quarta-feira, 22 de junho de 2011

IGREJA EM CASA.




O homem sempre questionou as verdades de Deus. Alguns, questionaram, deturparam e criaram uma “nova forma de compreensão” do que Deus deixou como manual de vida e salvação, que é a Sua palavra. E foi daí que nasceram as seitas, baseadas em heresias, criadas pela distorção da palavra de Deus.
Mas Deus já sabia que isso aconteceria, e deixou nas escrituras:
“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores” Mateus 7:15

Além de tantas tentativas de satanás para desviar o homem da sua religação genuína com Deus, ainda contamos com lideranças denominacionais que se dizem evangélicas ou cristãs; que em “nome de Deus”, tem praticado verdadeiras aberrações buscando na
bíblia, respaldo para sua ganância, fama, sede pelo poder etc. Com isso, muitas pessoas tem se justificado, dando esse fato como motivo para não amar e servir a Deus, para não congregar  nas igrejas com sua diversidade de denominações; colocando todas elas num mesmo pacote.

Esses adeptos da “igreja em casa”, que questionam a necessidade de uma instituição para congregar, realizam reuniões dentro de seus lares; como acontecia na igreja primitiva, e afirmam que essa é única maneira  de servir a Deus. Eles afirmam e tentam fazer discípulos, baseando-se na da igreja descrita no livro de “Atos dos Apóstolos”, quando os crentes se reuniam em suas próprias casas. Só que a palavra nos mostra que não era bem assim:
 “E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração...”  Atos 2:46

 “E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se...” Atos 13:14

 “E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até a meia-noite. E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos.” Atos 20:7-8

 “Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, passando a discorrer todos os dias na escola de um Tirano.” Atos 19:9

Havia o fato, da perseguição que os cristãos passaram a sofrer por seguirem a Cristo, que os obrigava a se reunirem em lugares secretos como as catacumbas (túmulos subterrâneos) de Roma. Em 64 d.C, os cristãos eram presos e serviam de atração nos espetáculos bizarros dos circos romanos. Eram colocados nas arenas para serem devorados por feras. Além disso, sofriam todo tipo de torturas corporais. Com isso podemos perceber que não havia uma instituição convencional: uma igreja em cada esquina ou em cada localidade.
Os adeptos da igreja em casa, também questionam  a posição dos líderes, como desnecessárias, sendo esse mais um motivo para cultuar em grupos domésticos. Perguntam por que precisamos de um sistema eclesiástico? Para isso, a própria palavra nos ensina, lá mesmo no livro de atos:
 “Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.”  Atos 6:3-6

Podemos perceber que além da necessidade de ter líderes em diferentes cargos, pois a igreja crescia muito, no mesmo texto vemos que havia requisitos para os tais: “homens cheios de fé e do Espírito Santo”.

Uma grande questão é que determinados grupos, criam afirmações e defendem suas idéias, mas da igreja primitiva só querem a parte onde serve a Deus em casa. E outras praticas que eram utilizadas na época, como repartir os bens?
 “E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo a necessidade cada um.” Atos 2:44-45

A pessoa que está na liderança desse trabalho num lar, foi enviado por quem? Foi levantado e reconhecido como pastor, diácono ou presbítero por quem? Por si mesmo? Ensinam a palavra a pessoas de boa fé, que provavelmente foram induzidos a acreditar que é assim que se serve a Deus. E o que será que ensinam? A palavra de Deus, instruídos pelo Espírito Santo? Quem não se submete às autoridades constituídas por Deus poderia estar cheio do Espírito Santo?

Nos dias de hoje, isso é muito perigoso! A palavra nos alerta sobre os falsos profetas e também sobre o “joio e o trigo” (MT 13:24). Quem vai garantir a idoneidade de quem está à frente desse culto no lar? Quem vai garantir a idoneidade dos que entrarão pelas portas da sua casa,(que deveriam estar abertas a toda criatura), dizendo querer ouvir a palavra de Deus? Ou só entrarão pessoas conhecidas ou da família? Não se pode fazer acepção de pessoas! Assim não terão a oportunidade de obedecer a Deus:
 “... Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Marcos 12:31

Amados, é preciso estar atentos, para não cairmos nas ciladas do inimigo de nossas almas. É necessário que cresçamos no conhecimento da palavra de Deus, para não sermos enganados por embusteiros ou pessoas cheias de si mesmos; que pensam saber o que é certo mas não buscam as instruções do Espírito Santo. Sua vaidade e prepotência são suficiente para achar que podem conduzir as ovelhas do rebanho do Senhor. Não se deixe enganar!
Existem igrejas sérias, confiáveis, onde você pode congregar com segurança. Procure conhecer a história dessa igreja, quem são seus líderes, mas acima de tudo, leia a palavra de Deus, pedindo ao Espírito Santo que lhe dê discernimento e que não o deixe ser enganado.
Atos 17:11
“... receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.”
 Oro por cada um que possa estar sendo envolvido por esse logro.
“Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.”
Efésios 4:14
Oro pelos adeptos desse engano, para que de seus olhos caiam as vendas e que Deus tenha misericórdia de todos nós.
Soraya Barros

Um comentário:

  1. Jesus Revogou a Lei do Antigo Testamento?

    Uma leitura superficial de alguns versículos apresenta uma dificuldade, até dando a impressão de uma contradição nas Escrituras. Alguns religiosos aproveitam esta suposta contradição para negar claras afirmações sobre o anulamento da Lei dada aos israelitas no monte Sinai.

    Em Mateus 5:17-18, Jesus disse: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas, não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo, até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.” Alguns citam esta afirmação para tentar obrigar as pessoas de hoje a guardarem o sábado e outros mandamentos da Antiga Aliança.

    Para compreender este comentário de Jesus, precisamos prestar atenção especial a três palavras que ele usou. A palavra revogar vem de uma palavra grega que significa derrubar, subverter ou destruir. Jesus não veio para subverter a Lei, ele veio para cumprir. A palavra traduzida cumprir significa completar, levar até o fim, realizar ou obedecer. Jesus não pretendia subverter a lei, ele pretendia cumpri-la, assim a levando até o seu determinado fim. A terceira palavra importante é a preposição até. Os céus e a terra poderiam passar, mas a lei não passaria até ser cumprida. Esta palavra (traduzida até, até que, ou enquanto) significa algo que chega até um certo ponto e termina. Deus falou para José ficar no Egito até que ele fosse avisado (Mateus 2:13). José não “conheceu” Maria “enquanto ela não deu à luz um filho” (Mateus 1:25). Na morte de Jesus, houve trevas até à hora nona (Lucas 23:44). A Lei não perdeu sua força até ser cumprida por Jesus.

    O autor de Hebreus usou uma palavra diferente, embora traduzida em algumas Bíblias pela mesma palavra portuguesa, quando disse: “Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus” (Hebreus 7:18-19). Revogar, neste trecho, significa anular, abolir, ou remover. No mesmo capítulo, ele falou da mudança (ou remoção) da lei (Hebreus 7:12).

    Os cristãos não estão “subordinados” à Lei (Gálatas 3:24-25). Mesmo os cristãos judeus, que estavam sujeitos à lei, foram libertados dela (Romanos 7:6). O escrito da dívida foi removido inteiramente na cruz, pois Jesus cumpriu aquela Lei (Colossenses 2:14). Após a morte do Testador, a Nova Aliança tomou seu lugar (Hebreus 8:6-13; 9:15-17).

    Jesus não subverteu a Lei do Antigo Testamento; ele cumpriu e removeu aquela e nos deu a Nova Aliança.

    Abs

    Marcio

    ResponderExcluir