segunda-feira, 9 de abril de 2012

SEMENTES NOVAS

"Jesus continuou: "Um homem tinha dois filhos.
O mais novo disse ao seu pai: 'Pai, quero a minha parte da herança'. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. "Lc 15:11 e 12
 O filho mais novo juntou tudo o que tinha e foi para uma região distante.
Chegando lá, gastou toda sua fortuna vivendo de forma irresponsável  e  depois disso, começou a passar necessidade.Conseguiu um emprego com alguém daquela cidade, que o mandou para seu campo a fim de cuidar de seus porcos.  Ali naquele campo,diz a Bíblia que ele desejava  encher seu estômago com a comida dos porcos, tamanha era sua fome.
Escolhas erradas que fazemos:
Essa parábola contada por Lucas no cap 15 de 11 à 32, vem mostrar com clareza como fazemos escolhas erradas muitas vezes, e se elas são as sementes que plantamos, vamos colher os resultados desse plantio. Veja só:
  • Comprar demais com cheque especial ou cartão de crédito. Você gasta mais do que seu salário pode comprar e depois fica se lamentendo com Deus e pedindo bênçãos financeiras.
  • Escolha sem aprovação de Deus da pessoa com quem irá casar. Escolhe por sua conta e risco, baseando-se num padrão de beleza, por exempo. Depois...colhe as consequências que com certeza não serão positivas.
  • O curso que quer estudar sem saber do que se trata, áreas de estudo que aborda o curso, habilidades que são necessárias possuir para escolher essa profissão,mercado de trabalho etc.
  • Ter um animal de estimação, sem conhecer e ter consciência de suas necessidades, do trabalho e tempo que é preciso dedicar a ele, da alimentação, vacina e higiene para que ele tenha boa saúde.  (depois não querer cuidar e abandonar o animal a própria sorte)
  • Escolha do que comemos, muita gordura e depois ficar com colesterol  glicoses com taxas altas e saúde debilitada.
 Escolhas que contradizem o que Deus ensina em sua Palavra:

  1. jugo desigual sociedade ou casamento. “Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?” 2 Co 6:14
  2. dizimar e ofertar Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.”Ml 3:10
  3. idolatria  Portanto, meus amados, fugi da idolatria.” 1 Co 10:14 (imagens, dinheiro,trabalho, filhos, pais etc.)
  4. amar o próximo 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo'Mt 19:19b
    vai colher o mesmo que plantar: amor, consideração, cuidado, respeito... do contrário...vai colher solidão!
  5.   Ensinar aos seus filhos Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” Pv 22:6  
  6. e só há um caminho: "Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." Jo 14:16 Deus está ensinando o que fazer para termos filhos tementes a Ele, que vivem e obedecem aos Seus preceitos.  Filhos que nos honrarão como pais e se desviarão dos caminhos da perdição. Ou...podemos colher tristeza com filhos envolvidos com más companhias, viciados, envolvidos com prostituição etc.
  7. Não somos nada Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuide para que não caia.”1 Co 10:12 Caso você ache que é o o"sabe tudo", melhor que os outros, mais abençoado que outros, e é cheio de soberba...vai plantar  inimizade, intolerância e vai colher uma rasteira de satanás, enfraquecendo-se ou até desviando-se dos caminhos do Senhor.

No caso do filho pródigo, a colheita do seu plantio foi o resultado de sua afobação, impetuosidade, meninice e irresponsabilidade.Veja:
Lc 15:17"Caindo em si, ele disse: 'Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!

Mesmo com nossos erros, vindo o arrependimento, com ele vem o perdão.  Ele então retorna à casa do Pai, pede perdão e o pai o recebe com amor e compaixão.  Coloca-o no lugar mais alto, põe-lhe no dedo um anel, símbolo da nova aliança que fazem entre o arrependimento daquele filho e o perdão por amor daquele pai.
O AMOR DE DEUS É ASSIM PARA CONOSCO. ERRAMOS, NOS AFASTAMOS E ELE SOFRE COMO O PAI DO FILHO PRÓDIGO E SE ALEGRA COM NOSSO RETORNO POIS O QUE IMPORTA PARA DEUS não são os seus erros mas o seu  R E T O R N O. 
A LEI DA SEMEADURA É IMPLACÁVEL. 
 Você Plantou e deverá colher.
Sua partida e retorno deixou explícita na Bíblia o efeito causado em seu irmão. Veja:

Lucas 15:25 a 31
25"Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança.
26Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo.
27Este lhe respondeu: 'Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo'.
28"O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele. 
29Mas ele respondeu ao seu pai: 'Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos.
30Mas quando volta para casa esse teu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele!'
31"Disse o pai: 'Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. 32Mas nós tínhamos que celebrar a volta deste seu irmão e alegrar-nos, porque ele estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado".
Eu não sei se a raiva do irmão passou ou não, mas ela existiu.
E para terminar, aqui vai meu último lembrete sobre o assunto:
"7Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.
8Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna." Gl 6:7e8

Todo conhecimento nos oferece a oportunidade de repensar, de construir novos conceitos com o aprendizado oferecido.  
Hoje, lendo este texto, você tem a oportunidade de plantar sementes novas para fazer novas colheitas!
                           Com todo meu carinho,
                                 Soraya Barros 











4 comentários:

  1. Belo artigo, além de esposado nas Sagradas Escrituras!!!
    Na verdade, a Lei da Semeadura é real. Tudo que plantamos, colhemos.
    Na Paz de Cristo!
    M. B. Matoz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ao amado irmão pela
      visita! Continuemos juntos
      proclamando as verdades das
      Escrituras Sagradas
      Grande abraço,
      Soraya Barros

      Excluir
  2. GRAÇA E PAZ!!

    AINDA ÓNTEM CITEI ESTA PARÁBOLA PARA UMA IRMÃ EM UMA CONVERSA SOBRE DESVIO E RETORNO;PLANTIO E COLHEITA. ÓTIMO POST,MUITO OPORTUNO NOS DIAS EM QUE OS HOMENS,BUSCAM COMO NUNCA OS SEUS PRÓPRIOS CAMINHOS.

    EM CRISTO,
    MARIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em poder contribuir com o
      Reino de Deus de alguma forma.
      Obrigada pela participação,
      Um grande abraço,
      Soraya Barros

      Excluir