quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sua ansiedade vai acabar!

Quantos de nós nos dias de hoje, vivemos ansiososos? 
Na verdade o que é a ansiedade?
A ansiedade é um sentimento, um estado de espírito em que você se encontra fora da realidade presente e foca o resultado de uma ação que ainda não aconteceu, que você não sabe se vai acontecer e se acontecer, como será.
É uma preocupação exagerada com determinada situação ou situações, que pode  causar irritabilidade, tensões musculares, perturbações no sono,tremores, palpitações; compromete muitas vezes seu relacionamento social e normalmente gera grande sofrimento, além de um esgotamento físico e mental.
O mais importante na terapêutica da ansiedade, é a percepção de si mesmo.  Você precisa identificar que seu comportamento e sintomas diferenciados, podem ser fruto de uma ansiedade por algum ou alguns motivos.
Existe a ansiedade que ao ser percebida e conscientizada por nós, é mais fácil de controlar. Porém, existe a ansiedade patológica que tem uma intensidade e duração maior do que o esperado e o “Transtorno de Ansiedade” é uma doença crônica, que precisa de um tratamento terapêutico com um profissional, é claro, se Deus não operar um milagre.
Mas existe uma cura interior para os que sofrem de ansiedades. Podemos recorrer, através dos ensinamentos que Deus nos deixou graciosamente em Sua Palavra, a cura desse mal que nos aprisiona.

"Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Visto que vocês não podem sequer fazer uma coisa tão pequena, por que se preocupar com o restante?" (Lc 12.25,26 NVI).

Na bíblia, Jesus está dizendo pessoalmente, que não somos capazes de acrescentar nem uma hora sequer as nossas vidas. Quem somos nós para discutir isso!  Deus é um Pai zeloso que deixou todos os tratamentos terapêuticos que precisamos para ficar livres da ansiedade, em Sua Palavra  Ele é o único em quem podemos confiar fielmente, pois é nosso criador e de tudo o que há.  Somos nós, que muitas vezes por causa do ritmo de vida desse mundo em que vivemos (mundo de “querer”, mundo de “ser” mundo de “ter”, mundo de “realizar”... (e tudo para ontem)!
Somos nós que em momentos de insensatez nos atropelamos por nós mesmos e criamos angústias, inseguranças, desconforto, ansiedades e outras enfermidades como as doenças psicossomáticas (que são processos orgânicos de origem psicológica)  É natural que nosso corpo tão perfeito, criado por Deus,tenha uma auto defesa para colocar emoções para fora: tremor, dor de barriga, travamento de dentes, depressão e a própria ansiedade.

O que fazer então?
Não vou responder com minhas palavras, mas com o texto do Mestre, Daquele que morreu na cruz por cada um de nós.

As Preocupações da Vida
(Mt 6.25-30)
22 Dirigindo-se aos seus discípulos, Jesus acrescentou: “Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. 23 A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas. 24 Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves! 25 Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?b 26 Visto que vocês não podem sequer fazer uma coisa tão pequena, por que se preocupar com o restante?
27 “Observem como crescem os lírios. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. 28 Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais vestirá vocês, homens de pequena fé! 29 Não busquem ansiosamente o que comer ou beber; não se preocupem com isso. 30 Pois o mundo que não crê em Deus é que corre atrás dessas coisas; mas o Pai sabe que vocês precisam delas.
O grande segredo é crer que Deus é poderoso para livrar-nos da ansiedade, bastando que tenhamos fé.
A fé é o ato de você receber aquilo que Deus já declarou ser seu ou de aguardar o momento de receber uma benção sem ver nenhuma possibilidade a respeito dela, é crer que se Ele falou e nos ensinou o que fazer (que é o nosso caso), é só praticar.

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”Hebreus 11:1

Agora é só praticar! Eu sei que falar é fácil, mas não estou dizendo que vai ser fácil. Você terá que ser disciplinado, exercitar a fé é ficar mais junto ao Pai, é clamar por Ele, é se perceber nervoso, ou sendo ríspido com alguém do seu trabalho, família ou amigos e se controlar. Uma vez que você identificou que está com ansiedade, perceba seu próprio comportamento e exercite o auto controle. Peça ao Espírito Santo para ajudálo a se controlar. Afinal,
Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas.”Mateus 6:31
Confie Nele! DEUS tenha misericórdia de nós e nos
abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós!
Com carinho,
Soraya Barros
SIGA-ME



Um comentário:

  1. O incrível é que quando o assunto é fé, parece impossível crer no que não vemos, mas quando se trata de ansiedade, podemos sofrer por situações que acontecem somente na nossa imaginação... é difícil explicar o motivo de fazermos distinção entre a fé em Deus e a fé cega que só nos corromperá.

    O jeito é vigiar incessantemente.

    Belo texto!! No momento certo, onde vivemos a era instantânea, onde td tem q ser imediato. Vamos aprender a viver cada dia o seu mal...

    Bjs

    ResponderExcluir