segunda-feira, 15 de agosto de 2011

QUE FÉ É ESSA?

Coisa de criança. Quando eu tinha uns sete anos, tive um questionamento que foi marcante em minha vida: sou mesmo filha dos meus pais de verdade ou sou filha adotiva?  Sofri, chorei, pois achava que a falta de semelhança física com eles, era suficiente para não ter nascido “da barriga da mamãe”.
Criança é assim.  Tem questionamentos e às vezes sofre por inocência, medo de magoar, apanhar ou ser censurada e nem sempre expõe o que pensa, o que sente.  Mas eu tinha liberdade dada pelos meus pais, e resolvi acabar com meu sofrimento quando fui interpelada por eles ao me encontrarem chorando escondida debaixo dos lençóis.  Foi então que me enchi de coragem e perguntei-lhes se era filha adotiva.  Eles me abraçaram com carinho e disseram que não, que eu era filha natural deles, que havia saído da “barriga” e que eu não me preocupasse com isso.  Só, que eu sempre fui questionadora, tudo eu queria saber detalhes e perguntei como eu poderia ter certeza disso, já que não havia fotos (na época em que nasci, há 51 anos, não tínhamos acesso a fotos como hoje).  Foi quando meu pai me abraçou e disse que eu precisava acreditar neles, pois nem sempre precisamos ver para crer e nesse caso, bastava saber que eles me amavam tanto, que jamais teriam mentido para mim.  E eu cri.  Eu cri sem ter visto, e fé segundo a Palavra de Deus é:

“Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Hebreus 11:1

Pessoas mesmo com suas diversas tentativas de religar-se a Deus, acreditam e tem fé Nele.  Existe até uma fala muito comum entre elas que diz:”Toda religião nos leva a Deus”.  Eu discordo e já coloquei esse assunto em outros textos.  Não é uma opinião ou entendimento  pessoal, mas a Palavra desse mesmo Deus que as pessoas afirmam crer. Não tem como refutar ou dizer que as diferenças de entendimento são as  interpretações.  É uma frase afirmativa:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6

Jesus é o caminho; não há outro paralelo, bifurcação, nada. Ele é a verdade e a vida, ou seja, só há salvação através Dele.  E continua o versículo dizendo, que ninguém vem ao Pai se não for através Dele mesmo! Gente, foi Jesus quem declarou isso!
O apóstolo Paulo disse:

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” I Timóteo 2:5

Nós precisamos desenvolver a nossa fé nesse Deus que todos os cristãos de todas as religiões dizem crer!  Afinal, todos nós recorremos a Ele para pedir soluções para nossos problemas: que Ele nos guarde, nos dê saúde, muita paz e prosperidade.  Não é assim que todos recorrem a Deus?  E se você crê que Ele é capaz de te guardar, proteger seus filhos e sua vida, dar-lhe saúde e tudo mais, é sinal que você confia, acredita, tem fé Nele.
E Jesus ainda nos diz mais, noutro texto no livro de Lucas. Veja

“E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” Lucas 6:46

Também uma situação que não gera dúvidas de interpretação.  Você pode ler todo o capítulo, que o que Jesus está nos dizendo é muito claro, muito simples.  Nós chamamos por Deus, por Jesus nas horas difíceis, nos momentos de angústia, e até em momentos de comemorações, mas não fazemos o que Ele nos ensina. A maioria de nós, cristãos de todas as religiões, não lê a Bíblia, não conhece os ensinamentos diretamente de Deus e muitos se deixam enganar por falácias humanas que pretensiosamente acham que podem criar doutrinas, costumes que Deus não ensinou e pior que isso, muitos distorcem a Palavra de Deus, culminando em verdadeiras heresias. Mas se tão somente obedecermos aquele que declaramos crer, aí sim seremos acolhidos Por Ele.

Precisamos Exercitar a nossa Fé

Mesmo crendo em Deus, e tendo reconhecido a necessidade sincera de seguir a Cristo, precisamos exercitar a nossa fé.
A Bíblia nos ensina que:

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir a palavra de Deus.” Romanos 10:17

Precisamos ouvir a Palavra de Deus, ler a Palavra de Deus, pois assim vamos conhecê-Lo, seus milagres, seu amor, provisão e bondade. Também sentiremos seus braços sobre nós, nos guardando, pois Ele é refúgio e fortaleza para os que o tem como Senhor. Sentiremos sua preocupação e cuidados conosco, o sacrifício de Jesus por nós e a revelação de Deus para nossas vidas.
Conforme ouvimos sua Palavra, nos tornamos próximos, íntimos Dele e aí sim, quando clamarmos por Ele, saberemos que está presente verdadeiramente.  Nossa fé será real.
A fé verdadeira, nos dá segurança, tranqüilidade e paz de Deus.  Isso independente das circunstâncias.  Caso tudo vá bem, temos Jesus conosco e quando as tribulações acontecem,  sabemos que Ele está nos coloca nos braços e no final dessa luta, você estará firme sobre a rocha.
Caso você perceba que sua fé é pequena, superficial ou você nem creia que Deus pode fazer milagres em sua vida, reflita sobre isso e se quiser, ore comigo:

Senhor Deus,
Quero agradecer pela oportunidade,
Que me concedes hoje,
de conhecer-te um pouco mais.
Sei do sacrifício de Jesus na cruz,
Para salvar minha vida e declaro,
Que Ele é meu único Senhor e Salvador.
Que Jesus é o único mediador entre nós e o Pai.
Recebe minha vida integralmente,pois quero viver 
para ti.                                                  
Quero conhecê-Lo cada dia mais,
Lendo e ouvindo Sua Palavra,
Louvando Seu nome santo e o adorando, por toda eternidade.
Guarda minha vida e da minha família Senhor.
Cria em mim um coração puro e renova em mim
Uma fé verdadeira, viva!
Quero sentir Sua presença em mim,
Quero ser um(a) filho(a) obediente.
Desde já agradeço pelo Seu amor
Em nome do Teu Filho amado
Jesus.

Com carinho,
Soraya Barros

5 comentários:

  1. Lindo texto, Soraya! Linguagem simples, clara e carinhosa com o leitor. Achei muito importante a oração no final no texto, traz uma aproximação com o leitor e revela sua intenção de realmente transmitir a mensagem do Evangelho. Que o Senhor te oriente em tudo e que seus textos falem sempre aos corações necessitados. Graça e Paz!

    Ana

    ResponderExcluir
  2. Obrigada minha amada Deus abençoe
    sua vida a cada dia!
    bjs
    Soraya

    ResponderExcluir
  3. Hahaha... amei a comparação!

    Quando criança eu tbm questionava se era mesmo filha legítima dos meus pais, e apesar de dizerem até hoje que eu sou a cara do meu pai (e sei que sou), ainda assim, pra mim, nada era suficiente, eu sempre me martirizava com a mesma dúvida - insana-.

    Bela comparação, isso é o que podemos chamar de parábola!! rs

    Com o tempo os questionamentos foram mudando, mas percebo que até hoje tendo ao ceticismo, mesmo quando me provam... E como sei que a fé é dom de Deus, vou continuar pedindo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Amada você é uma graça! Sofreu o mesmo martírio que eu quando criança então sabe bem do que estou falando!
    Um beijo com a paz de Cristo!
    Soraya

    ResponderExcluir
  5. Oi Tia Soraia,

    Muito bom os textos, porem eu gostaria de fazer apenas alguns comentários no que diz respeito a definição da verdadeira fé bíblica: ( ) Observações feitas por mim

    Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam (A volta de Cristo, a vida eterna), a convicção de fatos que se não vêem (revelação da palavra de Deus). Hebreus 11:1

    Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Rom 8:24

    Agora, pois, permanecem a fé (porque ainda não vemos), a esperança (porque ainda aguardamos), o amor, estes três; mas o maior destes é o amor (porque permanecerá eternamente). 1º Cor 13:13

    Hoje, somos privilegiados, pois temos a revelação completa, podemos ver face a face! e também quando olhamos para a palavra, podemos ver como um espelho onde mostra claramente o que temos que consertar em nossa vida, mostra nossa realidade, e isso e difícil de lidar, de reconhecermos isso plenamente porque e difícil reconhecer nossa culpa. Imagina quando você come um cachorro quente e suja a boca com catchup, e você não olha no espelho pra saber que esta sujo, ou ate que outra pessoa lhe sinalize você continuara sujo...

    QUANDO vier o que é perfeito", ou seja, quando a palavra fosse revelada COMPLETAMENTE. A partir disso PERMANECERIAM somente a fé a esperança e o amor.

    Não veremos mais somente as sombras na antiga lei, mas sim a revelação completa do amor de Deus no cumprimento de todas as coisas em Cristo. O evangelho é um espelho, e temos o exemplo perfeito do caráter de Deus em seu Filho que se entregou por nós e nos fez resplandecer o a gloria de Deus permanentemente, não como Moisés que teve que cobrir o rosto... entende a parte do "permanecem"?

    Cristo nos deu a lei do AMOR. Somos o Templo do Espírito Santo, e este templo (nosso corpo) precisa estar cheio do Espírito Santo, cheio da Palavra de Deus através do Pão vivo que desceu do céu, assim como despenseiros da palavra, responsáveis em alimentar os perdidos e fracos (representados como sombra no AT sendo os forasteiros, viúvas e os órfãos).

    Em Cristo,

    Márcio A. Tenuta

    ResponderExcluir