segunda-feira, 11 de junho de 2012

DESVENDANDO MISTÉRIOS


“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” 1 Coríntios 2.9
Como é maravilhoso para os que crêem, descansar nesta Palavra.  Estes sabem que precisam viver os seus dias enquanto seres humanos o melhor possível. Há que se preparar para o futuro, estudando, fazendo cursos, melhorando na sua empresa, ou como pessoa nos seus relacionamentos, mas sabem que o melhor ainda está por vir.
Que pequenez seria se nossa expectativa fosse somente para tal: comer, beber, procriar  e morrer.(resumidamente é claro)
Alguns se perguntam qual o objetivo da nossa vida com tempo estimado em média de 70, 80 anos.  Quando sei que vou morrer um dia, o que me faz querer crescer e ser um ser melhor enquanto ser humano neste planeta? Que grande perda de tempo lutar e sofrer tanto para tudo se acabar no apagar da luzes?
 Propósito de Deus.
O propósito de Deus para nossas vidas antecedeu a queda do homem através do pecado.  Deus nos criou para sermos Seus.  Ele queria relacionar-se pessoalmente conosco, mas havia uma condição:  Era preciso que fôssemos obedientes.
No Jardim do Éden havia duas árvores especiais, a saber: a “árvore da vida” e a “árvore do conhecimento do bem e do mal”.
“E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.”Gn 2:9
De tudo que havia no paraíso, o homem podia se alimentar, inclusive da “árvore da vida”, que lhe garantia  “a vida eterna”.  Ao contrário, da “árvore do conhecimento do bem e do mal”, o homem não podia tocar.  Como poderia o homem ter vida eterna, sendo conhecedor do bem e do mal? O que seria da humanidade vivendo eternamente com tanta maldade como se tem visto através dos tempos.
Não tem como não tocar nesse assunto que está no auge das mídias, mas é bem ilustrativo para esse texto: O assassinato do empresário Marcos Kitano Matsunaga, chama a atenção pela brutalidade.  Não tão distante também lembramos do caso da morte de Eloá, Mércia Nacagima, Isabella Nardoni, Sandra Gomide e tantos outros.
Estaríamos vivendo um convívio diário e eterno com psicopatas como  o “maníaco do parque”,a “fera da penha”, “Champinha”,”Pedrinho matador” e outros.
Por esse motivo, quando Adão e Eva pecaram tiveram que ser expulsos do lugar onde havia a “árvore da vida”.  Eles não teriam mais acesso a ela e daí passamos a viver alguns números de anos e morrer. Morrer uma morte eterna e no pecado gerado pela descendência dos primeiros seres humanos da terra; Adão e Eva.
Esta explicação, é para podermos entender como nos separamos de Deus através do pecado. Com Seu amor infinito, elaborou o “Plano de Salvação” para que o homem pudesse estar junto a Deus novamente, e reaver a vida eterna.
Lembremos que inicialmente estávamos falando do “propósito de Deus”: Ele nos criou para se relacionar conosco, para que pudéssemos amá-lo, adorá-lo como o Criador amoroso, o Pai zeloso, o único Deus a quem devemos toda a existência.
A salvação em Jesus é a única maneira de alcançarmos o propósito, o objetivo de Deus para nossas vidas. Em Jesus, Deus expressa a vida que ele sempre desejou para todos nós.
“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Romanos 8:29
Deus nos ama e nos considera como família.
Precisamos buscar ser igual à Cristo Jesus. Precisamos ser realmente “nova criatura” a partir do nosso encontro com Jesus, através do Espírito Santo de Deus que nos tocou com soberania para entrar nessa “família”, (família do próprio Deus).
Posso garantir-lhe que não estamos nessa terra para “tentar a vida”,nem “juntar tesouros”, embora enquanto estivermos aqui, devemos ser o melhor ser humano em todos os empreendimentos em que nos envolvermos.
Estamos aqui para buscar ser iguais a Cristo. O Apóstolo Paulo nos adverte:
“Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.” 1 Co 11:1
Jesus nos diz:
“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” Jo 13.15(falava Jesus aqui sobre ser humildade  e amor ao próximo, servindo-o em obediência a Deus)
Jesus despiu-se da sua glória, sendo revestido da natureza humana. Ele queria nos ensinar sendo  “ser humano”,  que podemos ser como Ele.
Deixou-nos muitos exemplos de conduta para que o imitássemos. Tudo que Ele foi como homem, é possível para que o sejamos também.
“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.” Jo 1.14

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!”Fp 2.5-8
A Palavra de Deus é coerente, é perfeita, é linda e eu a amo muito.  É Deus falando conosco!
Jesus foi irrepreensível como homem!
Ele foi submisso, humilde, era manso:  Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.” Mt  11:29
Ele tinha relacionamento com todos sem distinção.
“Vendo isso, os fariseus perguntaram aos discípulos dele: "Por que o mestre de vocês come com publicanos e 'pecadores'?" Mt 9.11
Era misericordioso:
Jesus não o permitiu, mas disse: "Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você". Mc 5:19 
Ele foi justo e ensinava dessa forma:
Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita,” MT 6:3
Era íntegro e tinha um coração puro:
Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade.”Sl 15.2
Exemplo de pacificador:
“Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.”
Ele é a maior  demonstração de amor pelo próximo:
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16
 E encerrando, veja que o propósito de Deus é nos ter como família, ligados a Ele através de Jesus. Para isso precisamos nos arrepender de nossos pecados, confessando-os a Deus e buscar ser melhores para esse Pai tão maravilhoso e que tanto nos ama.
Aí sim, poderemos sonhar com “o que Ele tem reservado para nós, aqueles que o amam e fazem a vontade Dele.
Carinhosamente,
Soraya Barros

2 comentários:

  1. Palavra abençoadíssima !!
    Que Deus continue de ungindo
    e abençoando.. a cada dia mais
    com esse seu dom de nos passar
    através desse blog a palavra de Deus!!

    Beijos

    @ana_raquelvr
    http://blogdaminicutxi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida!
    que eu possa sempre estar contigo através
    da net ou pessoalmente, deixando algo
    tão maravilhoso que é a Palavra de Deus,
    como herança para sua vida!
    bjks
    da tia Soraya Barros

    ResponderExcluir