sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

VIDA À DOIS EM 2014!




Vida à dois não é nada fácil.  Não vim aqui dar nenhuma fórmula do casamento feliz e nem conselhos pois eles não existem.  O casamento do homem com a mulher é um plano de Deus, a criação da família é um projeto de Deus, mas Ele não disse que seria simples.  Ele não disse que seria fácil...
E foi assim que tudo começou:
“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem...homem e mulher os criou.” Gn 1:27
“Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea”Gn 2:18

Leia os dois primeiros capítulos da Bíblia e você irá concordar comigo, que o Jardim do Éden, criado por Deus para a habitação de Adão e Eva, era um verdadeiro “Paraíso”!  Mas a insatisfação com tudo o que lhes foi oferecido (água fresca, alimento farto, nem precisava trabalhar para sobreviver fez com que cometessem o “pecado original”. O paraíso era realmente o que chamamos de “sombra e água fresca”!
Não tinha engarrafamento, era tudo climatizado, nem tinha contas à pagar!  Mesmo assim, Eva foi enganada pela serpente (satanás) e foram levados a comer o fruto da única árvore da qual eram proibidos.  Isso resultou no que todos conhecem e que está no capítulo 3 do  primeiro livro da Bíblia (Gênesis); o pecado da desobediência à Deus.  Resultou no desentendimento com Deus sobre as recomendações que fez da não ingestão do fruto daquela árvore.
Imaginem só!  Nos dias de hoje, continuamos fazendo as mesmas coisas!  Continuamos a desobedecer a Deus que quer nos dar o melhor dessa terra e ainda nos garante a eternidade através de Jesus.  Damos ouvido à serpente ainda hoje, a cada mordida que damos no “fruto” que causou o desentendimento e a separação do homem e mulher, de Deus.   Querem ver?
Há casais que pensam que seus casamentos terminaram na “lua de mel”. Cada um volta à sua vida normal...de solteiro.  Vão aos seus trabalhos, saem com seus amigos e amigas normalmente e tem uns que esquecem até que precisam voltar para suas casas!  Uns trabalham tanto para a busca desenfreada dos melhores carros e equipamentos eletrônicos, que esquecem do seu cônjuge que está em casa.  Às vezes, do cônjuge que chegou primeiro em casa, quando os dois trabalham; que acaba jantando só, sentindo-se só...dormindo só...  O resultado disso fatalmente será o pecado novamente.  Só que dessa vez será o pecado de desobediência a Deus e do adultério.
Há mulheres, que não trabalham fora, que recebem o  marido com a casa desarrumada, a comida não está pronta e elas estão cheirando a suor e cebola! Nem vou comentar.
Há maridos, que ao chegarem do trabalho, recebem a esposa cheirosa, arrumadas com a comidinha quentinha e uma mesa arrumada; e aí eles deitam no sofá e dormem, dormem e depois vão para a cama e...dormem.  Isso mina um relacionamento de tal forma, causando tristeza, frustração, desânimo e até separação.
Há homens e mulheres  que recebem seus cônjuges com todas as questões do dia, despejando um no outro seus aborrecimentos com o trabalho, suas frustrações  e problemas, descarregando no outro suas tensões.  Isso não é justo e não é correto.  Nenhum casamento poderá resistir a maus tratos verbais ou físicos.
Casamento é aliança.  É viver um para o outro, é  fazer o outro feliz e sentir-se feliz por isso.  O homem precisa proporcionar à sua esposa a felicidade pelo casamento.  A esposa precisa proporcionar  ao seu marido a felicidade pelo casamento.
Um casamento abençoado por Deus, precisa durar “até que a morte os separe”.  Mas você pode me perguntar, se por caso não der certo, senão é melhor separar do que viver brigando. Que o motivo de não conseguirem viver juntos, é a famosa “incompatibilidade de gênios”.  E eu vou responder a você com toda segurança que só existe casamento feliz com percentagem significativa de “incompatibilidade” entre o casal!  Ninguém é igual ao outro, ninguém é 100% compatível com o outro.  Casamento é renúncia, e saber que o outro viveu a vida dele toda até chegar ao casamento, numa estrutura familiar diferente da sua,  que sua bagagem de vida é diferente da sua e com tudo isso precisa haver muita tolerância e querer  viver com o outro, com o jeito dele, com os hábitos dele, com a forma dele pensar e não a sua e que sempre haverá opiniões diferentes entre seres humanos diferentes.
Casamento é diálogo, é acordo, é combinado, todos os dias.  Quando você percebe que algo trazido pelo seu cônjuge da sua bagagem familiar anterior ao casamento é muito forte nele, entenda que ele viveu toda sua vida com aquele hábito e mudar para o “seu  jeito” é difícil.
Casamento é aceitação do outro como ele é.  É amar o jeito que o outro tem e um se adequar ao outro, não querendo que o outro seja você.
Casamento é confiar e dar espaço ao seu cônjuge.  Fazer tudo juntos é legal, mas conheço pessoas que não deixam seus cônjuges jogarem um futebol ou sair com as amigas para compras. 
Casamento é renúncia.  Por amor, deixamos de fazer algo que gostamos para estar com o outro ou acompanhamos o outro num lugar em que não gostamos.
Casamento e encher-se de felicidade até à emoção se preciso for, vendo a alegria, a satisfação do outro.
Deus instituiu a família, com o primeiro casal “homem e mulher”, para que um completasse o outro.
"Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda".Gn 2:18
“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.”Gn 2:24
Uma só carne quer dizer serem unidos e tornarem o casamento numa relação de amor, renúncia e respeito, para que suas escolhas não machuquem sua própria carne!
Deus criou o homem e a mulher para se completarem não para tornarem suas vidas um desastre por causa do egoísmo, por causa do individualismo! Casamento é número par!

Como você é linda, minha querida! Ah, como é linda! Seus olhos são pombas. 16Como você é belo, meu amado! Ah, como é encantador! Verdejante é o nosso leito.” Cantares 1:15 e 16
Como um lírio entre os espinhos é a minha amada entre as jovens. 3Como uma macieira entre as árvores da floresta é o meu amado entre os jovens. Tenho prazer em sentar-me à sua sombra; o seu fruto é doce ao meu paladar.”Cantares 2:2e3
O seu  amor é o melhor! Cuide bem do seu amor!
Carinhosamente,
Soraya Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário