sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Peixes Ornamentais do Céu?



Amamos peixes ornamentais!  Quando as crianças eram pequenas, tivemos um aquário com peixinhos diversos.  Japonês, Acará Disco, Acará Bandeira, Espada, Molinésia, Gupe, Paulistinha, Mato Grosso, Limpa Vidro, Neon etc. Compramos um livro (piscicultura para amadores) que nos ensinou a criar os peixinhos, cada um com sua cor, peculiaridade e comportamento.
Aprendemos que tem peixinhos que vivem no fundo do aquário, outros no meio e outros na superfície.
Alguns  são agressivos e não podem ser colocados juntos, outros são tremendamente bagunceiros, arrancando as plantinhas aquáticas do fundo.  Alguns precisam de cavernas para se esconderem pois não são muito sociáveis e tem os indecisos, que retiram todas as pedrinhas do fundo do aquário de um lado e colocam do outro, formando pilhas enormes.  Depois quando acabam, fazem a remoção toda para o lado contrário. 
É muito divertido, é terapêutico e relaxante.  Nada como sentar diante do seu aquário numa poltrona reclinável e apreciar a natureza (dentro de casa).  É mais que envolvente, é lindo.
Agora, depois de tantos anos,  resolvemos reativar o aquário, guardado a tanto tempo.  Está sendo muito bom, pois sabemos o quanto ele fica lindo e nos dá alegria. 
Durante os preparativos, não tive como  deixar de pensar, na nossa vida na obra de Deus.  Fomos chamados, todos nós, para fazer discípulos e pregar o evangelho a todas as pessoas! As “pessoas” que Deus coloca diante de nós, se parecem com os peixinhos ornamentais que conheço.(não é atoa que somos comparados a "pescadores de homens").Todos são diferentes, tem seus gostos, características, tem seu jeito.
Uns permitem que você se aproxime um pouco mais enquanto outros não dão abertura para você se aproximar. Uns são indecisos: ora estão firme, ora vacilam na fé. Alguns se aprofundam no conhecimento da Palavra e outros ficam na “superfície”.  Temos que prestar muita atenção nos que se escondem nas cavernas, pois corremos o risco de  deixá-los sem nosso amor e cuidado.  Tem os  que se envolvem em todas as atividades da igreja e estes estão sempre no "meio" de tudo.  Tem aqueles que ainda não conseguiram se aprimorar nas  Virtudes do "Fruto do Espírito”,e são um pouco arredios, as vezes agressivos, mas mesmo assim temos que amá-los e aguardar seu crescimento espiritual.
Jesus nunca disse que seria fácil.  Só  disse  que deveríamos pregar o evangelho!

 "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.”Mc 16:15

Todos os peixinhos do aquário precisam de cuidados.  O aquário precisa ter a temperatura  adequada, plantas apropriadas para ajudar na oxigenação da água e também para os peixinhos se sentirem num ambiente agradável. É preciso ter um pequeno compressor, que filtra e oxigena a água.  Também tem um peixe que se chama “Limpa vidro” (deve ter um outro nome, com certeza mas o conheço por esse apelido), que fica com sua boca aberta, retirando todo limo dos vidros e dos objetos e pedras que tiverem  no aquário.  Eles precisam sentir-se felizes, bem alimentados,precisam de pedrinhas e túneis para brincar entorno  deles.
 Peixe bem cuidado, não tem o desejo de pular para fora  do aquário! E ter um aquário não é tão difícil,  
basta querer e ter amor!


 Perguntaram a Jesus, de todos os mandamentos qual seria o mais importante, ao que Ele respondeu:
"O mais importante é este: 'Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças . O segundo é este: 'Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que estes".
Marcos 12:29 a 31

Bem, ainda não terminamos nosso projeto, e vou lhes dizer que quando se tem um aquário, temos um projeto para toda vida!  Sempre vai haver um peixinho novo que chega. Existe fêmea como a Espada e a Molinésia que procriam facilmente no aquário caseiro (eu já vi e é demais!!!), tem aquele novo arranjo ou vegetação para ornamentar e sempre você vai interagir com eles.  
Os peixinhos ficam tão íntimos que com o tempo se aproximam quando você sacode o frasquinho de comida e quando você coloca as pontas dos dedos na água eles vem sem medo até você.
Espero ter despertado em você meu amado, minha amada um sentimento positivo com relação a criação de peixes em casa, mas o mais importante, será refletir sobre nossa vida no Reino de Deus, no nosso relacionamento com as "pessoas" as quais Jesus se referiu, para quem precisamos pregar o evangelho e isso é só a primeira parte desse projeto de Deus. A outra parte, é cuidar, aceitá-la como é, caminhar com ela, discipular. E agora...vou ajudar o meu amor a montar nosso aquário!
Com carinho,Soraya Barros
Sou apenas um peixinho vamos semear essa Palavra para outros?




           


sugestão do  vídeo:
@Hinos de Louvor  (Ana)

2 comentários:

  1. Muito legal!!! Me senti um peixinho fora d'água agora.. rs! É preciso semear mas também é preciso cultivar, cuidar das pessoas e isso é raro hoje. Ninguém tem tempo pra nada, muito menos para ajudar os outros! Dou graças a Deus que sempre me envia ajuda quando eu mais preciso e mesmo quando estou passando por dificuldades ele também ajuda alguém através de mim. Não somos nada e não temos nada de nós mesmos, mas unidos em Cristo somos mais fortes! Um grande abraço!
    Aninha
    do @HinosdeLouvor.

    ResponderExcluir
  2. Amém, querida!
    Que o Senhor nos mantenha a cada dia
    na palma de sua amorosa mão!
    beijos
    Soraya

    ResponderExcluir