segunda-feira, 30 de julho de 2012

TESOURO INESTIMÁVEL. REDESCUBRA!


Imagine uma caixa com as jóias mais refinadas de puro ouro, diamantes e as pérolas mais raras já encontradas nas profundezas do mar.  Imagine que esta caixa, tenha ficado por séculos  escondida na mais profunda e obscura caverna, com acesso quase impossível a qualquer ser humano.
Quem não gostaria de encontrá-la?  Quem, encontrando-a, não guardaria e faria uso de conteúdo tão precioso. Quem, tendo inteligência natural, não aplicaria tal fortuna de forma que se multiplicasse gerando lucros vultosos que beneficiaria a muitos?
Quero falar com você, jovem. Quero falar com as esposas e também com os maridos. Seja perseverante e leia esta mensagem de Deus para todos nós, até o final:

Martinho Lutero encontrou esse “tesouro”.
Lutero foi sacerdote católico e professor de teologia; figura central da “Reforma Protestante”.  Lutero “protestou” contra conceitos da “Igreja Católica” contestando a alegação de que o livramento da punição de pecados  poderia ser comprada: as “indulgências” (pagava-se em dinheiro com valores  diferenciados dependendo do pecado, para obter o perdão de Deus). A “Reforma Protestante” foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os “católicos romanos” e os “reformados” ou “protestantes”, originando o Protestantismo.


 Durante o Pontificado do Papa Leão X (1513 – 1521), essa prática atingiu o seu auge.
As Escrituras Sagradas nos ensinam claramente que nenhum ser humano pode interpretá-la por sua vontade.  O que deveria ser esclarecido, dito ou ensinado, já está contido  nelas ...

“E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. 20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. II Pedro 1:19

...e nada mais pode ser acrescentado, como vemos em Apocalipse  22:18 e 19

“18Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. 19Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro.”

Com relação aos nossos pecados, Deus os confere libertação total por meio da fé em Jesus Cristo que já pagou com seu sangue na cruz por eles:

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” 1Jo 1.9

Lutero  publicou 95 teses na porta da igreja do Castelo Wittemberg, e só por curiosidade, veja algumas delas:
51º “É preciso ensinar aos cristãos que o  Papa, como é do seu dever, distribuiria, se necessário, seu próprio dinheiro entre as pessoas pobres, a quem os pregadores de indulgências tiram hoje até o ultimo vintém, ainda que. para isso, tivesse de vender a basílica de S. Pedro.”
52º “A esperança de ser salvo pelas indulgências é uma esperança vã e mentirosa, ainda que o comissário das indulgências, ou mesmo o Papa, para confirmá-la, empenhasse a sua alma.”
62º  O verdadeiro tesouro da igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus.”
63º “Mas este tesouro é naturalmente odiado, porque faz com que os  primeiros sejam os últimos.”

É sobre esse tesouro  que preciso compartilhar o que Deus colocou em meu coração!
Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Sal 119:105
A grande redescoberta de Lutero, que já era um sacerdote católico e professor de teologia ,  foi que  a Palavra de Deus chega até nós através de um livro! Um livro que preserva de geração em geração os preceitos de Deus, a salvação em Cristo Jesus, a nova experiência de vida com santidade!  O amor, a apreciação e dedicação pela leitura desse “Livro”, aproximou Lutero do Espírito Santo de Deus que revelou a ele essa “redescoberta”: que ali estava tudo o que Deus queria que soubéssemos.
Agora a minha pergunta será feita para mim e para você:
Já fez esta redescoberta? Já se deu conta da importância do tesouro inestimável que temos nas mãos?  Temos valorizado esta importância com resposta real de atitude: lendo,relendo,meditando, estudando, orando e vivendo, perguntando a Deus e pedindo ao seu Santo Espírito a revelação do que não consegue entender?
Lutero é um exemplo da importância que há da leitura e estudo da Palavra de Deus. Esse estudo foi o que o levou a redescobrir o que todos conhecemos superficialmente, e mecanicamente muitas vezes  utilizamos.
Lutero escreveu em 1533:
 “Tenho lido a Bíblia duas vezes, anualmente, por vários anos.  Se a Bíblia fosse uma grande árvore e poderosa e todas as suas palavras fossem seus pequenos galhos, teria tentado extrair a seiva de todos os galhos, ansioso para saber o que iria encontrar e o que esses galhos tem para oferecer.” PLASS. What Luther Says,vol 1, p. 83.


E nós? Temos lido pelo menos uma vez ao ano nossas Bíblias? Ou será que existem aqueles que nem uma vez sequer já  leram toda ela?
E para isso diz Lutero
“È um pecado e uma vergonha não conhecer nosso próprio livro ou não entender as palavras de nosso próprio Deus...” MEUSER.Luther the  Preacher,p. 43

E só para fechar esta parte com Lutero, queria dizer-lhes que ele escreveu uma média de 629  obras, escreveu uns 3.000 sermões e não negligenciava sua família!   Sua esposa Katie deu a luz a seis crianças  todos os domingos à tarde após ter pregado duas vezes, Lutero dirigia as devoções em sua casa, e além da família sempre havia outros convidados.
Precisamos pensar o quanto estamos afastados de Deus (mesmo os que estão nos Cultos toda semana!), pela distância que existe entre nós e o conhecimento da Palavra que negligenciamos.  Às vezes por que estamos envolvidos com atividades fúteis, supérfluas que não nos levam a lugar nenhum.
Devemos voltar ao início, de tudo, no tempo em que os maridos, assumiam seu papel de líder espiritual de sua casa, e fazer uma devocional diária, com a leitura da palavra, louvor e adoração para sua família. Isso não informalmente e sim um momento separado para essa devocional.
Esposas cujos maridos ainda não foram despertados para isso, muito sutilmente reúna as crianças, convide seu marido para participar dessa devocional, e mesmo que ele não aceite seu primeiro convite, faça e continue fazendo e convidando-o, pois eu garanto que ele virá participar em algum momento.
Jovem cuja família não é toda cristã, tendo dado exemplo de vida aos seus familiares, não se intimide e convide-os para orar; aos poucos leia um texto e louve ao Senhor com eles, pois sei que colherá frutos!
“Jesus disse:Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” Jo 8:32
 Desligue-se um pouco mais das coisas passageiras e descubra o valor instimável que está  em suas mãos!
Tenho um carinho enorme por você! É por esse motivo que dedico parte de minha vida  escrevendo neste blog!
Soraya Barros

4 comentários:

  1. BÍBLIA TESOURO DE DEUS...PALAVRA VIVA DE DEUS!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sim queridos!
    Pratiquem os ensinamentos contidos
    na mensagem e veja sua vida
    familiar mudar!
    bjs
    Soraya Barros

    ResponderExcluir
  3. Oi, irmã Soraya!
    Muito importante esse texto! Lendo senti saudades de quando eu e meu irmão éramos crianças e junto com meus pais tínhamos esses momentos de culto doméstico - algo que parece estar extinto com as correrias de hoje. Meus pais eram novos convertidos e tínhamos aprendido com os irmãos da nossa Igreja que orar em família nos faria bem. Mesmo sem entender muito bem as leituras e os hinos (tinha uns 11 anos) eu amava aqueles momentos e através disso o Senhor fez muitas coisas em minha família. Tenho passado por muitas batalhas mas dentro de mim ainda sinto o efeito abençoado daqueles momentos. Escrevo emocionada sabendo que hoje preciso organizar melhor o meu tempo e me dedicar mais à leitura e meditação da Palavra de Deus - essa fonte inesgotável de bênçãos para as nossas vidas. Continue me ajudando em oração, querida. Um grande abraço!
    Aninha
    Twitter
    @Hinosdelouvor

    ResponderExcluir
  4. Olá querida!
    Que bom saber que o Espírito Santo tocou
    em seu coração para a redescoberta da necessidade
    de voltar as bases.
    È isso que nós todos precisamos.
    Um beijo carinhoso,da sua irmã
    Soraya Barros

    ResponderExcluir