segunda-feira, 3 de setembro de 2012

EU QUERO SER PRÓSPERO! E VOCÊ?






Muitas vezes ouvimos falar em prosperidade, em ser próspero, e sempre  relacionamos  seu significado  com bens materiais e riquezas. 

 
O dicionário “Priberam” nos informa:
próspero
(latim prosper ou prosperus, -a, -um, que vai bem, feliz)
adj.                                                                                                                                       
1. Que se desenvolve bem. = FELIZ, FLORESCENTE
2. Que favorece ou ajuda. = FAVORÁVEL, PROPÍCIO                                                  
3. Que tem bom êxito.
4. Que tem riquezas ou bens materiais. = ABASTADO, RICO

Gostaria que focalizássemos somente a opção  “3” para iniciarmos esta rápida reflexão;
 “Que tem bom êxito” ou  VITORIOSO APÓS A LUTA
Homens na bíblia mostraram sua prosperidade e “bom êxito”, e  escolhi um deles para demonstrar o fato: 

A vida de José
A história de José, encontrada no livro de Gênesis capitulo 37 à 45, nos mostra que naquela família houve muita traição, deslealdade, inveja, mentira, perdão e bênçãos.
Esta história começa quando José é vendido como escravo por seus irmãos invejosos; escondendo este ato desleal de  seu pai Jacó, os irmãos disseram-lhe que José havia sido atacado por um animal selvagem no campo.

Enquanto isso José é vendido por a Potifar no Egito, o qual era oficial do Faraó e capitão da Guarda. José, apesar de suas desventuras, contava com a bênção de Deus e logo caiu nas graças deste capitão que o promoveu e lhe outorgou toda sua a confiança, deixando em suas mãos o cuidado de sua casa, já que a bênção de Deus se estendia até Potifar.

Um dia, a esposa deste capitão, tentou seduzir a José, pedindo-lhe que se deitasse com ela, o que José se negou prontamente a fazer. O assédio exercido por esta mulher, que depois,  por despeito  o acusa de tentativa de estupro, incitando a fúria de seu esposo contra José; faz com que ele seja  enviado ao cárcere.

Durante sua estadia na prisão, José interpreta o sonho de dois empregados do presídio, o que alguns anos após lhe permite interpretar um sonho do Faraó,  pois nenhum dos sábios da corte havia conseguido desvendá-lo, causando uma grande inquietação no soberano. Este  fato fez com que José ganhasse a confiança da primeira autoridade do país recebendo honrarias e o cargo de Governador do Egito.
Contando o final da história:
Jacó envia seus filhos para comprar mantimento no Egito. Ao chegarem ao Egito, encontram-se com José, mas não o reconhecem, porém José os reconhece e os acusa de serem espiões. Ele os mantém presos por três dias, liberando-os para levar comida a seus familiares sob a condição de que um deles permanecesse no Egito, enquanto os   demais traziam o irmão mais novo, (Benjamin) como prova de que não eram espiões.
José porém, mandou entregar os mantimentos comprados por seus irmãos e sem que eles soubessem, mandou também colocar o dinheiro deles de volta em seus pertences. Ao relatarem tudo que havia acontecido a seu pai, temeram, e após muita discussão entre eles, resolveram voltar com Benjamin, o filho mais novo.
Ao chegarem ao Egito, encontraram José e se curvaram a ele, que os questionou sobre a saúde de seu pai. José então, tomado pela emoção ao ver Benjamin, filho de sua mãe, se escondeu para chorar. Depois, durante uma farta refeição, se alegraram.
José porém, mandou plantar novamente dinheiro e bens nos pertences de seus irmãos, e quando eles tinham saído, mandou guardas atrás deles, questionando-os por que pagavam bem com mal. Ao serem levados à presença de José, ele se revelou, dizendo ser ele o irmão que havia sido vendido como escravo. A seus irmãos, disse também que o fato de eles o terem vendido era plano de Deus, e pediu que avisassem a seu pai que ele estava vivo e bem sucedido, e queria vê-lo.
Ao saber sobre José, seu pai ofereceu sacrifícios a Deus e foi ao Egito encontrá-lo. Ao se reencontrarem, José chorou abraçado a seu pai, que sentia-se realizado por ter reencontrado se filho.  Após o reencontro, José deu à sua família uma propriedade em uma das melhores localizações do Egito e lá trabalharam e viveram.
Concluindo:
A prosperidade não significa receber riquezas e bens materiais sem trabalho, sem esforço, sem lutas.
José para obter “bom êxito” em sua vida, sofreu muito, passou humilhações, foi vendido, foi tido por mentiroso e desrespeitoso com a mulher do próximo e preso como um marginal. Foram 15 anos como escravo e dois anos preso na cadeia, até alcançar a vitória que culmina com toda sua família se reencontrando, se reconciliando e sendo salva da adversidade daquela época onde havia fome e escassez.

Tem irmãos hoje em dia que vão à igreja em busca de bênçãos materiais e acreditam que Deus “Tem que atender” seus pedidos, como se ELE fosse nosso empregado.  Conheço pessoalmente alguns que pediram suas bênçãos e ao receberem-na abandonaram a Deus.  Conheço irmãos que pediram uma fonte de renda maior do que a que possuíam, e estes se envolveram tanto com essa “fonte” que aos poucos não tinham mais tempo para a obra de Deus, dando a ELE só o que sobrava do seu tempo.

Prosperidade não é medida pelo número de bens materiais que você recebe ou favores dispensados ao homem por Deus.  Tem irmão sofrendo dentro das igrejas ou até mesmo abandonando a fé, por que estão decepcionados com Deus.  Eles fazem correntes, sacrifícios e não enriquecem, não passam a ser grandes empresários
O Dicionário Internacional do Antigo Testamento diz que a raiz da palavra significa alcançar satisfatoriamente aquilo que se pretende. 2Cr 31:21 diz: Em tudo o que ele empreendeu no serviço do templo de Deus e na obediência à lei e aos mandamentos, ele buscou o seu Deus e trabalhou de todo o coração; e por isso prosperou.

Prosperidade espiritual:
O  homem está tão voltado para obter riquezas, que esquece de pedir a Deus a prosperidade espiritual.  Esta sim, vai fazer com que você reconheça nos momentos de tribulação,  nos momentos em que estiver andando no “vale da sombra da morte”, a importância de ser um homem íntimo de Deus. A verdadeira prosperidade material ou espiritual é resultado da obediência, temor e reverência do homem a Deus.  O restante, é consequência pois Deus nunca irá deixá-lo desamparado nem mendigar o pão. 
Ser próspero espiritualmente  é  saber que as batalhas travadas em meio as dificuldades, são batalhas vencidas por nós porque se tem a certeza do amor e provisão de Deus.  É reconhecer mesmo na prisão  e passando tudo o que José  passou,  que Deus estava preparando o melhor.

 “Assim, não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus. Ele me tornou ministro de faraó, e me fez administrador de todo o palácio e governador de todo o Egito”. Gn 45:8

Queridos, busquem a verdade da Palavra de Deus, cresçam na graça, mas também no conhecimento  da mesma para que ninguém  os engane.  Creia que nós, tementes a Deus, vamos passar por lutas neste mundo sim, mas que a vitória está  em saber que o que Deus tem para nós é muito grandioso e não se compara com nada que exista neste mundo.

Todavia, como está  escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam".1 Co 2:9



Carinhosamente,


Soraya Barros

 

 

4 comentários:

  1. Vamos fazer reflexão?
    Ok, ninguém precisa ser um Expert no hebraico para entender que o significado da palavra prosperidade não é exatamente ser rico financeiramente, basta tão somente lermos com cuidado e muita atenção a Bíblia para percebermos que o significado desta palavra é mais amplo e mais vasto tanto quanto o oceano e, que prosperidade nada mais é senão isso que este blog com muita propriedade “elucida”.
    “A PROSPERIDADE NÃO SIGNIFICA RECEBER RIQUEZAS E BENS MATERIAIS SEM TRABALHO, SEM ESFORÇO, SEM LUTAS” A irmã quando faz tal observação, a faz com verdade, pois essas três condições são fundamentais para que o homem seja bem aventurado financeiramente. Mas isso não era assim, antes, o homem desfrutava destas coisas sem muito esforço, todavia, através do pecado o ser humano perdeu essa prerrogativa. Temos que acabar com este paradigma, de que só os crentes em JESUS podem ser ricos, isto é uma lenda. Estas condições acima escrita por ti irmã, foi nada mais nada menos imposta por DEUS ao homem pecador, o qual tinha uma vida, diríamos “de sombra e água fresca” no Éden e, que por conta do pecado agora estava sendo julgado e sua condenação fora essa. Enquanto a pena de Eva foi dor ao “pari”, a serpente não mais andar e (talvez) voar, a Adão, sua pena fora essa: ESFORÇO, TRABALHO, LUTAS.
    Portanto (cério eu) para quem quer ter um poder aquisitivo abençoado é só se esforçar, trabalhar, lutar... é ordem de DEUS para todo ser humano independente do seu crédulo religioso.

    ResponderExcluir
  2. É realmente como o amado irmão descreveu!
    Escrevo coisas que parecem obvias para alguns,
    mas na realidade vemos muitos irmãos errando na
    busca do "tesouro perdido", pensando que Deus enviou
    Jesus Cristo para sermos ricos, termos empresas, carros
    importados e muitos imóveis. Jesus veio para nos salvar e
    libertar do pecado, nos garantindo a vida eterna!
    Quem busca o Reino do Pai, terá suas necessidades acrescentadas
    como consequência pois Ele nãos nos deixa faltar nada!
    Obrigada pela colaboração com a brilhante reflexão sobre o texto!
    Deus o abençoe ricamente!
    Soraya Barros

    ResponderExcluir
  3. Amém.
    P.s. A iniciativa deste blog é de vital importância para a manutenção do genuíno Evangelho (O qual está sofrendo terríveis "ataques" nesta geração) que salva o perdido pecador do inferno e o leva para os braços do DEUS Pai. É relevante essa tua iniciativa irmã pois não são poucos os que erram por não conhecerem as escrituras e nem o poder de DEUS, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Amado irmão Paulo, agradeço mais uma vez e confesso que não tem sido fácil ercrever as mensagens do blog. Não adianta conhecimento e sim a inspiração do próprio Deus através de Seu Santo Espírito. Por esse motivo, oro, jejuo e estudo muito, e peço-lhe ajuda em oração. As pessoas estão lendo e essa é minha missão (uma delas) no Reino de Deus. Seja um parceiro nessa missão, apenas divulgando este blog que não tem fins lucrativos, que nada vende, mas contém o maior tesouro.
    Abraços fraternais,
    Em Cristo Jesus,
    Soraya Barros

    ResponderExcluir