa situação de crise, que é buscar a Deus, orarem juntos, não se afastarem da presença de Deus e nem do Corpo de Cristo que é a sua igreja.
Quando entendemos que a união de um casal é espiritual, precisamos ter uma visão também espiritual para perceber quando acontecem as situações que levam o casal a se desentender e brigar; “agindo” na medida certa:
Não é só satanás que destrói casamentos.  Você destrói seu próprio casamento! É preciso abrir mão de si mesmo em determinados momentos para viver a dois.  É preciso calar quando o outro está exaltado. É preciso o casal  orar todos os dias  pedindo a Deus sabedoria e buscar o “fruto do  Espírito”.   
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio...” Gl 3:22,23

Perceba que a Palavra diz “fruto”.  Um só fruto com várias  gomos, como numa tangerina.  Não adianta ser amável e não ter paciência com o  outro. Não resolve ser manso, calmo e não ser fiel. Não dará certo!
Para um casamento  caminhar bem, é preciso ser entendido como um fato espiritual. Para haver  total consciência de cada cônjuge quando acontecem as intempéries, é preciso “andar no Espírito”
“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.” Gal 5:16,17
A carne milita contra o  espírito e se o casamento precisa ser entendido como algo espiritual, precisamos ficar alertas e espiritualmente fortalecidos pois o Espírito luta contra a carne!


Como a carne milita contra o espírito?

“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem, idolatria (Culto prestado ao que não é Deus ou amor excessivo ao dinheiro, objetos, emprego etc ) e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões(desavença, divergência), facções (que maquina a ruína dos seus adversários), e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.” Gl 5:19 a 21    (em azul definições do dicionário para ajudar o entendimento)

Não herdarão o reino de Deus os que praticam essas coisas, que dirá ter um casamento feliz!

Você pode dizer-me que não é cristão e então essas informações não servem  ou estão muito distantes da sua realidade de vida.  Então eu lhe direi, que você precisa abrir seu coração para Deus e buscar Seus caminhos, para ter não só uma vida conjugal equilibrada, mas toda sua vida equilibrada, segura, guardada pelo Pai.
Caso queira, escreva para  novavidanoreino@hotmail.com  e poderemos orientá-los.
Espero em Deus  ter sido bênção em suas vidas.
Carinhosamente,
Soraya Barros

terça-feira, 10 de abril de 2012

FOLLOW JESUS


Recebi de uma amiga querida e quero compartilhar com todos os amados!







Com carinho,
 de Soraya Barros



















segunda-feira, 9 de abril de 2012

SEMENTES NOVAS

"Jesus continuou: "Um homem tinha dois filhos.
O mais novo disse ao seu pai: 'Pai, quero a minha parte da herança'. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. "Lc 15:11 e 12
 O filho mais novo juntou tudo o que tinha e foi para uma região distante.
Chegando lá, gastou toda sua fortuna vivendo de forma irresponsável  e  depois disso, começou a passar necessidade.Conseguiu um emprego com alguém daquela cidade, que o mandou para seu campo a fim de cuidar de seus porcos.  Ali naquele campo,diz a Bíblia que ele desejava  encher seu estômago com a comida dos porcos, tamanha era sua fome.
Escolhas erradas que fazemos:
Essa parábola contada por Lucas no cap 15 de 11 à 32, vem mostrar com clareza como fazemos escolhas erradas muitas vezes, e se elas são as sementes que plantamos, vamos colher os resultados desse plantio. Veja só:
  • Comprar demais com cheque especial ou cartão de crédito. Você gasta mais do que seu salário pode comprar e depois fica se lamentendo com Deus e pedindo bênçãos financeiras.
  • Escolha sem aprovação de Deus da pessoa com quem irá casar. Escolhe por sua conta e risco, baseando-se num padrão de beleza, por exempo. Depois...colhe as consequências que com certeza não serão positivas.
  • O curso que quer estudar sem saber do que se trata, áreas de estudo que aborda o curso, habilidades que são necessárias possuir para escolher essa profissão,mercado de trabalho etc.
  • Ter um animal de estimação, sem conhecer e ter consciência de suas necessidades, do trabalho e tempo que é preciso dedicar a ele, da alimentação, vacina e higiene para que ele tenha boa saúde.  (depois não querer cuidar e abandonar o animal a própria sorte)
  • Escolha do que comemos, muita gordura e depois ficar com colesterol  glicoses com taxas altas e saúde debilitada.
 Escolhas que contradizem o que Deus ensina em sua Palavra:

  1. jugo desigual sociedade ou casamento. “Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?” 2 Co 6:14
  2. dizimar e ofertar Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.”Ml 3:10
  3. idolatria  Portanto, meus amados, fugi da idolatria.” 1 Co 10:14 (imagens, dinheiro,trabalho, filhos, pais etc.)
  4. amar o próximo 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo'Mt 19:19b
    vai colher o mesmo que plantar: amor, consideração, cuidado, respeito... do contrário...vai colher solidão!
  5.   Ensinar aos seus filhos Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” Pv 22:6  
  6. e só há um caminho: "Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." Jo 14:16 Deus está ensinando o que fazer para termos filhos tementes a Ele, que vivem e obedecem aos Seus preceitos.  Filhos que nos honrarão como pais e se desviarão dos caminhos da perdição. Ou...podemos colher tristeza com filhos envolvidos com más companhias, viciados, envolvidos com prostituição etc.
  7. Não somos nada Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuide para que não caia.”1 Co 10:12 Caso você ache que é o o"sabe tudo", melhor que os outros, mais abençoado que outros, e é cheio de soberba...vai plantar  inimizade, intolerância e vai colher uma rasteira de satanás, enfraquecendo-se ou até desviando-se dos caminhos do Senhor.

No caso do filho pródigo, a colheita do seu plantio foi o resultado de sua afobação, impetuosidade, meninice e irresponsabilidade.Veja:
Lc 15:17"Caindo em si, ele disse: 'Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!

Mesmo com nossos erros, vindo o arrependimento, com ele vem o perdão.  Ele então retorna à casa do Pai, pede perdão e o pai o recebe com amor e compaixão.  Coloca-o no lugar mais alto, põe-lhe no dedo um anel, símbolo da nova aliança que fazem entre o arrependimento daquele filho e o perdão por amor daquele pai.
O AMOR DE DEUS É ASSIM PARA CONOSCO. ERRAMOS, NOS AFASTAMOS E ELE SOFRE COMO O PAI DO FILHO PRÓDIGO E SE ALEGRA COM NOSSO RETORNO POIS O QUE IMPORTA PARA DEUS não são os seus erros mas o seu  R E T O R N O. 
A LEI DA SEMEADURA É IMPLACÁVEL. 
 Você Plantou e deverá colher.
Sua partida e retorno deixou explícita na Bíblia o efeito causado em seu irmão. Veja:

Lucas 15:25 a 31
25"Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança.
26Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo.
27Este lhe respondeu: 'Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo'.
28"O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele. 
29Mas ele respondeu ao seu pai: 'Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos.
30Mas quando volta para casa esse teu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele!'
31"Disse o pai: 'Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. 32Mas nós tínhamos que celebrar a volta deste seu irmão e alegrar-nos, porque ele estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado".
Eu não sei se a raiva do irmão passou ou não, mas ela existiu.
E para terminar, aqui vai meu último lembrete sobre o assunto:
"7Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.
8Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna." Gl 6:7e8

Todo conhecimento nos oferece a oportunidade de repensar, de construir novos conceitos com o aprendizado oferecido.  
Hoje, lendo este texto, você tem a oportunidade de plantar sementes novas para fazer novas colheitas!
                           Com todo meu carinho,
                                 Soraya Barros 











quarta-feira, 4 de abril de 2012

Feliz Páscoa Amados!

 "Isto lhe será como sinal em sua mão e memorial em sua testa, para que a lei do Senhor esteja em seus lábios, porque o Senhor o tirou do Egito com mão poderosa." Ex 13:9
"Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado." 1 Co 5:7b
Estamos na semana da páscoa!  Todos os anos é a mesma coisa: supermercados, lojas especializadas, lojas de departamentos, shopings, todas as mídias, exalam o cheiro maravihoso do chocolate.  Quem não gosta?  Só que é importante termos o conhecimento da verdadeira páscoa, do seu significado.
Para o cristão,(todas as pessoas que acreditam em Cristo Jesus) a Páscoa tem um significado muito profundo. Ela nos fala da redenção, da salvação, da libertação do povo hebreu das mãos do Faraó do Egito. Lá eles eram escravos dos egípcios, e sofriam abusos e maltratos.   Não porque o povo fosse merecedor dessa "salvação" pois eram murmuradores, de vez em quando saíam dos caminhos de Deus e adoravam a "deuses estranhos", mas por que Deus é fiel a Sua aliança com o homem.
Assim também, eu e você recebemos a graça salvadora pelo sangue de Jesus Cristo derramado na cruz do calvário; mesmo sem merecermos.
A saída do povo de Deus do Egito, significou a "páscoa" (passagem) da escravidão para a libertação das mãos do  Faraó.
Páscoa fala de vida: passagem da escravidão para a vida liberta das mãos de satanás.  Ele simplesmente não tem poder sobre nossas vidas, não pode tocar um fio de cabelo sequer das nossas cabeças, pois fomos comprados, lavados e remidos dos nossos pecados com o sangue do Cordeiro que é Jesus Cristo.
Páscoa fala de vida, mas não de uma vida qualquer, mas vida abundante cheia da graça de Deus.  Fala da fidelidade de Deus para conosco e nos mostra a necessidade de sermos fiéis a Ele, separando-nos do mundo e  dedicando nossas vidas exclusivamente ao Senhor.
Viver uma vida com Cristo, é andar no sobrenaural, voar nas asas do Espírito e termos sempre um lugar separado nas fendas da Rocha,que é lugar seguro!
Feliz Páscoa para todos! 
Com muito carinho,
Soraya Barros