segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O Que Andam Fazendo Com Crianças?


Nos dias atuais, precisamos refletir sobre o que temos feito com nossas crianças. Hoje em dia, elas perderam a noção do norte de suas vidas, pois não tem sido orientadas adequadamente. 
Aos pais ou responsáveis, cabe o compromisso e a responsabilidade sobre como estão contribuindo para o desenvolvimento físico, mental intelectual e espiritual de cada uma delas; mas eles estão tão preocupados consigo mesmos, e  com a provisão do lar, que muitas vezes não estão vendo seus filhos crescerem.  Não estão ajudando-os na formação da sua personalidade e com isso, temos hoje crianças frustradas, depressivas, infelizes e sem noção do seu amanhã.  Essa falta de perspectiva causa uma sensação de vazio, de insegurança, e que causa nelas um crescimento com desajustes, que vai refletir com toda certeza na sua fase adulta.
Enganam-se os pais que pensam estar dando tudo que seus filhos precisam, quando não param com eles para saber sobre suas vidas pessoais. Sim! Eles tem uma vida pessoal, com todas as indagações, com temores, com acontecimento que gostariam de compartilhar... mas o computador ou  game  de última geração que ele ganhou dos “pais tão esforçados em dar o melhor”, é o que ele, tem realmente de “melhor” para lhe dar atenção.
Eu sei que se vocês não trabalharem muito, “quem irá pagar as contas”? Pois digo-lhes que é melhor ter menos contas do que perder seu filho para um estranho que está na rua e lhe dará  atenção; por causa de seus interesses duvidosos.  E não pense que sou maliciosa. Não! Malicioso é o mundo em que vivemos!
Nossas crianças estão expostas a todo tipo de assédio na sua ausência.  Seja nas ruas onde brinca, na escola, no curso ou mesmo em casa com a babá eletrônica ou as redes sociais.  O mundo não dá limites ao seu filho e quando você perceber ele formou conceitos que não foram encaminhados com sua ajuda e nem fazia parte de seus planos para ele.  E aí, é tarde. Você perdeu.  Perdeu o seu tesouro, a herança de Deus  que Ele lhe conferiu.

Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Sl 127:3

A sua presença e participação do desenvolvimento do seu filho precisa ser consciente, constante e ter qualidade.  Não são os bens materiais o que você pode dar de melhor a ele.  Eu sei que filho não vem com “manual” e criar filhos principalmente no dia de hoje, não é fácil.  È por esse motivo que vim falar com você, que não é verdade absoluta que você “perdeu” ou “se perdeu”.

O que é que eu faço?
Parte da personalidade da criança, é formada, por traços genéticos   herdados dos pais, que determinam alguns aspectos físicos e comportamentais.  De acordo com o meio social em que ela vive e as relações que estabelece com o mundo, sua personalidade é formada gradativamente. Nesse meio em que ela vive e as relações que estabelece, estão os pais  que exercem uma influência determinante na formação psicológica da criança. È fundamental oferecer seu tempo com qualidade para estar com seu filho.  O afeto, elogios, atenção. Quando vier conversar com você, ouça-o com carinho, olhando em seus olhos, estando abaixado ou sentado para ficar da altura de seu filho. Mostre a ele que  se interessa pelo que é importante para ele: Um caderno, um desenho, uma poesia...
Ele precisa sentir confiança em você para contar-lhe seus segredos, tirar suas dúvidas, sem ter medo de ser rejeitado.

Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. Pv 22:6

A criança precisa se sentir à vontade para  expressar suas emoções: afeto,alegria, tristeza, medo, raiva etc.  Ela não pode ser reprimida ao demonstrar suas emoções, sob o risco de desenvolver uma personalidade neurótica, tensão, ansiedade,angústia, depressão.
O tempo que a criança está com seus pais, precisa ser de muita qualidade.  Estar em casa com ele ou mesmo levá-los para uma viagem, não significa qualidade no relacionamento. É preciso falar com ele, ouvir o que tem a dizer, participar de seus projetos. Verificar seus trabalhos da escola, perguntar como é sua turma, professores, ir às reuniões. Fundamental é brincar com ele da brincadeira que ele gosta e fazer laços definitivos de parceria com ele.
A conversa é sempre o melhor remédio. Explicar o motivo do seu “não” é indispensável e se a atitude errada se repete, conversar e tirar algumas coisas que ele gosta, como forma de fazê-lo refletir no seu erro.
Os pais precisam ser firmes e serem exemplos.  Não é possível educar sem ser exemplo.
O respeito e a harmonia no lar são bens  que seu filho vai levar na sua bagagem, quando for constituir sua vida familiar.   Criança precisa de regras, tarefas, de horário e de limites. Ela não pode fazer o que quer se quiser e na hora que achar melhor e os pais precisam ter palavra.  Não prometa o que não irá cumprir. Nem agrado nem castigo.
Os pais sábios, buscam ajuda do alto:

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!” Sl 111:10

5Se o sábio lhes der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento obterá orientação
7O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.
8Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe.”PV 1:5 a 8

A vida espiritual de seu filho é também responsabilidade dos pais.  Ensine o caminho da verdade ao seu filho para que ele possa andar na luz.  Para que se torne um homem ou mulher que teme a Deus, que é o princípio da sabedoria e em Deus, o restante lhe será ensinado.  O Senhor conduzirá seu filho e ele não se desviará nem para a direita nem para a esquerda.
Carinhosamente,
Soraya Barros

 Chame as crianças e ouçam juntos essa oração. Depois...recomece com Jesus!

2 comentários:

  1. Oi, minha irmã! Que texto abençoado! Infelizmente muitos pais perderam a noção de sua responsabilidade na criação de seus filhos e na sua vida espiritual. Muitos filhos são "educados" pela TV e "doutrinados" pela internet. Não acho que devemos criar nossas crianças numa "bolha", não há como tirá-los do mundo, mas devemos ensiná-los a viver no mundo, conversar com eles sobre a nossa realidade e ensiná-los a confiar em Deus e na sua Palavra. Jesus orou e disse: "Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal" (João 17.15). Creio que devemos orar assim também pelas nossas crianças e pedir sabedoria a Deus para educá-las. Não podemos nos esquecer de orar também por aquelas que não tem família ou que são muitas vezes vítimas da própria família. Que Deus te abençoe e que seu blog seja sempre esse espaço de paz e edificação. Ah, se todo blog fosse assim... Um grande abraço!
    Aninha do
    @HinosdeLouvor

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amada!
    Que Deus continue abençoando sua vida!
    bjs sua amiga
    Soraya barros

    ResponderExcluir