segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O Que Tem em Sua Casa?


Esse é um assunto delicado.  Invadir a nossa casa é coisa muito séria.  Mas como estou no propósito de escrever mensagens para nossa reflexão e mudanças para  2012, posso garantir que será proveitoso para todos nós.
Certa vez ouvi uma história de uma irmã que recebera o pastor da sua igreja em casa.  Caprichosa, apresentou-se arrumada, filhos de banho tomado, casa limpinha. 
Sentados à mesa tomando um café, a mãe pediu que sua filha de quatro anos pegasse o “livro que a mamãe mais gosta de ler”, para mostrar ao pastor.  Seria a Bíblia, que ela colocara sobre sua mesa de cabeceira; mas a pequena correu no quarto da mãe e trouxe um livro de “histórias para adultos”, que ficava sobre o travesseiro da mãe.  Nem precisa comentar...
É isso.  Muitas vezes temos coisas em casa que não agradam a Deus.  Muitas vezes, são coisas do passado, de quando ainda não conhecíamos a verdade que liberta; mas o tempo vai passando e elas vão ficando em casa.  Outras vezes é apego mesmo a objetos que alguém muito querido já falecido deu de presente, que já caiu, quebrou e você cola e mantém o mesmo na estante da sala.  E com isso, temos imagens esculpidas, budas em pratinho com arroz e moedas para “chamar fortuna”. Elefante virado de costas para a porta de casa; para “atrair felicidade” e outras coisinhas desse tipo.
Outra situação que muitos permitem, é a entrada de produtos ilegais em casa, como DVD  e CD pirata ou até mesmo objetos comprados sem nota fiscal, de procedência duvidosa.  Tem lares que ainda tem lá no fundinho da gaveta, DVDs com material pornográfico e que buscam na internet esse mesmo tipo de  conteúdo.
É, estão pensando que as coisas ficam só por aí?  Há casas de cristãos, cujas geladeiras  ou “bares” estão repletos de bebidas alcoólicas e os únicos que não bebem naquela família, não são cristãos.
 
A Palavra de Deus nos ensina que: Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada me domine.”ICo 2:6
E também ...Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!” Mt 18:7

Precisamos dar uma “faxina” em casa.  Coisas velhas, precisam dar espaço a coisas novas.  Somos “novas criaturas”! Após ouvirmos o Espírito Santo e  confessarmos Jesus como único e suficiente Senhor, buscamos o batismo nas águas, exatamente para ressurgirmos delas sendo uma nova mulher, um novo homem, e “tudo se faz novo”!

E faxina em nós também!
Conhecemos muitas pessoas nas igrejas, que dentro delas, tem um comportamento impecável, mas quando encontramos essa mesma pessoas em outro ambiente, nem a reconhecemos!  Falam palavrões, maltratam suas esposas ou filhos, esposas que não cuidam bem dos filhos nem do marido mas não perde um ensaio do coral...  Pessoas que confessaram Cristo como Senhor e ainda fazem simpatias, ainda clamam por “São Lunguinha” quando perdem algum objeto, ainda  exclamam “São Braz, São Braz” quando uma criança engasga; dando uns tapinhas nas costas e sopro no rosto.
É interessante que muitas pessoas que se apresentam como cristãos (todos que acreditam em Cristo), não querem entender que precisam conhecer e obedecer aos ensinamentos do mesmo! Veja que sabedoria,  com que simplicidade Ele nos diz:

“Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.” Mt 9:17

Na antiguidade após fazer o suco de uva, este era colocado   num odre novo; que era um recipiente feito  de couro. Conforme o suco fermentava, liberava gazes, que estufavam  o  odre e aquele couro ia esticando.  Esse odre não poderia ser usado novamente para o mesmo fim, pois ficava com o couro fino e não suportaria esticar mais.  Para colocar-se suco de uva para fermentar novamente, somente seria possível em  um novo odre.

Não adianta declarar que somos “cristãos” e querermos que Deus derrame o “vinho novo” no nosso recipiente “desgastado” das coisas do mundo!   Precisamos assumir a nossa nova vida e sermos realmente uma nova criatura.
O Espírito Santo quer derramar sobre nossas vidas um “vinho novo”! Esteja pronto a jogar fora seu odre velho e ser um odre novo aberto para o Espírito Santo cheio de unção do céu, cheio do poder de Deus!
Prepare-se para transformar sua vida em 2012.  Remova os ranços as mágoas, libere perdão, limpe sua casa, jogue  fora objetos que são alvo de sua idolatria; esvazie seus armários com roupas que não cabem ou que podem ser doadas para quem precisa.  Seja exemplo no seu falar, na excelência do que fizer; seja na limpeza do seu lar ou na criação de filhos ou como esposa e marido, ou profissional.
Aplique os preceitos de Deus que estão na Sua Palavra em sua vida e Feliz Ano Novo!
Com carinho,

Soraya Barros

            Ouça esta linda canção e renove-se com Deus!

Um comentário:

  1. Bem enriquecedor! há um tempo, joguei fora um punhado de CD´s que tinham aqui em casa. Todos originais, mas de cantores não cristãos que eu não ouvia há anos. Preferi jogar no lixo ao invés de dar para alguém...o que não é bom para mim, não serve para os outros. Abraços

    ResponderExcluir